Acessibilidade / Reportar erro

Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde

RESUMO

Objetivo:

identificar na literatura quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, utilizando-se da simulação clínica realizada com recursos da dramatização.

Método:

revisão integrativa da literatura, com a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online.

Resultados:

foram analisados 53 estudos, que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Entre os diversos ganhos obtidos, destaca-se a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e trabalho em equipe.

Conclusão:

as evidências demonstram a ampla possibilidade de uso da dramatização no contexto de simulação clínica com ganhos nas diversas áreas de saúde e, também, interprofissionais.

Descritores:
Estudantes; Desempenho de Papéis; Simulação de Paciente; Educação; Percepção

ABSTRACT

Objective:

to identify in the literature the gains health students and professionals perceive when using clinical simulation with dramatization resources.

Method:

integrative literature review, using the method proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI). A search was undertaken in the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online.

Results:

53 studies were analyzed, which complied with the established inclusion criteria. Among the different gains obtained, satisfaction, self-confidence, knowledge, empathy, realism, reduced level of anxiety, comfort, communication, motivation, capacity for reflection and critical thinking and teamwork stand out.

Conclusion:

the evidence demonstrates the great possibilities to use dramatization in the context of clinical simulation, with gains in the different health areas, as well as interprofessional gains.

Descriptors:
Students; Role Playing; Patient Simulation; Education; Perception

RESUMEN

Objetivo:

identificar en la literatura cuales los beneficios por los estudiantes y profesionales del área de salud, usándose la simulación clínica con recursos de dramatización.

Método:

revisión integradora de la literatura, aplicándose la metodología propuesta por el Instituto Joanna Briggs (JBI), con búsqueda en las bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online.

Resultados:

fueron analizados 53 estudios, que cumplieron con los criterios de inclusión establecidos. Entre los diversos beneficios obtenidos, se destacan la satisfacción, autoconfianza, conocimiento, empatía, realismo, disminución del nivel de ansiedad, conforto, comunicación, motivación, capacidad de reflexión y de pensamiento crítico y trabajo en equipo.

Conclusión:

las evidencias demuestran la amplia posibilidad de uso de la dramatización en el contexto de simulación clínica con beneficios en las diversas áreas de salud, y también interprofesionales.

Descriptores:
Estudiantes; Desempeño de Papel; Simulación de Paciente; Educación; Percepción

Introdução

Em decorrência das necessidades de uma sociedade imersa em Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC), globalizada e em processo contínuo de modernização científica e tecnológica, o ensino em saúde e de enfermagem tem sofrido transformações, adequando competências, pensamento crítico e habilidades para tomada de decisões11 Carvalho EC. Challenges in nursing competency development. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2008 Oct;16(5):801-2. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000500001
https://doi.org/10.1590/S0104-1169200800...

2 Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm. 2010 Mar;19(1):176-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000100021.
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201000...
-33 Teixeira CRS, Kusumota L, Braga FTMM, Gaioso VP, Santos CB, Silva VLS, et al. O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2011; 20(spe):187-93. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500024.
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201100...
.

Para atender tais anseios, foram instituídas reestruturações na formação profissional, as quais, pausadamente, têm provocado evolução do conhecimento e pensamento complexo, visando formar profissionais mais críticos e reflexivos, capazes de atuar nas mais diversas situações. Nesse contexto, as instituições de ensino têm repensado as práticas educativas e empregado estratégias inovadoras, a fim de estimular profissionais competentes, o que tem ressaltado o uso da simulação clínica como ferramenta necessária e valorizada no processo de ensino-aprendizagem11 Carvalho EC. Challenges in nursing competency development. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2008 Oct;16(5):801-2. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000500001
https://doi.org/10.1590/S0104-1169200800...

2 Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm. 2010 Mar;19(1):176-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000100021.
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201000...

3 Teixeira CRS, Kusumota L, Braga FTMM, Gaioso VP, Santos CB, Silva VLS, et al. O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2011; 20(spe):187-93. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500024.
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201100...
-44 Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012 Dec;20(6):1134-41. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000600016.
https://doi.org/10.1590/S0104-1169201200...
.

O ato de ensinar, através da simulação clínica, frequentemente esteve integrado ao currículo de graduação, bem como na capacitação dos profissionais da área de saúde, todavia, pelo avanço na estruturação da estratégia e seu desenvolvimento na capacidade de adquirir competências, raciocínio crítico, tomada de decisão, trabalho em equipe e fortalecer autoconfiança, tem sido cada vez mais valorizado e incrementado enquanto estratégia de ensino55 Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.0...

6 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022.
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...

7 Bensfield LA, Olech MJ, Horsley TL. Simulation for high-stakes evaluation in nursing. Nurse Educ. 2012;37(2):71-4. doi: 10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e318246...
-88 Christian A, Krumwiede N. Simulation enhances self-efficacy in the management of preeclampsia and eclampsia in obstetrical staff nurses. Clin Simul Nurs. 2013;9(9):369-77. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.0...
.

Na prática clínica simulada podem ser utilizados vários recursos, que vão desde o emprego da dramatização ao uso de peças anatômicas inanimadas e/ou simuladores avançados, que incorporam alta tecnologia de informática e robótica, e levam a muitas possibilidades de interação, com grande variação nos custos envolvidos. Na construção dos cenários simulados são empregados recursos físicos e materiais que aproximam, com alto grau de realismo, as atividades reais das práticas clínicas com pacientes. Os recursos são definidos de acordo com os objetivos de aprendizagem e são classificados conforme seus potenciais tecnológicos66 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022.
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...
,99 Sohn M, Ahn Y, Park H, Lee M. Simulation-based smoking cessation intervention education for undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. 2012;32(8):868-72. doi: 10.1016/j.nedt.2011.11.005
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.11.0...
.

Dentre os recursos aplicados neste estudo, receberá destaque a técnica da dramatização. A dramatização pode ser definida como uma representação teatral determinada a partir de um foco ou tema. É um recurso que confere significados e possibilita que os conteúdos ensinados sejam experimentados em contexto semelhante aos vivenciados na prática real1010 Bonamigo EL, Destefani AS. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Rev Bioet. [Internet]. 2010 [acesso 18 fev 2016];18(3):725-42. Disponível em: http://migre.me/uFB0I
http://migre.me/uFB0I...
. A dramatização possibilita ao aprendiz integrar teoria e prática, é flexível e ajustável a vários contextos, permite experiências de diferentes perspectivas e pontos de vista, assim como oferece ao aprendiz a oportunidade de explorar a vulnerabilidade individual em ambiente seguro1111 Arveklev SH, Wigert H, Berg L, Burton B, Lepp M. The use and application of drama in nursing education- an integrative review of the literature. Nurse Educ Today. 2015 Jul; 35(7):e12-7. doi: 10.1016/j.nedt.2015.02.025
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.02.0...
.

Na dramatização, as técnicas exploradas podem ser o role play, ou jogo de papéis, o uso de pacientes simulados (simulated patients), dos modelos mistos e dos pacientes padronizados (standardized patients).

O role play, ou jogo de papéis, consiste na situação onde o aprendiz, facilitador e/ou instrutor assume papéis diferentes no cenário simulado como se fossem integrantes de um caso clínico, para fins de ensino e treinamento1010 Bonamigo EL, Destefani AS. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Rev Bioet. [Internet]. 2010 [acesso 18 fev 2016];18(3):725-42. Disponível em: http://migre.me/uFB0I
http://migre.me/uFB0I...
. Essa estratégia fornece oportunidades de aprendizagem, envolvendo tanto o processo afetivo quanto o cognitivo do aluno, pois permitem o experimento de sensações, como a vivência do papel do paciente e de outros profissionais1212 Ertmer P, Strobel J, Cheng X, Chen X, Kim H, Olesova L, et al. Expressions of critical thinking in role-playing simulations: Comparisons across roles. J Comput in Higher Educ. 2010;22:73-94. doi: 10.1007/s12528-010-9030-7
https://doi.org/10.1007/s12528-010-9030-...
.

As expressões “paciente simulado” e “paciente padronizado” são, com frequência, usadas alternadamente ou como sinônimos na literatura pelos educadores e pesquisadores na área de simulação clínica, embora haja diferenças entre elas. Pacientes simulados são indivíduos e/ou atores, treinados, que assumem um papel, retratando uma história dentro da simulação, com a finalidade de ensino ou de avaliação1313 Churchose C, Mccafferty C. Standardized patients versus simulated patients: Is there a diference? Clin Simul Nurs. 2012;8(8):363-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.008
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.0...
.

