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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2009
  • A transnacionalização regional da enfermagem da America Latina Editorial

    Marziale, Maria Helena Palucci
  • Simulação baseada na web: uma ferramenta para o ensino de enfermagem em terapia intensiva Original Articles

    Barbosa, Sayonara de Fatima Faria; Marin, Heimar de Fatima

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos desenvolver, implementar e avaliar uma simulação em terapia intensiva, utilizando a tecnologia web, para o ensino de graduação em enfermagem. Foi utilizada metodologia adaptada para construção de material instrucional em ambiente de ensino web, composta por três fases de avaliação (ergonômica, pedagógica e usabilidade), realizadas por webdesigners/programadores, docentes/enfermeiros e alunos do curso de graduação em enfermagem. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados três diferentes formulários de avaliação, baseados em escala Likert de cinco pontos, após a utilização da simulação. Os resultados apresentados nos formulários mostram análises positivas em todas as avaliações, destacando na avaliação pedagógica o estímulo ao aprendizado e na avaliação de usabilidade a satisfação dos alunos na utilização do ambiente e a facilidade de manuseio, traduzindo a indicação do uso dessa simulação para melhoria do processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo por objetivos desarrollar, implementar y evaluar una simulación de terapia intensiva, utilizando la tecnología web, para la enseñanza de graduación en enfermería. Fue utilizada una metodología adaptada para la construcción de material de instrucción en ambiente de enseñanza web, compuesta por tres fases de evaluación (ergonómica, pedagógica y utilización), realizadas por webdesigners/programadores, docentes/enfermeros y alumnos del curso de graduación en enfermería. Como instrumentos de investigación, fueron aplicados tres diferentes formularios de evaluación, basados en la escala Likert de cinco puntos, después de la utilización de la simulación. Los resultados presentados en los formularios muestran análisis positivos en todas las evaluaciones, destacando en la evaluación pedagógica el estímulo al aprendizaje y en la evaluación de utilización la satisfacción de los alumnos al usar el ambiente y al constatar la facilidad del manoseo, traduciendo la indicación del uso de esa simulación en un proceso para mejorar la enseñanza y el aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this study were to develop, to implement and to evaluate a web-based simulation for critical care nursing, as a tool for teaching nursing students at the undergraduate level. An adapted methodology was used to develop teaching material in a web-based learning environment, consisting of three evaluation phases (ergonomic, pedagogical and usability), carried out by web-designers/programmers, nursing teachers/nurses, and undergraduate nursing students. The research tools used were three different evaluation forms, based on a five-point Likert scale, which were applied after using the simulation. The results garnered from the forms show positive analyses in every evaluation, with special emphasis on the encouragement of learning in the pedagogical evaluation period. In the usability evaluation, the highlight was on the students' satisfaction in using the environment and how easy it was to navigate. This shows the feasibility of using this simulation to improve the learning process.
  • Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem Original Articles

    Bobroff, Maria Cristina Cescatto; Gordan, Pedro A.; Garanhani, Mara Lúcia

    Resumo em Português:

    Face às inovadoras mudanças na graduação em Enfermagem, houve incorporação de novas metodologias e necessidade de avaliação dos custos. Os objetivos deste estudo foram construir modelo e estimar os custos educacionais de currículo integrado de Enfermagem em uma universidade pública, através de metodologia de estudo de caso - construção do modelo, coleta, análise e interpretação dos dados. O modelo construído constou das etapas: coleta de dados, custos educacionais por série e custos das atividades de apoio, custos educacionais das quatro séries e de suportes educacionais, custos compartilhados e custos educacionais totais. Pelos resultados e discussão vê-se que o custo educacional total anual/aluno foi de US$ 3,788.82. Participaram do curso 97 docentes. A análise de custos em horas-contato docente é a unidade de custo que proporciona fator mais consistente do tempo docente gasto com instrução. Conclui-se que o conhecimento dos custos educacionais gerou informações que podem servir para a gestão do currículo integrado na efetivação de seus objetivos educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Para enfrentar los cambios innovadores en los cursos de Enfermería, fue necesario incorporar nuevas metodologías y evaluar los costos. Los objetivos de este estudio fueron construir un modelo y estimar los costos educativos del currículo integrado de Enfermería en una universidad pública, a través de la metodología de estudio de caso - construcción de modelo, recolección, análisis e interpretación de los datos. El modelo construido tuvo las siguientes etapas: recolección de datos, costos educativos por serie y costos de las actividades de apoyo, costos educativos de las cuatro series y de soportes educacionales, costos compartidos y costos educativos totales. Los resultados y la discusión muestran que el costo educacional total anual/alumno fue de US$ 3.788,82. Participaron del curso 97 docentes. El análisis de costos en horas-contacto docente es la unidad de costo que proporciona el factor más consistente del tiempo docente utilizado con instrucción. Se concluye que el conocimiento de los costos educativos generó informaciones que pueden servir para la gestión del currículo integrado con la finalidad de hacer efectivos sus objetivos educacionales.

    Resumo em Inglês:

    Innovative changes in undergraduate Nursing programs have brought about new methodologies and the need for cost evaluation. This study aims to develop a model for cost estimation, and to estimate educational costs of an integrated Nursing curriculum at a public university. This is a case study conducted in stages: model development, data collection, analysis and interpretation. The cost-construction model consisted of six steps: data collection; educational and support activity costs; four-year course educational costs; educational support costs; joint product costs and total educational costs. Findings showed a total educational cost per student/year US$ 3,788.82. Course team faculty included 97 members. The cost analysis in faculty contact hours is the most appropriate cost unit as it most consistently reflects faculty time devoted to teaching. The knowledge about educational costs provided information that may be useful for a different approach to the integrated curriculum management, with a view to putting its educational objectives in practice.
  • Os sentidos da prática avaliativa na formação de enfermeiros Original Articles

