Open-access Ferramentas de avaliação de infecção em feridas agudas e crônicas: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:  Mapear as ferramentas disponíveis na literatura para avaliação de infecção em feridas.

Método:  Trata-se de uma revisão de escopo conduzida a partir do Joana Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e do repositório de literatura acadêmica, Google Acadêmico. A pergunta de pesquisa foi elaborada com base no acrônimo PCC (População/Conceito/Contexto), resultando na seguinte formulação: “Quais ferramentas disponíveis na literatura avaliam infecção em feridas?”.

Resultados:  A análise incluiu 32 ferramentas de avaliação de infecção em feridas. Dessas, foram identificadas 26 que utilizam sinais e sintomas clínicos de infecção distribuídas entre escalas, listas de verificação, sistemas de classificação e formulários de preenchimento. Além dessas, foram identificados 5 dispositivos eletrônicos, e 01 software.

Conclusão:  A diversidade de instrumentos destaca a complexidade do manejo de infecção em feridas, enfatizando a necessidade de discutir sua aplicabilidade, benefícios e limitações para selecionar o melhor instrumento baseado em evidências.

DESCRITORES
Cicatrização; Avaliação de risco; Infecção dos ferimentos; Técnicas e procedimentos diagnósticos; Enfermagem

location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro