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Aquisição de competências para administração segura de medicamentos por meio da simulação realística: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

investigar as evidências que indiquem a contribuição da simulação realística de alta, média ou baixa fidelidade para aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na administração segura de medicamentos por estudantes de enfermagem.

Métodos:

revisão integrativa de estudos experimentais das bases de dados MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus e Science Direct. Utilizaram-se os descritores “estudantes de enfermagem”, “simulação”, “treinamento por simulação de alta fidelidade”, “erros de medicação” e “farmacologia” para identificar 14 estudos que respondiam à questão de pesquisa, e foram avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência.

Resultados:

amostra de estudos quase-experimentais, (nível 3 de evidência; 78,6%) e ensaios clínicos randomizados (nível 2 de evidência; 21,4%), cuja expressiva maioria evidenciou superioridade da estratégia de simulação em relação à metodologia tradicional (71,4%).

Conclusão:

o uso de simuladores de baixa e alta fidelidade, pacientes padronizados e simulação virtual pode promover ganho de competências essenciais para a segurança do paciente.

Descritores:
Treinamento por Simulação; Conduta do Tratamento Medicamentoso; Segurança do Paciente; Aprendizagem; Educação em Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

to investigate evidence that indicates the contribution of realistic high, medium or low fidelity simulation to acquire knowledge, skills and attitudes in safe medication administration by nursing students.

Methods:

an integrative review of experimental studies from MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus and Science Direct. The descriptors “nursing students”, “simulation”, “high fidelity simulation training”, “medication errors” and “pharmacology” were used to identify 14 studies that answered the research question, and were assessed for accuracy methodological level and level of evidence.

Results:

there was a sample of quasi-experimental studies, (level 3 of evidence; 78.6%) and randomized clinical trials (level 2 of evidence; 21.4%), whose expressive majority showed superiority of the simulation strategy over the traditional methodology (71.4%).

Conclusion:

using low and high fidelity simulators, standardized patients and virtual simulation can promote acquisition of essential skills for patient safety.

Descriptors:
Simulation Training; Conduct of Drug Treatment; Patient Safety; Learning; Nursing Education

RESUMEN

Objetivo:

investigar evidencia que indique la contribución de la simulación de alta, media o baja fidelidad a la adquisición de conocimientos, habilidades y actitudes en la administración de medicamentos por parte de estudiantes de enfermería.

Métodos:

revisión integradora de estudios experimentales de las bases MEDLINE, LILACS, Web of Science, Scopus y Science Direct. Los descriptores “estudiantes de enfermería”, “simulación”, “capacitación en simulación de alta fidelidad”, “errores de medicación” y “farmacología” foran utilizados para identificar 14 estudios que respondieron a la pregunta de investigación.

Resultados:

una muestra de estudios cuasiexperimentales (nivel 3 de evidencia; 78.6%) y ensayos clínicos aleatorizados (nivel 2 de evidencia; 21.4%), cuya mayoría expresiva mostró superioridad de la estrategia de simulación en relación con la metodología tradicional (71,4%).

Conclusión:

el uso de simuladores de baja y alta fidelidad, pacientes estandarizados y simulación virtual puede promover la adquisición de habilidades esenciales para la seguridad del paciente.

Descriptores:
Entrenamiento Simulado; Administración del Tratamiento Farmacológico; Seguridad del Paciente; Educación en Enfermería

INTRODUÇÃO

Apesar dos avanços obtidos no cenário de assistência à saúde, taxas elevadas de erros de medicação na prática clínica(11 Santana BS, Rodrigues BS, Stival Lima MM, Rehem TCMSB, Lima LR, Volpe CRG. Interruptions in the work of nursing as a risk factor for medication errors. Av Enferm. 2019;37(1):56-64. doi: 10.15446/av.enferm.v37n1.71178
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) e dificuldades para implementar estratégias de promoção à segurança do paciente(22 Reis GAX, Oliveira JLC, Ferreira AMD, Vituri DW, Marcon SS, Matsuda LM. Difficulties to implement patient safety strategies: perspectives of management nurses. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40(spe):e20180366. doi: 10.1590/1983-1447.2019.20180366
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) ainda configuram uma realidade. Estratégias educativas e integradoras durante a formação profissional podem ser o diferencial no exercício seguro do processo de trabalho.

O cuidado em saúde, muitas vezes, vincula-se à necessidade de medicamentos, especialmente entre pacientes hospitalizados e compete aos profissionais de enfermagem, sobretudo, a etapa crucial de administração(33 Duarte SCM, Stipp MAC, Silva MM, Oliveira FT. Adverse events and safety in nursing care. Rev Bras Enferm. 2015;68(1):144-54. doi: 10.1590/0034-7167.2015680120p
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). A administração de medicamentos é uma ação que requer do profissional de saúde habilidade psicomotora, raciocínio clínico e tomada de decisão e seu sucesso afeta diretamente a qualidade e a segurança do atendimento ao paciente(44 Magalhães AMM, Moura GMSS, Pasin SS, Funcke LB, Pardal BM, Kreling A. The medication process, workload and patient safety in inpatient units. Rev Esc Enferm da USP. 2015;49(spe):43-50. doi: 10.1590/S0080-623420150000700007
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).

Nesse contexto, a qualidade do desempenho prático profissional, uma vez que não é isento de erros, pode repercutir na segurança do paciente(55 Alsaidan J, Portlock J, Aljadhey HS, Shebl NA, Franklin BD. Systematic review of the safety of medication use in inpatient, outpatient and primary care settings in the Gulf Cooperation Council countries. Saudi Pharm J. 2018;26(7):977-1011. doi: 10.1016/j.jsps.2018.05.008
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). Os erros de medicação (EM), apesar de preveníveis, constituem-se em uma preocupação global no cenário de assistência à saúde, com potencial impacto no tempo de internação, na recuperação e nas taxas de mortalidade dos pacientes(33 Duarte SCM, Stipp MAC, Silva MM, Oliveira FT. Adverse events and safety in nursing care. Rev Bras Enferm. 2015;68(1):144-54. doi: 10.1590/0034-7167.2015680120p
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).

Comumente, os currículos de graduação em enfermagem estão ancorados no ensino tradicional, quando o professor é o transmissor de conteúdos e ao estudante destina-se o papel passivo de memorizar as informações, sem corresponsabilidade pelo que deve ser aprendido(66 Caveião C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH. Perception of teachers about the learning process in nursing administration. Cogitare Enferm. 2015;20(1):103-11. doi: 10.5380/ce.v20i1.40628
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). Isso limita a transposição dos conhecimentos adquiridos em sala de aula à prática real e predispõe a ocorrência de erros(77 Cruz PO, Carvalho TB, Pinheiro LDP, Giovannini PE, Nascimento EGC, Fernandes TAAM. Perception of Effectiveness of the Teaching Methods Used in a Medical Course in Northeast Brazil. Rev Bras Educ Med. 2019;43(2):40-7. doi: 10.1590/1981-52712015v43n2rb20180147
https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43...
). Tal cenário pode ser agravado em função da limitada oferta de estágios ou ambientes de prática geradores de oportunidades de aprendizagem com pacientes reais(88 Evangelista DL, Ivo OP. Contributions of supervised training of vocational nursing. Rev Enferm Contemp. 2014;3(2):123-30. doi: 10.17267/2317-3378rec.v3i2.391
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).

As metodologias ativas representam, nesse contexto, uma alternativa potencial, capazes de incluir o estudante como coparticipante do processo de ensino-aprendizagem(99 Madalena P, Hermida V, Barbosa SS. Active methodology in nursing education: innovation of the practice in the primary health care. Rev Enferm da UFSM. 2015;5(4):683-91. doi: 10.5902/2179769216920
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10 Enderle CF, Silveira RS, Dalmolin GL, Lunardi VL, Avila LI, Dominguez CC. Teaching strategies: promoting the development of moral competence in undergraduate students. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 4):1650-6. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0704
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
-1111 Moya EC. Using active methodologies: the student’s view. Procedia Soc Behav Sci. 2017;237(2017):672-7. doi: 10.1016/j.sbspro.2017.02.040
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). A estratégia de simulação realística se destaca por promover um ambiente seguro à aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, por meio da reprodução de ambientes clínicos próximos ao real(1212 Presado MHCV, Colaço S, Rafael H, Baixinho CL, Félix I, Saraiva C, et al. Learning with High Fidelity Simulation. Cien Saude Colet. 2018;23(1):51-9. doi: 10.1590/1413-81232018231.23072017
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).

Embora já se conheçam os benefícios da simulação em diversos contextos educacionais(1313 Curl ED, Smith S, Ann Chisholm L, McGee LA, Das K. Effectiveness of Integrated Simulation and Clinical Experiences Compared to Traditional Clinical Experiences for Nursing Students. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2016 [2019 Nov 23];37(2):72-7. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27209864
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27209...
-1414 Martins JCA. Learning and development in simulated practice environments. Rev Enferm Ref. 2017;vol.serIV:155-62. doi: 10.12707/RIV16074
https://doi.org/10.12707/RIV16074...
), inclusive na promoção de competências relacionadas ao processo de medicação(1515 Campoe KR, Giuliano KK. Impact of frequent interruption on nurses’ patient-controlled analgesia programming performance. Hum Factors. 2017;59(8):1204-13. doi: 10.1177/0018720817732605
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-1616 Flannery AH, Parli SE. Medication errors in cardiopulmonary arrest and code-related situations. Am J Crit Care. 2016;25(1):12-20. doi: 10.4037/ajcc2016190
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), faz-se necessário revisitar a literatura para compreender o nível do conhecimento atual e elencar quais são os caminhos futuros a se percorrer no ensino do cuidado seguro em enfermagem.

OBJETIVO

Investigar as evidências que indiquem a contribuição da simulação realística de alta, média ou baixa fidelidade para aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na administração segura de medicamentos.