    Laluna, Maria Cristina Martinez Capel; Ferraz, Clarice Aparecida

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisou os sentidos da avaliação na formação de enfermeiros, orientada por competência, utilizando o referencial de análise das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Os dados foram coletados em grupo focal, composto por sete professores de um curso de enfermagem do município de Marília, SP. Na análise dos dados, foi reconhecido que a maioria dos repertórios lingüísticos reporta-se à avaliação tradicional e à noção de competência baseada na matriz construtivista francesa. Porém, também, observou-se a presença de repertórios que produzem sentidos de renovação da prática avaliativa baseada na avaliação democrática e na matriz dialógica de competência.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo analizó los sentidos de la evaluación en la formación de enfermeros, orientada por la competencia, utilizando el marco teórico de análisis de las prácticas discursivas y de la producción de sentidos en lo cotidiano. Los datos fueron recolectados en un grupo focal, compuesto por siete profesores de un curso de Enfermería del municipio de Marília, en el estado de San Pablo, Brasil. En el análisis de los datos, se encontró que la mayoría de los repertorios lingüísticos se refieren a la evaluación tradicional y a la noción de competencia basada en la matriz constructivista francesa. Sin embargo, también fue observada la presencia de repertorios que producen sentidos de renovación de la práctica evaluativa basada en la evaluación democrática y en la matriz dialógica de competencia.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the meanings of evaluation practice in competence-based nursing education through discursive practices and production of meanings in daily routine. Data were collected with a focal group composed of seven professors from a nursing program in Marília, SP, Brazil. It could be acknowledged, during data analysis, that most of the linguistic repertories refer to the traditional mode of evaluation and to the competence notion based on the French constructivist framework. However, repertories producing meanings related to the innovation of the evaluation method, based on democratic evaluation and on the dialogical competence framework, are also observed.
  • Estilos de liderança de enfermeiros em unidade de terapia intensiva: associação com perfil pessoal, profissional e carga de trabalho Original Articles

    Balsanelli, Alexandre Pazetto; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Whitaker, Iveth Yamaguchi

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos verificar a relação dos estilos de liderança de enfermeiros com perfil pessoal e profissional e carga de trabalho de enfermagem. A amostra foi constituída por sete enfermeiros e sete técnicos de enfermagem que formaram duplas. Durante três meses os enfermeiros foram questionados sobre qual estilo de liderança seria adotado quando o técnico de enfermagem, sob sua avaliação, prestasse cuidados aos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva. Os dados foram analisados aplicando-se estatística descritiva, o método de comparações múltiplas de Tukey e o teste t de Student (<0,05). A carga de trabalho de enfermagem alcançou valor médio de 80,1%. As variáveis de perfil pessoal e profissional não apresentaram relação com os estilos de liderança escolhidos pelos enfermeiros (p>0,05). Os estilos de liderança determinar, persuadir e compartilhar foram os predominantes, entretanto, quando a carga de trabalho de enfermagem era maior, observou-se os estilos determinar e persuadir (p<0,05).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivos verificar a relación que existe entre los estilos de liderazgo de los enfermeros con el perfil personal, profesional y carga de trabajo de enfermería. La muestra fue constituida por siete enfermeros y siete técnicos de enfermería que formaron parejas. Durante tres meses los enfermeros fueron cuestionados sobre cual sería el estilo de liderazgo adoptado cuando el técnico de enfermería, bajo su evaluación, prestase cuidados a los pacientes admitidos en la Unidad de Terapia Intensiva. Los datos fueron analizados aplicándose estadística descriptiva, el método de comparaciones múltiples de Tukey y la prueba t de Student (<0,05). La carga de trabajo de enfermería alcanzó el valor promedio de 80,1%. Las variables de perfil personal y profesional no presentaron relación con los estilos de liderazgo escogidos por los enfermeros (p>0,05). Los estilos de liderazgo: determinar, persuadir y compartir fueron los predominantes, sin embargo, cuando la carga de trabajo de enfermería era mayor, se observaron los estilos determinar y persuadir (p<0,05).

    Resumo em Inglês:

    This study aims to explore the association between nurses' leadership styles and personal and professional nursing profile and workload. The sample consisted of seven nurses and seven nursing technicians who were grouped into pairs. At the end of three months, nurses were queried regarding what leadership style would be adopted when the nursing technician under their evaluation delivered care to patients admitted to the ICU. Relevant data was analyzed by applying descriptive statistics, Tukey's multiple comparison test and Student's t-test (p< 0.05). Nursing workload reached 80.1% on average. The personal and professional profile variables did not show any relation with the leadership styles chosen by nurses (p>0.05). The determine, persuade, and share leadership styles prevailed. However, whenever the nursing workload peaked, the determine and persuade styles were used (p<0.05).
  • Variabilidade do grau de complexidade assistencial do paciente em relação à equipe de enfermagem Original Articles

    Araújo, Vivian Brito de; Perroca, Márcia Galan; Jericó, Marli de Carvalho

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa exploratória-descritiva teve por finalidade investigar a variabilidade da complexidade assistencial do paciente em relação à equipe de enfermagem, durante a internação, e identificar os indicadores de cuidados que mais contribuem para a transição entre as categorias ,e foi realizada em unidades de internação clínica e cirúrgica de um hospital escola no interior do Estado de São Paulo. Foram classificados 80 pacientes da admissão à alta, utilizando-se o instrumento de classificação proposto e validado por Perroca. Tanto nas unidades de internação de clínica como na cirúrgica, encontrou-se predominância de pacientes na categoria de cuidados mínimos, 73 e 46%, respectivamente. Os pacientes clínicos, em sua maioria, permaneceram na categoria de cuidado identificada na admissão, enquanto na cirúrgica, houve variação entre as categorias de cuidado, principalmente, no pós-operatório. Os indicadores cuidado corporal, locomoção e integridade cutâneo-mucosa foram os mais envolvidos na transição de categoria de cuidado. Os achados permitem subsidiar decisões gerenciais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio de carácter investigativo-descriptivo tuvo como finalidad investigar la variabilidad de la complejidad asistencial del paciente respecto al equipo de enfermería durante la internación e identificar los indicadores de cuidados que contribuyen más para la transición entre las categorías. Se llevó a cabo en unidades de clínica médica y quirúrgica de un hospital escuela del interior del Estado de San Pablo. Fueron clasificados 80 pacientes desde la admisión hasta la alta médica, utilizando el instrumento de clasificación propuesto y aprobado por Perroca. Tanto en las unidades de internación médica como en las quirúrgicas, se constató el predominio de pacientes en la categoría cuidados mínimos, 73% y 46% respectivamente. En la clínica médica, la mayoría de los pacientes, permanecieron en la misma categoría de cuidado identificada durante su admisión, mientras que en la quirúrgica, hubo una variación entre las categorías de cuidado, sobre todo en el periodo postoperatorio. Los indicadores cuidado corporal, locomoción e integridad cutánea/mucosa fueron los más se encontraron en la transición de categoría de cuidado. Los hallazgos de este estudio permiten ayudar en la toma de decisiones gerenciales referentes a la optimización de recursos humanos y al costo de la asistencia de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this descriptive-exploratory study was to investigate the variability in the complexity of patients' nursing care needs during hospitalization and to identify the care indicators that most contribute to the transition between categories. The study was carried out at clinical and surgical inpatient units of a teaching hospital in the interior of São Paulo State. We included 80 patients from hospital admission to patient discharge, applying a classification instrument proposed and validated by Perroca. In both clinical and surgical inpatient units, patients who were classified into the minimal care category were predominant, 73% and 46%, respectively. Most of the clinical patients remained in the care category identified upon admission, while the surgical patients varied among the care categories, mainly in the post-operative period. Personal hygiene, locomotion and skin integrity were the most involved care indicators in the transition between care categories. The findings can support management decisions.
  • Estudo de coorte para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem em teste teórico, após treinamento em parada cardiorrespiratória Original Articles

