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Aplicação da metodologia Lean Seis Sigma nos cenários de assistência à saúde: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção científica sobre os resultados da metodologia Lean Six Sigma nas instituições de assistência à saúde.

Métodos:

revisão integrativa da literatura, com a seguinte pergunta: quais são os resultados nas instituições de saúde com a utilização da metodologia Lean Six Sigma e Six Sigma? A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, Web of Science e Scopus, sem recorte temporal.

Resultados:

foram incluídos 34 artigos, publicados entre 2005 e 2019, sendo 52,9% provenientes dos Estados Unidos da América. As melhorias mais comumente encontradas foram em instituições hospitalares e na perspectiva dos clientes e processos internos.

Conclusão:

a utilização da metodologia Lean Six Sigma se demonstrou eficaz nos diversos cenários de assistência à saúde, se destacando uma lacuna em sua aplicação quanto ao engajamento e capacitação de pessoas.

Descritores:
Gestão da Qualidade Total; Administração em Saúde; Assistência à Saúde; Melhoria de Qualidade; Controle de Qualidade

ABSTRACT

Objective:

to analyze the scientific production on the results of Lean Six Sigma methodology in health care institutions.

Methods:

an integrative literature review, with the following question: what are the results in health institutions using Lean Six Sigma and Six Sigma methodology? The search was carried out at MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, Web of Science, and Scopus, with no time frame.

Results:

thirty-four articles were included, published between 2005 and 2019, of which 52.9% came from the United States of America. The most commonly found improvements were in hospital institutions and from the perspective of customers and internal processes.

Conclusion:

using Lean Six Sigma methodology proved to be effective in the different health care settings, evidencing a gap in its application regarding people engagement and training.

Descriptors:
Total Quality Management; Health Administration; Delivery of Health Care; Quality Improvement; Quality Control

RESUMEN

Objetivo:

analizar la producción científica sobre los resultados de la metodología Lean Six Sigma en instituciones de salud.

Métodos:

revisión integral de la literatura, con la siguiente pregunta: ¿cuáles son los resultados en las instituciones de salud que utilizan la metodología Lean Six Sigma y Six Sigma? La búsqueda se realizó en las bases de datos MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, Web of Science y Scopus, sin marco de tiempo.

Resultados:

se incluyeron 34 artículos, publicados entre 2005 y 2019, el 52,9% de los Estados Unidos de América. Las mejoras más comunes se encontraron en las instituciones hospitalarias y desde la perspectiva de los clientes y los procesos internos.

Conclusión:

el uso de la metodología Lean Six Sigma demostró ser eficaz en los diferentes escenarios de atención médica, destacando una brecha en su aplicación con respecto al compromiso y la capacitación de las personas.

Descriptores:
Gestión de Calidad Total; Administración en Salud; Prestación de Atención de Salud; Mejoramiento de la Calidad; Control de Calidad

INTRODUÇÃO

A crescente complexidade do sistema de saúde e o aumento da expectativa de vida demandam tratamentos clínicos e cirúrgicos cada vez mais caros e complexos, o que pode elevar despesas e colocar em risco a qualidade dos serviços(11 van Leijen- Zeelenberg, Elissen AMJ, Grube K, van Raak AJA, Vrijhoef HJM, Kremer B, et al. The impact of redesigning care processes on quality of care: a systematic review. BMC Health Serv Res. 2016;16(19):1-24. doi: 10.1186/s12913-016-1266-0
https://doi.org/10.1186/s12913-016-1266-...
). Impulsionadas por isso, as organizações de saúde vêm pensando em melhorias nos processos como estratégia de seus negócios(11 van Leijen- Zeelenberg, Elissen AMJ, Grube K, van Raak AJA, Vrijhoef HJM, Kremer B, et al. The impact of redesigning care processes on quality of care: a systematic review. BMC Health Serv Res. 2016;16(19):1-24. doi: 10.1186/s12913-016-1266-0
https://doi.org/10.1186/s12913-016-1266-...
). Processo é um conjunto de atividades agrupadas e sequenciais, no qual é agregado valor às entradas (informações, materiais), resultando em saídas (produtos, serviços) aos clientes internos ou externos(22 Meiners MMMA, Figueiredo ACB, Areda CA, Galato D, Carvalho DSB. Mapeamento de processos em uma farmácia hospitalar: ferramenta para gestão e melhoria da Qualidade. Rev Bras Farm Hosp Serv Saúde [Internet]. 2015 [2019 Nov 25];6(3) 24-33. Available from: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/233/234
https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/vie...
).