O termo paciente padronizado (standartized patients) pode ser definido como: um membro da comunidade (criança, adolescente, adulto, idoso) que concordou em assumir o papel de paciente para uma atividade de aprendizagem, por meio de um contrato legal junto à instituição de ensino. Os pacientes padronizados não assumem um papel para desempenhar características de outra pessoa ou paciente, mas são eles próprios a responder qualquer questionamento da história médica e social a partir de sua própria vida1313 Churchose C, Mccafferty C. Standardized patients versus simulated patients: Is there a diference? Clin Simul Nurs. 2012;8(8):363-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.008
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.0...
. Esse recurso tem se constituído como possibilidade concreta para prover o ensino e o treinamento no campo das habilidades clínicas, em função do seu potencial para preencher condições mais próximas às ideais, garantindo a fidedignidade da interação humana com a comunicação e empatia1010 Bonamigo EL, Destefani AS. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Rev Bioet. [Internet]. 2010 [acesso 18 fev 2016];18(3):725-42. Disponível em: http://migre.me/uFB0I
http://migre.me/uFB0I...
. Por questões éticas e legais, essa não tem sido uma técnica muito utilizada no Brasil1414 Mazzo A. Impacto da simulação na satisfação e na autoconfiança do estudante na assistência de enfermagem na retenção urinária [Tese de Livre Docência]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2014. 60 p..

Os modelos mistos proporcionam ao aprendiz o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. O modelo misto combina paciente simulado com um simulador de baixa fidelidade para o desenvolvimento, durante um cenário de uma atividade específica como, por exemplo, um braço acoplado a um estudante para compor o cenário de coleta de sangue1414 Mazzo A. Impacto da simulação na satisfação e na autoconfiança do estudante na assistência de enfermagem na retenção urinária [Tese de Livre Docência]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2014. 60 p.-1515 Weller JM, Nestel D, Marshall SD, Brooks PM, Conn JJ. Simulation in clinical teaching and learning. Med J Aust. 2012 May;196(9):594. doi: 10.5694/mja10.11474
https://doi.org/10.5694/mja10.11474...
.

Pelo custo razoável e grande possibilidade de aplicação, o uso de práticas simuladas com recursos da dramatização pode se tornar excelente aliado para o aprimoramento de profissionais com pensamento crítico e reflexivo, capazes de realizar julgamento clínico e tomada de decisão. Contudo, para melhor emprego da técnica, seu uso deve apoiar-se em evidências científicas que demonstrem os resultados positivos ou negativos dessa estratégia de ensino e aprendizagem.

Nesse contexto, para melhor compreender e empregar os recursos disponíveis, relacionados ao assunto, este estudo teve por objetivo identificar, na literatura, quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, por meio de simulação clínica realizada com recursos da dramatização.

Método

Trata-se de revisão integrativa, realizada pelo método do Instituto Joanna Briggs (JBI), que tem como foco a viabilidade, adequação, significância e eficácia das intervenções de saúde. Esse método pode ser utilizado para mapear os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa, bem como esclarecer as definições de trabalho e/ou limites conceituais de um tópico1616 Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Reviewers' Manual: 2014 edition. [cited Mar 12, 2016]; Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf
http://joannabriggs.org/assets/docs/suma...
.

Para construção da pergunta de pesquisa, utilizou-se a estratégia PICO nos artigos quantitativos: P - Estudantes e profissionais; I - Simulação clínica com uso da dramatização; O - Ganhos percebidos com a simulação clínica com recurso da dramatização; e PICo nos artigos qualitativos PICo: P - Estudantes e profissionais; I - Simulação clínica e dramatização; Co - Ganhos percebidos com a simulação clínica com o uso da dramatização1717 Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The pico strategy for the research question construction and evidence search. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2007. [cited Mar 10, 2016];15(3). Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v15n3a23.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v...
.

Essa estratégia permitiu formular a seguinte questão norteadora: Quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área da saúde com o uso da simulação clínica realizada com recursos da dramatização?

Dessa maneira, ao se estabelecer a pergunta, realizou-se uma busca inicial no portal PubMed (Public Medline) e na base de dados CINAHL (Cumulative Index to Nursin and Allied Health Literature), para identificar os principais descritores e palavras-chaves utilizados nos estudos que abordassem a temática de interesse nesta revisão.

Para responder à questão de pesquisa, realizou-se a seleção dos descritores controlados e não controlados, relacionados com cada um dos componentes da estratégia PICO e PICo, utilizados de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DEsCS) e Medical Subject Headings (MeSH).

A pesquisa foi realizada de junho a dezembro de 2015, sem quaisquer restrições quanto ao espaço temporal, ao tipo de apresentação ou de publicação com os descritores controlados: Students; Role Playing; Patient Simulation; Education; Perception; e os descritores não controlados: Professional; Patients Standardized; Standardized Patient; Dramatization; Clinical Simulation; Experience. Entre os descritores, foram considerados os termos booleanos: Students AND Professional AND Role Playing OR Patient Simulation OR Patients Standardized OR Standardized Patient OR Dramatization OR Clinical Simulation AND Education OR Perception OR Experience.

Foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa, considerando-se os seguintes tipos de estudos: 1) estudos realizados com estudantes e profissionais da área de saúde; 2) estudos que abordassem a temática sobre simulação com o uso da dramatização, ou seja, role play, ou troca de papéis, pacientes padronizados, simulação de paciente, paciente misto; 3) estudos com enfoque quantitativo e/ou qualitativo, que responderam à pergunta estabelecida, independentemente da área de conhecimento a que estivessem vinculados e 4) estudos publicados em português, inglês e espanhol. Foram excluídas as publicações de opiniões, consensos, retrações, editoriais e relatos de experiência.

Para identificar os estudos, foram utilizadas as seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Foram encontrados 6.826 estudos, os quais foram transportados para Web ENDNOTE. Entre eles, foram exclusos 1.414, por se tratarem de pesquisadas publicadas em mais de uma base, resultando em 5.412 estudos. Após leitura exaustiva dos títulos e resumos dos artigos dos 5.412 estudos, 5.103 foram exclusos por não responderem à pergunta de pesquisa, e 309 foram selecionados para leitura na íntegra. Entre os 309 estudos analisados, 53 foram inclusos na pesquisa por responderem à pergunta e estarem em concordância com os critérios de inclusão estabelecidos.

Na sequência, os dados dos estudos foram analisados com auxílio de um instrumento construído pelos pesquisadores, conforme orientações do JBI1616 Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Reviewers' Manual: 2014 edition. [cited Mar 12, 2016]; Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf
http://joannabriggs.org/assets/docs/suma...
, que contempla: título do estudo, autoria, periódico, ano de publicação, local do estudo (país), objetivo(s) da pesquisa, detalhamento metodológico, detalhamento amostral, principais resultados e conclusões encontradas. Na análise crítica dos artigos selecionados, foi realizada a análise do delineamento da pesquisa1818 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidência para a prática de enfermagem. 7th.ed. Porto Alegre: Artmed; 2011..

Resultados

Entre os 53 (100%) estudos que compuseram a amostra, a maior parte foi publicada em língua inglesa. Os estudos foram realizados, em sua maioria, nos continentes Americano (n=27, 50,94%), Asiático (n=9, 17,0%), Oceania (n=9, 17,0%) e Europeu (n=8, 15,1%).

Ao se analisar o tipo de dramatização empregada nos estudos, verificou-se que 28 (52,9%) utilizaram paciente simulado; 18 (34,0%) troca de papéis, ou role play; 4 (7,5%) dramatização com paciente estandardizado; 2 (3,7%) paciente simulado mais troca de papéis, ou role play e 1 (1,9%) paciente misto (paciente simulado mais pelve).

Conforme demonstrado na Figura 1, quanto ao método utilizado, dos estudos analisados, 23 eram descritivos (43,4%), 13 experimentais (24,5%), 8 quase experimentais (15,1%), 4 qualitativos (7,5%), 2 mistos (3,8%), 1 de coorte ( 1,9%), 1 estudo de múltiplos casos (1,9%) e 1 (1,9%) metanálise. O ano de publicação, tipo e número de participantes estão descritos na Figura 1.

Figura 1
Metodologia, ano de publicação, tipo e número de participantes, 2016

Discussão

A simulação tem se tornado ferramenta fundamental para a formação e atualização de profissionais da área de saúde. Permite modelar eventos clínicos em um ambiente seguro, resultando em ganhos de aprendizagem pela possibilidade de o aprendiz desenvolver competências, raciocínio crítico, tomada de decisão, trabalho em equipe e, sobretudo, contribuir para o fortalecimento da autoconfiança55 Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.0...

6 Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022.
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...

7 Bensfield LA, Olech MJ, Horsley TL. Simulation for high-stakes evaluation in nursing. Nurse Educ. 2012;37(2):71-4. doi: 10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e318246...
-88 Christian A, Krumwiede N. Simulation enhances self-efficacy in the management of preeclampsia and eclampsia in obstetrical staff nurses. Clin Simul Nurs. 2013;9(9):369-77. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.0...
.

