Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 4, Número: 3, Publicado: 1996
  • A enfermagem e o sistema de saúde Editorial

    Villa, Tereza Cristina Scatena; Mishima, Silvana Martins
  • Qualidade de vida de pessoas com doença crônica Artigos Originais

    Martins, Luciana Mendes; França, Ana Paula Dias; Kimura, Miako

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivos; identificar o significado de qualidade de vida para pessoas com doença crônica e verificar a interferência da doença sobre a qualidade de vida das mesmas. Foram entrevistadas 71 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 13 e 79 anos, atendidas nos ambulatórios de Clínica Médica de 2 hospitais governamentais. Utilizou-se, para coleta de dados, um formulário com questões abertas e fechadas. Os diagnósticos mais freqüentes foram hipertensão arterial e diabetes mellitus. O significado de qualidade vida para as pessoas entrevistadas relacionou-se principalmente ao bem-estar material (40,9%), ao bem-estar físico (23,9%) e ao bem-estar emocional (11,2%). A doença crônica interferiu na qualidade de vida das pessoas por alterar, sobretudo, a sua capacidade física (67,6%), o trabalho/estudo/atividades/ do lar (64,8%) e a auto-estima (53,5%). A partir dos resultados obtidos, enfatiza-se a importância de se considerar a multidimensionalidade do conceito de qualidade de vida na assistência de enfermagem as pessoas com doenças crônicas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivos: identificar el significado de calidad de vida para la persona con enfermedad crónica y verificar la interferencia de la enfermedad sobre la calidad de vida de esas personas. Fueron entrevistados 71 personas de los dos sexos, atendidos en los ambulatorios de Clínica Médica de dos hospitales gubernamentales. Los diagnósticos más frecuentes fueron la hipertensión arterial y el diabetes mellitus. Se utilizó, para la recolección de los datos, un instrumento con preguntas abiertas y cerradas. El significado de calidad de vida para las personas entrevistadas se relacionó principalmente con bienestar material (40,9%), bienestar físico (23,9%) y bienestar emocional (11,2%). La enfermedad crónica interfirió en la calidad de vida de las personas al modificar, sobretodo, su capacidad física (67,6%), el trabajo/estudio/actividad en el hogar (64,8%) y la autoestima (53,5%). A partir de los resultados obtenidos, se enfatiza la importancia de considerar la multidimensionalidad del concepto de calidad de vida en la atención a la salud y en particular, en la atención de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The present study has the following objectives: to identify the significance of the quality of life people with chronic illness and verify its interference in their quality of life. We have studied 71 people of both sexes, attended in the clinical settings of 2 public hospitals. The most common diagnoses were high blood pressure and diabetes mellitus. The significance of quality of life to interviewed people was related mainly to material comfort (40,9%); physical comfort (23,9%) and emotional comfort (11,2%). Chronic illness interfered in their quality of life because it has changed, especially, their physical capacity (67,6%), their work/study/home activities (64,8%) and their serf-esteem (53,5%). Based on the results, we emphasize the importance of nursing in the adaptation process of people and their relatives considering the limitations of chronic illness.
  • Os significados da palavra conforto segundo a perspectiva do paciente com infarto agudo do miocárdio Artigos Originais

    Mussi, Fernanda Carneiro; Friedlander, Maria Romana; Neves-Arruda, Eloita

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar o significado da palavra conforto conferido por pacientes com infarto agudo do miocárdio, do sexo masculino, internados numa Unidade Coronariana do município de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário específico. As respostas às questões abertas foram tratadas utilizando-se o método de análise de conteúdo de BARDIN², e os resultados basicamente analisados sob a forma de números absolutos percentuais. O conforto enquanto significado foi expressado com vários sentidos, relacionando-se com as condições materiais ou financeiras (29,4%), o desfrutar das interações pessoais (21,6%), as sensações de bem-estar psicológico (13,7%), físico (11,8%) e espiritual (9,8%), o funcionar normalmente (13,7%), isto é, Ter expectativas de recuperação, estar livre de doenças e poder desempenhar as atividades habituais.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue identificar cuál es el significado que los pacientes de sexo masculino diagnosticado con infarto agudo del miocardio, internados en una unidad coronaria del municipio de São Paulo, le dan a la palabra bienestar. La fuente de los datos fue obtenida por medio de un formulario específico. Las respuestas a las preguntas abiertas fueron tratadas utilizándose en método de análisis de contenido de BARDIN² y los resultados básicamente analizados sobre la forma de números absolutos y porcentuales. En cuanto el significado de bienestar fue expresado con varios sentidos, relacionándose con las condiciones materiales o financieras (29,4%), el disfrute de las interacciones personales (21,6%) las sensaciones del bienestar psicológico (13,7%), físico (11,8%) y espiritual (9,8%), el funcionar normalmente (13,7%) esto es, tener expectativa de recuperación, estar libre de enfermedad y poder desempeñar las actividades habituales. Además de las conclusiones relacionadas directamente a los objetivos, los resultados del presente estudio permiten decir también: a) dada la multidimensionalidad y consecuente complejidad del bienestar, este posiblemente no depende exclusivamente de los cuidados de una enfermera; b) la pluralidad de los indicadores encontrados sugiere que el mismo significado de bienestar puede ser expresado o descrito por los pacientes por medio de formas variadas.

    Resumo em Inglês:

    This investigation included 25 male adult patients with Acute Myocardial Infarction admitted in a Coronary Disease Unit located in the Municipality of São Paulo, Brazil. It aimed at identifying the meaning those patients give to the word comfort. Data collection was carried using a specific form and manually processed; answers to open questions were treated using the BARDIN'S² content analysis method and the results were basically analyzed in absolute numbers and percentages and organized in tables and figures. Comfort was expressed by several ways, from material and financial conditions, enjoyment of personal interactions, sense of physical, psychological, and spiritual well-being to normal functioning which means recovery expectations, disease-freedom and capacity to perform usual activities. Material and financial conditions (29,4%) and personal interactions (21,6%) were emphasized. In addition to the conclusions directly related to the objective, the results showed that: (a) viewing the multidimensional aspects related to comfort, it should not be exclusively considered as dependent of nursing care; (b) various indicators identified suggested that the same meaning for comfort was expressed or described in most varied ways.
  • Reflexões sobre o preparo do enfermeiro na área de oncologia pediátrica Artigos Originais

    Françoso, Luciana Pagano Castilho

    Resumo em Português:

    A questão do preparo profissional em Enfermagem Oncológica Pediátrica é discutida, inicialmente através de reflexões sobre o tema da morte e posteriormente através de reflexões sobre os aspectos críticos da assistência na área, ligados à relação enfermeira-paciente.

    Resumo em Espanhol:

    La cuestión de la preparación profesional en Enfermeria Oncológica Pediátrica es discutida inicialmente a través de reflexiones sobre el tema de la muerte y posteriormente a através de reflexiones sobre aspectos críticos en la asistencia en la área, ligados a la relación enfermera-paciente.

    Resumo em Inglês:

    The question of professional preparation in Oncologic Nursing is discussed, at first through reflections about the theme of death and after through reflections about critical aspects of the care in the area related to nurse-patient relationship.
  • Prevalência de anemia e deficiência de ferro em adolescentes do sexo feminino - Taboão da Serra, SP, Brasil Artigos Originais

    Fujimori, Elizabeth; Szarfarc, Sophia C; Oliveira, Ida Maria Vianna de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de avaliar a prevalência de anemia e deficiência de ferro em mulheres adolescentes, estudou-se uma mostra equiprobabilística de 262 adolescentes do Município de Taboão da Serra, SP, Brasil. A anemia foi diagnosticada pelo nível de hemoglobina, e a deficiência de ferro através da concentração de protoporfirina eritrocitária livre. Encontrou-se 17,6% de anemia e sua ocorrência foi inversamente relacionada ao indicadores sócios-econômicos estudados: renda, escolaridade do chefe da família e características da moradia. Foi mais freqüente no grupo pré-menarca e não mostrou relação com o intervalo entre os ciclos menstruais. A prevalência de deficiência de ferro foi de 29,4% e não se verificou correlação com o nível de hemoglobina a não ser nos casos de severos de anemia.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de evaluar la prevalencia de anemia y deficiencia de hierro en mujeres adolescentes, se estudió una muestra equiprobabilistica de 262 adolescentes del Municipio de Taboão da Serra, Brasil. La anemia fue diagnosticada por el nivel de hemoglobina y la deficiencia de hierro a través de la concentración de protoporfirina eritrocitaria libre. Se encontró 17,6% de anemia y su ocurrencia fue inversamente relacionada a los indicadores socioeconómicos estudiados: renta, escolaridad del jefe de familia y característica de la vivienda. Fue más frecuente en el grupo pre-menarquia y no mostró relación con el intervalo entre los ciclos menstruales. La prevalencia de deficiencia de hierro fue de 29,4% y no se encontró correlación con el nivel de hemoglobina a no ser en los casos severos de anemia.