As estratégias de mapeamento e redesenho dos processos de melhoria têm demonstrado bons resultados na avaliação dos sistemas de saúde, por possibilitar benefícios para as instituições, como a diminuição do retrabalho, do desperdício de materiais e de tempo e ganhos financeiros(33 Frankel HL, Crede WB, Topal JE, Roumanis AS, Devlin MW, Foley AB. Use of corporate Six Sigma performance-improvement strategies to reduce incidence of catheter-related bloodstream infections in a surgical ICU. J Am Coll Surg. 2005;201(3):349-358. doi: 10.1016/j.jamcollsurg.2005.04.027
https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.20...
).

Para isso, ferramentas específicas são utilizadas com o intuito de atuar no diagnóstico de um problema, no planejamento ou no controle. Para incorporar uma ideia contínua e lógica de garantia da qualidade, foram criadas algumas metodologias, dentre elas a metodologia Lean Six Sigma (LSS). Esta é uma filosofia de negócio, idealizada pela manufatura, visando à redução de defeitos a um nível de 3,4 por milhão de oportunidades, incorporada com o Lean Thinking, que busca a redução de desperdícios e o pensamento enxuto. No entanto, para redução dos erros a essa proporção, busca-se pela redução da variação dos processos a uma capacidade de ± seis desvios padrão (sigma) através de um modelo de desenvolvimento de projeto intitulado DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control)(44 Liberatore MJ. Six Sigma in healthcare delivery. Int J Health Care Qual Assur [Internet]. 2013 [2019 Sep 23];26(7):601-26. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24167920
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2416...
).

A aplicação da metodologia LSS nas instituições, de um modo geral, é uma realidade recente, iniciada em meados dos anos 2000, ainda que sem a incorporação da filosofia Lean. No entanto, estudo internacional aponta para sua utilização na área da saúde e apresenta como resultados a redução de gastos, a otimização de tempo, a redução de desperdícios de materiais e o aumento da satisfação do paciente e família(55 Wannemuehler TJ, Elghouche AN, Kokoska MS, Deig CR, Matt BH. Impact of Lean on surgical instrument reduction: less is more. Laryngoscope. 2015;125(12):2810-5. doi: 10.1002/lary.25407
https://doi.org/10.1002/lary.25407...
). Por outro lado, a literatura nacional ainda é limitada quanto à implementação dessa metodologia para melhorar práticas gerenciais e assistenciais nos serviços de saúde, bem como evidenciar o aprendizado organizacional que se caracteriza pela revisão contínua de seus processos e monitoramento de melhorias realizadas apontando para a necessidade de um entendimento mais aprofundado de sua aplicação nos serviços.

OBJETIVO

Analisar a produção científica sobre os resultados da metodologia LSS nas instituições de assistência à saúde.

MÉTODOS

Trata-se de uma revisão integrativa, que tem como finalidade a síntese do estado do conhecimento de um determinado assunto, por meio da busca nas fontes disponíveis da literatura científica, a fim de identificar lacunas de conhecimento existentes que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos(66 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. doi: 10.1590/S0104-07072008000400018
https://doi.org/10.1590/S0104-0707200800...
).

Para a realização da pergunta de pesquisa, utilizou-se a estratégia PICo, no qual “P” equivale à população ou problema, neste caso resultados das melhorias; “I” para intervenção, isto é, a metodologia Lean Six Sigma e Six Sigma; e “Co” para contexto, que são as instituições de saúde. Portanto, a pergunta norteadora foi: quais são os resultados nas instituições de saúde com a utilização da metodologia Lean Six Sigma e Six Sigma?

Como critérios de inclusão, foram considerados estudos que utilizassem a metodologia LSS e que apresentassem resultados tangíveis dos processos de melhoria das instituições de assistência à saúde. Foram excluídos do estudo teses, dissertações, capítulos de livros, carta aos editores e editoriais, estudos que, apesar de serem desenvolvidos em instituições de saúde, não foram desenvolvidos em cenários de assistência direta ao paciente, bem como estudos que não desenvolveram todas as etapas do DMAIC.

Não houve seleção de pesquisas por limite temporal e foram considerados textos completos em português, inglês e espanhol.

Para a estratégia de busca, foram utilizadas as bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Base de dados de Enfermagem (BDENF), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Web of Science e Scopus. A pesquisa foi realizada entre janeiro e agosto de 2019.

