Acessibilidade / Reportar erro

Gênero e livro didático de língua estrangeira

Resumos

A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.

imagens; livro didático; língua estrangeira


À partir de l'observation de matériel didactique destiné à l'enseignement du français langue étrangère paru récemment, cet article voudrait réfléchir sur la façon dont l'image est incorporée par ce genre de texte. On cherche, d'une part, à comprendre de quelle manière et dans quelle mesure l'utilisation de l'image s'avère productive dans le processus d'apprentissage de la langue étrangère et, d'autre part, à distinguer le(s) type(s) de rapport que les langages iconique et verbal entretiennent entre eux. Pour ce faire, on propose au départ une définition de la notion de compétence et on examine ensuite les spécificités de l'apprentissage en milieu institutionnel.

images; manuel; langue étrangère


ARTIGOS

Gênero e livro didático de língua estrangeira

Fernando Afonso de Almeida

(UFF)

RESUMO

A partir do exame de material didático recente destinado ao ensino do francês língua estrangeira, este artigo procura observar e discutir a incorporação da imagem por esse tipo de texto. Busca, por um lado, entender de que forma e em que medida o uso da imagem se torna produtivo dentro do processo de aprendizagem da língua estrangeira e, por outro lado, distinguir o(s) tipo(s) de relação que as linguagens icônica e verbal estabelecem entre si. Para tanto, propõe inicialmente uma definição da noção de competência inspirada na vertente interacionista e focaliza em seguida especificidades da aprendizagem em ambiente institucional.

Palavras-chave: imagens, livro didático, língua estrangeira.

RÉSUMÉ

À partir de l'observation de matériel didactique destiné à l'enseignement du français langue étrangère paru récemment, cet article voudrait réfléchir sur la façon dont l'image est incorporée par ce genre de texte. On cherche, d'une part, à comprendre de quelle manière et dans quelle mesure l'utilisation de l'image s'avère productive dans le processus d'apprentissage de la langue étrangère et, d'autre part, à distinguer le(s) type(s) de rapport que les langages iconique et verbal entretiennent entre eux. Pour ce faire, on propose au départ une définition de la notion de compétence et on examine ensuite les spécificités de l'apprentissage en milieu institutionnel.

Mots-clés: images, manuel, langue étrangère.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 É nossa a tradução das citações extraídas de obras em francês.

2 Para maiores detalhes, ver Almeida, 2000, p.96-97.

3 "A linguagem icônica e os manuais de ensino do francês", Almeida, 1996.

  • ALMEIDA, F. A. de. (2000). O discurso da aula de língua estrangeira. Em Alea nº2, vol.2. Rio de Janeiro. p. 93-108.
  • _______. (1999). Linguagem e humor Niterói: EdUFF.
  • _______. (1996). A linguagem icônica e os manuais de ensino do francês. Em Gragoatá, nº2, EdUFF. p. 93-105.
  • ECO, U. (1970). Sémiologie des messages visuels. Em Communications nº15. Paris. p.11-51.
  • FRESNAULT-DERUELLE, P. (1977). Récits et Discours par la Bande . Paris: Hachette.
  • GENETTE, G. (1972). Figures III Paris: Seuil.
  • KERBRAT-ORECCHIONI, C. (2001). Les actes de langage dans le discours Paris: Nathan.
  • MAINGUENEAU, D. (2001). Análise de textos de comunicação São Paulo: Cortez.
  • VÉRONIQUE, D. Apprentissage naturel et apprentissage guidé, Le Français dans le Monde nº 185, p.45-52.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br