Acessibilidade / Reportar erro

Classificação e avaliação do ambiente de prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Ambiente de prática profissional dos enfermeiros que atuam em hospital de ensino”, apresentada à Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo:

classificar e avaliar o ambiente da prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino.

Método:

estudo transversal com 188 enfermeiros de um hospital de ensino do estado de São Paulo, SP, Brasil. Utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e profissionais e a Practice Environment Scale - versão brasileira para classificar e avaliar o ambiente de prática profissional dos enfermeiros. Os dados foram analisados com os testes t de Student, análise de variância, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com nível de significância de 5% (p<0,05). A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo alfa de Cronbach.

Resultados:

a média do escore para a Practice Environment Scale - versão brasileira foi de 2,54 e os participantes consideraram duas das cinco subescalas desfavoráveis para a prática: subescala 1 “Participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares” (2,37) e a subescala 4 “Adequação da equipe e de recursos” (2,23).

Conclusão:

o ambiente de prática profissional dos enfermeiros foi classificado como misto avaliando-o com condições favoráveis ao exercício da enfermagem, porém a participação e envolvimento dos enfermeiros nos assuntos hospitalares e a adequação de recursos para prestar assistência com qualidade necessitam de melhorias.

Descritores:
Ambiente de Trabalho; Ambiente de Instituições de Saúde, Cuidados de Enfermagem; Prática Profissional; Condições de Trabalho; Hospital de Ensino


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br