MÉTODOS

Aspectos éticos

A pesquisa não foi submetida ao comitê de ética, por tratar-se de uma revisão integrativa. No entanto, mantiveram-se as ideias originais dos autores das publicações utilizadas para a elaboração deste estudo.

Desenho do estudo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, delineamento que possibilita a síntese de achados em estudos primários sobre um fenômeno em investigação. O percurso de construção desta revisão estruturou-se em seis etapas: 1) elaboração da questão de pesquisa; 2) definição das bases de dados e critérios de inclusão e exclusão dos estudos; 3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; 4) avaliação dos estudos incluídos; 5) interpretação dos resultados; 6) apresentação da síntese do conhecimento(1717 Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(5):546-53. doi: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
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).

Para construção da pergunta de pesquisa, utilizou-se a estratégia PICO(1818 Santos CMDC, Pimenta CADM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007;15(3):508-11. doi: 10.1590/S0104-11692007000300023
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), acrônimo formado por P – população (estudantes de graduação em enfermagem); I – intervenção (simulação de baixa, média e/ou alta fidelidade); C – comparação (estratégia tradicional de ensino); O – outcome/desfecho (conhecimentos, habilidades ou atitudes na administração segura de medicamentos). Desta forma, esta revisão foi norteada pela seguinte questão: qual a contribuição da estratégia de simulação realística de baixa, média ou alta fidelidade no processo de aprendizagem relacionado à administração segura de medicamentos, quando comparada ou não a metodologia tradicional de ensino para estudantes de graduação em enfermagem?

Neste estudo, consideramos estratégia tradicional aquela na qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e repassa o conhecimento de forma narrativa aos estudantes, ouvintes, que devem memorizar, repetir e fixar o conteúdo. No escopo do ensino tradicional, enquadram-se as aulas expositivas, palestras, apostilas didáticas, resolução de exercícios-modelo com problemas fictícios fundamentados no conteúdo apresentado pelo professor, bem como outras nas quais o estudante se configure como passivo no processo de construção do conhecimento(77 Cruz PO, Carvalho TB, Pinheiro LDP, Giovannini PE, Nascimento EGC, Fernandes TAAM. Perception of Effectiveness of the Teaching Methods Used in a Medical Course in Northeast Brazil. Rev Bras Educ Med. 2019;43(2):40-7. doi: 10.1590/1981-52712015v43n2rb20180147
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,1919 Krüger LM, Ensslin SR. The Traditional Teaching Method and the Constructivist one in the teaching and learning process: an investigation into the reactions of the students of Accounting III, a subject of the undergraduate Accounting Course at the Federal University of Santa Cat. Rev Organ Context. 2013;9(18):219-70. doi: 10.15603/1982-8756/roc.v9n18p219-270
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-2020 Santos JLG, Souza CSBN, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS, Linch GFC. Didatic strategies in thte teaching-learning process of nursing manegement. Texto Contexto Enferm. 2018;27(2):1-11. doi: 10.1590/0104-070720180001980016
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).

A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), através do portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), através do portal da PubMed; Scopus; Web of Science e Science Direct da Elsevier.

Critérios de inclusão e exclusão

Estabeleceram-se como critérios de inclusão: artigos originais, publicados nos últimos 10 anos (2010-2019) em português, inglês ou espanhol, cuja amostra tenha sido composta de estudantes de enfermagem e a temática pautada em treino, capacitação e/ou outras estratégias que promovessem desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências relacionadas a administração segura de medicamentos por meio da simulação de baixa, média ou alta fidelidade. Foram excluídos os estudos cuja ênfase da descrição do processo de administração de medicamentos foi o público pediátrico, neonatal ou obstétrico, artigos duplicados, de revisão e aqueles que não respondessem à pergunta de pesquisa.

Após a seleção, os títulos e os resumos elegíveis na busca foram analisados de forma independente pelos dois pesquisadores, que, ao final do processo de elegibilidade, reuniram-se para avaliar as convergências e reduzir as discordâncias na seleção, selecionando, assim, os artigos incluídos na revisão.

Coleta e organização dos dados

Para sistematizar a busca nas bases de dados, elencaram-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), bem como os equivalentes na língua espanhola e inglesa (Medical Subject Headings – MeSH): “estudantes de enfermagem”, “simulação”, “treinamento por simulação de alta fidelidade”, “erros de medicação” e “farmacologia”. A partir dos descritores, foram incluídos os termos não controlados provenientes da lista de sinônimos do DeCS e MeSH (Quadro 1).

Quadro 1
Descrição da estratégia PICO para elaboração da questão de pesquisa, seleção dos descritores e termos não controlados utilizados na busca por estudos primários. Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

A partir dos descritores e termos não controlados, formou-se a seguinte estratégia de busca em português e espanhol para a base de dados LILACS: (“Estudantes de Enfermagem” OREstudiantes de Enfermería”) AND (Simulação OR Simulación OR “Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade” OREnseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad”) AND (Medicação OR Medicación OR “Erros de Medicação” ORErrores de MedicaciónOR Farmacologia OR Farmacología). Para as demais bases de dados, a estratégia de busca, em inglês, foi a seguinte: (“Nursing StudentORNursing StudentsORBaccalaureate Nursing EducationORBaccalaureate Nursing Educations”) AND (Simulation ORHigh Fidelity Simulation Training”) AND (Medication ORMedication ErrorsOR Pharmacology OR Pharmacologies).

