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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 11, Número: 5, Publicado: 2003
  • O papel emergente do líder Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa
  • O desafio da liderança para o enfermeiro Artigos Originais

    Simões, Ana Lúcia de Assis; Fávero, Neide

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos conhecer a opinião do enfermeiro sobre a possibilidade de tornar-se líder, identificar características e habilidades de um líder eficaz e apresentar pontos fortes e fracos relacionados ao desempenho da liderança, segundo a auto-avaliação dos enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com 36 enfermeiros da área hospitalar, sendo analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a maioria dos enfermeiros entrevistados concorda que seja possível tornar-se líder; credibilidade, comunicabilidade e conhecimentos foram características destacadas em um líder; ter bom relacionamento, envolvimento e segurança foram atitudes responsáveis pelo sucesso do enfermeiro nas experiências de liderança, caracterizando os pontos fortes, enquanto que insegurança e comunicação ineficaz representaram os pontos fracos. Concluiu-se que existem perspectivas para o enfermeiro melhorar seu desempenho na liderança, desde que haja mudanças no comportamento, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivos conocer la opinión del enfermero a cerca de la posibilidad de hacerse líder; identificar características y habilidades de un líder eficaz y presentar puntos fuertes y débiles relacionados con el desempeño del liderazgo, según la auto-evaluación de los enfermeros. La recolección de datos fue hecha a través de encuestas semi-estructuradas, realizadas con 36 enfermeros del área hospitalaria, analizadas mediante la técnica de análisis de contenido. Los resultados muestran que la mayoría de los enfermeros entrevistados están de acuerdo con que sea posible hacerse líder; credibilidad, comunicabilidad y conocimientos fueron características resaltadas en un líder; tener buenas relaciones, compromiso y seguridad fueron actitudes señaladas como responsables del éxito del enfermero en las experiencias de liderazgo, caracterizándolas como puntos fuertes, mientras que inseguridad y comunicación ineficaz representaron los puntos débiles. Se concluye que hay perspectivas para el enfermero mejorar su desempeño en el liderazgo, siempre y cuando haya cambios en el comportamiento, adquisición de conocimiento y desarrollo de capacidades específicas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at learning the opinion of nurses about the possibility of becoming a leader, identifying the characteristics and abilities of an effective leader and presenting the favorable and unfavorable points related to leadership performance, according to nurses' self-evaluation. Data were collected through semi-structured interviews with 36 hospital nurses and analyzed through the content analysis technique. Results showed that the majority of nurses agree that it is possible to become a leader; credibility, communication and knowledge were characteristics highlighted in a leader; good knowledge, involvement and security were attitudes responsible for nurses' success in their leadership experience, characterizing the favorable points and insecurity and inefficacious communication represented the unfavorable points. Authors concluded that there are perspectives for nurses to improve their performance regarding leadership but they must change their behavior, search for new knowledge and for the development of specific abilities.
  • A formação do enfermeiro crítico-reflexivo no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA Artigos Originais

    Chirelli, Mara Quaglio; Mishima, Silvana Martins

    Resumo em Português:

    Objetivou-se neste estudo, captar através dos alunos do Curso de Enfermagem da FAMEMA como está sendo construído seu processo de formação, visando a constituição de um profissional crítico-reflexivo, e identificar as marcas diferenciais deste processo percebidas pelos alunos a partir da lógica do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 4º ano do Curso de Enfermagem, sendo utilizados o grupo focal e a entrevista semi-estruturada como técnicas de pesquisa. O material empírico foi organizado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, e procedeu-se em seguida à análise temática. Evidenciou-se que os alunos conseguiram elaborar uma crítica com relação ao PPP, discriminando e percebendo problemas apontados, mudanças que ocorreram, conflitos gerados num projeto dessa natureza. Ao vivenciarem a realidade concreta, os alunos também convivem com os conflitos que permeiam as relações construídas no cotidiano, questionando o papel do enfermeiro, refletindo sobre sua postura ética, a fundamentação para a argumentação e a sustentação de sua prática na equipe.

    Resumo em Espanhol:

    Se pretendió en este estudio, identificar a través de los estudiantes del Curso de Enfermería de la FAMEMA como está siendo su proceso de formación en la construcción de un profesional crítico-reflexivo e identificar las marcas diferenciales de este proceso identificada por los estudiantes a partir de la lógica del Proyecto Político Pedagógico (PPP). El grupo de investigación fueron los estudiantes de 4 año del Curso de Enfermería, usándose el grupo focal y la entrevista semi-estructurada como técnicas de la investigación. El material empírico fue organizado según la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo y después se realizó el análisis temático. Se evidenció que los estudiantes consiguieron elaborar una crítica en relación con el PPP, percibiendo y diferenciando los problemas que notaron, los cambios que ocurrieron y los conflictos generados en un proyecto de esta naturaleza. Al vivir esta realidad concreta, los estudiantes también conviven con los conflictos que se desarrollan en las relaciones construidas en lo cotidiano, cuestionando el papel de la enfermera, reflexionando sobre su postura ética, los fundamentos para sustentar y argumentar su practica en equipo.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at learning with the undergraduate students enrolled at the Nursing Undergraduate Program offered by FAMEMA about how they are building their education with the purpose of forming a critical reflexive professional as well as identifying the differences perceived by the students with respect to the logic of the Pedagogical Political Plan. The subjects were students finishing the fourth year of the undergraduate program. Authors used the focal group and semi-structured interviews as research techniques. The empirical data were organized according to the technique of Collective Subject Discourse followed by thematic analysis. Authors evidenced that the students were able to elaborate a critique with respect to the Pedagogical Plan, discriminating and perceiving the problems, the changes that occurred and the conflicts generated in a Project of this nature. When they experience reality, students also have conflicts that permeate the relationships they build in their lives, questioning nurses' role, reflecting about their ethical posture, the basis for the argumentation and support to their practice working as a team.
  • Situações geradoras de ansiedade e estratégias para seu controle entre enfermeiras: estudo preliminar Artigos Originais