Os descritores e palavras-chave foram selecionados dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (MesH), resultando em 784 estudos (Quadro 1).

Quadro 1
Estratégia de busca para cada base de dados e quantitativo de artigos recuperados

Após seleção dos artigos, as informações dos estudos foram extraídas através de instrumento de coleta e armazenadas com as seguintes informações: título da publicação, ano, autores, periódico, idioma, objetivos, tipo de instituição, intervenção realizada e desfechos.

Para a categorização dos estudos, utilizou-se o referencial Balance Scorecard (BSC), que é um sistema de medida de desempenho que permite enxergar os processos de melhorias em quatro perspectivas(77 Nippak PM, Veracion JI, Muia M, Ikeda-Douglas CJ, Isaac WW. Designing and evaluating a balanced scorecard for a health information management department in a Canadian urban non-teaching hospital. Health Informatics J. 2016;22(2):120-139. doi: 10.1177/1460458214537005
https://doi.org/10.1177/1460458214537005...
):

  1. Clientes: relacionada às métricas da instituição para traduzir o que o cliente espera da organização, pode ser exemplificada por indicadores de satisfação e fidelização de clientes.

  2. Financeira: resultados relacionados ao capital financeiro, rentabilidade da organização ou capital de giro.

  3. Aprendizagem e crescimento: indicadores pautados na valorização de capital humano, treinamentos e inovação.

  4. Processos internos: avaliação do processo operacional e BackOffice para satisfazer a necessidade dos clientes e agregar valor ao serviço.

RESULTADOS

Dos estudos identificados nas bases de dados selecionadas, 48 eram duplicados e 608 estudos não cumpriam os critérios de inclusão, como a utilização do DMAIC e a apresentação de resultados tangíveis, resultando em 128 estudos selecionados para leitura do resumo. Desses, 55 foram excluídos, resultando em 73 artigos lidos na íntegra, e, que, posteriormente, resultaram em 34 estudos incluídos na revisão, conforme apresentado no PRISMA(88 Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gøtzsche PC, Ioannidis JPA, et al. The Prisma statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS Med [Internet]. 2009 [2019 Nov 2];6(7):e1000100. Available from: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000100
https://journals.plos.org/plosmedicine/a...
) (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma PRISMA de seleção de estudo e processo de inclusão

O Quadro 2 apresenta os estudos de acordo com título, ano, país de origem, intervenção, desfecho e tipo de instituição de saúde. Realizou-se análise detalhada e verificou-se que o início das publicações se deu a partir de 2005, sendo a maioria (61,7%) entre 2015 e 2017. Com relação ao país de publicação, 52,9% das publicações ocorreram nos Estados Unidos (EUA) e 70% foram realizados em hospitais (70,5%).

Quadro 2
Síntese de artigos incluídos na revisão integrativa

O Quadro 3 apresenta a classificação dos estudos nas quatro perspectivas do BSC, além das melhorias apontadas e os principais resultados institucionais. A categoria clientes foi a mais comumente encontrada nos diversos cenários de assistência à saúde (61,7%), indicando melhorias na redução de tempo e aumento na satisfação dos pacientes com o uso da ferramenta LSS.

Quadro 3
Distribuição dos estudos segundo as perspectivas do Balance Scorecard, melhorias e resultados nas instituições de saúde

DISCUSSÃO

Nos últimos anos, as instituições de assistência à saúde vêm buscando métodos e ferramentas de gestão para aprimorar seus processos como uma estratégia para garantir sua sustentabilidade, demonstrando uma profissionalização da gestão na área da saúde. Esse fato é destacado por esta pesquisa, em que se verifica maior número de publicações no último quinquênio(11 van Leijen- Zeelenberg, Elissen AMJ, Grube K, van Raak AJA, Vrijhoef HJM, Kremer B, et al. The impact of redesigning care processes on quality of care: a systematic review. BMC Health Serv Res. 2016;16(19):1-24. doi: 10.1186/s12913-016-1266-0
https://doi.org/10.1186/s12913-016-1266-...
).

A maioria dos estudos foi realizada nos EUA e em diversos cenários de assistência, apontando para uma preocupação em relação à otimização dos fluxos, diminuição de custos e melhorias dos processos(1212 Trzeciak S, Mercincavage M, Angelini C, Cogliano W, Damuth E, Roberts BW, et al. Lean Six Sigma to reduce Intensive Care Unit length of stay and costs in prolonged mechanical ventilation. J Healthc Qual. 2018;40(1):36-43. doi: 10.1097/JHQ. 0000000000000075
https://doi.org/10.1097/JHQ. 00000000000...
,1414 Ramirez PM, Peterson B, Holtshopple C, Borja K, Torres V, Valdivia-Peppers L, et al. Assurance of myeloid growth factor administration in an infusion center: pilot quality improvement initiative. J Oncol Pract. 2017;13(12):e1040-e1045. doi: 10.1200/JOP. 2017.023804
https://doi.org/10.1200/JOP. 2017.023804...
,2121 Ha C, McCoy DA, Taylor CB, Kirk KD, Fry RS, Modi JR. Using Lean Six Sigma Methodology to improve a mass immunizations process at the United States Naval Academy. Mil Med. 2016;181(6):582-8. doi: 10.7205/MILMED-D-15-00247
https://doi.org/10.7205/MILMED-D-15-0024...
). Verificou-se que não foi encontrada nenhuma publicação brasileira referente ao uso da metodologia em sua completude. Tal fato pode ser explicado pela própria complexidade e sua aplicabilidade no contexto da saúde confirmando uma lacuna na produção de conhecimento.

O sistema de medida de desempenho do BSC é utilizado nas organizações como uma maneira de apoiar o desenvolvimento por sua capacidade de gerar relatórios de acesso simples permitindo trocas de informações. Os benefícios dessa ferramenta estão relacionados à tradução de indicadores, que, por vezes, não são claros para operação. Além disso, outros ganhos podem ser mensurados como facilitação de comunicação entre áreas e favorecimento de feedback(77 Nippak PM, Veracion JI, Muia M, Ikeda-Douglas CJ, Isaac WW. Designing and evaluating a balanced scorecard for a health information management department in a Canadian urban non-teaching hospital. Health Informatics J. 2016;22(2):120-139. doi: 10.1177/1460458214537005
https://doi.org/10.1177/1460458214537005...
). Desta forma, a opção por utilizar a estrutura do BSC pode evidenciar que a metodologia LSS demonstrou ser versátil nas mais diversas perspectivas de aplicabilidade nas instituições de saúde.

Os resultados da pesquisa apontaram para uma maior aplicação voltada para o cliente, corroborando as tendências recentes de valorizá-lo dentro do processo de avaliação da qualidade dos serviços. A saúde baseada em valor leva em consideração a avaliação do paciente e sua experiência dentro dos serviços de saúde referente aos aspectos do cuidado, custo e impacto na saúde. A experiência do paciente traz o olhar e a voz do paciente como agentes integrantes da equipe e pode ser exemplificada pela participação nos conselhos consultivos das organizações e monitoramento dos processos de melhoria implementados(4141 Whittington JW, Nolan K, Lewis N, Torres T. Pursuing the Triple Aim: the first 7 years. Milbank Q. 2015;93(2):263-300. doi: 10.1111/1468-0009.12122
https://doi.org/10.1111/1468-0009.12122...
).

Os achados da pesquisa demonstram como principal melhoria, em relação à perspectiva do paciente, a redução de tempo, seja relacionada à espera no atendimento ou à execução de atividade e ao aumento de satisfação em relação ao cuidado. A redução no tempo de atendimento é crucial e impacta diretamente a satisfação do paciente, principalmente nos serviços de emergência. Corrobora a afirmativa estudo de revisão, que destacou maior quantitativo de melhorias relacionadas à redução de tempo de internação, tempo de espera, volume de atendimentos e aumento satisfação(4242 Isfahani HM, Tourani S, Seyedin H. Features and results of conducted studies using a Lean management approach in emergency department in hospital: a systematic review. Bull Emerg Trauma 2019;7(1):9-20. doi: 10.29252/beat-070102
https://doi.org/10.29252/beat-070102...
).

Outro estudo de revisão, no qual foi analisado o gerenciamento das técnicas Lean e LSS em ambientes de cuidados agudos, demonstrou resultados favoráveis no que tange à redução de tempo dos processos e de tempo de espera(4343 Deblois S, Lepanto L. Lean and Six Sigma in acute care: a systematic review of reviews. IJQHC. 2016;29(2):192-208. doi: 10.1108/IJHCQA-05-2014-0058
https://doi.org/10.1108/IJHCQA-05-2014-0...
).