    Brião, Renata da Costa; Souza, Emiliane Nogueira de; Castro, Raquel Azevedo de; Rabelo, Eneida Rejane

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico da equipe de enfermagem quanto ao atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) antes, imediatamente após e decorridos seis meses de treinamento. Usou-se o método estudo de coorte, conduzido em um hospital especializado em cardiologia, Porto Alegre, RS (novembro/2005 a maio/2006). Incluíu-se enfermeiros (35 no pré-teste, 34 no pós e o mesmo número após seis meses), técnicos e auxiliares (232 no pré, 227 no pós e 104 após seis meses). Aplicou-se um questionário nos três períodos, considerando-se 'conhecimento satisfatório' 75% de acertos. Os resultados mostraram, no pré-teste, que 62,9% dos enfermeiros atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 94,1% e decorridos seis meses, 64,7%. Entre os técnicos e auxiliares, no pré, 36,2% atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 79,3% e 62,5% decorridos seis meses. Conclui-se que o treinamento em PCR melhora o conhecimento da equipe logo após o treinamento, havendo redução do escore de acertos após 6 meses.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue evaluar el conocimiento teórico del equipo de enfermería en lo que se refiere a la atención de víctimas de paro cardiorrespiratorio (PCR) antes, inmediatamente después y transcurridos seis meses después del entrenamiento. Se utilizó el método estudio de cohorte, conducido en un hospital especializado en, Porto Alegre, RS (de noviembre/2005 a mayo/2006). Se incluyeron enfermeros, (35 en la pre-prueba, 34 en la post prueba y el mismo número después de seis meses), técnicos y auxiliares (232 en la pre, 227 en la post y 104 después de seis meses). Se aplicó un cuestionario en los tres períodos; se consideró 'conocimiento satisfactorio' a 75% de aciertos. Los resultados mostraron, en la pre-prueba, que 62,9% de los enfermeros alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 94,1% y transcurridos seis meses, 64,7%. Entre los técnicos y auxiliares, en la pre, 36,2% alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 79,3% y 62,5% después de transcurridos seis meses. Se concluye que el entrenamiento en PCR mejora el conocimiento del equipo inmediatamente después del entrenamiento, habiendo una reducción del puntaje de aciertos después de 6 meses.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To evaluate nursing professionals' theoretical knowledge of cardiopulmonary arrest (CPA) treatment before specific training, immediately after, and six months later. METHODS: Cohort study, performed in a cardiology hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul (November/2005 to May/2006), Brazil. Nurses, nursing technicians and assistants were included. A questionnaire was administered in the three periods, and 75% of correct answers was considered a satisfactory result. RESULTS: Thirty-five nurses participated in the pre-test, and 34 in the immediate and 6-month tests. Among technicians and assistants, 232, 227, and 104 participated in the pre-test, immediate, and 6-months tests, respectively. Among nurses, 62.9% achieved an adequate percentage of correct answers in the pre-test, 94.1% in the immediate, and 64.7% in the 6-months test; for nursing technicians and assistants, these values were 36.2%, 79.3%, and 62.5%, respectively. CONCLUSION: Training in CPA improved the nursing professionals' knowledge immediately after its administration, with a reduction in the rate of correct answers after 6 months.
  • Fatores relacionados à adesão do paciente diabético à terapêutica medicamentosa Original Articles

    Gimenes, Heloisa Turcatto; Zanetti, Maria Lúcia; Haas, Vanderlei José

    Resumo em Português:

    Este estudo teve o objetivo de determinar a adesão do paciente diabético à terapêutica medicamentosa e verificar a associação da adesão, segundo os fatores referentes ao paciente, ao relacionamento profissional-paciente, ao esquema terapêutico e à doença. Participaram 46 diabéticos cadastrados em um centro de pesquisa e extensão universitária no interior do Estado de São Paulo, em 2007. Os dados foram obtidos mediante entrevista, utilizando-se questionário e o teste de Medida de Adesão ao Tratamento - MAT. Os resultados mostraram que a adesão do paciente diabético ao tratamento medicamentoso para o diabetes foi de 78,3%. Conclui-se que, ao se considerar que a prevalência da adesão obtida no presente estudo está abaixo daquela recomendada na literatura, se torna urgente reconhecer a importância da mensuração da adesão dos pacientes diabéticos em tratamento medicamentoso, para o controle do diabetes pelos profissionais de saúde, na vigência de mau controle glicêmico e de suposta falência no esquema terapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo el objetivo de determinar la adhesión del paciente diabético a la terapéutica medicamentosa y verificar la asociación de la adhesión con factores relacionados al paciente, a la relación profesional-paciente, al esquema terapéutico y a la enfermedad. Participaron 46 diabéticos registrados en un centro de investigación y extensión universitaria en el interior del Estado de San Pablo, en 2007. Los datos fueron obtenidos mediante entrevista, utilizándose un cuestionario y la prueba de Medida de Adhesión al Tratamiento - MAT. Los resultados mostraron que la adhesión del paciente diabético al tratamiento medicamentoso para tratamiento de la diabetes fue de 78,3%. Se concluye que, al considerar que la prevalencia de la adhesión obtenida en el presente estudio estuvo por debajo de la recomendada en la literatura y frente a la vigencia del mal control de la glucemia y de la supuesta falencia en el esquema terapéutico, se urgente que los profesionales de la salud reconozcan la importancia de evaluar la adhesión de los pacientes diabéticos, al tratamiento medicamentoso para controlar la diabetes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was to assess patient adherence to antidiabetic drug therapy and its association with factors related to the patient, patient-provider relationship, therapeutic regimen and the disease itself. The study comprised 46 diabetic patients enrolled in a research and extension education center in the State of Sao Paulo, southeastern Brazil, in 2007. Data was collected through interviews using a questionnaire and the Treatment Adherence Measure (TAM). The patient adherence level to antidiabetic drug therapy was 78.3%. In conclusion, since prevalence of adherence is below that recommended in the literature, and in the light of poor blood glucose control and alleged failure of therapeutic regimen, health providers are urged to measure diabetic patient treatment adherence, because it is key to adequate diabetes management with drugs.
  • O trabalho do enfermeiro em unidade de terapia intensiva: sentimentos de sofrimento Original Articles