    Barros, Alba Lucia Botura Leite de; Humerez, Dorisdaia Carvalho de; Fakih, Flávio Trevisani; Michel, Jeanne Liliane Marlene

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos: identificar situações que são consideradas fontes geradoras de ansiedade, na atuação cotidiana das enfermeiras, e identificar estratégias conscientes utilizadas pelas mesmas para diminuir os níveis de ansiedade. A amostra foi constituída de 54 enfermeiras de um hospital geral de ensino, de grande porte, que responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. As respostas apontaram situações geradoras de ansiedade, inesperadas ou cotidianas, nas áreas: assistencial, de gerenciamento e de ensino. Foram também apontados os mecanismos utilizados pelas enfermeiras para enfrentar a ansiedade, tanto nos momentos de crise como no seu cotidiano. Os resultados demonstram que, embora as profissionais estejam realmente sujeitas a situações ansiogênicas, elas também se utilizam de estratégias de enfrentamento adequadas.Verifica-se a necessidade de realização de outros estudos sobre o assunto, a fim de se proporem novas alternativas que possam melhorar a qualidade de vida das enfermeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de este estudio fueron: identificar las situaciones consideradas fuentes de ansiedad en las actividades diarias de las enfermeras e identificar las estrategias conscientes que estas enfermeras utilizan para disminuir los niveles de ansiedad. La muestra estuvo constituida por 54 enfermeras de un hospital universitario de gran porte, que respondieron a un cuestionario de preguntas abiertas y cerradas. Las respuestas mostraron situaciones generadoras de ansiedad, inesperadas o cotidianas, en las áreas de: atención directa, administración y enseñanza. También se determinaron los mecanismos utilizados por las enfermeras para enfrentar la ansiedad, tanto en los momentos de crisis como en su cotidiano. Los resultados demostraron que a pesar de encontrarse estas profesionales realmente sujetas a situaciones generadoras de ansiedad, ellas también utilizan estrategias de enfrentamiento adecuadas. Se evidencia la necesidad de realización de otros estudios sobre este tema, buscando la propuesta de nuevas alternativas para mejorar la calidad de vida de las enfermeras.

    Resumo em Inglês:

    The purposes of this study were: to identify situations that are considered sources of anxiety in nurse's daily activities and to identify the conscious strategies these nurses use in order to lower the level of anxiety. The sample was composed of 54 nurses from a larger general teaching hospital that answered a questionnaire with open and closed questions. The answers pointed situations, both quotidian and unsuspected, that generate anxiety in the following areas: direct care, management and teaching. Nurses also pointed the activities they usually do in order to cope with stress, during the crisis or in their quotidian life. Findings demonstrate that even though the nurses are exposed to stressing situations that generate anxiety, they also use adequate coping strategies. We observe that more studies are needed, in order to propose new alternatives to improve nurses' quality of life.
  • Mulher e trabalho: a história de vida de mães trabalhadoras de enfermagem Artigos Originais

    Spindola, Thelma; Santos, Rosângela da Silva

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo qualitativo utilizando o método de história de vida, tendo como objeto o cotidiano das mulheres-mães-trabalhadoras de enfermagem. Os objetivos foram: descrever o dia-a-dia dessas profissionais, identificar a interferência da profissão na vida dessa mulher e analisar a percepção dessa realidade tomando como base sua história de vida. A análise parcial dos dados revelou que a profissão interfere na vida da mulher, especialmente pelo tipo de atividade que realiza e, em muitas situações, provoca mudança significativa na rotina familiar. A dupla jornada, vivenciada pela grande maioria, foi apontada como uma das causas de cansaço e estresse. Pode-se concluir que, embora a mulher valorize a atividade profissional, se sente sobrecarregada com o acúmulo de funções, relevando a participação do marido compartilhando o dia-a-dia em família.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio cualitativo utilizando el método historia de vida, teniendo como objeto la cotidianidad de las mujeres-madres-trabajadoras en enfermería. Los objetivos fueron: describir el día a día de estas profesionales; identificar la interferencia de la profesión en la vida de esta mujer y analizar la percepción de esta realidad tomando como base su historia de vida. El análisis parcial de los datos reveló que la profesión interfiere en la vida de la mujer, especialmente por el tipo de actividad que realiza y, en muchas situaciones, provoca un cambio significativo en la rutina familiar. La doble jornada, vivida por la gran mayoría, fue señalada como una de las causas de cansancio y estrés. Puede concluirse que aunque la mujer valorice la actividad profesional, se siente sobrecargada con la acumulación de funciones resaltando la participación del marido en el día a día en familia.

    Resumo em Inglês:

    This study focused on the life of women who are both mothers and nursing professionals, applying the method of life history. The goals were: to describe the every day life of these professionals; to identify the influence of the profession on these women and to analyze the perception of this reality based on their history of life. Data partial analysis showed that the profession interferes in women's lives, considering their type of activity, and that quite often it changes deeply the family's daily routine. Women pointed out that their extremely hard working days cause tiredness and stress. Authors concluded that although women value their career, they are overburdened with the amount of functions, pointing out the importance of the husbands' role sharing the family daily routine.
  • A enfermeira e a equipe de enfermagem: segundo mães acompanhantes Artigos Originais

    Sugano, Amélia Satiko; Sigaud, Cecília Helena de Siqueira; Rezende, Magda Andrade

    Resumo em Português:

    Estudo realizado na unidade de internação pediátrica de Hospital Escola do município de São Paulo, durante o segundo semestre de 2000. Trata-se de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi (1) compreender se mães acompanhantes identificavam a enfermeira, bem como os outros componentes da equipe de enfermagem (técnica e auxiliares), e (2) conhecer suas percepções acerca dos cuidados prestados pela equipe de enfermagem. Foram entrevistadas, individualmente, 8 mães acompanhantes das crianças internadas. Os discursos foram submetidos à análise temática de conteúdo. Obteve-se duas categorias: identificação da enfermeira/equipe de enfermagem pelas mães acompanhantes e percepção das mães acompanhantes acerca da equipe de enfermagem. Na primeira categoria constatou-se dificuldade na identificação dos componentes da equipe de enfermagem. Na segunda, constatou-se que a atividade de enfermagem é percebida como subordinada à área médica. Eventualmente as mães têm dificuldade para distingüir o que é realizado pela enfermeira ou pelos outros componentes da equipe, mas todos os cuidados são avaliados como muito bons. Além disso, a enfermeira é percebida como aquela que resolve qualquer problema. Enfermagem é percebida pelas mães acompanhantes como atividade mediada pela representação de maternidade. Conclui-se que o cuidado realizado por esta equipe, apesar de ser visto como muito bom, ainda precisa ser apresentado às mães como profissional e autônomo, a fim de se superar a visão estereotipada de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio realizado en la unidad de hospitalización pediátrica de un Hospital Escuela del municipio de São Paulo, durante el segundo semestre del 2000. Se trata de una investigación cualitativa cuyos objetivos fueron: Comprender si las madres acompañantes identificaban la enfermera, así como los otros componentes del equipo de enfermería (técnica y auxiliar), y conocer sus percepciones acerca de los cuidados prestados por el equipo de enfermería. Fueron entrevistadas, individualmente, 8 madres acompañantes de los niños hospitalizados. Los discursos fueron sometidos al análisis temático del contenido. Se obtuvieron dos categorías: Identificación de la enfermera/equipo de enfermería por las madres acompañantes y Percepción de las madres acompañantes acerca del equipo de enfermería. En la primera categoría se constató dificultad en la identificación de los integrantes del equipo de enfermería. En la segunda, se constató que la actividad de enfermería es percibida como subordinada a la del área médica. Eventualmente hay dificultad para distinguir lo que es realizado por la enfermera o por los otros integrantes del equipo, pero todos los cuidados son evaluados como muy buenos. Además, la enfermera es vista como la que resuelve cualquier problema. La enfermería es vista por las madres acompañantes como una actividad mediada por la representación de la maternidad. Se concluye que el cuidado realizado por este equipo, a pesar de ser visto como muy bueno, aún precisa ser presentado a las madres como profesional y autónomo, con la finalidad de superar una visión estereotipada de la enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study was carried out at the Pediatrics Unit in a School Hospital of the city of São Paulo during the second semester of 2000. This is a qualitative research with the following objectives: (1) to understand how mothers with a child in hospital identify the nurse as well as other components of the nursing Staff (technicians and assistants) and (2) to learn about their perceptions about the care provided by the nursing staff. Eight mothers with a child hospitalized were individually interviewed. Speeches were submitted to a thematic analysis of the content. Two categories were observed: Identification of the nurse/nursing staff by mothers with a child in hospital and the perception of these mothers about the nursing staff. In the first category, the difficulty to identify the components of the nursing staff was observed. In the second, it was observed that the nursing activity is seen as subordinated to the medical area. Eventually, mothers have difficulty to distinguish what is performed by the nurse or by the other members of the staff but the entire nursing care is evaluated as very good. Besides, the nurse is considered as the one who solves the problem. Nursing is seen by these mothers as an activity mediated by the representation of motherhood. The care performed by this staff in spite of being considered as very good, still needs to be presented to mothers as professionals and self-employed in order to change a stereotyped view of nursing.
  • Prevalência de sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadoras de enfermagem Artigos Originais

    Gurgueira, Giovana Pimentel; Alexandre, Neusa Maria Costa; Filho, Heleno Rodrigues Corrêa

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve por objetivo avaliar sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadoras de enfermagem. Os sujeitos compreenderam 105 auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalhavam em unidades de internação de um hospital que atende pacientes com alto grau de dependência física. Utilizou-se um questionário contendo dados demográficos e ocupacionais e queixas osteomusculares, dentro de uma abordagem ergonômica, adaptado do Nordic Musculoskeletal Questionnaire. Das participantes, 93% referiram algum tipo de sintoma osteomuscular nos últimos 12 meses. As mais elevadas prevalências desses sintomas, segundo as áreas anatômicas, foram: região lombar (59%), ombros (40%), joelhos (33,3%) e região cervical (28,6%). Verificou-se também que, das respondentes, 29,5% faltaram ao trabalho e 47,6% consultaram um médico nos últimos 12 meses devido aos mesmos sintomas. Observou-se também menor tempo de trabalho na área de enfermagem e na unidade atual entre as trabalhadoras com ocorrência maior de dor nos joelhos (p=0,0272) e dor lombar (p=0,0332), respectivamente. No entanto, a dor em punhos/mãos mostrou-se mais freqüente entre as participantes com maior número de horas semanais trabalhadas (OR=3,72<OR<11,12; p=0,0141).

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo por objetivo evaluar síntomas músculo-esqueléticos en trabajadoras de enfermería. Los sujetos fueron 105 auxiliares y técnicas de enfermería que trabajaban en unidades de hospitalización de una institución hospitalaria de pacientes con alto grado de dependencia física. Se utilizó un cuestionario conteniendo datos demográficos y ocupacionales y quejas osteomusculares dentro de un abordaje ergonómico, adaptado del "Nordic Musculoskeletal Questionnaire". De las participantes, 93% refirieron algún tipo de síntoma osteomuscular en los últimos 12 meses. Las más elevadas prevalencias de esos síntomas según las áreas anatómicas fueron: región lumbar (59%), hombros (40%), rodillas (33,3%) y región cervical (28,6%). Se verificó también que de las entrevistadas, 29,5% faltó al trabajo y 47,6% consultó un médico en los últimos 12 meses debido a los mismos síntomas. Se observó también menor tiempo de trabajo en el área de enfermería y en la unidad actual entre las trabajadoras con mayor ocurrencia de dolor en las rodillas (p=0,0272) y dolor lumbar (p=0,0332), respectivamente. No obstante, el dolor en puños/manos se mostró más frecuente entre las participantes con mayor número de horas semanales trabajadas (OR=3,72<OR<11,12;p=0,0141).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this cross-sectional study was to evaluate musculoskeletal symptoms among female members of the nursing personnel. The sample consisted of 105 female nursing aides and technicians who were working at a university hospital with highly dependent patients. The questionnaire was composed of items on demographic and job-factor information and the symptom section was a modification of the "Nordic Musculoskeletal Questionnaire". In this study, 93% of the health workers reported at least one musculoskeletal symptom in the previous 12 months. The highest prevalence of musculoskeletal disorders was in the following anatomical areas: low back (59%), shoulders (40%), knees (33.3%) and neck (28.6%). As a result of musculoskeletal pain, 29.5% of the respondents reported missing work and 47.6% reported having had an appointment to see a physician in the previous 12 months. Limited experience on the job and in the present unit were also observed among those who had more frequent complaints of pain in the knees (p=0.0272) and low back pain (p=0.0332), respectively. However, hand/wrist pain occurred more often among the participants with the higher numbers of weekly worked hours (OR=3.72:1.26<OR<11.12; p=0.0141).
  • Atenção à mulher mastectomizada: discutindo os aspectos ônticos e a dimensão ontológica da atuação da enfermeira no Hospital do Câncer III Artigos Originais

