Acessibilidade / Reportar erro

O programa "Sandwich" de doutorado no exterior: uma experiência em enfermagem

NOTAS E INFORMAÇÕES

O programa "Sandwich" de doutorado no exterior: uma experiência em enfermagem

Maria Helena L. Caliri

Aluna do Programa Interunidades de Doutorado em Enfermagem - Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo

O programa "sandwich" de doutorado no exterior destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, a nível de doutorado, que queiram usufruir no exterior, da oportunidade de coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese, a qual será defendida no Brasil.

Na enfermagem este programa toma-se particularmente importante no sentido da incorporação mais rápida de novos conhecimentos, já que os programas de doutorado no Brasil são relativamente recentes e muitos orientadores obtiveram sua titulação em outras áreas do conhecimento, fora da enfermagem, e também no sentido de oferecer uma variedade de novas experiências que podem facilitar o desenvolvimento do aluno como pesquisador independente.

A participação do aluno neste programa "sandwich" exige o cumprimento de certas etapas, algumas que precisam ser iniciadas até um ano antes do início do programa. A decisão de participar em um programa no exterior requer a permanência prolongada do aluno em um país muitas vezes desconhecido, o domínio fluente da língua do país e a identificação de um programa de doutorado e de um pesquisador que melhor se ajuste às necessidades de aprendizagem do aluno interessado.

A escolha do programa e do orientador é feita de acordo com o interesse de pesquisa do aluno. Através de referências bibliográficas em trabalhos científicos, identifica-se quais pesquisadores trabalham na área de interesse e as universidades as quais pertencem. O próximo passo é estabelecer um contato por correspondência, apresentando-se como aluno regular do programa de Doutorado no Brasil interessado em aperfeiçoar seus estudos no exterior. Nesta carta as áreas de interesse do aluno, os tipos de atividades que deseja desenvolver, e o período que dispõe para o estudo precisam ficar bem explicitados para favorecer o aceite pelo pesquisador e a composição de um programa que atenda as expectativas do aluno.

Muitas vezes este contato é feito pelo orientador do aluno no Brasil, já que os órgãos financiadores recomendam que os dois orientadores devem manter contato científico freqüente. Em correspondências futuras será definido o programa de trabalho e as características das atividades que serão desenvolvidas pelo aluno. Após concordância das partes sobre o programa, o aluno deve solicitar uma carta de aceitação do orientador no exterior e da instituição a qual pertence, para enviar a agência financiadora no Brasil. O momento pode também ser adequado para solicitar outras informações que facilitem a adaptação do aluno como moradia e condições climáticas da região.

A proficiência na língua do país no qual o aluno irá realizar o programa "sandwich" é outro requisito seletivo pelas agencias financiadoras que precisa ser levado a sério pelo aluno de Doutorado em Enfermagem, já que o sucesso de seu programa decorrerá do contato com outros pesquisadores, participação em seminários e cursos ou seja, total integração do aluno em múltiplas atividades de pós-graduação de programas do exterior. Muitas vezes, também é solicitado ao aluno, que faça apresentação oral sobre as suas atividades no Brasil ou sobre a nossa realidade em questões de assistência, ensino ou pesquisa.

Finalmente, é importante enfatizar que a participação do pós-graduando de enfermagem em programas desta natureza permite uma evolução significante do aluno não somente relacionada a natureza científica da experiência, mas também, no sentido da imersão total em uma outra cultura com suas características próprias, levando-o a uma reflexão de seus valores, ideais e objetivos enquanto pessoa e profissional.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Jul 1993
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br