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Expectativas dos clientes hospitalizados frente ao relacionamento com a equipe de enfermagem

Hospitalized client's expectations as to relationship with nursing team

Resumos

São levantadas as expectativas dos clientes hospitalizados frente ao relacionamento com a equipe de enfermagem num setor de doenças infectoparasitárias num hospital universitário do município do Rio de Janeiro no 1º semestre de 1995. Foi elaborado um roteiro de entrevista aplicado a cinco (05) clientes, internados por mais de uma semana, de ambos os sexos e adultos. Os dados foram coletados, organizados e analisados através da construção de categorias descritivas, cuja denominação foi: a) Categoria 1: Sentimentos e Expectativas e; b) Categoria 2: Comunicação e Relacionamento. Os resultados encontrados na categoria 1 foram: 1) Carência afetiva; 2) Angústia, medo e ansiedade; 3) Solidão e depressão; 4) Reflexão; 5) Insegurança; 6) Preocupação com equipamento, de ser manipulado, cortado, tratado impessoalmente, perder o autocontrole, de dar trabalho às pessoas e dependência física. Na categoria 2 identificou-se: 1) Dúvidas e necessidade de informação acerca da sua doença, evolução do seu quadro de saúde e tempo de permanência no hospital; 2) Oportunidade de expressar sentimentos e idéias;3) Compreensão do significado da mensagem transmitida pelo enfermeiro. Enfatizou-se o fortalecimento do intercâmbio recíproco de informações, idéias, crenças, sentimentos e atitudes na interação enfermeiro-clieipte para o desenvolvimento do relacionamento terapêutico, com o objetivo de ajudar o cliente a satisfazer suas necessidades básicas.

Expectativas; Cliente hospitalizado; Relacionamento; Equipe de enfermagem


This research has been made in infectious-parasitary disease sector of a public university hospital in Rio de Janeiro on the first semester of 1995. The logbook research has been introduced to 5 adult clients, from both sexes, who had been interned in the construction of two categories, which are: a) Category I: Feelings and expectations of the client and; b) Category II: Communication and relationship between- client and nurse. The results found in the first category were: 1) Lack of affection; 2) Affection, fear and anxiety; 3) Loneliness and depression; 4) Reflection; 5) Insecurity; 6) Worry about the equipment, to be cut, to be impersonally treated, lose self-control and physical dependence. The results found in the second category were: 1) Doubts and interests in information about their disease, its evolution and how long they will stay in hospital; 2) Opportunity to express feelings and ideas; 3) Comprehension of the message given by the nurse. We emphasize the increase of interchange of information, ideas, beliefs, feelings and acts in nurse-client interaction to develop the therapeutic relationship aiming at helping the client to fulfill his basic needs.

Expectations; Hospitalized client; Relationship; Nursing team


ARTIGOS

Expectativas dos clientes hospitalizados frente ao relacionamento com a equipe de enfermagem

Hospitalized client's expectations as to relationship with nursing team

Ana Claudia Sant'Anna MirandaI; Monica Sequeira Lopes TeixeiraI; Rita Batista Santos (Orientadora)II; Rosana Moraes TelesI

IAlunas do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

IIProfessora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

São levantadas as expectativas dos clientes hospitalizados frente ao relacionamento com a equipe de enfermagem num setor de doenças infectoparasitárias num hospital universitário do município do Rio de Janeiro no 1º semestre de 1995. Foi elaborado um roteiro de entrevista aplicado a cinco (05) clientes, internados por mais de uma semana, de ambos os sexos e adultos. Os dados foram coletados, organizados e analisados através da construção de categorias descritivas, cuja denominação foi: a) Categoria 1: Sentimentos e Expectativas e; b) Categoria 2: Comunicação e Relacionamento. Os resultados encontrados na categoria 1 foram: 1) Carência afetiva; 2) Angústia, medo e ansiedade; 3) Solidão e depressão; 4) Reflexão; 5) Insegurança; 6) Preocupação com equipamento, de ser manipulado, cortado, tratado impessoalmente, perder o autocontrole, de dar trabalho às pessoas e dependência física. Na categoria 2 identificou-se: 1) Dúvidas e necessidade de informação acerca da sua doença, evolução do seu quadro de saúde e tempo de permanência no hospital; 2) Oportunidade de expressar sentimentos e idéias;3) Compreensão do significado da mensagem transmitida pelo enfermeiro. Enfatizou-se o fortalecimento do intercâmbio recíproco de informações, idéias, crenças, sentimentos e atitudes na interação enfermeiro-clieipte para o desenvolvimento do relacionamento terapêutico, com o objetivo de ajudar o cliente a satisfazer suas necessidades básicas.

