Open-access A terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica no tratamento de lesão por pressão: revisão de escopo*

Objetivo:  mapear a literatura científica sobre a terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica no tratamento de lesão por pressão.

Método:  tratou-se de uma revisão de escopo, conforme preconizado pelo Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos primários e secundários disponíveis na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, de 2014 a 2024, em nove bases de dados.

Resultados:   foram incluídos 24 estudos seguindo os critérios de elegibilidade. Os achados sugerem que a fotobiomodulação e fotodinâmica podem desempenhar um papel importante na reparação tecidual, redução do tamanho e melhoria dos indicadores clínicos no manejo de lesão por pressão. Observou-se uma diversidade de tipos de lasers utilizados na fotobiomodulação e os comprimentos de onda comuns mais utilizados incluíram 658 nm, 660 nm, 808 nm e 980 nm.

Conclusão:  os estudos identificados mostram que as terapias de fotobiomodulação e fotodinâmica apresentam resultados promissores na cicatrização, redução do tamanho das lesões e melhoria dos indicadores clínicos no tratamento de lesão por pressão.

Descritores:
Enfermagem; Lesão por Pressão; Terapia a Laser de Baixa Intensidade; Terapia Fotodinâmica; Cuidados de Enfermagem; Revisão.


Destaques:

(1) As terapias de luz são eficazes no tratamento de lesões por pressão. (2) A cicatrização otimizada é um resultado promissor das terapias estudadas. (3) A redução do tamanho das lesões é um efeito positivo das terapias utilizadas. (4) Há melhoria clínica apresentada nos indicadores nos estudos revisados.

location_on
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3387 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro