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Os direitos do cliente como uma questão ética

Los derechos del cliente como una cuestión ética

The customer rights as a ethic motter

Resumos

As autoras fazem uma reflexão sobre os impasses da pesquisa em enfermagem e sua relação com a prática, fundamentada na "filosofia de praxis'. Inicialmente, discutem a relação entre teoria e prática numa perspectiva filosófica. Fazem uma revisão sintética do conhecimento em enfermagem, neste século e finalizam apresentando a dialética das interações como uma possibilidade de avançar para além dos territórios onde se detém a dialética do trabalho. Para as autoras, áreas do conhecimento tão complexas como as relacionadas ao processo saúde/doença/cuidado não podem ser inteiramente recobertas pelas ciências formais ou somente pelas ciências biológicas e sociais; um projeto epistemológico consistente não pode desconsiderar uma terceira região da dialética da razão, a dialética das representações.

pesquisa em enfermagem; filosofia e enfermagem


A pesar de los avances tecnológicos en el área de la salud, unas relaciones más simétricas entre clientes, profesionales e instituciones aún no han avanzado lo suficiente. El estudio presenta una profundización teórica de las cuestiones éticas y sobre los derechos del cliente en el trabajo cotidiano de enfermería. Se plantea la asimetría presente en la relación entre el profesional de la salud y el cliente; los cambios e intercambios de saberes como una posibilidad de reducir la desigualdad; los usuarios de los servicios de salud como consumidores; la bioética y sus principios; la problemática de la práctica cotidiana entendida como una necesidad ética. Se destaca, así, la importancia de que el enfermero reflexione sobre los problemas éticos para un mayor compromiso en la transformación de la realidad.

derechos de los clientes; ética; problemática


Despite the technological progress in the health field, the symmetrical relationships between customers, health professionals and institutions has not achieved an acceptable level. This research presents a theoretical discussion on ethics and customer rights matters in the daily nursing service. It approaches the asymmetry of the relationship between health professionals and customers; the exchange of knowledge as a possibility of reducing this asymmetry; the users the of health service as consumers; bioethic and its principles; the questioning of daily practice as essential to ethics. It emphasizes the importance of reflection on the part of nurses in relation to ethic problems, in order to commit these professionals with the social transformations.

customer's rights; ethics; questioning


ENSAIO

Os direitos do cliente como uma questão ética

The customer rights as a ethic motter

Los derechos del cliente como una cuestión ética

Narciso Vieira SoaresI; Valéria Lerch LunardiII

IEnfermeiro. Mestre em Assistência de Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Santo Ângelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Saúde e Educação (GEPESE/URI)

IIEnfermeira. Mestre em Educação, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto IV do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Pesquisadora do CNPq

RESUMO

As autoras fazem uma reflexão sobre os impasses da pesquisa em enfermagem e sua relação com a prática, fundamentada na "filosofia de praxis'. Inicialmente, discutem a relação entre teoria e prática numa perspectiva filosófica. Fazem uma revisão sintética do conhecimento em enfermagem, neste século e finalizam apresentando a dialética das interações como uma possibilidade de avançar para além dos territórios onde se detém a dialética do trabalho. Para as autoras, áreas do conhecimento tão complexas como as relacionadas ao processo saúde/doença/cuidado não podem ser inteiramente recobertas pelas ciências formais ou somente pelas ciências biológicas e sociais; um projeto epistemológico consistente não pode desconsiderar uma terceira região da dialética da razão, a dialética das representações.

Palavras-chave: pesquisa em enfermagem, filosofia e enfermagem

SUMMARY

Despite the technological progress in the health field, the symmetrical relationships between customers, health professionals and institutions has not achieved an acceptable level. This research presents a theoretical discussion on ethics and customer rights matters in the daily nursing service. It approaches the asymmetry of the relationship between health professionals and customers; the exchange of knowledge as a possibility of reducing this asymmetry; the users the of health service as consumers; bioethic and its principles; the questioning of daily practice as essential to ethics. It emphasizes the importance of reflection on the part of nurses in relation to ethic problems, in order to commit these professionals with the social transformations.

Keywords: customer's rights, ethics, questioning

RESUMEN

A pesar de los avances tecnológicos en el área de la salud, unas relaciones más simétricas entre clientes, profesionales e instituciones aún no han avanzado lo suficiente. El estudio presenta una profundización teórica de las cuestiones éticas y sobre los derechos del cliente en el trabajo cotidiano de enfermería. Se plantea la asimetría presente en la relación entre el profesional de la salud y el cliente; los cambios e intercambios de saberes como una posibilidad de reducir la desigualdad; los usuarios de los servicios de salud como consumidores; la bioética y sus principios; la problemática de la práctica cotidiana entendida como una necesidad ética. Se destaca, así, la importancia de que el enfermero reflexione sobre los problemas éticos para un mayor compromiso en la transformación de la realidad.

Palavras clave: derechos de los clientes, ética, problemática

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Recebido em 26/08/2001

Aprovado em 06/02/2002

1 O ser mais, para Freire (1980), é o processo no qual o homem, refletindo sobre seu estar no mundo e com o mundo, conhecendo-se a si, identificando suas limitações e aquelas que se impõem à sua ação, procura formas de vencê-las. Já, para Paterson e Zderad (1988), o ser mais é o processo do ser humano construído através do relacionamento consigo mesmo e com os outros, para tornar o seu viver mais humanamente possível.

  • ANDERY, A. A. Três modalidades de ética profissional. In: QUEIROZ, J.J. A ética no mundo de hoje São Paulo: Paulinas, 1985. p. 75-87.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Aceito
    06 Fev 2002
  • Recebido
    26 Ago 2001
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