A simulação com recursos de dramatização tem sido utilizada como uma das estratégias de ensino, por meio da simulação clínica, tanto na formação de futuros profissionais quanto na capacitação daqueles que já se encontram em exercício profissional. Quando realizada dessa forma, consegue, a um custo razoável, oferecer ao aprendiz, em ambiente seguro, a possibilidade do treino de habilidades e até mesmo das competências, por meio da criação de cenários das mais diversas complexidades. Além disso, realisticamente, reproduz um encontro com o paciente (simulado), o qual pode contribuir sobremaneira para os objetivos de aprendizagem traçados7171 Williams B, Song JJY. Are simulated patients effective in facilitating development of clinical competence for healthcare students? A scoping review. Adv Simul. 2016;1(6):3-9. doi: 10.1186/s41077-016-0006-1
https://doi.org/10.1186/s41077-016-0006-...
. Oferece ainda a possibilidade de feedback pelo paciente simulado, o que colabora e enriquece o processo de ensino-aprendizagem5555 Lin EC, Chen SL, Chao SY, Chen YC. Using standardized patient with immediate feedback and group discussion to teach interpersonal and communication skills to advanced practice nursing students. Nurse Educ Today. 2013 Jun;33(6):677-83. doi: 10.1016/j.nedt.2012.07.002.
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.07.0...
.

Neste estudo, que teve como objetivo identificar os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área da saúde na simulação clínica, realizada com recursos da dramatização, mesmo não incluindo a literatura cinza, o que pode ser considerado um fator limitante, foi possível identificar elevado número de pesquisas e observar que o uso da simulação com recursos da dramatização tem sido empregado, de maneira expressiva e eficaz, no processo de ensino e capacitação de profissionais da área de saúde, nas mais diversas ciências e, também, com o intuito de desenvolver competências interprofissionais (Figura 1 e Figura 2).

Figura 2
Ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais com os recursos da dramatização e frequência, 2016

A estratégia de dramatização utilizada deve corroborar os objetivos de aprendizagem da atividade. Diversas foram as estratégias de dramatização empregadas nos estudos avaliados; entre elas, destacaram-se o uso do paciente simulado e do role play.

O paciente simulado participa ativamente da atividade e, no processo de debriefing, possibilita interatividade na reflexão do aprendiz. Além disso, deve ser envolvido no processo de avaliação da atividade. O uso da estratégia de role play possibilita ao aprendiz a vivência de forma empática do papel do paciente, do familiar e/ou de outro profissional, de maneira ativa, envolvente, dinâmica, auxiliando o processo de construção de competências clínicas e comunicação eficaz. A competência clínica é uma qualidade fundamental para profissionais aptos e capazes de prestar cuidados com elevada qualidade. O uso da simulação pode ser considerado uma admirável ferramenta para que, no seu desenvolvimento, o estudante encontre seu espaço de ação, autonomia, adaptação e flexibilização, em diferentes realidades7272 Gonçalves R, Coutinho V, Lobão C. Simulação e desenvolvimento de competências. In: Martins JCA, Mazzo A, Mendes IAC, Rodrigues MA. (Org.). A simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto: SOBRACEN; 2014..

Entre os ganhos identificados nos estudos analisados, observou-se aprimoramento do conhecimento, desenvolvimento de empatia, desenvolvimento de habilidades de comunicação, satisfação com o processo de ensino-aprendizagem, autoconfiança, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, motivação em aprender, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e habilidades para o trabalho em equipe.

A comunicação foi o ganho que assumiu maior destaque nos estudos analisados. Cada vez mais, educadores da área de saúde têm se preocupado com a inserção de estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, uma vez que a comunicação efetiva é competência clínica essencial para o exercício de profissões da área da saúde. Pode ser ensinada e aperfeiçoada efetivamente com o uso da dramatização nas práticas simuladas2020 Radford AD, Stockley P, Taylor IR, Turner R, Gaskell CJ, Kaney S, et al. Use of simulated clients in training veterinary undergraduates in communication skills. Vet Rec. 2003 Apr 5;152(14):422-7. doi:10.1136/vr.152.14.422
https://doi.org/10.1136/vr.152.14.422...
-2121 Curran VR, Mugford JG, Law RM, MacDonald S. Influence of an interprofessional HIV/AIDS education program on role perception, attitudes and teamwork skills of undergraduate health sciences students. Educ Health. (Abingdon). 2005 Mar;18(1):32-44. doi: 10.1080/13576280500042606
https://doi.org/10.1080/1357628050004260...
,2525 Nestel D, Tierney T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Med Educ. 2007 Mar 2;7:3. doi: 10.1186/1472-6920-7-3
https://doi.org/10.1186/1472-6920-7-3...

26 Lewis M, Bell J, Asghar A. Use of simulated patients in development of physiotherapy students' interpersonal skills. Int J Ther Rehabil. 2008 May;15(5):221-7. doi: http://dx.doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234
https://doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5....
-2727 Baer AN, Freer JP, Milling DA, Potter WR, Ruchlin H, Zinnerstrom KH. Breaking bad news: use of cancer survivors in role-playing exercises. J Palliat Med. 2008 Jul;11(6):885-92. doi: 10.1089/jpm.2007.0253
https://doi.org/10.1089/jpm.2007.0253...
,2929 Aragão JCS, Silveira CO, Hungria MM, Oliveira MP. O uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico. Rev Bras Educ Med. 2009;33(1):80-3. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100011.
https://doi.org/10.1590/S0100-5502200900...
,3131 Eid A, Petty M, Hutchins L, Thompson R. "Breaking bad news": standardized patient intervention improves communication skills for hematology-oncology fellows and advanced practice nurses. J Cancer Educ. 2009;24(2):154-9. doi: 10.1080/08858190902854848
https://doi.org/10.1080/0885819090285484...
. Na amostra selecionada, as estratégias de dramatização, amplamente utilizadas para o desenvolvimento da comunicação, foram: role play, ou jogo de papéis, e paciente simulado, principalmente em situações de difícil enfrentamento pelos profissionais, como dilemas éticos, comunicações de más notícias, conflitos entre a equipe interprofissional, entre outros2222 Lenzi R, Baile WF, Berek J, Back A, Buckman R, Cohen L, et al. Design, conduct and evaluation of a communication course for oncology fellows. J Cancer Educ. 2005;20(3):143-9. doi: 10.1207/s15430154jce2003_7
https://doi.org/10.1207/s15430154jce2003...
,2525 Nestel D, Tierney T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Med Educ. 2007 Mar 2;7:3. doi: 10.1186/1472-6920-7-3
https://doi.org/10.1186/1472-6920-7-3...
,2727 Baer AN, Freer JP, Milling DA, Potter WR, Ruchlin H, Zinnerstrom KH. Breaking bad news: use of cancer survivors in role-playing exercises. J Palliat Med. 2008 Jul;11(6):885-92. doi: 10.1089/jpm.2007.0253
https://doi.org/10.1089/jpm.2007.0253...
,3131 Eid A, Petty M, Hutchins L, Thompson R. "Breaking bad news": standardized patient intervention improves communication skills for hematology-oncology fellows and advanced practice nurses. J Cancer Educ. 2009;24(2):154-9. doi: 10.1080/08858190902854848
https://doi.org/10.1080/0885819090285484...
,6565 Koo L, Layson-Wolf C, Brandt N, Hammersla M, Idzik S, Rocafort PT, et al. Qualitative evaluation of a standardized patient clinical simulation for nurse practitioner and pharmacy students. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):740-6. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.005.
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.0...
-6666 Mackey S, Tan KK, Ignacio J, Palham S, Dawood RB, Liaw SY. The learning experiences of senior student nurses who take on the role of standardised patient: a focus group study. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):692-7. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.003.
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.0...
.

A satisfação com o método de simulação clínica tem sido cada vez mais valorizada nas instituições de ensino, e está relacionada ao processo de motivação para o aprendizado3030 Robinson-Smith G, Bradley PK, Meakim C. Evaluating the Use of Standardized Patients in Undergraduate Psychiatric Nursing Experiences. Clin Simul Nurs. 2009;5(6):203-11. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.0...
. É um indicador de boas práticas no processo de ensino-aprendizagem e de boas condições de trabalho, para os educadores. Pode ser influenciada pelo desejo e experiência do corpo docente. Nos estudos analisados, o uso de pacientes simulados e o realismo da estratégia foram os maiores indicadores desse ganho percebido4545 Luctkar-Flude M, Wilson-Keates B, Larocque M. Evaluating high-fidelity human simulators and standardized patients in an undergraduate nursing health assessment course. Nurse Educ Today. 2012 May;2(4):448-52. doi: 10.1016/j.nedt.2011.04.011.
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.04.0...
,7373 Cantrell MJ, Deloney LA. Integration of standardized patients into simulation. Anesthesiol Clin. 2007 Jun;25(2):377-83. doi: 10.1016/j.anclin.2007.03.003
https://doi.org/10.1016/j.anclin.2007.03...
.

