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Escala de Motivação Acadêmica: evidências de validade e confiabilidade com estudantes de graduação em enfermagem* * Artigo extraído da tese de doutorado “Motivação e autonomia dos estudantes de graduação em enfermagem à luz da teoria da autodeterminação”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo:

avaliar as evidências de validade e a confiabilidade da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com base na estrutura interna.

Método:

pesquisa metodológica realizada com 205 estudantes de graduação em Enfermagem. A dimensionalidade/estrutura interna da EMA foi avaliada por meio de análises fatoriais, no contexto de Modelagens de Equações Estruturais Exploratórias (ESEM) e a confiabilidade dos fatores foi aferida pelos coeficientes alfa de Cronbach (α) e Confiabilidade Composta (CC).

Resultados:

foram obtidos índices de ajuste aceitáveis (CFI = 0,92; RMSEA = 0,07; SRMR = 0,06) para um modelo tridimensional: Motivação Intrínseca (10 itens; α = 0,84; CC = 0,86); Motivação Extrínseca (08 itens; α = 0,84; CC = 0,90); e Desmotivação (04 itens; α = 0,84; CC = 0,88). Encontrou-se padrão correlacional significativo para o continuum de motivação.

Conclusão:

a análise da dimensionalidade da EMA alcançou um modelo de três fatores: Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca e Desmotivação, sendo considerada uma alternativa parcimoniosa à versão original de sete fatores. Este estudo contribuiu para a avaliação da validade do instrumento de medida e seu refinamento teórico, apontando a necessidade de que investigações futuras avaliem sua propriedade de invariância.

Descritores:
Motivação; Bacharelado em Enfermagem; Estudos de Validação; Reprodutibilidade dos Testes; Análise Fatorial; Psicometria


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