    Resumo em Inglês:

    It was studied an equiprobabilistic sample of 262 female teenagers living in the city of Taboão da Serra, Brazil, with the aim of evaluating the prevalence of anemia and iron-deficiency. Anemia was identified by the hemoglobin level and the prevalence of iron-deficiency was determined through the concentration of free erythrocyte protoporphyrin. It was observed a prevalence of 17,6% of anemia, and its occurrence was inversely related to factors indicative of the economic-social level: income, schooling of parents and home's characteristics. The presence of anemia was higher in the group that did not have reached menarche, and its occurrence did not show relation with the interval between menstrual cycle. The prevalence of iron-deficiency was of 29,4% and it was not verified correlation between the bloody hemoglobin and the free erythrocyte protoporphyrin, except in severe cases of anemia.
  • Evaluación de la escala Borg de esfuerzo percibido aplicada a la rehabilitación cardiaca Artículo Originales

    Burkhalter, Natalie

    Resumo em Espanhol:

    La escala Borg de esfuerzo percibido mide la gama entera del esfuerzo que el individuo percibe al hacer ejercicio. Esta escala da criterios para hacerle ajustes a la intensidad de ejercicio, o sea, a la carga de trabajo, y así pronosticar y dictaminar las diferentes intensidades del ejercicio en los deportes y en la rehabilitación médica (BORG, 1982). También se puede usar tanto en el atletismo, en la astronáutica, la industria y ambientes militares, como en las situaciones cotidianas. El concepto del esfuerzo percibido es una valoración subjetiva que indica la opinión del sujeto respecto a la intensidad del trabajo realizado (MORGAN, 1973). El sujeto que hace el ejercicio debe asignar un número del 1 al 20, para representar la sensación subjetiva de la cantidad de trabajo desempeñado. La escala es una herramienta valiosa dentro del ámbito del desempeño humano, en que a menudo la consideración importante no es tanto "lo que haga el individuo" "sino" "lo que cree que hace" (MORGAN, 1973).

    Resumo em Inglês:

    Borg's perceived exertion scale measures the extent of perceived exertion which a person experiences during exercise. The perceived exertion scale is used to adjust exercise intensity (workload) for predictions and prescriptions of exercise intensities in sports and medical rehabilitation (BORG, 1982). In addition, Borg's scale can be used in the athletic arena, space, industry, military settings, or under everyday circumstances. The concept of perceived exertion is a subjective rating, indicating the subject's opinion about the intensity of the work being performed (MORGAN, 1973). The task of exercising subjects is to assign a number (from 1-20) to represent the subjective sensation of the amount of work being performed. This is a valuable tool in human performance setting, where an important consideration is not "what the individual is doing, but what he thinks and is doing" (MORGAN, 1973).
  • A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa Artigos Originais

    Cassiani, Silvia Helena De Bortoli; Caliri, Maria Helena Larcher; Pelá, Nilza Teresa Rotter

    Resumo em Português:

    Pesquisa interpretativa envolve os estudos da linha qualitativa e a pesquisa indutiva. Na classificação apresentada por LOWENBERG (1994) a teoria fundamentada nos dados é um tipo de pesquisa interpretativa situada como uma variante dentro do interacionismo simbólico. Face à pouca utilização desta metodologia nos estudos nacionais, este estudo teve por objetivo tratar da teoria fundamentada nos dados, enquanto referencial metodológico, apresentando e indicando seu método. As seguintes etapas foram apresentadas: coleta dos dados empíricos, os procedimentos de codificação ou análise dos dados; codificação aberta, codificação axial ou formação e desenvolvimento do conceito; codificação seletiva ou modificação e integração do conceito e delimitação da teoria. Os estudos de CALIRI (1994) e de CASSIANI (1994) exemplificaram a utilização deste referencial metodológico. Finalmente visualizou-se a metodologia da teoria fundamentada os dados como um referencial de análise que fornece caminhos e orienta, através de suas etapas, o investigador que pretende utilizá-la.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación interpretativa envolve estudios de la línea cualitativa y la investigación inductiva. En la clasificación presentada por LOWENBERG (1994) la teoría basada en datos es un tipo de investigación interpretativa situada como una variante del interaccionismo simbólico. El propósito de la presente investigación fue estudiar la teoría basada en datos, como un referencial metodológico, presentando y indicando su método. Las siguientes etapas fueron presentadas: colecta de datos empíricos, los procedimientos de codificación o análisis de datos; codificación abierta, codificación axial o formación y desarrollo del concepto; codificación selectiva o modificación y integración del concepto y delimitación de la teoría. Los estudios de CALIRI (1994) y de CASSIANI (1994) pusieron por ejemplo la utilización de esta referencia metodológica. En el final, las autoras visualizaron la metodología de la teoría basada en datos como una referencia del análisis que indica direcciones y orienta, con sus etapas, el pesquisidor que la pretende utilizar.