    Martins, Júlia Trevisan; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou investigar os sentimentos de sofrimento no trabalho de enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva e as estratégias usadas para enfrentarem esses sentimentos. Consiste em estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como eixo condutor a análise de conteúdo e, como suporte complementar, os estudos da Psicodinâmica do Trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, transcritas, categorizadas e subcategorizadas. Os resultados demonstraram que as vivências do sofrimento estão relacionadas com cuidar do paciente crítico jovem, levando os problemas para casa, a família do paciente, o trabalho em equipe, a falta de reconhecimento do trabalho realizado e a tecnologia no trabalho. Com relação às estratégias defensivas utilizadas, há destaque para a busca de força na religião, promoção de inter-relacionamento entre os membros da equipe, realização de atividade física e afastamento do paciente.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo investigar los sentimientos de sufrimiento en el trabajo de enfermeros de una Unidad de Terapia Intensiva y las estrategias usadas para enfrentar esos sentimientos. Consiste en un estudio descriptivo, con abordaje cualitativo, teniendo como eje conductor el análisis de contenido y, como soporte complementar, los estudios de la Psicodinámica del Trabajo. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas, transcritas, clasificados en categorías y subcategorías. Los resultados demostraron que las vivencias del sufrimiento están relacionadas con: el cuidar del paciente crítico joven, llevar los problemas para casa, la familia del paciente, el trabajo en equipo, la falta de reconocimiento del trabajo realizado y la tecnología en el trabajo. Con relación a las estrategias defensivas utilizadas, se destaca la búsqueda de fuerzas en la religión, la promoción de relaciones entre los miembros del equipo, la realización de actividades físicas, y el alejarse del paciente.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the feelings of suffering that Intensive Care Unit (ICU) nurses experience, and the strategies they use to face these feelings. It is a descriptive study using a qualitative approach and based on content analysis. The study used previous studies on Work Psychodynamics as complementary groundwork. Data collection occurred by means of semi-structured interviews, which were transcribed, categorized, and subcategorized. Results showed that suffering is related to: taking care of a young patient in critical condition, taking problems home, the patient's family, the team's work, and technology at work. As for the defense strategies used, emphasis is given to the search for strength in religion, promoting inter-relationships among team members, engaging in physical activity, and withdrawing from the patient.
  • Conscientização do usuário hipertenso para a adesão ao tratamento Original Articles

    Reiners, Annelita Almeida Oliveira; Nogueira, Maria Suely

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo de cunho qualitativo, cujos objetivos foram compreender a perspectiva do profissional de saúde e do usuário hipertenso sobre a interação que ocorre entre eles no contexto da saúde pública, e analisar de que forma essa interação contribui para a não adesão ao tratamento. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com 15 profissionais de saúde e 10 usuários hipertensos que interagiam em unidades públicas de saúde do município de Cuiabá, MT. Concluiu-se que, na interação entre o profissional de saúde e o usuário hipertenso, para resolver o problema da não adesão desse último ao tratamento, o primeiro lança mão da estratégia de conscientização. Essa, no entanto, tem sido realizada ainda pautada no biomédico de atenção e de maneira inadequada. O usuário, por sua vez, em relação ao tratamento, o tem administrado à sua maneira, indicando aos profissionais de saúde algumas questões relativas à sua adesão.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio descriptivo cualitativo, cuyos objetivos fueron comprender la perspectiva del profesional de la salud y la del usuario hipertenso sobre la interacción que ocurre entre ellos en el contexto de la salud pública, y analizar el modo en que esta interacción contribuye para la no adhesión al tratamiento. La recolección de datos se realizó por medio de entrevistas semiestructuradas con 15 profesionales de la salud y con 10 usuarios hipertensos, que interactuaban en unidades públicas de salud en el municipio de Cuiabá, estado de Mato Grosso, Brasil. Se concluyó que en la interacción entre el profesional y el usuario, para resolver el problema de la no adherencia al tratamiento, el profesional usa la estrategia de concientizar al usuario sobre la situación. Sin embargo, esto se viene realizando guiado por el modelo biomédico de atención y de una manera inapropiada. A su vez, el usuario administra el tratamiento a su manera, lo que indica, a los profesionales, una serie de cuestiones relativas a la adhesión al tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    Descriptive study with qualitative approach that aimed to understand the perspective of health professionals and hypertensive patients on their mutual interaction in the public health context, so as to analyze how this interaction contributes to non-compliance with treatment. Interviews with 15 health professionals and 10 hypertensive patients who interacted in public health units were carried out. In the interaction between the health professional and the hypertensive user, it was concluded that, in order to solve the problem of non-compliance with treatment from the part of the user, the health professional makes use of awareness strategies. In practice, however, this has occurred inappropriately and under the biomedical care model. Users, in turn, have managed treatment their own way, indicating some issues to health professionals regarding compliance.
  • Diagnósticos de enfermagem de pacientes em período pré-operatório de cirurgia esofágica Original Articles