Realizou-se a busca em julho de 2019, que resultou em 67 estudos na MEDLINE, 740 estudos na SCOPUS, 68 estudos na Web of Science, 1 estudo na LILACS e 712 estudos na Science Direct, totalizando 1.588 estudos primários. As referências foram exportadas para o gerenciador EndNoteWeb®, onde excluíram-se 237 estudos duplicados automaticamente e com posterior checagem manual pelo pesquisador. Com auxílio da ferramenta Rayyan®, realizou-se a leitura de títulos e resumos em pares, aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão para determinar quais estudos estariam elegíveis para a construção da revisão, sendo selecionados 36 artigos, que foram lidos na íntegra. Desses, 14 artigos foram incluídos nesta revisão integrativa e 22 artigos foram excluídos pelos motivos descritos na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma de identificação, registro, elegibilidade e inclusão de estudos na Revisão Integrativa, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

Análise dos dados

A extração das informações dos estudos primários foi norteada por um instrumento estruturado de coleta de dados elaborado pelos autores e avaliado por docentes de um programa de pós-graduação em enfermagem. Desta forma, criou-se uma planilha no Microsoft Office Excel 365®, com os seguintes itens: título do artigo; autores; ano de publicação; periódico de publicação; país de publicação; objetivo do estudo; delineamento do estudo; nível de evidência; qualidade metodológica; amostra; descrição das intervenções adotadas; fidelidade do cenário; via de administração estudada; recursos utilizados na simulação; escalas e instrumentos adotados para mensuração dos desfechos; principais resultados; principais limitações; conclusões do estudo; e recomendações para estudos futuros.

A avaliação do nível de evidência seguiu uma classificação hierárquica, sendo: nível 1 - revisões sistemáticas de estudos randomizados; nível 2 - ensaio clínico randomizado individual; nível 3 - estudo de coorte ou estudo experimental não randomizado; nível 4 - estudo caso-controle, série de casos ou estudos históricos controlados; nível 5 - estudos qualitativos(2121 Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. OCEBM Levels of Evidence Working Group. The Oxford 2011 Levels of Evidence [Internet]. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. 2011 [2019 Nov 26]. Available from: http://www.cebm.net/index.aspx?o=5653
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).

A qualidade metodológica dos estudos primários incluídos foi avaliada com auxílio do instrumento Simulation Research Evaluation Rubric (SRR), que classifica a qualidade de um artigo publicado de acordo com 14 a 16 categorias, incluindo: introdução; antecedentes; justificativa; revisão da literatura; declaração do problema; objetivo do estudo; questão de pesquisa; teoria norteadora ou estrutura conceitual; desenho do estudo; força do desenho do estudo (quantitativo ou qualitativo); amostra e configuração do estudo; desenvolvimento da simulação; descrição da implementação da simulação; descrição do feedback ou debriefing; instrumentos do estudo (quantitativo ou qualitativo); resultados; discussão e relatório da aprovação no Conselho de Revisão Institucional ou Comitê de Ética em Pesquisa(2222 Fey MK, Gloe D, Mariani B. Assessing the quality of simulation-based research articles: a rating rubric. Clin Simul Nurs. 2015;11(12):496-504. doi: 10.1016/j.ecns.2015.10.005
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).

Ao utilizar o SRR para avaliação dos estudos primários, foi considerado se o estudo era de método misto, apenas quantitativo ou apenas qualitativo. Quando se tratou de um estudo de métodos mistos, avaliaram-se todas as 16 categorias; quando o estudo era de método único (qualitativo ou quantitativo), empregou-se apenas um método, classificado em 14 categorias. O SRR possui uma escala de classificação de 5 pontos, variando de 0 a 4, onde 0 = insatisfatório; 1 = ruim; 2 = bom; 3 = muito bom; 4 = excelente. As pontuações podem variar de 0 a 64 para estudos de método misto, e de 0 a 56 pontos para estudos de método único e são convertidas em porcentagens, de modo que a classificação final dos estudos, com base na pontuação percentual, seja a seguinte: excelente (76% a 100%), bom (50% a 75%), regular (26% a 49%) e fraco (0% a 25%)(2222 Fey MK, Gloe D, Mariani B. Assessing the quality of simulation-based research articles: a rating rubric. Clin Simul Nurs. 2015;11(12):496-504. doi: 10.1016/j.ecns.2015.10.005
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-2323 Horsley TL, O’Rourke J, Mariani B, Doolen J, Pariseault C. An integrative review of interprofessional simulation in nursing education. Clin Simul Nurs. 2018;22:5-12. doi: 10.1016/j.ecns.2018.06.001
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). Os resultados do presente estudo são apresentados em formato descritivo e discutidos com base na literatura científica.