Estudos apontam a metodologia LSS quanto à sua eficácia na perspectiva dos processos internos. Quando olhada do ponto de vista da área da saúde, os processos internos relacionam-se com otimização de indicadores clínicos, redução de erros e eventos adversos(2323 Al Kuwaiti A. Application of Six Sigma Methodology to reduce medication errors in the outpatient pharmacy unit: a case study from the King Fahd University Hospital, Saudi Arabia. IJQR. 2016;10(2):267-8. doi: 10.18421/IJQR10.02-03
https://doi.org/10.18421/IJQR10.02-03...
,2828 Improta G, Balato G, Romano M, Carpentieri F, Bifulco P, Alessandro Russo M, et al. Lean Six Sigma: a new approach to the management of patients undergoing prosthetic hip replacement surgery. J Eval Clin Pract. 2015;21(4):662-72. doi: 10.1111/jep.12361
https://doi.org/10.1111/jep.12361...
).

A literatura confere importância a esses achados, destacando a necessidade de melhorias em processos assistenciais e administrativos através da implementação de metodologias que reduzam a incidência de erros e eventos adversos nos diversos cenários de assistência à saúde, principalmente nos relacionados ao sistema de medicação e redução de queda(4343 Deblois S, Lepanto L. Lean and Six Sigma in acute care: a systematic review of reviews. IJQHC. 2016;29(2):192-208. doi: 10.1108/IJHCQA-05-2014-0058
https://doi.org/10.1108/IJHCQA-05-2014-0...

44 Trakulsunti Y, Antony J, Ghadge A, Gupta S. Reducing medication errors using LSS methodology: A systematic literature review and key findings. Total Qual Manag Bus Excell. 2018. doi: 10.1080/14783363.2018.1434771
https://doi.org/10.1080/14783363.2018.14...
-4545 Trakulsunti Y, Antony J. Can Lean Six Sigma be used to reduce medication errors in the health-care sector? Leadersh Health Serv (Bradf Engl). 2018;31(4):426-33. doi: 10.1108/LHS-09-2017-0055
https://doi.org/10.1108/LHS-09-2017-0055...
).

A Organização Mundial de Saúde destaca importância da utilização de ferramentas para avaliação de risco de redução de erros, principalmente os de medicação. Notadamente, a metodologia LSS ainda não foi incentivada pelo órgão para aplicação nas organizações de saúde, o que se permite sugerir um caminho para o aprendizado das instituições neste sentido(4646 World Health Organization(WHO). Medication without harm: global patient safety challenge on medication safety[Internet]. 2017 [2019 Nov 22]. Available from: https://www.who.int/patientsafety/medication-safety/medication-without-harm-brochure/en/
https://www.who.int/patientsafety/medica...
).

Além disso, o Programa Nacional para Segurança do Paciente destaca a estratégia de melhoria de processos como uma maneira de garantir a segurança do paciente e redução de eventos adversos. Isso confere importância aos resultados desta pesquisa, no qual, achados quanto à redução de eventos, como a queda e erros, foram reduzidos com a utilização da metodologia(1111 Furterer SL. Applying Lean Six Sigma methods to reduce length of stay in a hospital’s emergency department. Qual Engineering. 2018,30(3):389-404. doi: 10.1080/08982112.2018.1464657
https://doi.org/10.1080/08982112.2018.14...
,1414 Ramirez PM, Peterson B, Holtshopple C, Borja K, Torres V, Valdivia-Peppers L, et al. Assurance of myeloid growth factor administration in an infusion center: pilot quality improvement initiative. J Oncol Pract. 2017;13(12):e1040-e1045. doi: 10.1200/JOP. 2017.023804
https://doi.org/10.1200/JOP. 2017.023804...
,2323 Al Kuwaiti A. Application of Six Sigma Methodology to reduce medication errors in the outpatient pharmacy unit: a case study from the King Fahd University Hospital, Saudi Arabia. IJQR. 2016;10(2):267-8. doi: 10.18421/IJQR10.02-03
https://doi.org/10.18421/IJQR10.02-03...
,2525 Gleich SJ, Nemergut ME, Stans AA, Haile DT, Feigal SA, Heinrich AL et al. Improvement in patient transfer process from the operating room to the PICU ssing a Lean and Six Sigma-Based quality improvement project. Hosp Pediatr. 2016;6(8):483-9. doi: 10.1542/hpeds.2015-0232
https://doi.org/10.1542/hpeds.2015-0232...
,4747 Ministério da Saúde (MS). Fundação Oswaldo Cruz. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. 2014 &2019 Nov 22]. 40 p. Avaible from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
).