    Lopes, Ana Elisa Ricci; Pompeo, Daniele Acalá; Canini, Silvia Rita Marin da Silva; Rossi, Lídia Aparecida

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos identificar e analisar os diagnósticos de enfermagem de pacientes no período pré-operatório de cirurgias esofágicas. Os dados foram coletados por meio de instrumento fundamentado no Modelo Conceitual de Horta. O grupo estudado foi constituído por 20 pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Brasil para serem submetidos a cirurgia esofágica. Os pacientes foram submetidos à entrevista e exame físico. Os diagnósticos de enfermagem identificados com freqüência maior que 50% foram: deglutição prejudicada (100%), risco para infecção (100%), conhecimento deficiente sobre a doença e período perioperatório (95%) e dor crônica (75%). Esses diagnósticos foram analisados considerando-se os fatores relacionados, as características definidoras ou fatores de risco, de acordo com o tipo de diagnóstico, e as respostas à patologia esofágica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivos identificar y analizar los diagnósticos de enfermería de pacientes en el período pre operatorio de cirugías de esófago. Los datos fueron recolectados por medio de un instrumento fundamentado en el Modelo Conceptual de Horta. El grupo estudiado fue constituido por 20 pacientes internados en el Hospital de las Clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirao Preto, en Brasil, para ser sometidos a cirugía esofágica. Los pacientes fueron sometidos a una entrevista y a un examen físico. Los diagnósticos de enfermería identificados con una frecuencia mayor que 50% fueron: acción de deglutir perjudicada (100%), riesgo de infección (100%), conocimiento deficiente sobre la enfermedad y período peri operatorio (95%) y dolor crónico (75%). Esos diagnósticos fueron analizados considerando los factores relacionados, las características de definición o los factores de riesgo, de acuerdo con el tipo de diagnóstico, y las respuestas a la patología esofágica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze the nursing diagnoses of patients in the preoperative period of esophageal surgeries. Data were collected by means of an instrument, based on Horta's Conceptual Model. The study group consisted of 20 patients hospitalized at the Ribeirão Preto Medical School Hospital das Clínicas, who would undergo esophageal surgery. The patients were submitted to an interview and a physical examination. The nursing diagnoses identified at frequencies of more than 50% were: impaired swallowing (100%); risk for infection (100%); knowledge deficit about disease and perioperative period (95%), and chronic pain (75%). These diagnoses were analyzed in view of the related factors, defining characteristics or risk factors, according to the type of diagnosis and the responses to the esophageal disease.
  • Não podendo viver como antes: a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático da criança Original Articles

    Mendes, Ana Márcia Chiaradia; Bousso, Regina Szylit

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivos compreender a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático pediátrico e identificar as demandas e recursos da família. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 8 famílias em um hospital escola do município de São Paulo. Foi possível identificar dois fenômenos que compõem essa experiência: tendo a vida controlada pelo transplante, representando a vulnerabilidade da família ao vivenciar as incertezas, e o medo constante no decorrer da experiência de doença da criança; e lutando para resgatar a autonomia, que consiste no movimento de reação da família diante do primeiro fenômeno, adaptando-se continuamente para enfrentar o estresse e sofrimento desencadeados pela situação. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central não podendo viver como antes, a partir da qual propõe-se um modelo teórico explicativo da experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivos entender la dinámica familiar durante la experiencia del trasplante de hígado pediátrico e identificar las demandas y los recursos de la familia. El estudio utilizó como marco teórico el Interaccionismo Simbólico y como marco metodológico la Teoría Fundamentada en los Datos. Los datos fueron recolectados durante entrevistas semiestructuradas con 8 familias en un hospital escuela en el municipio de San Pablo. Fue posible identificar dos fenómenos que componen esta experiencia: teniendo la vida controlada por el trasplante, que representa la vulnerabilidad de la familia al vivir las incertidumbres y el miedo constante durante la experiencia de la enfermedad del niño; y, luchando para rescatar la autonomía, que consiste en el movimiento de reacción de la familia para enfrentar el primer fenómeno, adaptándose continuamente para enfrentar el estrés y el sufrimiento desencadenados por la situación. La articulación de esos fenómenos permitió identificar la categoría central, que fue - no pudiendo vivir como antes - a partir de la cual se propone un modelo teórico explicativo de la experiencia.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to understand families' dynamics during the experience of pediatric liver transplantation, and to identify families' demands and resources. Symbolic interactionism was used as the theoretical framework and grounded theory as the methodological reference. Data were collected through semi-structured interviews with eight families at a public hospital in Sao Paulo, SP, Brazil. Two phenomena were identified: having life controlled by the transplantation represents the vulnerability of families experiencing uncertainty and fear during their children's disease experience; and struggling to reacquire autonomy refers to families' reaction when exposed to the first phenomenon, which consists of continuous adaptation to overcome suffering caused by the situation. The relationship of these two phenomena allowed for the identification of the central category: not being able to live like before. Based on this analysis, a theoretical model could be proposed to explain the experience.
  • A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas Original Articles

    Ceribelli, Carina; Nascimento, Lucila Castanheira; Pacífico, Soraya Maria Romano; Lima, Regina Aparecida Garcia de

    Resumo em Português:

    O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é estratégia adotada por diversas instituições de saúde com o objetivo de levar à criança e ao adolescente hospitalizados a mediação de leitura de histórias infanto-juvenis, por intermédio de profissionais e voluntários capacitados para tal função. O objetivo deste trabalho é apreender em que medida a estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. Para tanto, a coleta de dados empíricos foi realizada mediante a entrevista semi-estruturada com mediadores e crianças maiores de sete anos e a observação de sessões de mediação de leitura. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados e constatou-se que a mediação de leitura facilita os diálogos e o relacionamento, amplia o processo diagnóstico e terapêutico e valoriza o processo de desenvolvimento de crianças, familiares e equipe de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El Proyecto Biblioteca Viva en Hospitales es una estrategia adoptada por diversas instituciones de salud con el objetivo de llevar al niño y al adolescente hospitalizados a la mediación de la lectura de historias infante-juveniles, por intermedio de profesionales y voluntarios capacitados para esa función. El objetivo de este trabajo es aprender en que medida la estrategia de la mediación de historias, propuesta por lo Proyecto Biblioteca Viva en Hospitales, puede ser un recurso de comunicación con el niño hospitalizado. Para esto, la recolección de datos empíricos fue realizada mediante una entrevista semiestructurada con mediadores y niños mayores de siete años y observando las sesiones de mediación de lectura. Se realizó un análisis cualitativo de los datos y se constató que la mediación de lectura facilita los diálogos y la relación, amplía el proceso diagnóstico y terapéutico y valoriza el proceso de desarrollo de los niños, de los familiares y del equipo de salud.