A análise dos estudos selecionados, em relação ao delineamento de pesquisa, pautou-se na literatura(1717 Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(5):546-53. doi: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
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-1818 Santos CMDC, Pimenta CADM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007;15(3):508-11. doi: 10.1590/S0104-11692007000300023
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,2222 Fey MK, Gloe D, Mariani B. Assessing the quality of simulation-based research articles: a rating rubric. Clin Simul Nurs. 2015;11(12):496-504. doi: 10.1016/j.ecns.2015.10.005
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), sendo a análise e a síntese dos dados extraídos dos artigos realizadas de forma descritiva, o que possibilitou observar, descrever e classificar os dados, com o objetivo de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado na revisão.

RESULTADOS

A amostra desta revisão foi composta por 14 estudos primários publicados, majoritariamente, na língua inglesa (n=13; 92,9%), com exceção de um estudo publicado em língua portuguesa (7,1%). As publicações ocorreram entre os anos de 2013 e 2019, concentradas principalmente em 2018 (n=4; 28,6%) e provenientes dos Estados Unidos (n=9; 64,3%), Turquia (n=2; 14,3%), Israel (n=2; 14,3%) e Brasil (n=1; 7,1%), sendo o periódico de maior destaque o Teaching and Learning in Nursing (n=4; 28,6%), conforme os dados apresentados no Quadro 2.

Quadro 2
Caracterização dos estudos primários incluídos na amostra (n=14). Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

Predominaram os estudos quase-experimentais, nível 3 na hierarquia de evidências (n=11; 78,6%), seguidos dos ensaios clínicos randomizados, nível 2 na classificação hierárquica das evidências (n=3; 21,4%). Todos os estudos apresentaram natureza quantitativa, e 21,4%, utilizaram apenas estatística descritiva(2525 Campbell CA. Impact of simulation on safe medication practice with diploma/ADN students. Teach Learn Nurs. 2013;8(4):147-56. doi: 10.1016/j.teln.2013.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2013.07.0...
,3030 Konieczny L. Using high-fidelity simulation to increase nursing student knowledge in medication administration. Teach Learn Nurs. 2016;11(4):199-203. doi: 10.1016/j.teln.2016.08.003
https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.08.0...
,3434 Ross JG. The effect of simulation training on baccalaureate nursing students' competency in performing intramuscular injection. Nurs Educ Perspect. 2015;36(1):48-9. doi: 10.5480/13-1075.1
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). Na aplicação do instrumento SRR, que varia de 0 a 56 pontos em estudos unicamente quantitativos, verificou-se uma distribuição da qualidade dos estudos de bom (n=8; 57,1%) a excelente (n=6; 42,9%), variando entre 31 e 54 pontos correspondentes a 55,35% a 96,42% na qualidade metodológica (Quadro 3).

Quadro 3
Descrição dos principais resultados obtidos pelos estudos primários incluídos na amostra (n=14), Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

Os estudos primários incluídos descreveram na proposta de simulação o uso prioritário de pacientes padronizados (role play) (42,8%) e manequins de alta fidelidade (35,7%). Não foi relatado emprego de manequins de média fidelidade. Ademais, o conteúdo predominante dos estudos abordou cenários de alta fidelidade (50,0%) e as vias de administração oral (42,8%), endovenosa (35,7%) e subcutânea (35,7%). Parte considerável da amostra não especificou os recursos de aprendizagem utilizados na simulação (28,6%), o grau de fidelidade (35,7%) e a via de administração adotada nos cenários (21,4%). Vale ressaltar que cada estudo pode ter apresentado mais de uma característica dentre as descritas na Tabela 1.

Tabela 1
Recursos utilizados pelos estudos para realização da simulação, grau de fidelidade dos cenários empregados e características da administração de medicamento abordada nos estudos incluídos (n=14). Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

Do total de 14 estudos revisados, apenas 1 (7,1%; nível 3) evidenciou que os estudantes que vivenciaram abordagem tradicional (grupo controle) demonstraram melhores escores no instrumento de autoavaliação da competência para administração de medicamentos, em comparação aos estudantes do grupo experimental, que vivenciou ensino baseado em simulação(3535 Sanko JS, Mckay M. Impact of simulation-enhanced pharmacology education in prelicensure nursing education. Nurse Educ. 2017;42(Sup-1):S32-7. doi: 10.1097/NNE. 0000000000000409
https://doi.org/10.1097/NNE. 00000000000...
). Além deste, outros 3 (21,4%; nível 3) estudos não evidenciaram diferenças entre a estratégia de simulação e o ensino tradicional no que se refere ao conhecimento adquirido(2424 Avraham R, Shor V, Hurvitz N, Shvartsur R, Kimhi E. Transferability of medication administration simulation training to clinical settings. Teach Learn Nurs. 2018;13(4):258-62. doi: 10.1016/j.teln.2018.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2018.07.0...
) e à performance prática do estudante para administração de medicamentos(2525 Campbell CA. Impact of simulation on safe medication practice with diploma/ADN students. Teach Learn Nurs. 2013;8(4):147-56. doi: 10.1016/j.teln.2013.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2013.07.0...
-2626 Dubovi I, Levy ST, Dagan E. Now I know how! the learning process of medication administration among nursing students with non-immersive desktop virtual reality simulation. Comput Educ. 2017;113:16-27. doi: 10.1016/j.compedu.2017.05.009
https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.0...
). Ainda, neste contexto, 10 outros estudos (71,4%) evidenciaram que a estratégia de simulação mostrou maior efetividade para desenvolver competências de estudantes do que a metodologia tradicional, e, nesse caso, o nível de evidência variou entre 3 (70%) e 2 (30%).

DISCUSSÃO

Este estudo avaliou a contribuição da estratégia de simulação de baixa, média ou alta fidelidade no processo de aprendizagem. Os resultados confirmaram que a simulação realística empregada como estratégia de ensino melhora o ganho de conhecimento, habilidades e atitudes na administração segura de medicamentos para estudantes de graduação em enfermagem, isoladamente ou quando comparada à metodologia tradicional de ensino.

No cenário mundial, a publicação do relatório do Institute of Medicine (IOM) foi o ponto de partida para as discussões acerca da segurança do paciente, pautada na grande ocorrência de eventos adversos relacionados aos cuidados em saúde nos Estados Unidos. Nesse relatório, a ocorrência de EM mostrou grande expressividade e destaque na comunidade científica(3838 Kohn LT, Corrigan JM, Donaldson MS. To Err Is Human: building a safer health system [Internet]. 1st ed. Washington, D. C. : Committee on Quality of Health Care in America; 2000. 287 p. doi: 10.17226/9728
https://doi.org/10.17226/9728...
).

Seguramente, enfermeiros inexperientes e estudantes de enfermagem apresentam dificuldades na administração segura de medicamentos, falta de julgamento clínico e de reconhecimento de problemas no processo de medicação, condições que podem ser minimizadas ou suprimidas pelo processo de ensino e aprendizagem mediado pela simulação realística, estratégia ativa e inovadora(3939 Whitehair L, Provost S, Hurley J. Identification of prescribing errors by pre-registration student nurses: A cross-sectional observational study utilising a prescription medication quiz. Nurse Educ Today. 2014;34(2):225-32. doi: 10.1016/j.nedt.2012.12.010
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.12.0...
-4040 Schneidereith TA. Using Simulations To Identify Nursing Student Behaviors: A Longitudinal Study of Medication Administration. J Nurs Educ. 2014;53(2):89-92. doi: 10.3928/01484834-20140122-07
https://doi.org/10.3928/01484834-2014012...
), achado descrito nos estudos incluídos nesta revisão. Sobretudo, a simulação, per se, é uma estratégia capaz de melhorar a segurança do paciente e ainda se mostra eficaz para diminuir os EM(4141 Zimmerman DM, House P. Medication Safety: Simulation Education for New RNs Promises an Excellent Return on Investment. Nurs Econ [Internet]. 2016 [2019 Nov 26];34(1):49-51. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27055312
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27055...
). Embora a maioria dos estudos destaque os efeitos positivos da simulação para o ganho de conhecimento e habilidades técnicas e não técnicas, o método tradicional é o modelo predominante no ensino da enfermagem brasileira e tem seu espaço até os dias de hoje. Principalmente pela adoção de tendências progressistas, a escola tradicional ainda representa uma das formas de proporcionar aprendizagem, considerando os diferentes espaços e acesso a tecnologias(4242 Lazzari DD, Pedro ENR, Sanches MO, Jung W. Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem: um olhar sobre as tendências pedagógicas. Rev Gaúcha Enferm. 2011;32(4):688-94. doi: 10.1590/S1983-14472011000400008
https://doi.org/10.1590/S1983-1447201100...
).

Em uma meta-análise, assim como nos estudos da presente revisão integrativa, foi possível identificar os efeitos e as melhorias significativas após implementação da educação mediada por simulação em vários domínios do ensino de enfermagem(4343 Shin S, Park J- H, Kim J- H. Effectiveness of patient simulation in nursing education: Meta-analysis. Nurse Educ Today. 2015;35(1):176-82. doi: 10.1016/j.nedt.2014.09.009
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.09.0...
).

Tais achados podem ser fundamentados pela compreensão da estratégia de simulação com uso de manequins como método didático efetivo e inovador capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, por reproduzir um ambiente seguro e controlado, sem riscos à segurança do paciente, possibilitando ao estudante a prática de diversos procedimentos(4444 Jesus BC, Ramos GF, Silva CCR, Gomes VCO, Silva GTR. Simulation with mannequins as a learning-teaching strategy for wound care assessment: an experience report. Rev Estima. 2017;15(4):245-9. doi: 10.5327/Z1806-3144201700040009
https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700...
). Logo, os estudos desta revisão reafirmam essa perspectiva, destacando a melhoria do conhecimento, pensamento crítico e tomada de decisão como resultado da estratégia de simulação.