Os resultados desta pesquisa também impactaram positivamente os indicadores assistenciais, tais como redução de utilização de ventilação mecânica e infecção relacionada à assistência. Isso corrobora outros estudos que apontam melhorias na redução de índices de infecção, redução de mortalidade hospitalar, redução de permanência em unidades críticas, readmissões e racionalização do uso de antibióticos(1212 Trzeciak S, Mercincavage M, Angelini C, Cogliano W, Damuth E, Roberts BW, et al. Lean Six Sigma to reduce Intensive Care Unit length of stay and costs in prolonged mechanical ventilation. J Healthc Qual. 2018;40(1):36-43. doi: 10.1097/JHQ. 0000000000000075
https://doi.org/10.1097/JHQ. 00000000000...
,2626 Montella E, Di Cicco MV, Ferraro A, Centobelli P, Raiola E, Triassi M, et al. The application of Lean Six Sigma methodology to reduce the risk of healthcare-associated infections in surgery departments. J Eval Clin Pract. 2017;23(3):530-539. doi: 10.1111/jep.12662
https://doi.org/10.1111/jep.12662...
,2828 Improta G, Balato G, Romano M, Carpentieri F, Bifulco P, Alessandro Russo M, et al. Lean Six Sigma: a new approach to the management of patients undergoing prosthetic hip replacement surgery. J Eval Clin Pract. 2015;21(4):662-72. doi: 10.1111/jep.12361
https://doi.org/10.1111/jep.12361...
,3232 Loftus K, Tilley T, Hoffman J, Bradburn E, Harvey E. Use of Six Sigma strategies to pull the line on central line-associated bloodstream infections in a neurotrauma intensive care unit. J Trauma Nurs. 2015;22(2):78-86. doi: 10.1097/JTN. 0000000000000111
https://doi.org/10.1097/JTN. 00000000000...
,4343 Deblois S, Lepanto L. Lean and Six Sigma in acute care: a systematic review of reviews. IJQHC. 2016;29(2):192-208. doi: 10.1108/IJHCQA-05-2014-0058
https://doi.org/10.1108/IJHCQA-05-2014-0...
,4848 Mason SE, Nicolay CR, Darzi A. The use of Lean and Six Sigma methodologies in surgery: a systematic review. Surg. 2015;13(2):91-100. doi: 10.1016/j.surge.2014.08.002
https://doi.org/10.1016/j.surge.2014.08....
).

Do ponto de vista da dimensão financeira, a pesquisa trouxe achados quanto à redução de desperdícios financeiros e de materiais e aumento de produtividade, como aumento de giro de leitos e giro de sala cirúrgica(1919 Tagge EP, Thirumoorthi AS, Lenart J, Garberoglio C, Mitchell KW. Improving operating room efficiency in academic children’s hospital using Lean Six Sigma methodology. J Pediatr Surg. 2017;52(6):1040-1044. doi: 10.1016/j.jpedsurg.2017.03.035
https://doi.org/10.1016/j.jpedsurg.2017....
,3030 Tekes A, Jackson EM, Ogborn J, Liang S, Bledsoe M, Durand DJ, et al. How to reduce head ct orders in children with Hydrocephalus using the Lean Six Sigma Methodology: Experience at a major quaternary care Academic Children’s Center. AJNR Am J Neuroradiol. 2016;37(6):990-6. doi: 10.3174/ajnr.A4658
https://doi.org/10.3174/ajnr.A4658...
-3131 Agarwal S, Gallo JJ, Parashar A, Agarwal KK, Ellis SG, Khot UN, et al. Impact of lean six sigma process improvement methodology on cardiac catheterization laboratory efficiency. Cardiovasc Revasc Med. 2016;17(2):95-101. doi: 10.1016/j.carrev.2015.12.011
https://doi.org/10.1016/j.carrev.2015.12...
,3838 Cima RR, Brown MJ, Hebl JR, Moore R, Rogers JC, Kollengode A, et al. Use of lean and six sigma methodology to improve operating room efficiency in a high-volume tertiary-care academic medical center. J Am Coll Surg. 2011;213(1):83-94. doi: 10.1016/j.jamcollsurg.2011.02.009.
https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.20...
). Estudo realizado em um hospital universitário na França, objetivando avaliar os custos e desperdícios de material cirúrgico, revelou que até 20% do custo total de suprimentos cirúrgicos são desperdiçados, o que representaria uma economia de 100.000 euros caso não ocorressem(4949 Chasseigne V, Leguelinel-Blache G, Nguyen TL, Tayrac R, Prudhomme M, Kinowski JM, et al. Assessing the costs of disposable and reusable supplies wasted during surgeries. Int J Surg. 2018;53:18-23. doi: 10.1016/j.ijsu.2018.02.004
https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2018.02.0...
). Em um momento de fragilidade atual na remuneração e financiamento do sistema de saúde, estudos de melhorias de processos podem contribuir para melhorar a sustentabilidade das organizações de saúde.