    Resumo em Inglês:

    The Live Library in Hospitals Project is a strategy adopted by several health institutions for the purpose of providing hospitalized children and adolescents the reading mediation of infant-juvenile stories through professionals and volunteers capable of this function. This study aimed to find out to what extent the reading of stories strategy proposed by this project in hospitals can be a communication resource to use with hospitalized children. In order to do that, empirical data collection was carried out through the use of semi structured interviews with the reader and children above the age of seven years and observation of reading sections. The qualitative data analysis was doing it and it was verified that the reading mediation favors the dialogs and relationships; contribute for the expansion of the diagnostic and therapeutic and development processes of children, relatives and health professionals.
  • Concepções de saúde sob a ótica de mulheres cuidadoras-leigas, acompanhantes de crianças hospitalizadas Original Articles

    Wegner, Wiliam; Pedro, Eva Neri Rubim

    Resumo em Português:

    Objetiva-se apresentar e discutir uma parte dos achados de investigação realizada em um hospital escola. É um estudo qualitativo descritivo-exploratório e intervencionista junto a nove mulheres cuidadoras-leigas, acompanhantes de crianças com câncer, hospitalizadas. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, organizados pelo software QSR Nvivo e analisados mediante análise temática. Os resultados, provenientes da problematização das concepções de saúde das participantes, apontaram para a necessidade de um (re)pensar os direitos do acompanhante e a instrumentalização dos diversos segmentos sociais, políticos e institucionais no (re)planejamento das ações em saúde, que podem ser desenvolvidas desde a formação e qualificação dos profissionais, nos contextos de atenção à saúde, assim como, também, podem ser foco de discussão em diferentes contextos da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo es presentar y discutir una parte de los resultados de una investigación realizada en un hospital escuela. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo exploratorio e intervencionista realizado en nueve mujeres cuidadoras, no profesionales, acompañantes de niños hospitalizados con cáncer. Los datos fueron recolectados por medio de la técnica de grupo focal, organizados por el software QSR Nvivo y analizados mediante análisis temático. Los resultados provenientes de la problematización de las concepciones de salud de las participantes, apuntaron para la necesidad de repensar los derechos del acompañante y la instrumentalización de los diversos segmentos sociales, políticos e institucionales para replantear las acciones en salud que pueden ser desarrolladas en la formación y calificación de los profesionales, dentro del contexto de la atención a la salud, así como ser foco de discusión en diferentes contextos de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to present and discuss part of the findings of a research carried out at a teaching hospital. It is a qualitative descriptive-exploratory and interventionist study with nine lay caregiver women accompanying hospitalized children with cancer. Data were collected through the focal group technique, organized in the QSR Nvivo software and analyzed through thematic analysis. Results originated during the discussion on participants' health conceptions indicate the need to (re)think the rights of patients' companions and provide instruments to several social, political and institutional stakeholders in order to (re)plan health actions that can be developed during professionals' education and qualification in the context of health care, which can be the focus of discussion within diverse contexts of society.
  • Normas sociais de iniciação sexual entre adolescentes e relações de gênero Original Articles

    Borges, Ana Luiza Vilela; Nakamura, Eunice

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de identificar normas e expectativas sociais que cercam a iniciação sexual, foram estudados quatro grupos focais com adolescentes de 14 a 18 anos de idade, em 2006, na cidade de São Paulo, Brasil. Os dados mostraram que as questões de gênero estão claramente presentes nos discursos dos entrevistados e mostram-se fundamentais nas escolhas sobre o momento, as parcerias e as práticas contraceptivas que circundam a vivência da primeira relação sexual. Os adolescentes tanto estão subordinados aos papéis de gênero tradicionalmente atribuídos aos homens e mulheres, como a concepção de que o sexo é um instinto físico e incontrolável entre os garotos e a intrínseca relação entre amor, desejo e sexo entre as garotas, quanto têm papel preponderante para a manutenção de tais valores no grupo em que vivem.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de identificar las normas y expectativas sociales que se encuentran en la iniciación sexual, fueron estudiados cuatro grupos de adolescentes entre 14 y 18 años de edad, en 2.006, en la ciudad de San Pablo, Brasil. Los datos mostraron que las cuestiones de género están claramente presentes en los discursos de los entrevistados y se mostraron fundamentales en las elecciones sobre: el momento, el compañero y las prácticas contraceptivas que se encuentran en la vivencia de la primera relación sexual. Los adolescentes están subordinados a los papeles de género, tradicionalmente atribuidos a los hombres y a las mujeres, y al concepto de que el sexo es un instinto físico e incontrolable entre los muchachos, y a la intrínseca relación entre el amor, el deseo y el sexo entre las muchachas; estas percepciones tienen también un papel preponderante para mantener estos valores en el grupo en que viven.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify standards and expectations regarding sexual initiation of 14 to 18 year-old adolescents in Sao Paulo, SP, Brazil, using data from four focal groups conducted in 2006. Results revealed that gender issues are clearly present in participants' reports and showed to be essential in their choices about the moment, partners and contraceptive practices in the first sexual relation. Adolescents are subordinated to gender roles, traditionally attributed to male and female genders, i.e. the notion that sex is an uncontrolled instinct for boys, and intrinsically and closely associated to love and desire for girls. Adolescents also play a preponderant role in the perpetuation of these values within the group they live in.
  • Acidente do trabalho e qualidade de vida relacionada à sáude: um estudo em três hospitais Original Articles

    Monteiro, Claudia Maria; Benatti, Maria Cecília Cardoso; Rodrigues, Roberta Cunha Matheus