O realismo traz benefício e sucesso à atividade, pois leva os participantes a encararem a estratégia como legítima e autêntica3232 Bosse HM, Nickel M, Huwendiek S, Jünger J, Schultz JH, Nikendei C. Peer role-play and standardised patients in communication training: a comparative study on the student perspective on acceptability, realism, and perceived effect. BMC Med Educ. 2010 Mar 31;10(27):1-9. doi: 10.1186/1472-6920-10-27
https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-27...
,3838 Langen WH, Hanson D, Fien R, Parkhurst D. The evaluation of physician assistant students' history-taking abilities using actors as standardized patients. J Physician Assist Educ. [Internet]. 2011 [cited Mar 10, 2016];22(4):34-7. Available from: http://migre.me/uGM82
http://migre.me/uGM82...
,5858 Harnof S, Hadani M, Ziv A, Berkenstadt H. Simulation-based interpersonal communication skills training for neurosurgical residents. Isr Med Assoc J. [Internet]. 2013 Sep [cited May 10, 2016];15(9):489-92. Available from: http://migre.me/uGNBm
http://migre.me/uGNBm...
,6363 Kameg KM, Szpak JL, Cline TW, McDermott DS. Utilization of standardized patients to decrease nursing student anxiety. Clin Simul Nurs. 2014;10(11):567-73. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.0...
,6565 Koo L, Layson-Wolf C, Brandt N, Hammersla M, Idzik S, Rocafort PT, et al. Qualitative evaluation of a standardized patient clinical simulation for nurse practitioner and pharmacy students. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):740-6. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.005.
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.0...
,7474 Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Students' satisfaction with simulated clinical experiences: validation of an assessment scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2014 Oct;22(5):709-715. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471.
https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2...
. Durante a simulação, o realismo pode ser traduzido pela fidelidade da experiência simulada em se aproximar do ambiente real. A simulação de alta fidelidade é a mais próxima possível da prática com pacientes7575 Tun JK, Alinier G, Tang J, Kneebone RL. Redefining Simulation Fidelity for Healthcare Education. Simul Gaming. 2015 Apr;5(1). doi: 10.1177/1046878115576103
https://doi.org/10.1177/1046878115576103...
. Na amostra, os estudos analisados demonstraram que o uso do paciente simulado foi percebido pelos aprendizes como muito próximo aos pacientes reais. Além disso, também contribuíram para o realismo: o nível de aproximação com a prática das instalações do ambiente, bem como o conhecimento e preparo dos educadores para desencadear as emoções1919 McGraw RC, O'Connor HM. Standardized patients in the early acquisition of clinical skills. Med Educ. 1999 Aug;33(8):572-8. doi: 10.1046/j.1365-2923.1999.00381.x
https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.1999...
,5858 Harnof S, Hadani M, Ziv A, Berkenstadt H. Simulation-based interpersonal communication skills training for neurosurgical residents. Isr Med Assoc J. [Internet]. 2013 Sep [cited May 10, 2016];15(9):489-92. Available from: http://migre.me/uGNBm
http://migre.me/uGNBm...
,6363 Kameg KM, Szpak JL, Cline TW, McDermott DS. Utilization of standardized patients to decrease nursing student anxiety. Clin Simul Nurs. 2014;10(11):567-73. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.0...
,6565 Koo L, Layson-Wolf C, Brandt N, Hammersla M, Idzik S, Rocafort PT, et al. Qualitative evaluation of a standardized patient clinical simulation for nurse practitioner and pharmacy students. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):740-6. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.005.
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.0...
,7676 Jeffries PR. Simulation in nursing education: From conceptualization to evaluation. 2.ed. New York, NY: National League for Nursing; 2007.. Um ambiente próximo da realidade provoca, no indivíduo, as mesmas respostas psicológicas que eles teriam na prática, o que leva o aprendiz a desenvolver o pensamento crítico e as habilidades para a tomada de decisão requeridas em um cenário clínico real55 Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.0...
,7777 Brady S, Bogossian F, Gibbons K. The effectiveness of varied levels of simulation fidelity on integrated performance of technical skills inmidwifery students-a randomised intervention trial. Nurse Educ Today. 2015 Mar;35(3):524-9. doi: 10.1016/j.nedt.2014.11.005.
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.11.0...
-7878 Baptista RCN, Pereira MFCR, Martins JCA. Simulação no ensino de graduação em enfermagem: evidências científicas. In: Martins JCA, Mazzo A, Mendes IAC, Rodrigues MA, organizadores. A simulação no ensino de enfermagem, Ribeirão Preto: SOBRACEN; 2014. p. 65-76..

No que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, conhecimento e pensamento crítico, é possível relatar que a simulação com uso da dramatização revelou-se ferramenta de ensino-aprendizagem inovadora e diversificada, que promove nos aprendizes a oportunidade de refletir sobre a prática3737 Dunlop KL, Barlow-Stewart K, Butow P, Heinrich P. A model of professional development for practicing genetic counselors: adaptation of communication skills training in oncology. J Genet Couns. 2011 Jun;20(3):217-30. doi: 10.1007/s10897-010-9340-y.
https://doi.org/10.1007/s10897-010-9340-...
, fortalecer o conhecimento prévio2222 Lenzi R, Baile WF, Berek J, Back A, Buckman R, Cohen L, et al. Design, conduct and evaluation of a communication course for oncology fellows. J Cancer Educ. 2005;20(3):143-9. doi: 10.1207/s15430154jce2003_7
https://doi.org/10.1207/s15430154jce2003...
,3535 Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teach. 2010;32(4):e170-7. doi: 10.3109/01421590903514614.
https://doi.org/10.3109/0142159090351461...
,4141 Sutin D, Rolita L, Yeboah N, Taffel L, Zabar S. A novel longitudinal geriatric medical student experience: using teaching objective structured clinical examinations. J Am Geriatr Soc. 2011 Sep;59(9):1739-43. doi: 10.1111/j.1532-5415.2011.03538.x
https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2011...
,5050 Kiluk JV, Dessureault S, Quinn G. Teaching medical students how to break bad news with standardized patients. J Cancer Educ. 2012 Jun;27(2):277-80. doi: 10.1007/s13187-012-0312-9.
https://doi.org/10.1007/s13187-012-0312-...
,5454 Burgess A, Clark T, Chapman R, Mellis C. Medical student experience as simulated patients in the OSCE. Clin Teach. 2013 Aug;10(4):246-50. doi: 10.1111/tct.12016.
https://doi.org/10.1111/tct.12016...
,5656 Naeve-Velguth S, Christensen SA, Woods S. Simulated patients in audiology education: student reports. J Am Acad Audiol. 2013 Sep;24(8):740-6. doi: 10.3766/jaaa.24.8.10.
https://doi.org/10.3766/jaaa.24.8.10...
, compreender os pontos fortes e fracos da sua aprendizagem6060 Mandrusiak A, Isles R, Chang A, Choy NL, Toppenberg R, McCook D, et al. Senior physiotherapy students as standardised patients for junior students enhances self-efficacy and satisfaction in both junior and senior students. BMC Med Educ. 2014;14(5):105. doi: 10.1186/1472-6920-14-105
https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-105...
, desenvolver o pensamento crítico3737 Dunlop KL, Barlow-Stewart K, Butow P, Heinrich P. A model of professional development for practicing genetic counselors: adaptation of communication skills training in oncology. J Genet Couns. 2011 Jun;20(3):217-30. doi: 10.1007/s10897-010-9340-y.
https://doi.org/10.1007/s10897-010-9340-...
,6262 Wheeler CA, McNelis AM. Nursing student perceptions of a community-based home visit experienced by a role-play simulation. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2014 [cited May 10, 2016] Jul-Aug;35(4):259-61. Available from: http://migre.me/uGNXh
http://migre.me/uGNXh...
, oportunidade de usar conhecimento e habilidades previamente adquiridos6262 Wheeler CA, McNelis AM. Nursing student perceptions of a community-based home visit experienced by a role-play simulation. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2014 [cited May 10, 2016] Jul-Aug;35(4):259-61. Available from: http://migre.me/uGNXh
http://migre.me/uGNXh...
e, por isso, proporciona maior consciência das reais capacidades do aprendiz. Nos estudos observados, o role play demonstrou ser uma ferramenta interessante no processo de ensino-aprendizagem2525 Nestel D, Tierney T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Med Educ. 2007 Mar 2;7:3. doi: 10.1186/1472-6920-7-3
https://doi.org/10.1186/1472-6920-7-3...
, pelo alto nível de aceitação dos aprendizes3232 Bosse HM, Nickel M, Huwendiek S, Jünger J, Schultz JH, Nikendei C. Peer role-play and standardised patients in communication training: a comparative study on the student perspective on acceptability, realism, and perceived effect. BMC Med Educ. 2010 Mar 31;10(27):1-9. doi: 10.1186/1472-6920-10-27
https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-27...
, por tornar significativo, integrar e transformar, de forma individual e coletiva, o conhecimento teórico e prático2121 Curran VR, Mugford JG, Law RM, MacDonald S. Influence of an interprofessional HIV/AIDS education program on role perception, attitudes and teamwork skills of undergraduate health sciences students. Educ Health. (Abingdon). 2005 Mar;18(1):32-44. doi: 10.1080/13576280500042606
https://doi.org/10.1080/1357628050004260...
,2828 McIlvried DE, Prucka SK, Herbst M, Barger C, Robin NH. The use of role-play to enhance medical student understanding of genetic counseling. Genet Med. 2008 Oct;10(10):739-44. doi: 10.1097/GIM.0b013e318187762e
https://doi.org/10.1097/GIM.0b013e318187...
. É importante ainda destacar que as práticas simuladas possibilitam mensurar e avaliar os resultados obtidos, por meio de instrumentos e/ou gravações em vídeos para esclarecimentos futuros5858 Harnof S, Hadani M, Ziv A, Berkenstadt H. Simulation-based interpersonal communication skills training for neurosurgical residents. Isr Med Assoc J. [Internet]. 2013 Sep [cited May 10, 2016];15(9):489-92. Available from: http://migre.me/uGNBm
http://migre.me/uGNBm...
.

Os estudos demostraram também que as simulações tornaram os aprendizes mais confiantes, minimizando o medo na realização de procedimentos com os pacientes2020 Radford AD, Stockley P, Taylor IR, Turner R, Gaskell CJ, Kaney S, et al. Use of simulated clients in training veterinary undergraduates in communication skills. Vet Rec. 2003 Apr 5;152(14):422-7. doi:10.1136/vr.152.14.422
https://doi.org/10.1136/vr.152.14.422...
,2626 Lewis M, Bell J, Asghar A. Use of simulated patients in development of physiotherapy students' interpersonal skills. Int J Ther Rehabil. 2008 May;15(5):221-7. doi: http://dx.doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234
https://doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5....
,3030 Robinson-Smith G, Bradley PK, Meakim C. Evaluating the Use of Standardized Patients in Undergraduate Psychiatric Nursing Experiences. Clin Simul Nurs. 2009;5(6):203-11. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.0...
, principalmente na realização do exame físico e nos processos de comunicação3333 Wånggren K, Fianu Jonassen A, Andersson S, Pettersson G, Gemzell-Danielsson K. Teaching pelvic examination technique using professional patients: a controlled study evaluating students' skills. Acta Obstet Gynecol Scand. 2010 Oct;89(10):1298-303. doi: 10.3109/00016349.2010.501855
https://doi.org/10.3109/00016349.2010.50...
,3636 McGillion M, Dubrowski A, Stremler R, Watt-Watson J, Campbell F, McCartney C, et al. The Postoperative Pain Assessment Skills pilot trial. Pain Res Manage [Internet]. 2011 [cited May 10, 2016] Nov-Dec;16(6):433-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397
http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397...
,4141 Sutin D, Rolita L, Yeboah N, Taffel L, Zabar S. A novel longitudinal geriatric medical student experience: using teaching objective structured clinical examinations. J Am Geriatr Soc. 2011 Sep;59(9):1739-43. doi: 10.1111/j.1532-5415.2011.03538.x
https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2011...
,4949 Bornais JA, Raiger JE, Krahn RE, El-Masri MM. Evaluating undergraduate nursing students' learning using standardized patients. J Prof Nurs. 2012 Sep-Oct;28(5):291-6. doi: 10.1016/j.profnurs.2012.02.001.
https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2012....
,5454 Burgess A, Clark T, Chapman R, Mellis C. Medical student experience as simulated patients in the OSCE. Clin Teach. 2013 Aug;10(4):246-50. doi: 10.1111/tct.12016.
https://doi.org/10.1111/tct.12016...
. A autoconfiança levou, ainda, à redução do nível de ansiedade2626 Lewis M, Bell J, Asghar A. Use of simulated patients in development of physiotherapy students' interpersonal skills. Int J Ther Rehabil. 2008 May;15(5):221-7. doi: http://dx.doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234
https://doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5....
,4444 Jameel A, Noor SM, Ayub S. Survey on perceptions and skills amongst postgraduate residents regarding breaking bad news at teaching hospitals in Peshawar, Pakistan. J Pak Med Assoc. [Internet]. 2012 [cited May 10, 2016] Jun;62(6):585-9. Available from: http://migre.me/uGMAG
http://migre.me/uGMAG...
,4747 Khadivzadeh T, Erfanian F. The effects of simulated patients and simulated gynecologic models on student anxiety in providing IUD services. Simul Healthc. 2012 Oct;7(5):282-7. doi: 10.1097/SIH.0b013e31826064b7.
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318260...
,6363 Kameg KM, Szpak JL, Cline TW, McDermott DS. Utilization of standardized patients to decrease nursing student anxiety. Clin Simul Nurs. 2014;10(11):567-73. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.006
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.0...
e aumento do conforto4444 Jameel A, Noor SM, Ayub S. Survey on perceptions and skills amongst postgraduate residents regarding breaking bad news at teaching hospitals in Peshawar, Pakistan. J Pak Med Assoc. [Internet]. 2012 [cited May 10, 2016] Jun;62(6):585-9. Available from: http://migre.me/uGMAG
http://migre.me/uGMAG...
,4747 Khadivzadeh T, Erfanian F. The effects of simulated patients and simulated gynecologic models on student anxiety in providing IUD services. Simul Healthc. 2012 Oct;7(5):282-7. doi: 10.1097/SIH.0b013e31826064b7.
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318260...
.

A ansiedade é uma reação natural, produzida diante de certas situações nas quais a pessoa necessita de recursos adaptativos. Ao se depararem com atividades críticas para as quais não se sentem preparados, os aprendizes relatam ansiedade, tensão, principalmente quando o cuidado é direcionado a crianças, doentes em estado grave e/ou terminal7979 Cremonese TS, Marques IR. Significados das primeiras experiências do estudante de enfermagem nos estágios clínicos. Rev Enferm UNISA. [Internet]. 2011 [acesso 14 ago 2016];12(2):94-9. Disponível em: http://migre.me/uGORL
http://migre.me/uGORL...
. O estresse e a ansiedade podem contribuir de forma negativa e interferir no processo de ensino-aprendizagem. As duas principais fontes de ansiedade durante a prática clínica são a falta de conhecimento e a falta de habilidades7979 Cremonese TS, Marques IR. Significados das primeiras experiências do estudante de enfermagem nos estágios clínicos. Rev Enferm UNISA. [Internet]. 2011 [acesso 14 ago 2016];12(2):94-9. Disponível em: http://migre.me/uGORL
http://migre.me/uGORL...
.

Nos ganhos percebidos pelos aprendizes, foi possível observar o desenvolvimento da empatia, que envolve sentimento de sensibilização pelas mudanças sentidas e refletidas momento a momento pela outra pessoa8080 Costa FD, Azevedo RCS. Empatia, relação médico-paciente e formação em medicina: um olhar qualitativo. Rev Bras educ med. 2010;34(2):261-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000200010.
https://doi.org/10.1590/S0100-5502201000...
. A empatia foi um ganho percebido em alguns estudos analisados2929 Aragão JCS, Silveira CO, Hungria MM, Oliveira MP. O uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico. Rev Bras Educ Med. 2009;33(1):80-3. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100011.
https://doi.org/10.1590/S0100-5502200900...
,5959 Schweller M, Costa FO, Antônio MÂ, Amaral EM, Carvalho-Filho MA. The impact of simulated medical consultations on the empathy levels of students at one medical school. Acad Med. 2014 Apr;89(4):632-7. doi: 10.1097/ACM.0000000000000175.
https://doi.org/10.1097/ACM.000000000000...
,6666 Mackey S, Tan KK, Ignacio J, Palham S, Dawood RB, Liaw SY. The learning experiences of senior student nurses who take on the role of standardised patient: a focus group study. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):692-7. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.003.
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.0...
-6767 Sittikariyakul P, Jaturapatporn D, Kirshen AJ. Acting as standardized patients enhances family medicine residents' self-reported skills in palliative care. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2015 Aug;20(3):645-54. doi: 10.1007/s10459-014-9552-2
https://doi.org/10.1007/s10459-014-9552-...
,6969 King J, Hill K, Gleason A. All the world's a stage: evaluating psychiatry role-play based learning for medical students. Australas Psychiatry. 2015 Feb;23(1):76-9. doi: 10.1177/1039856214563846.
https://doi.org/10.1177/1039856214563846...
, e mensurada durante a estratégia de role play6969 King J, Hill K, Gleason A. All the world's a stage: evaluating psychiatry role-play based learning for medical students. Australas Psychiatry. 2015 Feb;23(1):76-9. doi: 10.1177/1039856214563846.
https://doi.org/10.1177/1039856214563846...
.

