Acessibilidade / Reportar erro

Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no município de Ribeirão Preto

Acogimiento a la clientela: estudio en unidades básicas de salud en el município de Ribeirão Preto

Receiving clients: a study in basic health units in the city of Ribeirão Preto

Tendo como referencial teórico o "modelo de ajuda" cujos elementos são: atender, responder, personalizar, orientar, envolver-se, explorar, compreender, agir; realizou-se o estudo analisando o relacionamento que se estabelece entre auxiliar de enfermagem e clientela em duas unidades de saúde enfocando o acolhimento. Quatro casos típicos são apresentados, mostrando que nem sempre as relações são personalizadas, cliente e auxiliar não se envolvem na relação, há maior preocupação com as habilidades técnicas que com acolhimento. Na mesma unidade, há posturas diversas no comunicar-se. O acolhimento ainda deve ser incorporado aos procedimentos das unidades, ao mesmo tempo que deve transcender o caráter rotineiro do cotidiano.

enfermagem; processos de enfermagem; relações interpessoais


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br