A incapacidade potencial dos estudantes em estabelecer uma relação com o manequim como pessoa real, principalmente no espectro da comunicação e segurança, evidencia uma importante fragilidade do uso de simuladores de pacientes. No entanto, a alternativa emerge a partir do uso de pacientes padronizados, atores suficientemente treinados em reproduzir sinais, sintomas, sentimentos do paciente e gerar oportunidades na melhoria da comunicação e da autoconfiança para administração segura de medicamentos(4545 Ham KL. Use of standardized patients to enhance simulation of medication administration. Nurse Educ [Internet]. 2016 [2019 Nov 26];41(4):166-8. doi: 10.1097/NNE. 0000000000000248
https://doi.org/10.1097/NNE. 00000000000...
-4646 Beischel KP, Hart J, Turkelson S, Churchill J. Using a standardized patient to teach fall safety. Clin Simul Nurs. 2014;10(4):e183-90. doi: 10.1016/j.ecns.2013.11.007
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2013.11.0...
). O impacto da simulação na aprendizagem dos estudantes tem estreita relação com a competência e experiência do facilitador em guiar discussões reflexivas, estimulando os aprendizes a encontrar as melhores soluções baseadas nos cenários simulados. Embora muitos avanços sejam aparentes, a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos para muitos docentes ainda configura uma realidade e exprime necessidade de discussão(4747 Kaneko RMU, Lopes MHB de M. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03453. doi: 10.1590/s1980-220x2018015703453
https://doi.org/10.1590/s1980-220x201801...
).

Além dos simuladores de pacientes (manequins) e dos pacientes padronizados (role play), o uso da simulação virtual tem sido incentivado por agregar ainda mais inovação e interatividade, quando comparada à simulação tradicional, se caracterizando por modalidades, como a simulação baseada em desktop/tela (SBD) e a realidade virtual tridimensional (3D-RV). Na SBD, o cenário clínico com um ou mais pacientes é apresentado por meio da tela de superfície digital e permite interações através de um avatar capaz de realizar manipulações e procedimentos. A 3D-RV vai além dos limites da tela, pois permite a imersão completa do estudante em um ambiente digital(4848 Chang TP, Weiner D. Screen-Based Simulation and Virtual Reality for Pediatric Emergency Medicine. Clin Pediatr Emerg Med. 2016;17(3):224-30. doi: 10.1016/j.cpem.2016.05.002
https://doi.org/10.1016/j.cpem.2016.05.0...
).

As estratégias de simulação com realidade virtual mostram vantagens sobre a simulação de pacientes baseada em manequins, destacando-se pela possibilidade de replicabilidade, portabilidade, assincronia, distribuição e coleção dos dados. Todavia, as desvantagens do uso da realidade virtual incluem o alto custo e o tempo elevado de desenvolvimento do software, propensão a problemas técnicos e fidelidade prejudicada para algumas aplicações que exijam, por exemplo, habilidades psicomotoras(4848 Chang TP, Weiner D. Screen-Based Simulation and Virtual Reality for Pediatric Emergency Medicine. Clin Pediatr Emerg Med. 2016;17(3):224-30. doi: 10.1016/j.cpem.2016.05.002
https://doi.org/10.1016/j.cpem.2016.05.0...
). Dois estudos incluídos nesta revisão utilizaram a SBD, e seus resultados indicaram que a estratégia contribui para o ganho de conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem na administração de medicamentos(2626 Dubovi I, Levy ST, Dagan E. Now I know how! the learning process of medication administration among nursing students with non-immersive desktop virtual reality simulation. Comput Educ. 2017;113:16-27. doi: 10.1016/j.compedu.2017.05.009
https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.0...
,3333 Onturk ZK, Ugur E, Kocatepe V, Ates E, Ocaktan N, Unver V, et al. Use of simulation from high fidelity to low fidelity in teaching of safe-medication practices. J Pak Med Assoc [Internet]. 2019 [2019 Nov 26];69(2):195-200. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30804583
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3080...
). Contudo, recomenda-se a realização de estudos primários que comparem a simulação com realidade virtual ou outras estratégias de aprendizagem em diferentes contextos, de modo a verificar sua aplicabilidade no ensino de enfermagem, em especial na administração segura de medicamentos.