Unitermos: Expectativas - Cliente hospitalizado - Relacionamento - Equipe de enfermagem.

ABSTRACT

This research has been made in infectious-parasitary disease sector of a public university hospital in Rio de Janeiro on the first semester of 1995. The logbook research has been introduced to 5 adult clients, from both sexes, who had been interned in the construction of two categories, which are: a) Category I: Feelings and expectations of the client and; b) Category II: Communication and relationship between- client and nurse. The results found in the first category were: 1) Lack of affection; 2) Affection, fear and anxiety; 3) Loneliness and depression; 4) Reflection; 5) Insecurity; 6) Worry about the equipment, to be cut, to be impersonally treated, lose self-control and physical dependence. The results found in the second category were: 1) Doubts and interests in information about their disease, its evolution and how long they will stay in hospital; 2) Opportunity to express feelings and ideas; 3) Comprehension of the message given by the nurse. We emphasize the increase of interchange of information, ideas, beliefs, feelings and acts in nurse-client interaction to develop the therapeutic relationship aiming at helping the client to fulfill his basic needs.

Keywords: Expectations - Hospitalized client - Relationship - Nursing team.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • 1
    ATKINSON, L.D. MURRAY, M.E. - Fundamentos de Enfermagem Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
  • 2
    BRUNNER, L.S. SUDDARTH, D.S. -Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
  • 3
    CORDEIRO, A.L.A.O. et alii - Apoio Psicológico ao paciente - Uma prioridade da Assistência de Enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v.2, n.1, p.119 - 135, jun. 1986.
  • 4
    GATTÁS, M.L.B. - Relacionamento Interpessoal Enfermeiro-Paciente. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.4, n.2, p.59 - 61, abr./ jun. 1984.
  • 5
    MENDES, I.A.C - O Padrão de Comunicação do Enfermeiro com o Paciente. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.8, n.1, p.13 - 15, jan./fev./ mar. 1988.
  • 6
    MENEGHIN, P. - AIDS: Assistência de Enfermagem e Revisão de Literatura. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.6, n.3, p.99 - 107, jul./ ago./ set. 1986.
  • 7
    MENEGHIN, P.; STEFANELLI, M.C. CIANCIARULLO, T. I. - Comunicação na Enfermagem em nível organizacional - Questões e Opções. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.10, n.3, p.115 - 120, set./ dez. 1991.
  • 8
    MORIYA, T.M. MANZOLLI, M.C. - Isolamento em Doenças Transmissíveis: Conceituação em Enfermagem. Revista Escola de Enfermagem São Paulo, São Paulo, v.20, n.2, ago. 1986.
  • 9
    RÚDIO, F.V. -Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1986
  • 10
    SANTOS et alii - Envolvimento Emocional do Acadêmico de Enfermagem com o paciente: reflexos dessa experiência na vida futura do profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.39, n.1, p.61 - 66, jan./ mar. 1986.
  • 11
    SILVA, M.J.P. - Percebendo os sentimentos de maneira não-verbal. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.10, n.3, p.128 - 132, set./dez. 1991.
  • 12
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  • 14
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  • 15
    ______. Jogando e Aprendendo Comunicação Enfermeira-Paciente. Revista da Escola de Enfermagem da USP, SP, v.26, n.3, p.219 - 234, ago. 1992.
  • 16
    STEFANELLI, M.C.; ARANTES, E.C. FUDUKA, I.M.K. - Aceitação, Empatia e Envolvimento Emocional no Relacionamento Enfermeiro-Paciente. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.16, n.3, p.245 - 253, dez. 1982.
  • 17
    ______. - Apoio como medida terapêutica no Relacionamento Enfermeiro-Paciente. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.15, n.1, p.43 - 48, abr. 1981.
  • 18
    TAYLOR, C.M. - Fundamentos de Enfermagem Psiquiátrica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
  • 19
    VIEIRA, T.T. - O Processo da Comunicação na Enfermagem. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, 1978.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 1997
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