É importante destacar que, no desenvolvimento das competências técnicas, a dramatização tem algumas limitações, uma vez que nem todos os procedimentos podem ser realizados nos pacientes simulados. Para sanar tal dificuldade, às vezes utiliza-se o paciente misto como, por exemplo, ao se acoplar uma pelve ao paciente simulado durante a realização do cateterismo vesical. Na amostra desta revisão, foi possível identificar que o uso da simulação com recurso da dramatização foi empregado em habilidades de anamnese4646 Elley CR, Clinick T, Wong C, Arroll B, Kennelly J, Doerr H, et al. Effectiveness of simulated clinical teaching in general practice: randomised controlled trial. J Prim Health Care. 2012 Dec 1;4(4):281-7. doi:10.1071/HC12281
https://doi.org/10.1071/HC12281...
, exame físico1919 McGraw RC, O'Connor HM. Standardized patients in the early acquisition of clinical skills. Med Educ. 1999 Aug;33(8):572-8. doi: 10.1046/j.1365-2923.1999.00381.x
https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.1999...
,3838 Langen WH, Hanson D, Fien R, Parkhurst D. The evaluation of physician assistant students' history-taking abilities using actors as standardized patients. J Physician Assist Educ. [Internet]. 2011 [cited Mar 10, 2016];22(4):34-7. Available from: http://migre.me/uGM82
http://migre.me/uGM82...
, exames pélvicos2323 Theroux R, Pearce C. Graduate students' experiences with standardized patients as adjuncts for teaching pelvic examinations. J Am Acad Nurse Pract. 2006 Sep;18(9):429-35. doi: 10.1111/j.1745-7599.2006.00158.x
https://doi.org/10.1111/j.1745-7599.2006...
,3333 Wånggren K, Fianu Jonassen A, Andersson S, Pettersson G, Gemzell-Danielsson K. Teaching pelvic examination technique using professional patients: a controlled study evaluating students' skills. Acta Obstet Gynecol Scand. 2010 Oct;89(10):1298-303. doi: 10.3109/00016349.2010.501855
https://doi.org/10.3109/00016349.2010.50...
,4747 Khadivzadeh T, Erfanian F. The effects of simulated patients and simulated gynecologic models on student anxiety in providing IUD services. Simul Healthc. 2012 Oct;7(5):282-7. doi: 10.1097/SIH.0b013e31826064b7.
https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318260...
,4949 Bornais JA, Raiger JE, Krahn RE, El-Masri MM. Evaluating undergraduate nursing students' learning using standardized patients. J Prof Nurs. 2012 Sep-Oct;28(5):291-6. doi: 10.1016/j.profnurs.2012.02.001.
https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2012....
e avaliação de dor pós-operatória3636 McGillion M, Dubrowski A, Stremler R, Watt-Watson J, Campbell F, McCartney C, et al. The Postoperative Pain Assessment Skills pilot trial. Pain Res Manage [Internet]. 2011 [cited May 10, 2016] Nov-Dec;16(6):433-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397
http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397...
. Observou-se, ainda, que foram pontuais3030 Robinson-Smith G, Bradley PK, Meakim C. Evaluating the Use of Standardized Patients in Undergraduate Psychiatric Nursing Experiences. Clin Simul Nurs. 2009;5(6):203-11. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.0...
,3535 Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teach. 2010;32(4):e170-7. doi: 10.3109/01421590903514614.
https://doi.org/10.3109/0142159090351461...
,6262 Wheeler CA, McNelis AM. Nursing student perceptions of a community-based home visit experienced by a role-play simulation. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2014 [cited May 10, 2016] Jul-Aug;35(4):259-61. Available from: http://migre.me/uGNXh
http://migre.me/uGNXh...
,6868 Oh PJ, Jeon KD, Koh MS. The effects of simulation-based learning using standardized patients in nursing students: A meta-analysis. Nurse Educ Today. 2015 May;35(5):e6-e15. doi: 10.1016/j.nedt.2015.01.019.
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.01.0...
) os estudos que utilizaram a dramatização para o desenvolvimento do pensamento crítico, talvez pelo fato da impossibilidade de controle dos resultados fisiológicos nos pacientes simulados.

Conclusão

O grande número de pesquisas encontradas neste estudo demonstra que a simulação com recursos da dramatização é uma ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, amplamente utilizada na formação e no aprimoramento de profissionais da área da saúde.

Nesse processo, nas mais diversas áreas da saúde, e também com interprofissionais diversos, os ganhos obtidos são variados, entre os quais se destacam a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico, bem como trabalho em equipe. As evidências demonstram a ampla possibilidade do uso da dramatização no contexto de simulação clínica.