    Camargo, Teresa Caldas; Souza, Ivis Emília de Oliveira

    Resumo em Português:

    Esta reflexão aborda os aspectos relativos às dimensões ôntica e ontológica, que constituem e, portanto, permeiam o cenário da atuação da enfermeira junto à cliente com câncer de mama, submetida à mastectomia. A análise reflexiva foi desenvolvida considerando tanto a experiência profissional como enfermeira assistencial do Hospital do Câncer III (HC III) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), como pelo apoio de um referencial teórico filosófico obtido ao cursar o mestrado e o doutorado em Enfermagem. Numa atitude compreensiva e de interpretação fenomenológica, pretende-se refletir sobre as ações assistenciais da enfermeira na rotina do espaço institucional e apontar possibilidades da ação assistencial a partir da dimensão existencial das pessoas envolvidas. Nesse sentido, ênfase é dada à atuação da enfermeira junto à cliente, que não se traduz apenas na aplicação de técnicas científicas, orientações e informações, mas também percebe, compreende e cuida da mulher cidadã em sua singularidade.

    Resumo em Espanhol:

    Esta reflexión discute los aspectos relacionados con las dimensiones óntica y ontológica, que constituyen y por lo tanto forman el escenario de la actuación de la enfermera con la mujer sometida a la mastectomía. El análisis reflexivo fue desarrollado teniendo en cuenta tanto la experiencia profesional como enfermera asistencial del Hospital del Câncer III (HC III), del Instituto Nacional de Cáncer (INCA), como por el apoyo de un referencial teórico filosófico obtenido durante la maestría y el doctorado en enfermería. Con una actitud comprensiva y de interpretación fenomenológica, se intenta reflejar las acciones asistenciales de la enfermera en el espacio institucional y apuntar las posibilidades de la acción asistencial partiendo de la dimensión existencial de las personas comprometidas. Desde este punto de vista, el énfasis está en la actuación de la enfermera con la mujer mastectomizada, la que no se traduce tan solo en la aplicación de técnicas científicas, orientaciones e informaciones, sino también, percibe, comprende y cuida de la mujer ciudadana en su singularidad.

    Resumo em Inglês:

    This reflection approaches aspects related to the ontic and ontological dimensions that constitute and, therefore, permeate nursing care delivered to the client with breast cancer submitted to mastectomy. This reflexive analysis was developed considering the author's professional experience as a clinical nurse at the Cancer Hospital III and at the National Cancer Institute (INCA) as well as using the theoretical frameworks studied during her master and doctoral courses. Through a comprehensive attitude and using phenomenological interpretation, this study aimed at reflecting about nurse's clinical actions in the routine of an institution, pointing out possibilities for a care based on the existential dimension of the involved persons. Therefore, the author emphasizes nurse's performance with the client that is not only translated in the application of scientific techniques, orientations and information but also considering the perception, understanding and care provided by a human being in his/her singularity.
  • A rua: um acolhimento falaz às crianças que nela vivem Artigos Originais

    Ribeiro, Moneda Oliveira

    Resumo em Português:

    O artigo enfoca a criança em situação de rua, por meio de relatos de um grupo de crianças em idade escolar que freqüentavam dois refúgios públicos da cidade de São Paulo. Teve o objetivo de captar como as crianças que vivem na rua representam sua realidade. Os dados, coletados por meio de entrevistas, foram sistematizados e analisados segundo o método de Análise de Conteúdo. As categorias temáticas destacadas do discurso transcrito foram agrupadas em experiências significativas para as crianças, entre as quais "a rua". A síntese das categorias analisadas evidenciou que a violência permeia a vida delas, resultando em experiências que restringem seu pleno desenvolvimento. A rua representa um refúgio para as crianças que procedem de uma família carente de recursos e para as que têm história de maus-tratos pela família.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo enfoca relatos de niños (en edad escolar) que viven en las calles de la ciudad de São Paulo y frecuentan dos refugios públicos. El objetivo del trabajo fue captar como los niños de la calle representan su realidad. Los datos, recolectados por medio de entrevistas, fueron organizados y analizados según el método de Análisis de Contenido. Las categorías temáticas destacadas de las entrevistas transcriptas fueron conjuntadas en experiencias significativas para los niños, entre ellas, "la calle". La síntesis de las categorías analizadas evidenció que la violencia atraviesa la vida de esos niños, trayendo como resultado experiencias que restringen su pleno desarrollo. La calle representa un refugio para el niño que proviene de una familia carente de recursos y que tiene una historia de malos tratos por parte de la familia.

    Resumo em Inglês:

    The paper focuses on the child in a street situation, through the address by a group of school-age children who used to frequent two public São Paulo city shelters. The purpose was to apprehend its representation on its reality. The data, gathered by means of interviews, were organized and analyzed according to the method of the Analysis of Contents. The thematic theories detached from the speech transcript were grouped into meaningful experiences for the children, among which "the street". The synthesis of the analyzed categories showed clearly that violence permeates the lives of children of/in the street, resulting in experiences that restrict their full development. The street represents a refuge to the child coming from a needy family and also to the one who has a history of abuse from its family.
  • Cirurgia ambulatorial: identificação dos diagnósticos de enfermagem no período perioperatório Artigos Originais

    Flório, Maria Cristina Simões; Galvão, Cristina Maria

    Resumo em Português:

    O objetivo da presente investigação foi a identificação dos diagnósticos de enfermagem no período perioperatório do paciente cirúrgico ambulatorial. Como referencial teórico, selecionamos a teoria de Levine, na qual são propostos quatro princípios de conservação, a saber: conservação de energia, conservação da integridade estrutural, conservação da integridade pessoal e conservação da integridade social. Os dados foram coletados pela pesquisadora, no serviço de cirurgia ambulatorial de um hospital privado da cidade de Ribeirão Preto (São Paulo), nos meses de janeiro e fevereiro de 2001, utilizando um instrumento previamente validado. A amostra consistiu de trinta pacientes adultos submetidos a cirurgia de diferentes especialidades médicas, com anestesia regional ou geral. Após a coleta dos dados, procedemos a identificação dos diagnósticos de enfermagem, utilizando o processo de raciocínio diagnóstico descrito por Risner, e a construção das categorias diagnósticas teve como referência a taxonomia da NANDA e o estudo de Carpenito. No período perioperatório, foram identificados quinze diagnósticos e, neste estudo, analisamos aqueles que obtiveram uma freqüência igual ou maior que 50%, a saber: ansiedade, risco para infecção, risco para lesão por posicionamento perioperatório e dor.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de la presente investigación fue la identificación de los diagnósticos de enfermería en el período peri-operatorio del paciente ambulatorio quirúrgico. Como referencial teórico seleccionamos la teoría de Levine, en la cual son propuestos cuatro principios de conservación de energía, conservación de la integridad cultural, conservación de la integridad personal y conservación de la integridad social. Los datos fueron recolectados por la investigadora en el servicio de cirugía ambulatoria de un hospital privado de la ciudad de Ribeirão Preto (São Paulo) en los meses de enero y febrero de 2001 utilizando un instrumento previamente validado. La muestra constó de 30 pacientes adultos sometidos a cirugía de diferentes especialidades médicas con anestesia regional o general. Después de la recolección de datos, se realizó la identificación de los diagnósticos de enfermería, utilizando el proceso de raciocinio diagnóstico descrito por Risner y la construcción de las categorías diagnósticas tuvo como referencia la taxonomía de la NANDA y el estudio de Carpenito. En el período peri-operatorio se identificaron 15 diagnósticos y en este estudio analizamos los que obtuvieron una frecuencia igual o mayor de 50%, a saber: ansiedad, riesgo para infección, riesgo para lesión por posicionamiento peri-operatorio y dolor.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at identifying nursing diagnoses in the perioperative period of surgery outpatients. Levine's theory was selected as a theoretical framework in which four conservation principles are proposed, namely: energy conservation, structural integrity conservation, personal integrity conservation and social integrity conservation. Data were collected by the researcher in the outpatient service of a private hospital in the city of Ribeirão Preto (São Paulo, Brazil) in the months of January and February 2001 by using a previously validated instrument. The sample consisted of 30 adult patients submitted to surgeries in different specialties with regional or general anesthesia. After data collection, the identification of nursing diagnoses was made using the process of diagnostic thinking described by Risner. The construction of diagnostic categories was based on the NANDA taxonomy as well as on the study by Carpenito. In the perioperative period, fifteen diagnoses were identified and, in this study, those which obtained a frequency equal to or higher than 50% were analyzed, namely: anxiety, infection risk, lesion risk due to perioperative positioning and pain.
  • O tétano neonatal no Estado de Minas Gerais: contribuição para a compreensão do problema Artigos Originais

    Vieira, Lúcio José

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou investigar a situação do tétano neonatal no Estado de Minas Gerais, no período de 1989 a 1996. A fonte de dados foram as Fichas de Investigação da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Dos 70 casos confirmados, 48 evoluíram para óbito, representando taxa de letalidade de 68,6 % para o período do estudo. Os casos ocorreram em áreas rurais e urbanas muito pobres, as quais apresentam déficit maior na distribuição de recursos de saúde locais. Do total de casos, 59,4% eram de origem rural, 72,1% filhos de mães multíparas, 68,6% utilizaram substâncias inapropriadas no coto umbilical, destacando-se o azeite e o fumo, isolado ou não. A maioria dos partos (65,3%) ocorreu no domicílio e 60,8% foram assistidos por pessoa sem qualificação profissional. As crianças com tétano neonatal, procedentes da zona rural, tiveram 3,9 vezes mais chance de falecer do que aquelas da zona urbana.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tiene como objetivo estudiar el tétano neonatal en el Estado de Minas Gerais en el período de 1989 a 1996. La fuente de datos fue la Ficha de Investigación de la Coordinación de Vigilancia Epidemiológica. Se identificaron 70 casos, 48 murieron, representando una tasa de letalidad de 68,6% en el período de estudio. Los casos ocurrieron en áreas rurales y urbanas muy pobres, que tienen un déficit acentuado en la distribución de recursos de salud locales con dificultades de acceso. De todos los casos, 59,4% eran de origen rural, 72,1% hijos de mujeres multíparas, 68,6% utilizaron sustancias inapropiadas en el cordón umbilical, destacándose el aceite y tabaco, ambos conjuntamente con otras sustancias. De los partos, 65,3% ocurrieron en el domicilio y 60,8% asistidos por personas sin calificación. Los niños con Tétano Neonatal de la zona rural presentaron 3,9 veces más chance de fallecer que los de zona urbana.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at investigating the status of neonatal tetanus in the state of Minas Gerais from 1989 to 1996. Data were collected from the Investigation Forms of the Epidemiological Surveillance Office. Of the 70 confirmed cases, 48 developed to death, which represents a mortality rate of 68.6% for the period under study. The cases occurred in very poor rural and urban areas with a greater deficit in the distribution of local health resources. Of the total number of cases, 59.4% originated in the rural area, 72.1% were children of multiparae, 68.6% used inadequate substances on the umbilical cord stump, among which olive oil and tobacco, whether isolated or not, were distinguished. Most of the deliveries (65.3%) occurred at home and 60.8% were assisted by an unqualified professional. Comparatively, the chances of children from rural areas dying of tetanus were 3.9 times higher than those of children from urban areas.
  • O enfermeiro na equipe de saúde mental: o caso dos CERSAMS de Belo Horizonte Artigos Originais

    Silveira, Marília Rezende da; Alves, Marília

    Resumo em Português:

    Os Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMS) representam hoje um dispositivo nuclear para fazer frente à proposta de Reforma Psiquiátrica. Assumem lugar estratégico contra o modelo hospitalocêntrico e inauguram espaço de interlocução com a loucura, reinventando o trabalho clínico. Este estudo tem como objetivo descrever as atividades do enfermeiro nas equipes dos CERSAMS da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, MG, focalizando o atendimento e seguimento ao doente mental. Trata-se de estudo qualitativo, cujos dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e submetido à análise do discurso. Foram sujeitos desta pesquisa oito enfermeiros inseridos nas equipes de saúde mental. Os resultados apontam sua inserção no trabalho interdisciplinar, assumindo a condução clínica do atendimento ao doente mental, auxiliando-o no seu percurso e na construção de vínculos com o tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    Los Centros de Referencia en Salud Mental (CERSAMS) representan hoy un dispositivo central para conducir la propuesta de la Reforma Psiquiátrica. Ocupan una posición estratégica contra el modelo hospitalocéntrico y establecen un espacio de interlocución con la locura reinventando el trabajo clínico. Esta investigación tiene como objetivo describir las actividades del enfermero en los equipos de los "CERSAMS" de la "Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte" centrándose en la atención y el acompañamiento al enfermo mental. Es un trabajo cualitativo del cual los datos fueron obtenidos por medio de entrevista semi-estructurada y sometido al análisis del discurso. Los sujetos de esta investigación fueron ocho enfermeros que trabajan en los equipos de salud mental. Los resultados indican su inserción en el trabajo interdisciplinario, asumiendo la conducción clínica de la atención al enfermo mental, ayudándolo en su trayecto y en la construcción de vínculos con el tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    At the moment, the Mental Health Centers represent an important initiative in the conduction of Psychiatric Reform. They have a strategic role against the hospital centered model and inaugurate a space of interaction with the mental disorders, reinventing the clinical space. This study aimed at describing nurses' activities in the teams of the Mental Health Centers, maintained by the Municipal Health Department in the city of Belo Horizonte, state of Minas Gerais, Brazil, focusing on the care and follow-up of patients with mental disorders. This is a qualitative study and data were collected through semi structured interviews, analyzed by discourse analysis. Eight nurses were the subjects of this research. Results showed an inclusion of the interdisciplinary work in this centers, assuming the clinical conduction of the treatment to patients with mental disorders as well as helping them in the trajectory and construction of links with the treatment.
  • A busca da competência do cuidado segundo Boff: uma nova perspectiva de conduta ética da enfermeira gerente Artigo De Revisão

    Trevizan, Maria Auxiliadora; Mendes, Isabel Amélia Costa; Melo, Marcia Regina Antonietto da Costa

    Resumo em Português:

    No presente estudo, os autores caracterizam a conduta gerencial da enfermeira na perspectiva do modo-de-ser-trabalho, ilustrada através da análise de três pesquisas. Entendendo a fragilidade da situação gerencial da enfermeira em termos de compromisso com os clientes e prestadores de serviços, os autores defendem uma intervenção que resolva esta situação. É com este objetivo que propõem uma alternativa através da qual se pode refletir sobre a solução necessária. Trata-se de uma nova ética que articula um novo sentido de atuar baseado no modo-de-ser-cuidado proposto por Boff, em que a relação é de convivência, interação e comunhão. Segundo este modo-de-ser, o cuidar da enfermeira gerente torna-se uma atitude de preocupação, responsabilidade e compromisso afetivo com o outro. Neste sentido, a razão instrumental abre espaço para a razão sensível e cordial, o espirito delicado e o sentimento profundo. Partindo destes novos valores, a enfermeira pode compreender melhor a dimensão da alteridade, do acolhimento, da reciprocidade e da complementariedade no relacionamento gerencial.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente ensayo, los autores caracterizan la conducta gerencial de la enfermera en la perspectiva del modo-de-ser-trabajo, ilustrada a través del análisis de tres investigaciones. Entendiendo la fragilidad de la situación gerencial de la enfermera en términos de compromiso con los usuarios y prestadores de servicios, los autores toman posición a favor de la una intervención que corrija ésta actuación. Es con éste objetivo que proponen una alternativa a través de la cual se puede reflexionar sobre la corrección necesaria. Se trata de una nueva ética que articula un nuevo sentido de actuar fundamentado en el modo-de-ser-cuidado propuesto por Boff, en donde la relación es de convivencia, interacción y comunión. Según éste modo-de-ser, el cuidar de la enfermera gerente se torna una actitud de preocupación, responsabilidad y compromiso afectivo con el otro. En este sentido, la razón instrumental abre espacio para la razón sensible y cordial, el espíritu de delicadeza y el sentimiento profundo. A partir de estos nuevos valores la enfermera pasa a comprender mejor la dimensión de la alteridad, de la acogida, del respeto, de la reciprocidad y de la complementariedad en la relación gerencial.

    Resumo em Inglês:

    In this study, authors characterize nurse's managerial conduct in the perspective of the work, illustrated through the analysis of three investigations. Understanding the fragility of managerial nurse's situation, considering the commitment with the users and with the ones who provide the services, authors advocate in favor of an intervention to change this situation. Therefore, they propose an alternative of reflection about the changes that are necessary. They defend a new ethics articulating a new sense of providing care proposed by Boff, in which the relationship is based on the companionship, interaction and sharing. According to this way of being, nurse's care is an attitude of concern, responsibility and affective commitment with the other. Thus, the instrumental reasoning is substituted by the sensible reasoning and the spirit of deep feelings. Considering these new values, nurses understand better the other's dimension, the respect, reciprocity, and complementarity in the managerial relationship.
  • Reflexão sobre a abordagem etnográfica em três pesquisas Artigo De Revisão

    Vieira, Neiva Francenely Cunha; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Frota, Mirna Albuquerque

    Resumo em Português:

    Este trabalho embasa-se em três pesquisas que focalizaram os efeitos da percepção nas atitudes dos adultos, com o objetivo de melhorar o cuidado de saúde da criança. Embora cada estudo pertença a uma área distinta de investigação, todos adotaram a abordagem etnográfica para analisar a interação entre adultos e crianças. Este estudo desenvolveu a reflexão dos pesquisadores com relação a: i) adoção de uma abordagem etnográfica na produção científica de enfermagem; ii) perspectivas teóricas relevantes na análise destes temas. Em suma, este estudo exemplifica o valor da reflexão sobre pesquisas já realizadas e seu potencial para aumentar o entendimento de como as pesquisas podem contribuir para consolidar os modelos de cuidado a saúde em geral e do cuidado de enfermagem, em particular.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo involucra tres estudios de investigación que se enfocaron en los efectos de la percepción en las actitudes de los adultos en los intentos por mejorar el cuidado de la salud del niño. Aunque cada estudio tenía un área distinta de investigación, todos adoptaron un abordaje etnográfico en la interacción entre adultos y niños. Este estudio muestra la reflexión de los autores en relación con: i) adopción de un abordaje etnográfico en la producción científica de enfermería; ii) perspectivas teóricas que demuestran ser relevantes en la producción de los temas. Se considera que el valor de esta reflexión post-investigación radica en su potencial para entender como este abordaje puede contribuir en la consolidación de un marco teórico relacionado con el cuidado de la salud en general y del cuidado de enfermería, em particular.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analyzing three research studies that focused on the effects of the perception in adults´ attitudes with the purpose to improve the health care provided to children. Although each study had a distinct area of investigation, all of them adopted the ethnographic approach on the interaction between the adults and children. This work aimed at reporting the researchers' reflections with respect to: i) the adoption of the ethnographic approach in Nursing studies; ii) the theoretical perspectives that are relevant in the production of themes. Authors considered the value of this reflection after the research and its potential in order to understand how it can contribute to consolidate the health care theoretical frameworks in general, and the nursing care models, in particular.
  • Enfermagem fundamental: predicativos e implicações Artigo De Revisão

    Carvalho, Vilma de

    Resumo em Português:

    Trata-se de descrever e analisar, neste trabalho, o conceito de enfermagem fundamental, tendo por escopo esclarecer os elementos constitutivos que se aplicam à compreensão e à extensão do termo. Embora criado na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), na década de 70, o conceito expandiu-se e foi adotado por outras Escolas/Faculdades de Enfermagem do país, ou para designar um programa de ensino ou uma área departamentalizada do trabalho docente. A autora argumenta em favor do termo como abstração teórica que subsiste, na dimensão da prática, enquanto componente essencial da enfermagem entendida como totalidade. Afirma-se pela acepção do que é fundamental não só como o que é básico, mais geral, ou mais simples, nas ações profissionais de ajudar e assistir as pessoas e os grupos humanos. Mormente, porque fundamental é o caráter "único-do-único" - o que transcende a enfermagem em sua inteireza, totalidade, independentemente das várias categorizações, dos setores e cenários da atuação profissional, ou de onde se possa consolidar o encontro da enfermeira com seus clientes - seja nas situações da saúde ou nas da enfermidade. O ponto de vista pessoal é empenhado para elucidar predicativos e implicações do uso do conceito para o ensino e a pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de describir y analizar en este trabajo, el concepto de enfermería fundamental (básica), para esclarecer los elementos constitutivos que se aplican a la comprensión y a la extensión del término. A pesar de la Escuela de Enfermería Anna Nery haber sido creada en la década de 70, el concepto se expandió y fue adoptado por otras Escuelas/Facultades de Enfermería del país, ya fuese para designar un programa de enseñanza o un área departamentalizada del trabajo docente. La autora argumenta a favor del término como una abstracción teórica que subsiste en la dimensión de la práctica, como componente esencial de enfermería entendida como totalidad. Se afirma por la acepción de lo que es fundamental no solamente como lo que es básico, pero si general, o más simple, en las acciones profesionales de ayudar y asistir a las personas y a los grupos humanos. Mayormente, porque fundamental es el carácter "único- de lo- único", el que transciende a la enfermería por entero, en su totalidad, independientemente de las diversas categorizaciones, de los sectores y escenarios de actuación profesional, o de donde se pueda consolidar el encuentro de la enfermera con sus clientes, sea en las situaciones de salud o en las de enfermedad. El punto de vista personal es colocado para clarificar predicativos e implicaciones del uso del concepto para la enseñanza y la investigación.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at describing and analyzing the concept of fundamental nursing, with the purpose to clarify the constitutive elements that can be applied to understand and expand this termination. In spite of being created in the 1970s at the Anna Nery School of Nursing, this concept was adopted by other Schools of Nursing in the country to designate a teaching program or a department. The author states in favor of this termination as a theoretical abstraction that is maintained in the practice dimension as an essential component of nursing understood in its totality. The author affirms that what is fundamental is not only the basic, but general, including professional actions of providing care to people and human groups. Fundamental is the character of "uniqueness" that transcends nursing in its totality, independently of the several categorizations, sectors and sceneries of professional action. It also represents the consolidation of nurses meeting with their clients in health or disease situations. The personal view is applied to elucidate predicatives and implications regarding the use of this concept in teaching and research.
  • Unidades de internação psiquiátrica em hospital geral: espaços de cuidados e a atuação da equipe de enfermagem Artigos De Atualização