A administração de medicamentos é uma atividade que pode ser desenvolvida individualmente. Alguns autores adotaram cenários, nos quais o estudante participou de forma individual(2424 Avraham R, Shor V, Hurvitz N, Shvartsur R, Kimhi E. Transferability of medication administration simulation training to clinical settings. Teach Learn Nurs. 2018;13(4):258-62. doi: 10.1016/j.teln.2018.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2018.07.0...
,2626 Dubovi I, Levy ST, Dagan E. Now I know how! the learning process of medication administration among nursing students with non-immersive desktop virtual reality simulation. Comput Educ. 2017;113:16-27. doi: 10.1016/j.compedu.2017.05.009
https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.0...
,2828 Jarvill M, Jenkins S, Akman O, Astroth KS, Pohl C, Jacobs PJ. Effect of Simulation on Nursing Students’ Medication Administration Competence. Clin Simul Nurs. 2018;14:3-7. doi: 10.1016/j.ecns.2017.08.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.08.0...
,3232 Nascimento MS, Magro MCS. Realistic simulation: method of improving knowledge and self-confidence of nursing students in the administration of medication. Rev Min Enferm. 2018;22:1-5. doi: 10.5935/1415-2762.20180024
https://doi.org/10.5935/1415-2762.201800...
,3737 Mager DR, Campbell SH. Home care simulation for student nurses: Medication management in the home. Nurse Educ Today. 2013;33(11):1416-21. doi: 10.1016/j.nedt.2012.11.007
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.11.0...
), em dupla(2525 Campbell CA. Impact of simulation on safe medication practice with diploma/ADN students. Teach Learn Nurs. 2013;8(4):147-56. doi: 10.1016/j.teln.2013.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2013.07.0...
,3434 Ross JG. The effect of simulation training on baccalaureate nursing students' competency in performing intramuscular injection. Nurs Educ Perspect. 2015;36(1):48-9. doi: 10.5480/13-1075.1
https://doi.org/10.5480/13-1075.1...
-3535 Sanko JS, Mckay M. Impact of simulation-enhanced pharmacology education in prelicensure nursing education. Nurse Educ. 2017;42(Sup-1):S32-7. doi: 10.1097/NNE. 0000000000000409
https://doi.org/10.1097/NNE. 00000000000...
) ou em grupo(2727 Harris MA, Pittiglio L, Newton SE, Moore G. Using Simulation to Improve the Medication Administration Skills of Undergraduate Nursing Students. Nurs Educ Perspect. 2014;35(1):26-9. doi: 10.5480/11-552.1
https://doi.org/10.5480/11-552.1...
,3030 Konieczny L. Using high-fidelity simulation to increase nursing student knowledge in medication administration. Teach Learn Nurs. 2016;11(4):199-203. doi: 10.1016/j.teln.2016.08.003
https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.08.0...
). Não foi possível estabelecer, contudo, se existem diferenças entre o uso de cenários individuais ou com mais de um estudante na promoção de competência em administrar de forma segura medicamentos, logo, ainda são necessários estudos que averiguem esta vertente.

Limitações do estudo

Apesar de a simulação realística demonstrar resultados superiores para aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes na administração segura de medicamentos em relação à estratégia tradicional, o pequeno número de estudos primários elegíveis demonstra fragilidade para generalização dos achados, por incluírem participantes em diferentes níveis de treinamento de forma não padronizada, configurando as limitações desta revisão.

Contribuições para a área da enfermagem

Embora o uso de estatística descritiva em alguns estudos incluídos dificulte o estabelecimento de uma relação causal entre o uso da simulação e a aquisição de competências para a administração segura de medicamentos(2525 Campbell CA. Impact of simulation on safe medication practice with diploma/ADN students. Teach Learn Nurs. 2013;8(4):147-56. doi: 10.1016/j.teln.2013.07.004
https://doi.org/10.1016/j.teln.2013.07.0...
,3030 Konieczny L. Using high-fidelity simulation to increase nursing student knowledge in medication administration. Teach Learn Nurs. 2016;11(4):199-203. doi: 10.1016/j.teln.2016.08.003
https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.08.0...
,3434 Ross JG. The effect of simulation training on baccalaureate nursing students' competency in performing intramuscular injection. Nurs Educ Perspect. 2015;36(1):48-9. doi: 10.5480/13-1075.1
https://doi.org/10.5480/13-1075.1...
) e apesar das limitações descritas, este estudo sugere que a educação mediada por simulação exerce influência positiva no ganho de competências dos estudantes de enfermagem na administração segura de medicamentos. Esses resultados fornecem dados científicos relevantes relacionados à implementação da simulação no ensino de enfermagem.

CONCLUSÃO

A simulação realística, enquanto metodologia ativa e inovadora de aprendizagem, foi destacada em estudos primários como uma estratégia promissora para o ensino de administração de medicamentos a partir de práticas seguras adotadas na educação em enfermagem. Simuladores de baixa e alta fidelidade, pacientes padronizados e simulação virtual são recursos tecnológicos capazes de contribuir para o ganho de conhecimento, habilidades e atitudes essenciais para a segurança do paciente. Portanto, revelam maiores facilidades ao processo de ensino e aprendizagem em relação a estratégias tradicionais, dada à corresponsabilidade introjetada no estudante durante esse processo.

  • FOMENTO
    O presente estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, por meio da Bolsa de Demanda Social concedida ao primeiro autor durante o curso de mestrado acadêmico.

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Editado por

EDITOR IN CHIEF: Dulce Barbosa
ASSOCIATE EDITOR: Alexandre Balsanelli

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    11 Mar 2020
  • Aceito
    14 Jun 2020
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