References

  • 1
    Carvalho EC. Challenges in nursing competency development. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2008 Oct;16(5):801-2. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000500001
    » https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000500001
  • 2
    Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm. 2010 Mar;19(1):176-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000100021.
    » https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000100021
  • 3
    Teixeira CRS, Kusumota L, Braga FTMM, Gaioso VP, Santos CB, Silva VLS, et al. O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2011; 20(spe):187-93. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500024.
    » https://doi.org/10.1590/S0104-07072011000500024
  • 4
    Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012 Dec;20(6):1134-41. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000600016.
    » https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000600016
  • 5
    Berragan L. Simulation: an effective pedagogical approach for nursing? Nurse Educ Today. 2011;31(7):660-3. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.01.019
  • 6
    Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022.
    » https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400022
  • 7
    Bensfield LA, Olech MJ, Horsley TL. Simulation for high-stakes evaluation in nursing. Nurse Educ. 2012;37(2):71-4. doi: 10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
    » https://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3182461b8c
  • 8
    Christian A, Krumwiede N. Simulation enhances self-efficacy in the management of preeclampsia and eclampsia in obstetrical staff nurses. Clin Simul Nurs. 2013;9(9):369-77. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.006
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.006
  • 9
    Sohn M, Ahn Y, Park H, Lee M. Simulation-based smoking cessation intervention education for undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. 2012;32(8):868-72. doi: 10.1016/j.nedt.2011.11.005
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.11.005
  • 10
    Bonamigo EL, Destefani AS. A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Rev Bioet. [Internet]. 2010 [acesso 18 fev 2016];18(3):725-42. Disponível em: http://migre.me/uFB0I
    » http://migre.me/uFB0I
  • 11
    Arveklev SH, Wigert H, Berg L, Burton B, Lepp M. The use and application of drama in nursing education- an integrative review of the literature. Nurse Educ Today. 2015 Jul; 35(7):e12-7. doi: 10.1016/j.nedt.2015.02.025
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.02.025
  • 12
    Ertmer P, Strobel J, Cheng X, Chen X, Kim H, Olesova L, et al. Expressions of critical thinking in role-playing simulations: Comparisons across roles. J Comput in Higher Educ. 2010;22:73-94. doi: 10.1007/s12528-010-9030-7
    » https://doi.org/10.1007/s12528-010-9030-7
  • 13
    Churchose C, Mccafferty C. Standardized patients versus simulated patients: Is there a diference? Clin Simul Nurs. 2012;8(8):363-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.008
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2011.04.008
  • 14
    Mazzo A. Impacto da simulação na satisfação e na autoconfiança do estudante na assistência de enfermagem na retenção urinária [Tese de Livre Docência]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2014. 60 p.
  • 15
    Weller JM, Nestel D, Marshall SD, Brooks PM, Conn JJ. Simulation in clinical teaching and learning. Med J Aust. 2012 May;196(9):594. doi: 10.5694/mja10.11474
    » https://doi.org/10.5694/mja10.11474
  • 16
    Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Reviewers' Manual: 2014 edition. [cited Mar 12, 2016]; Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf
    » http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf
  • 17
    Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The pico strategy for the research question construction and evidence search. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2007. [cited Mar 10, 2016];15(3). Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v15n3a23.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n3/pt_v15n3a23.pdf
  • 18
    Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidência para a prática de enfermagem. 7th.ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.
  • 19
    McGraw RC, O'Connor HM. Standardized patients in the early acquisition of clinical skills. Med Educ. 1999 Aug;33(8):572-8. doi: 10.1046/j.1365-2923.1999.00381.x
    » https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.1999.00381.x
  • 20
    Radford AD, Stockley P, Taylor IR, Turner R, Gaskell CJ, Kaney S, et al. Use of simulated clients in training veterinary undergraduates in communication skills. Vet Rec. 2003 Apr 5;152(14):422-7. doi:10.1136/vr.152.14.422
    » https://doi.org/10.1136/vr.152.14.422
  • 21
    Curran VR, Mugford JG, Law RM, MacDonald S. Influence of an interprofessional HIV/AIDS education program on role perception, attitudes and teamwork skills of undergraduate health sciences students. Educ Health. (Abingdon). 2005 Mar;18(1):32-44. doi: 10.1080/13576280500042606
    » https://doi.org/10.1080/13576280500042606
  • 22
    Lenzi R, Baile WF, Berek J, Back A, Buckman R, Cohen L, et al. Design, conduct and evaluation of a communication course for oncology fellows. J Cancer Educ. 2005;20(3):143-9. doi: 10.1207/s15430154jce2003_7
    » https://doi.org/10.1207/s15430154jce2003_7
  • 23
    Theroux R, Pearce C. Graduate students' experiences with standardized patients as adjuncts for teaching pelvic examinations. J Am Acad Nurse Pract. 2006 Sep;18(9):429-35. doi: 10.1111/j.1745-7599.2006.00158.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1745-7599.2006.00158.x
  • 24
    McGovern MM, Johnston M, Brown K, Zinberg R, Cohen D. Use of standardized patients in, undergraduate medical genetics education. Teach Learn Med. 2006 Summer;18(3):203-7. doi: 10.1207/s15328015tlm1803_3
  • 25
    Nestel D, Tierney T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Med Educ. 2007 Mar 2;7:3. doi: 10.1186/1472-6920-7-3
    » https://doi.org/10.1186/1472-6920-7-3
  • 26
    Lewis M, Bell J, Asghar A. Use of simulated patients in development of physiotherapy students' interpersonal skills. Int J Ther Rehabil. 2008 May;15(5):221-7. doi: http://dx.doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234
    » https://doi.org/10.12968/ijtr.2008.15.5.29234
  • 27
    Baer AN, Freer JP, Milling DA, Potter WR, Ruchlin H, Zinnerstrom KH. Breaking bad news: use of cancer survivors in role-playing exercises. J Palliat Med. 2008 Jul;11(6):885-92. doi: 10.1089/jpm.2007.0253
    » https://doi.org/10.1089/jpm.2007.0253
  • 28
    McIlvried DE, Prucka SK, Herbst M, Barger C, Robin NH. The use of role-play to enhance medical student understanding of genetic counseling. Genet Med. 2008 Oct;10(10):739-44. doi: 10.1097/GIM.0b013e318187762e
    » https://doi.org/10.1097/GIM.0b013e318187762e
  • 29
    Aragão JCS, Silveira CO, Hungria MM, Oliveira MP. O uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico. Rev Bras Educ Med. 2009;33(1):80-3. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000100011.
    » https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000100011
  • 30
    Robinson-Smith G, Bradley PK, Meakim C. Evaluating the Use of Standardized Patients in Undergraduate Psychiatric Nursing Experiences. Clin Simul Nurs. 2009;5(6):203-11. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.001
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.07.001
  • 31
    Eid A, Petty M, Hutchins L, Thompson R. "Breaking bad news": standardized patient intervention improves communication skills for hematology-oncology fellows and advanced practice nurses. J Cancer Educ. 2009;24(2):154-9. doi: 10.1080/08858190902854848
    » https://doi.org/10.1080/08858190902854848
  • 32
    Bosse HM, Nickel M, Huwendiek S, Jünger J, Schultz JH, Nikendei C. Peer role-play and standardised patients in communication training: a comparative study on the student perspective on acceptability, realism, and perceived effect. BMC Med Educ. 2010 Mar 31;10(27):1-9. doi: 10.1186/1472-6920-10-27
    » https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-27
  • 33
    Wånggren K, Fianu Jonassen A, Andersson S, Pettersson G, Gemzell-Danielsson K. Teaching pelvic examination technique using professional patients: a controlled study evaluating students' skills. Acta Obstet Gynecol Scand. 2010 Oct;89(10):1298-303. doi: 10.3109/00016349.2010.501855
    » https://doi.org/10.3109/00016349.2010.501855
  • 34
    Siassakos D, Draycott T, O'Brien K, Kenyon C, Bartlett C, Fox R. Exploratory randomized controlled trial of hybrid obstetric simulation training for undergraduate students. Simul Healthc. 2010 Aug;5(4):193-8. doi: 10.1097/SIH.0b013e3181d3ee0b.
    » https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181d3ee0b
  • 35
    Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teach. 2010;32(4):e170-7. doi: 10.3109/01421590903514614.
    » https://doi.org/10.3109/01421590903514614
  • 36
    McGillion M, Dubrowski A, Stremler R, Watt-Watson J, Campbell F, McCartney C, et al. The Postoperative Pain Assessment Skills pilot trial. Pain Res Manage [Internet]. 2011 [cited May 10, 2016] Nov-Dec;16(6):433-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397
    » http://dx.doi.org/10.1155/2011/278397
  • 37
    Dunlop KL, Barlow-Stewart K, Butow P, Heinrich P. A model of professional development for practicing genetic counselors: adaptation of communication skills training in oncology. J Genet Couns. 2011 Jun;20(3):217-30. doi: 10.1007/s10897-010-9340-y.
    » https://doi.org/10.1007/s10897-010-9340-y
  • 38
    Langen WH, Hanson D, Fien R, Parkhurst D. The evaluation of physician assistant students' history-taking abilities using actors as standardized patients. J Physician Assist Educ. [Internet]. 2011 [cited Mar 10, 2016];22(4):34-7. Available from: http://migre.me/uGM82
    » http://migre.me/uGM82
  • 39
    Carvalho IP, Pais VG, Almeida SS, Ribeiro-Silva R, Figueiredo-Braga M, Teles A, et al. Learning clinical communication skills: outcomes of a program for professional practitioners. Patient Educ Couns. 2011 Jul;84(1):84-9. doi: 10.1016/j.pec.2010.05.010.
    » https://doi.org/10.1016/j.pec.2010.05.010
  • 40
    Halkett GKB, Mckay J, Shaw T. Improving students' confidence levels in communicating with patients and introducing students to the importance of history taking. Radiography. 2011;17(1):55-60. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.radi.2010.02.006
    » https://doi.org/10.1016/j.radi.2010.02.006
  • 41
    Sutin D, Rolita L, Yeboah N, Taffel L, Zabar S. A novel longitudinal geriatric medical student experience: using teaching objective structured clinical examinations. J Am Geriatr Soc. 2011 Sep;59(9):1739-43. doi: 10.1111/j.1532-5415.2011.03538.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2011.03538.x
  • 42
    Rao D. Skills Development Using Role-Play in a First-Year Pharmacy Practice Course. Am J Pharm Educ. 2011 Jun 10;75(5):84. doi: 10.5688/ajpe75584
    » https://doi.org/10.5688/ajpe75584
  • 43
    Rodríguez-Díez MC, Beunza JJ, López-Del BC, Hyder O, Civeira-Murillo MP, Díez N. Aprendizaje de la historia clínica con pacientes simulados en el grado de Medicina. Educ Méd. [Internet]. 2012 Mar [acceso 10 mayo 2016];15(1):47-52. Disponible en: http://migre.me/uGMu6
    » http://migre.me/uGMu6
  • 44
    Jameel A, Noor SM, Ayub S. Survey on perceptions and skills amongst postgraduate residents regarding breaking bad news at teaching hospitals in Peshawar, Pakistan. J Pak Med Assoc. [Internet]. 2012 [cited May 10, 2016] Jun;62(6):585-9. Available from: http://migre.me/uGMAG
    » http://migre.me/uGMAG
  • 45
    Luctkar-Flude M, Wilson-Keates B, Larocque M. Evaluating high-fidelity human simulators and standardized patients in an undergraduate nursing health assessment course. Nurse Educ Today. 2012 May;2(4):448-52. doi: 10.1016/j.nedt.2011.04.011.
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.04.011
  • 46
    Elley CR, Clinick T, Wong C, Arroll B, Kennelly J, Doerr H, et al. Effectiveness of simulated clinical teaching in general practice: randomised controlled trial. J Prim Health Care. 2012 Dec 1;4(4):281-7. doi:10.1071/HC12281
    » https://doi.org/10.1071/HC12281
  • 47
    Khadivzadeh T, Erfanian F. The effects of simulated patients and simulated gynecologic models on student anxiety in providing IUD services. Simul Healthc. 2012 Oct;7(5):282-7. doi: 10.1097/SIH.0b013e31826064b7.
    » https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e31826064b7
  • 48
    Brame JL, Martin R, Tavoc T, Stein M, Curran AE. A randomized controlled trial of the effect of standardized patient scenarios on dental hygiene students' confidence in providing tobacco dependence counseling. J Dent Hyg. [Internet]. 2012 [cited Jun 10, 2016] Fall;86(4):282-91. Available from: http://migre.me/uGN25
    » http://migre.me/uGN25
  • 49
    Bornais JA, Raiger JE, Krahn RE, El-Masri MM. Evaluating undergraduate nursing students' learning using standardized patients. J Prof Nurs. 2012 Sep-Oct;28(5):291-6. doi: 10.1016/j.profnurs.2012.02.001.
    » https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2012.02.001
  • 50
    Kiluk JV, Dessureault S, Quinn G. Teaching medical students how to break bad news with standardized patients. J Cancer Educ. 2012 Jun;27(2):277-80. doi: 10.1007/s13187-012-0312-9.
    » https://doi.org/10.1007/s13187-012-0312-9
  • 51
    Choi YJ. Exploring experiences of psychiatric nursing simulations using standardized patients for undergraduate students. Asian Nurs Res. 2012 Sep;6(3):91-5. doi:10.1016/j.anr.2012.07.001.
    » https://doi.org/10.1016/j.anr.2012.07.001
  • 52
    Wamsley M, Staves J, Kroon L, Topp K, Hossaini M, Newlin B, et al. The impact of an interprofessional standardized patient exercise on attitudes toward working in interprofessional teams. J Interprof Care. 2012 Jan;26(1):28-35. doi: 10.3109/13561820.2011.628425.
    » https://doi.org/10.3109/13561820.2011.628425
  • 53
    Grice GR, Wenger P, Brooks N, Berry TM. Comparison of patient simulation methods used in a physical assessment course. Am J Pharm Educ. 2013 May 13;77(4):77. doi: 10.5688/ajpe77477
    » https://doi.org/10.5688/ajpe77477
  • 54
    Burgess A, Clark T, Chapman R, Mellis C. Medical student experience as simulated patients in the OSCE. Clin Teach. 2013 Aug;10(4):246-50. doi: 10.1111/tct.12016.
    » https://doi.org/10.1111/tct.12016
  • 55
    Lin EC, Chen SL, Chao SY, Chen YC. Using standardized patient with immediate feedback and group discussion to teach interpersonal and communication skills to advanced practice nursing students. Nurse Educ Today. 2013 Jun;33(6):677-83. doi: 10.1016/j.nedt.2012.07.002.
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.07.002
  • 56
    Naeve-Velguth S, Christensen SA, Woods S. Simulated patients in audiology education: student reports. J Am Acad Audiol. 2013 Sep;24(8):740-6. doi: 10.3766/jaaa.24.8.10.
    » https://doi.org/10.3766/jaaa.24.8.10
  • 57
    Katoue MG, Al Haqan A. Implementation and evaluation of a workshop on patient counseling about antidiabetic medications for final-year pharmacy students. Med Princ Pract. 2013;22(5):489-94. doi: 10.1159/000350840.
    » https://doi.org/10.1159/000350840
  • 58
    Harnof S, Hadani M, Ziv A, Berkenstadt H. Simulation-based interpersonal communication skills training for neurosurgical residents. Isr Med Assoc J. [Internet]. 2013 Sep [cited May 10, 2016];15(9):489-92. Available from: http://migre.me/uGNBm
    » http://migre.me/uGNBm
  • 59
    Schweller M, Costa FO, Antônio MÂ, Amaral EM, Carvalho-Filho MA. The impact of simulated medical consultations on the empathy levels of students at one medical school. Acad Med. 2014 Apr;89(4):632-7. doi: 10.1097/ACM.0000000000000175.
    » https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000175
  • 60
    Mandrusiak A, Isles R, Chang A, Choy NL, Toppenberg R, McCook D, et al. Senior physiotherapy students as standardised patients for junior students enhances self-efficacy and satisfaction in both junior and senior students. BMC Med Educ. 2014;14(5):105. doi: 10.1186/1472-6920-14-105
    » https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-105
  • 61
    Singleton JA, Carrico RM, Myers JA, Scott DA, Wilson RW, Worth CT. Tobacco cessation treatment education for dental students using standardized patients. J Dent Educ. [Internet]. 2014 [cited May 10, 2016]Jun;78(6):895-905. Available from: http://migre.me/uGNKt
    » http://migre.me/uGNKt
  • 62
    Wheeler CA, McNelis AM. Nursing student perceptions of a community-based home visit experienced by a role-play simulation. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2014 [cited May 10, 2016] Jul-Aug;35(4):259-61. Available from: http://migre.me/uGNXh
    » http://migre.me/uGNXh
  • 63
    Kameg KM, Szpak JL, Cline TW, McDermott DS. Utilization of standardized patients to decrease nursing student anxiety. Clin Simul Nurs. 2014;10(11):567-73. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.006
    » https://doi.org/10.1016/j.ecns.2014.09.006
  • 64
    Mills J, West C, Langtree T, Usher K, Henry R, Chamberlain-Salaun J, et al. Putting it together: unfolding case studies and high-fidelity simulation in the first-year of an undergraduate nursing curriculum. Nurse Educ Pract. 2014 Jan;14(1):12-7. doi:10.1016/j.nepr.2013.06.003
    » https://doi.org/10.1016/j.nepr.2013.06.003
  • 65
    Koo L, Layson-Wolf C, Brandt N, Hammersla M, Idzik S, Rocafort PT, et al. Qualitative evaluation of a standardized patient clinical simulation for nurse practitioner and pharmacy students. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):740-6. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.005.
    » https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.005
  • 66
    Mackey S, Tan KK, Ignacio J, Palham S, Dawood RB, Liaw SY. The learning experiences of senior student nurses who take on the role of standardised patient: a focus group study. Nurse Educ Pract. 2014 Nov;14(6):692-7. doi: 10.1016/j.nepr.2014.10.003.
    » https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.10.003
  • 67
    Sittikariyakul P, Jaturapatporn D, Kirshen AJ. Acting as standardized patients enhances family medicine residents' self-reported skills in palliative care. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2015 Aug;20(3):645-54. doi: 10.1007/s10459-014-9552-2
    » https://doi.org/10.1007/s10459-014-9552-2
  • 68
    Oh PJ, Jeon KD, Koh MS. The effects of simulation-based learning using standardized patients in nursing students: A meta-analysis. Nurse Educ Today. 2015 May;35(5):e6-e15. doi: 10.1016/j.nedt.2015.01.019.
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.01.019
  • 69
    King J, Hill K, Gleason A. All the world's a stage: evaluating psychiatry role-play based learning for medical students. Australas Psychiatry. 2015 Feb;23(1):76-9. doi: 10.1177/1039856214563846.
    » https://doi.org/10.1177/1039856214563846
  • 70
    McNamara N. Preparing students for clinical placements: The student's perspective. Nurse Educ Pract. 2015 May;15(3):196-202. doi: 10.1016/j.nepr.2014.11.011.
    » https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.11.011
  • 71
    Williams B, Song JJY. Are simulated patients effective in facilitating development of clinical competence for healthcare students? A scoping review. Adv Simul. 2016;1(6):3-9. doi: 10.1186/s41077-016-0006-1
    » https://doi.org/10.1186/s41077-016-0006-1
  • 72
    Gonçalves R, Coutinho V, Lobão C. Simulação e desenvolvimento de competências. In: Martins JCA, Mazzo A, Mendes IAC, Rodrigues MA. (Org.). A simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto: SOBRACEN; 2014.
  • 73
    Cantrell MJ, Deloney LA. Integration of standardized patients into simulation. Anesthesiol Clin. 2007 Jun;25(2):377-83. doi: 10.1016/j.anclin.2007.03.003
    » https://doi.org/10.1016/j.anclin.2007.03.003
  • 74
    Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Students' satisfaction with simulated clinical experiences: validation of an assessment scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2014 Oct;22(5):709-715. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471.
    » https://doi.org/10.1590/0104-1169.3295.2471
  • 75
    Tun JK, Alinier G, Tang J, Kneebone RL. Redefining Simulation Fidelity for Healthcare Education. Simul Gaming. 2015 Apr;5(1). doi: 10.1177/1046878115576103
    » https://doi.org/10.1177/1046878115576103
  • 76
    Jeffries PR. Simulation in nursing education: From conceptualization to evaluation. 2.ed. New York, NY: National League for Nursing; 2007.
  • 77
    Brady S, Bogossian F, Gibbons K. The effectiveness of varied levels of simulation fidelity on integrated performance of technical skills inmidwifery students-a randomised intervention trial. Nurse Educ Today. 2015 Mar;35(3):524-9. doi: 10.1016/j.nedt.2014.11.005.
    » https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.11.005
  • 78
    Baptista RCN, Pereira MFCR, Martins JCA. Simulação no ensino de graduação em enfermagem: evidências científicas. In: Martins JCA, Mazzo A, Mendes IAC, Rodrigues MA, organizadores. A simulação no ensino de enfermagem, Ribeirão Preto: SOBRACEN; 2014. p. 65-76.
  • 79
    Cremonese TS, Marques IR. Significados das primeiras experiências do estudante de enfermagem nos estágios clínicos. Rev Enferm UNISA. [Internet]. 2011 [acesso 14 ago 2016];12(2):94-9. Disponível em: http://migre.me/uGORL
    » http://migre.me/uGORL
  • 80
    Costa FD, Azevedo RCS. Empatia, relação médico-paciente e formação em medicina: um olhar qualitativo. Rev Bras educ med. 2010;34(2):261-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000200010.
    » https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000200010

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    11 Set 2016
  • Aceito
    02 Maio 2017
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br