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo que comparou a ocorrência de acidente do trabalho em trabalhadores de instituições hospitalares, com diferentes modalidades organizacionais, no período de 2000-2005, e a qualidade de vida relacionada à saúde de uma amostra de acidentados do ano 2005. Os dados obtidos possibilitaram identificar 286 trabalhadores acidentados a partir da Comunicação de Acidentes do Trabalho. Dos acidentes típicos (91,6%), aqueles com objetos perfurocortantes atingiram 68,5% dos trabalhadores acidentados. Os resultados relativos à qualidade de vida relacionada à saúde, obtidos por auto-aplicação do SF-36 Medical Outcomes Study 36 - Item short form health survey, junto aos 61 trabalhadores acidentados, em 2005, mostraram valores médios elevados na maioria dos domínios analisados, sendo constatada menor pontuação nos domínios Vitalidade e Dor. Não houve diferença significante na qualidade de vida relacionada à saúde entre os trabalhadores acidentados dos três hospitais estudados.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio, realizado en el período 2.000-2.005, entre trabajadores de instituciones hospitalarias, que tenían diferentes modalidades de organización e instrumentalización, que comparó la ocurrencia de accidentes de trabajo y con la calidad de vida relacionada a la salud, en una muestra de accidentados en el año de 2.005. Los datos obtenidos posibilitaron identificar 286 trabajadores accidentados a partir de las comunicaciones de Accidentes de Trabajo. Entre los accidentes típicos (91,6%), los con objetos punzo cortantes alcanzaron el 68,5% del grupo estudiado. Los resultados relativos a la calidad de vida relacionada con la salud, obtenidos con la auto aplicación del cuestionario SF-36 (Medical Outcomes Study 36 - item short form health survey) en los 61 trabajadores accidentados, en 2.005, muestran valores promedio elevados en la mayoría de los dominios analizados, siendo constatada una puntuación menor en los dominios Vitalidad y Dolor. No hubo diferencia significativa en la calidad de vida entre los trabajadores accidentados de los tres hospitales estudiados.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the occurrence of occupational accidents among hospital workers between 2000 and 2005 and health-related quality of life of a sample of injured workers in 2005. Data obtained through occupational accident reports indicated 286 injured workers. In typical accidents (91.6%), accidents with piercing-cutting instruments affected 68.5% of workers. The results related to health-related quality of life obtained from 61 injured workers in 2005, through the SF-36 Medical Outcomes Study 36 - item short form health survey, evidenced high average values in most of the analyzed domains, while the lowest score observed was Vitality and Bodily Pain. No significant differences in health-related quality of life were found among injured workers from the three studied hospitals.
  • Definição de eutrofia mamária para mulheres na menacma Original Articles

    Matthes, Angelo do Carmo Silva; Sgrignoli, Renata Barrenha

    Resumo em Português:

    A definição de mamas normais ainda não está bem estabelecida e este estudo teve como objetivo defini-las como tal, a partir de medidas antropométricas, correlacionando-as com a avaliação subjetiva de satisfação ou insatisfação; sendo que mamas normais seriam aquelas de mulheres que se consideram satisfeitas. Foram entrevistadas 225 mulheres que tiveram medidas antropométricas realizadas em suas mamas. Formou-se dois grupos: 146 (57%) de satisfeitas e 109 (42,7%) de insatisfeitas. Dessas, 66% tinham a distância do mamilo à prega inframamária (segmento AM) com valor negativo e a distância da fúrcula esternal ao mamilo (segmento FM) foi superior a 24cm em 73%. O ângulo (abertura do braço em relação ao tórax) inferior ou igual a 90Ú correspondeu a 84% das satisfeitas. Concluiu-se que os melhores parâmetros para definir normalidade da mama, baseados no grau de satisfação, é a medida FM menor que 25cm, medida AM positiva e o ângulo do braço no máximo de 900.

    Resumo em Espanhol:

    La definición de senos normales todavía no está bien establecida; este presente estudio tuvo como objetivo definirla a partir de medidas antropométricas, correlacionando esas medidas con la evaluación subjetiva de la satisfacción de las mujeres; así, los senos normales serían de aquellas mujeres que se consideran satisfechas. Se utilizó un cuestionario construido por las autoras para entrevistar a 255 mujeres. Se formaron dos grupos: uno de 146 (57%) satisfechas y otro de 109 (42.7%) insatisfechas. Entre estas, (66%) la distancia del pezón al pliegue inframamario (segmento AM) tenía un valor negativo y la distancia de la fúrcula esternal al pezón (segmento FM) fue superior a 24 centímetros. El ángulo (abertura del brazo en relación al tórax) era inferior o igual a 90Ú, y correspondió a 84% de las mujeres satisfechas. Se concluyó que los mejores parámetros para definir la normalidad del seno, basados en el grado de satisfacción, son: la medida FM menor que 25 cm., la medida AM positiva y el ángulo del brazo con un máximo de 900.

    Resumo em Inglês:

    The definition of normal breasts is not well established yet. This study aimed to identify this condition using anthropometric measures, correlating them with the subjective evaluation of satisfaction or dissatisfaction. Normal breasts are assumed to be breasts of women who consider themselves satisfied with their breasts. Data were collected through interviews with 255 women who had anthropometric measures taken from their breasts. Subjects were divided into two groups, 146 (57%) women were satisfied and 109 (42.7%) dissatisfied. Of these, 66% had a negative nipple-to-inframammary fold distance (AM section) and, in 73% of patients, the distance from the sternal manubrium to the nipple (FM section) was greater than 24 cm. Among satisfied subjects, 84% had angles (arm-thorax opening) of less than or equal to 90Ú. It was concluded that the best parameters to define breast normality, based on the degree of satisfaction, is FM measure shorter than 25cm, positive AM measure and a maximum 90Ú arm angle.
  • Consulta de enfermagem aplicada a clientes portadores de hipertensão arterial: uso da teoria do autocuidado de orem Original Articles

    Manzini, Fernanda Cristina; Simonetti, Janete Pessuto

    Resumo em Português:

