Objetivo: construir uma Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem, a partir do mapeamento da literatura científica.
Método: estudo metodológico voltado à construção de uma Teoria de Médio Alcance, desenvolvido com base no modelo teórico-causal e fundamentado no Modelo de Adaptação de Roy. O processo foi operacionalizado em seis etapas: (1) definição da abordagem para construção da teoria; (2) definição dos modelos teórico-conceituais; (3) identificação dos conceitos-chave; (4) elaboração de um esquema pictórico; (5) formulação de proposições; e (6) estabelecimento de relações causais e evidências para a prática.
Resultados: foram identificados cinco atributos essenciais, 15 antecedentes e 23 consequentes clínicos. A análise desses elementos possibilitou o desenvolvimento da Teoria de Médio Alcance, composta por um diagrama ilustrativo, oito proposições, 12 relações causais e evidências para a prática.
Conclusão: o pequeno número de estudos mostra a pouca exploração do tema no âmbito nacional e internacional. A Teoria de Médio Alcance ampliou a compreensão do diagnóstico de baixa autoestima situacional, oferecendo subsídios para a atuação do enfermeiro no contexto universitário.
Descritores:
Teoria de Enfermagem; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Processo de Enfermagem
Destaques:
(1) A TMA introduz elementos para o enfermeiro utilizar na prática clínica. (2) Amplia a compreensão sobre o diagnóstico baixa autoestima situacional. (3) Apoia o avanço da prática e da pesquisa relacionada ao processo de cuidar estudantil. (4) Pode servir como recurso orientador para implementar ações frente a baixa autoestima.
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*TMA = Teoria de Médio Alcance