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O uso de um sistema artesanalmente construído para o ensino prático da punção e infusão intravenosa

Resumos

As autoras apresentam um método de ensino por elas testado, implantado e atualmente utilizado nas aulas práticas dos procedimentos de punção venosa, ministração de medicamentos por via endovenosa e infusão intravenosa, para alunos das disciplinas Introdução à Enfermagem e Introdução à Prática Hospitalar dos cursos de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e de Medicina, respectivamente, na Universidade Federal de Mato Grosso. Descrevem a instalação do sistema que simula uma veia e relacionam o material para sua construção. Destacam a importância do laboratório de simulação do procedimento e concluem que a utilização desse sistema tem sido uma excelente forma para o ensino dos mesmos.


The authors present a teaching method that has been tested, introduced and utilized by them in laboratory classes for the procedures of venous punction, intravenous injections and infusions, for Basic Nursing and Introduction to Hospital students,for Nursing and Medicine Graduations Courses respectively, at University of Mato Grosso. They describe the artesanal system instalation that simulates a vein and indicate the necessary equipment for its construction. They stress about the importance of the laboratory use for the procedures simulation and conclude that the system has been an excellent way to tech them.


O uso de um sistema artesanalmente construído para o ensino prático da punção e infusão intravenosa* * Prêmio Zaira Cintra Vidal, 3° lugar, 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR - 1991.

Edna Maria Ferreira do Nascimento; Maria Lúcia Brandão Cançado

Professora da disciplina Introdução à Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Fed. de Mato Grosso

RESUMO

As autoras apresentam um método de ensino por elas testado, implantado e atualmente utilizado nas aulas práticas dos procedimentos de punção venosa, ministração de medicamentos por via endovenosa e infusão intravenosa, para alunos das disciplinas Introdução à Enfermagem e Introdução à Prática Hospitalar dos cursos de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e de Medicina, respectivamente, na Universidade Federal de Mato Grosso. Descrevem a instalação do sistema que simula uma veia e relacionam o material para sua construção. Destacam a importância do laboratório de simulação do procedimento e concluem que a utilização desse sistema tem sido uma excelente forma para o ensino dos mesmos.

ABSTRACT

The authors present a teaching method that has been tested, introduced and utilized by them in laboratory classes for the procedures of venous punction, intravenous injections and infusions, for Basic Nursing and Introduction to Hospital students,for Nursing and Medicine Graduations Courses respectively, at University of Mato Grosso. They describe the artesanal system instalation that simulates a vein and indicate the necessary equipment for its construction. They stress about the importance of the laboratory use for the procedures simulation and conclude that the system has been an excellent way to tech them.

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  • *
    Prêmio Zaira Cintra Vidal, 3° lugar, 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR - 1991.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1991
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