    O objetivo foi implantar a Consulta de Enfermagem para indivíduos hipertensos, utilizando-se a teoria do autocuidado de Orem e sistematizar a assistência de enfermagem. Foram entrevistados 56 pacientes, sendo 58,9% mulheres, 75% na faixa etária de 50 a 80 anos, 76,4% casados, 42,9% donas de casa, 47,2% aposentados e 67,3% com ensino fundamental completo. Utilizou-se instrumento estruturado abordando os requisitos de autocuidado universal, de desenvolvimento e de desvios de saúde. A análise dos dados possibilitou avaliar os requisitos de autocuidado alterados. No planejamento da assistência, as ações de apoio-educação foram prioridades. A teoria do autocuidado possibilitou identificar aspectos importantes para serem trabalhados pelo enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue implantar la Consulta de Enfermería para individuos hipertensos utilizando la teoría del auto cuidado de Orem y sistematizar la atención de enfermería. Fueron entrevistados 56 pacientes, de los cuales 58,9% eran mujeres, 75,0% en el intervalo de edad de 50 a 80 años, 76,4% casados, 42,9% dueñas de casa, 47,2% jubilados y 67,3% con enseñanza fundamental completa. Para realizar el estudio se utilizó un instrumento estructurado abordando los requisitos del auto cuidado universal, de desarrollo y de desvíos de salud. El análisis de los datos permitió la evaluación de los requisitos de auto cuidado alterados. En la fase de planificación de la atención de enfermería, la prioridad fueron las acciones de apoyo educacional. La teoría del auto cuidado posibilitó detectar aspectos importantes para ser analizados por el enfermero.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to implant the Nursing Consultation for hypertensive patients, using Orem's Self-Care Theory and to systematize nursing care. Thirty-six patients were interviewed. Of these, 58.9% were women, 75.0% of them ranging from 50 to 80 years of age, 76.4% were married, 42.9% were housewives, 47.2% were retired, and 67.3% completed elementary education. Patients were interviewed with a structured instrument addressing the requirements for universal, developmental, and health deviations self-care. Data analysis made it possible to assess the altered self-care requirements. In patient care planning, support-education actions were our top priority. Orem's self-care theory permitted identifying important aspects, which need to be developed by the nurses.
  • Mapeamento das lesões em vítimas de acidentes de trânsito: revisão sistemática da literatura Review Articles

    Calil, Ana Maria; Sallum, Elias Aissar; Domingues, Cristiane de Alencar; Nogueira, Lilia de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi identificar as regiões corpóreas mais atingidas em vítimas de acidentes de transporte e mapear a gravidade das lesões e do trauma. Foi realizada revisão sistemática da literatura, utilizando-se descritores relacionados aos acidentes de trânsito, acidentes de transporte, ferimentos e lesões, totalizando 248 artigos. As bases eletrônicas pesquisadas foram LILACS, MEDLINE e PAHO, entre 1990 e dezembro de 2006. Essa revisão destacou uma série de estudos conclusivos sobre as regiões corpóreas mais freqüentes e aquelas de maior gravidade atingidas nesses eventos e apontou lacunas de conhecimento na literatura nacional. Acredita-se que esses achados possam ser de grande valia para as equipes nos cenários de pré-hospitalar e intra-hospitalar e apontem caminhos na direção de novas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue identificar las regiones corpóreas más afectadas en víctimas de accidentes de transporte e identificar la gravedad de las lesiones y del trauma. Fue realizada una revisión sistemática de la literatura, utilizándose descriptores relacionados a los accidentes de tránsito, accidentes de transporte, heridas y lesiones, totalizando 248 artículos. Las bases electrónicas investigadas fueron LILACS, MEDLINE y PAHO, entre 1990 y diciembre de 2006. Esta revisión destacó una serie de estudios conclusivos sobre las regiones corpóreas más frecuentes y aquellas de mayor gravedad afectadas en esos eventos y apuntó lagunas de conocimiento en la literatura nacional. Pensamos que lo encontrado puede ser de gran importancia para los equipos en los escenarios de prehospitalario e intrahospitalario y apuntan caminos en dirección de nuevas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify the body regions most affected in traffic accident victims and to map the trauma and severity of the lesions. A systematic literature review using key words related to traffic accidents, transportation accidents, wounds and injuries found a total of 248 articles. The electronic bases LILACS, MEDLINE, and PAHO were surveyed between the years 1990 and December 2006. This review emphasized a series of conclusive studies about the most frequent body regions involved and the major injuries occurring in these situations. It also indicated information gaps in the Brazilian literature. We believe that these findings are valuable for pre-hospital and intra-hospital teams and point the way to new investigations.
  • Análise crítica do discurso: novas possibilidades para a investigação científica no campo da saúde mental Theoretical Article

    Pinho, Leandro Barbosa de; Kantorski, Luciane Prado; Bañon Hernández, Antonio Miguel

    Resumo em Português:

    Este ensaio teórico procura discutir os aspectos filosóficos, conceituais e metodológicos da Análise Crítica do Discurso como referencial teórico-metodológico para estudos na área da saúde mental. No início há reflexão acerca do discurso psiquiátrico, na história e na atualidade, para introduzir conceitos e pressupostos que orientam a análise dos processos discursivos. Discorre-se sobre as demarcações históricas da Análise Crítica do Discurso como referencial analítico no campo das ciências sociais. Finaliza-se este ensaio apresentando suas aplicações conceituais e metodológicas à investigação no campo da saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo teórico buscó discutir los aspectos filosóficos, conceptuales y metodológicos del Análisis Crítico del Discurso como marco teórico-metodológico para realizar estudios en el área de la salud mental. En el inicio se reflexiona acerca del discurso psiquiátrico, en la historia y en la actualidad, para introducir conceptos e hipótesis que orientan el análisis de los procesos discursivos. Se discurre sobre los hitos históricos del Análisis Crítico del Discurso como marco analítico en el campo de las ciencias sociales. Se finaliza este ensayo presentando sus aplicaciones, conceptuales y metodológicas, en la investigación en el campo de la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to get to know the philosophical, conceptual and methodological aspects of Critical Discourse Analysis, as a theoretical-methodological framework for research in the mental health area. Initially, the study presents a reflection on psychiatric discourse in history and at present, with the goal of introducing concepts and presuppositions that would guide the analysis of discursive processes. Discussions are presented about the historical milestones of Critical Discourse Analysis as an analytical framework in social sciences. Finally, the study presents its conceptual and methodological applications to research in the mental health area.
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