    Machado, Ana Lúcia; Colvero, Luciana de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui-se numa revisão sobre Unidades de Internação Psiquiátrica em Hospital Geral. São descritas experiências de implantação de Enfermarias de Psiquiatria, pontuando questões sobre a tolerância com o doente mental no hospital geral e a atuação da equipe de enfermagem. Foi feita uma leitura aleatória de trabalhos, artigos, dissertações e teses produzidas no Brasil, nos últimos dez anos. A análise dessas experiências tem por base a Reforma Psiquiátrica, os conceitos de "transição paradigmática", o campo de atenção psicossocial e reflexões sobre a atuação do enfermeiro. Acredita-se que esses equipamentos sejam iniciativas voltadas para a criação de espaços de inclusão do doente mental na sociedade e geradores de propostas transformadoras da enfermagem em saúde mental, mediante a construção de práticas profissionais éticas, terapêuticas, flexíveis e comprometidas com o cuidado de subjetividades.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es un ensayo sobre las Unidades de Hospitalización Psiquiátrica en un Hospital General. Se describen experiencias de hospitalización en Servicios de Psiquiatría, señalando cuestiones sobre la tolerancia con el enfermo mental en el hospital general y la actuación del equipo de enfermería. El análisis de estas experiencias tiene como base la Reforma Psiquiátrica, los conceptos de "transición paradigmática", el campo de atención psicosocial y reflexiones sobre la actuación del enfermero. Se cree que estos equipamientos y propuestas transformadoras de la enfermería en salud mental, sean iniciativas orientadas para la creación de espacios de inclusión del enfermo mental en la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    This article contains an essay on General Hospital Psychiatric Wards. Authors describe the experiences regarding the implementation of Psychiatric Wards, pointing out questions about the tolerance with psychiatric patients at a general hospital and the performance of the nursing staff. Authors read some works, articles, theses and dissertations produced in Brazil in the last ten years. The analysis of these experiences was based on the Psychiatric Reform, "paradigmatic transition" concepts, the psychosocial field of awareness and reflections on the role of a nurse. Authors believe that these initiatives are directed to create a space of inclusion of the psychiatric patient in the society, generating proposals to change mental health nursing, through the construction of ethical, professional, therapeutic, flexible practices committed with the care.
  • Ações de enfermagem no cenário do cotidiano de uma instituição psiquiátrica Artigos De Atualização

    Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo com proposta de observar e descrever as ações de enfermagem que os enfermeiros desenvolvem em uma instituição psiquiátrica estatal. Participaram deste trabalho oito enfermeiros contratados pela instituição. Para coleta de dados foi utilizada a observação participante e registro em diário de campo. As discussões dos resultados foram alicerçadas em autores que trabalharam com a prática de enfermagem em instituições psiquiátricas. Os dados evidenciaram que as ações de enfermagem eram predominantemente de natureza burocrática e administrativa e que os profissionais investigados não tinham posição definida sobre a necessidade de realizar intervenção na assistência de enfermagem desenvolvida no local.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo con propuesta de observar y describir las acciones de enfermería que los enfermeros desarrollan en una institución psiquiátrica estatal. Participaron en este trabajo 8 enfermeros contratados por la institución. Para la recolección de datos se utilizó la observación participante y el registro en diario de campo. Las discusiones de los resultados fueron basadas en autores que trabajan con la práctica de enfermería en instituciones psiquiátricas. Los datos evidenciaron que las acciones de enfermería eran predominantemente de naturaleza burocrática y administrativa y que los profesionales investigados no tenían una posición definida con respecto a la necesidad de realizarse una intervención en la atención de enfermería desarrollada en el local.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study had the purpose to observe and describe nursing actions performed by nurses at a state psychiatric institution. Eight nurses who work in the institution participated in the study. In order to collect data, authors used participant observation and registration in a field record book. The discussions regarding the results were based on research about nursing practice in psychiatric institutions. Data evidenced that nursing actions were predominantly bureaucratic and administrative and that the professionals studied did not have a defined position about the need to perform interventions in the nursing care provided in this institution.
  • Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência Comunicações Breves/relato De Casos

    Bastos, Marisa Antonini Ribeiro; Guimarães, Eliane Marina Palhares

    Resumo em Português:

    Trata-se de relato da experiência do oferecimento de disciplina do curso de mestrado da Universidad Nacional de Rosário. Tem como objetivo subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação a distância, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade a determinada clientela. A disciplina foi desenvolvida em três momentos: videoconferência; atividades didáticas realizadas a distância e seminário presencial. A tutoria foi compartilhada estabelecendo-se o desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. As autoras acreditam que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar enfermeiros que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, viabilizando a qualificação de um grande contingente de enfermeiros, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional. Frente à necessidade de formar os atendentes de enfermagem do país e qualificar enfermeiros para atuar como docentes, a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de relatar la experiencia del ofrecimiento de la materia del curso de Maestría de la Universidad Nacional de Rosario. Tiene como objetivo ayudar en la reflexión sobre la concepción de la educación a distancia (EAD), como modalidad adecuada y eficaz, para proporcionar una enseñanza de calidad a determinada clientela. La materia fue desarrollada en tres momentos: Video-conferencia; Actividades didácticas realizadas a distancia y Seminario presencial. La tutoría fue compartida estableciéndose el desafío de realizar una relación dialógica con los alumnos. Las autoras creen que la EAD puede constituirse en herramienta pedagógica adecuada para cualificar enfermeros que no tiene acceso a los procesos convencionales de postgrado, haciendo viable la cualificación de un gran contingente de enfermeros geográficamente dispersos, sin posibilidad de alejarse de su vida cotidiana y profesional. Frente a la necesidad de formar los auxiliares de enfermería del país y cualificar enfermeros para actuar como docentes, la EAD se presenta como una estrategia pedagógica eficaz y posible.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at reporting an experience of offering a course in the master program of the Universidad Nacional de Rosário. The purpose is to offer elements for a reflection on a conception of long-distance education, as an adequate and efficient modality of education, aiming at enabling a teaching with quality to a determined clientele. The course was developed in three moments: video-conference, long-distance didactic activities and a seminar. The tutoring was shared by establishing the challenge of having a dialogic relation with the students. Authors believe that long-distance education is an adequate pedagogical tool to qualify nurses who have no access to traditional graduate studies. Therefore it enables the qualification of a greater number of nurses, geographically dispersed, who are unable to scape from the routine of their personal and professional lives. Facing the need to form the country's nursing workers and qualify nurses to act as teachers, long-distance learning is an effective and possible pedagogical strategy.
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