    Resumo em Inglês:

    Interpretative research comprehends studies on qualitative methodology and inductive research. According to Lowenberg's classification (1994), grounded theory is a type of interpretative research situated as a variant of symbolic interaction. The purpose of the present study was to discuss grounded theory as a methodological reference, presenting it and indicating its method. The following stages were presented: collection of empirical data, proceedings of data codification or analysis; open coding, axial coding or concept modification and integration and theory delimitation. The studies of CALIRI (1994) and CASSIANI (1994) exemplified the utilization of this methodological reference. Finally, authors visualized grounded theory as an useful reference of analysis, providing means and orienting, through its stages, the researcher aiming at using it.
  • Viabilidad de una propuesta de cambio para el mejoramiento continuo en una organización compleja: Departamento de Enfermería Artículo Originales

    Villalobos, Nora Agnes Veja; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Espanhol:

    El departamento de Enfermería es una organización compleja, que tiene su cultura, y que se compone de dos o más grupos enlazados por una red compleja de relaciones sociales, valores y metas comunes y sirven como contexto de las intervenciones de enfermería. La organización compleja envuelve tipo, subsistema, fronteras, filosofía, y estilo de vida, proceso de adaptación al entorno, integración, toma de decisiones, tratamiento de la información, comunicación, coalición-formación y compromiso. La propuesta teórica de cambio para el mejoramiento contínuo está basada en los siete pasos de la teoría de cambio de Lippitt y en el P.C.D.A.

    Resumo em Inglês:

    The nursing department is a complex organization, or a social system, made up of two or more groups interconnected through a complex net of social relations, common values and goals, used as the context for nursing interventions. The complex organization embodies type, subsystems, limitations, philosophy, life styles and process of adaptation to the environment, integration of subsystems, decision making, information processing, communications, coalition-formation and commitment. Theoretical interchange proposal to achieve full quality parameters is based on the seven stages of Lippit's exchange theory.
  • Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos Artigos Originais

    Bocchi, Silvia Cristina Mangini; Pessuto, Janete; Dell'Aqua, Magda Cristina Queiroz

    Resumo em Português:

    O estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio es una investigación descriptiva, tiene como objetivo evaluar las contribuciones y dificultades sentidas por alumnos en la utilización del Modelo Operacional del Estudio de Caso, propuesto por las autoras como una de las estrategias de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica. Para instrumentalizar y operacionalizar el análisis del contenido de las respuestas dadas por los alumnos, usamos el análisis temática, según Bardin. Con la realización de esta investigación concluimos que los alumnos reconocen el modelo como estrategia de enseñanza en su formación, principalmente encuanto al conocimiento teórico-práctico de la asistencia (70%) que este ofrece, estimulándolos a la autonomía en la toma de decisiones y solución de problemas en la área, además de incitarlos en la utilización de la biblioteca, otra contribución está relacionada al conocimiento referente a la Metodología Científica (30%), donde el modelo emerge como una estrategia de iniciación a esta actividad. Las dificultades sentidas por los alumnos en la elaboración de estudio de casos ocurrieron en las siguientes etapas: - en la consulta bibliográfica (58%), principalmente, encuanto a la falta de bibliografía específica y reciente en la área de enfermería y al no acceso de los alumnos de pregrado a los índices informatizados; - en la redacción del trabajo (27%), pero al mismo tiempo revelando que el estudio de caso propicia conocimientos básicos sobre como elaborar y escribir uno trabajo científico; y otras (15%).