Apesar de menor frequência, estudos sobre aprendizagem institucional merecem destaque no cenário atual de saúde, principalmente porque contribuem para ganhos em otimização de recursos humanos e capacitação de equipes(55 Wannemuehler TJ, Elghouche AN, Kokoska MS, Deig CR, Matt BH. Impact of Lean on surgical instrument reduction: less is more. Laryngoscope. 2015;125(12):2810-5. doi: 10.1002/lary.25407
https://doi.org/10.1002/lary.25407...
,2121 Ha C, McCoy DA, Taylor CB, Kirk KD, Fry RS, Modi JR. Using Lean Six Sigma Methodology to improve a mass immunizations process at the United States Naval Academy. Mil Med. 2016;181(6):582-8. doi: 10.7205/MILMED-D-15-00247
https://doi.org/10.7205/MILMED-D-15-0024...
,4040 Eldridge NE, Woods SS, Bonello RS, Clutter K, Ellingson L, Harris MA, et al. Using the six sigma process to implement the Centers for Disease Control and Prevention Guideline for Hand Hygiene in 4 intensive care units. J Gen Intern Med[Internet]. 2006 [2019 Oct 17];21(2)35-42. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2557134/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). Converge com este achado estudos que demonstram que profissionais mais engajados e comprometidos com seu trabalho oferecem cuidados em saúde com melhor performance, além de colocar o paciente no centro do cuidado(5050 Jacobs B, McGovern J, Heinmiller J, Drenkard K. Engaging employees in well-being: moving from the triple aim to the quadruple aim. NAQ. 2018;42(3):231-45. doi: 10.1097/NAQ. 0000000000000303
https://doi.org/10.1097/NAQ.000000000000...
). Assim, destaca-se a importância e necessidade de mais estudos com a aplicação da metodologia LSS para otimização dos processos de trabalho e valorização das pessoas envolvidas diretamente na assistência.

Limitações do estudo

Uma limitação desta pesquisa está relacionada à opção metodológica em avaliar estudos relacionados diretamente à assistência, impossibilitando a verificação do uso da ferramenta em outros cenários de assistência.

Contribuições para a área de enfermagem e saúde

É sabido que ferramentas para melhorias nos processos possuem um amplo potencial nas instituições de saúde e as lideranças de enfermagem devem estar capacitadas para sua utilização com autoridade para realizar as mudanças necessárias no sistema de saúde. O uso da metodologia LSS demonstrou inúmeros benefícios para satisfação e experiência do cliente, além de melhorar processos para garantia de segurança da assistência e eficiência organizacional. Esta pesquisa não trouxe os níveis de evidência científica utilizados nos estudos encontrados, o que pode ser objeto de novas pesquisas para ampliar as discussões relacionadas à qualificação das intervenções na área de gestão, e, com isto, trazer contribuições para sua aplicação no sistema de saúde brasileiro.

CONCLUSÃO

Este estudo demonstrou a aplicabilidade da metodologia LSS em diversos cenários de assistência à saúde, todavia com maior frequência no ambiente hospitalar.

Os principais processos de melhorias foram relacionados aos clientes, como redução no tempo de espera e aumento da satisfação, seguido de processos internos, como a otimização de indicadores assistenciais e redução de erros. Na perspectiva financeira, foi possível verificar redução de custos operacionais e assistenciais e aumento da produtividade. Contudo, na perspectiva da aprendizagem, verificou-se um menor número de publicações, o que confere uma lacuna de conhecimento a ser explorada para o engajamento e capacitação de pessoas.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Dulce Barbosa
EDITOR ASSOCIADO: Rafael Silva

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    26 Fev 2020
  • Aceito
    01 Jul 2020
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