    Resumo em Inglês:

    The study deals with a descriptive research, with the aim of assessing the contribution and difficulties expressed by students, utilizing the case study operational model, proposed by the authors as one of the teaching strategies used in Medical-Surgical Courses. In order to implement and perform the answer content analysis given by the students, authors used thematic analysis according to Bardin. With the performance of this investigation, we concluded that: students recognize the model as a teaching strategy in the formation of themselves, mainly related to theoretical and practical knowledge (70%). It encouraged them to decision making process autonomy and problem solving area besides stimulated them by using library resources. The other contribution related to knowledge refers to scientific methodology (30%), where the model emerges as an initiation strategy to this activity. Difficulties expressed by students in preparing the case study occurred in the following stage; - bibliographical survey (58%), to mainly lack of specific and updated bibliography in nursing area and lack of access indexes; - in the work essay (27%). It also revealed that study case contributed to basic knowledge about the elaboration of a scientific essay; among others (15%).
  • A enfermagem na Alemanha: algumas reflexões sobre sua constituição histórica e o processo atual de profissionalização Artigos Originais

    Kleba, Maria Elisabeth

    Resumo em Português:

    Neste artigo busco resgatar raízes da institucionalização da assistência à doença na Alemanha e da constituição da enfermagem como categoria profissional. Descrevo características do modelo assistencial alemão, situando a enfermagem enquanto profissão que sofre atualmente um processo de revisão em sua formação e em suas concepções para a prática. A abertura de cursos em nível universitário e a introdução de concepções como holísmo e instrumentalização dos pacientes para seu auto-cuidado, abre novas perspectivas para a enfermagem alemã, ao mesmo tempo em que soma esforços na construção de novos caminhos para a enfermagem internacional.

    Resumo em Espanhol:

    Con este artículo busco rescatar raíces de la institucionalización de la asistencia a la enfermedad en Alemania y la constitución de la enfermería como categoría profesional. Describió características del modelo asistencial Aleman, situando la enfermería en cuanto a la profesión que sufre en la actualidad un proceso de revisión en su formación y de sus conceptos para la práctica. La apertura de cursos en el nivel universitario y la introducción de conceptos como holismo y instrumentalización de los pacientes para su auto-cuidado, abre nuevas perspectivas para la enfermería Alemana, al mismo tiempo suma esfuerzos en la construcción de nuevos caminos para la enfermería internacional.

    Resumo em Inglês:

    In this article I outline some roots of the institutionalization of the assistance for illness in Germany and the arise of nursing as a profession. I describe characteristics of the German assistance model and situate nursing as a profession, specially its formation and conceptions of its practice. The opening of university courses and the introduction of concepts like holism enabled patients to take care of themselves opening new perspectives for German nursing and stimulating the creation of new ways for nursing in the world.
  • Evolução da enfermagem no contexto do hospital-escola: depoimentos de enfermeiros representantes da década de 70 Artigos Originais

    Vietta, Edna Paciência; Uehara, Marlene; Silva Netto, Kelly Ap.

    Resumo em Português:

    Este estudo é parte de um projeto mais amplo que visa resgatar aspectos significativos relacionados a revolução da assistência de enfermagem da década de 50 a 90. Este resgate é feito através da técnica de depoimentos orais de enfermeiros em exército e aposentados, no contexto de um hospital-escola do interior paulista. O presidente estudo particulariza os resultados obtidos, referentes a década de 70. Como resultado evidencia-se o esforço empreendido pelos enfermeiros na luta pelo reconhecimento e prestígio da profissão, as transformações intensas e profundas aos novos papéis da enfermeira enquanto líder da equipe e membro da equipe médica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio es parte de un proyecto más amplio intentando la captación de aspectos significativos relacionados a la evaluación de la asistencia de enfermería en las décadas de 50 a 90. La captación se ha realizado a través de la técnica de declaraciones orales de los enfermeros en ejercicio de la profesión, en el contexto de un hospital-escuela de interior del Estado de São Paulo. El presente estudio particulariza los resultados obtenidos, referentes a la década de 70. Como resultados se evidencian el esfuerzo imprimido por las enfermeras en la lucha por el reconocimiento y prestigio de la profesión. Las transformaciones intensas y profundas relacionadas a los nuevos roles de la enfermera como líder de los trabajadores de enfermería y miembro del grupo de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This study is part of a more extensive project that proposes to recover significant aspects related to nursing care evolution from 1950s. This study is developed through the technique of oral declaration by active and retired registered nurses, in the context of an university-hospital from São Paulo State. The present study emphasizes the outcomes referring to the 1970s. As result becomes evident the undertaken effort by nurses in the struggle for profession's recognition and prestige; intense and deep transformations related to nurse's new roles as leadership of nursing staff and member of medical team.
  • Utopia possível Resenhas De Livros

    Oliveira, Francisca Bezerra de
  • Educar pela pesquisa Resenhas De Livros

    Munari, Denize Bouttelet
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br