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Percepção de Controlabilidade e Equidade da Avaliação de Desempenho

La percepción de la controlabilidad y de la justicia en la evaluación de desempeño

RESUMO

Este estudo investiga os efeitos da incerteza ambiental, da descentralização da tomada de decisões e da utilização de medidas subjetivas de desempenho na percepção de controlabilidade do resultado (controllability) e de equidade no processo de avaliação de desempenho dos gestores. Com base em dados coletados por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 339 gestores de nível médio e superior, os resultados sugerem que a incerteza ambiental afeta negativamente a percepção de controlabilidade e que este efeito não é moderado pelo nível de descentralização da tomada de decisões. Os resultados sugerem também uma associação positiva entre a percepção de controlabilidade e de equidade no processo de avaliação de desempenho gerencial. Embora o uso de medidas subjetivas de desempenho não exerça efeito direto sobre a percepção de equidade, os resultados sugerem que seu uso exerce efeito moderador na relação entre controlabilidade e percepção de equidade. Demonstra-se ainda que o efeito positivo do uso de medidas subjetivas depende de fatores contextuais. Este estudo demonstra a necessidade de se considerar o contexto organizacional (incerteza ambiental e descentralização dos direitos decisórios) para investigar como medidas de desempenho não financeiras e subjetivas afetam a percepção de controlabilidade e de equidade processual. Na medida em que a percepção de controlabilidade e de equidade afeta as atitudes e os comportamentos dos indivíduos dentro de uma organização, os resultados têm implicações importantes para a concepção e utilização de sistemas de avaliação de desempenho.

Palavras-chave:
Controlabilidade; Equidade processual; Avaliação de desempenho; Medidas subjetivas; Incerteza ambiental; Descentralização

RESUMEN

El estudio investiga los efectos de la incertidumbre medioambiental, de la descentralización de la toma de decisión, la utilidad de las medidas de desempeño subjetivas de la percepción de controlabilidad de los resultados (controllability) y la justicia de proceso en la evaluación del desempeño gerencial. Partiendo de los datos obtenidos con la aplicación de una encuesta, con una muestra de 339 directivos de nivel medio y superior, los resultados indican que la incertidumbre medioambiental afecta negativamente a la percepción de la controlabilidad, y que este efecto no es moderado por el nivel de descentralización de la toma de decisiones. Los resultados también sugieren una asociación positiva entre la percepción de la controlabilidad y la justicia de proceso de evaluación de desempeño gerencial. Aunque el uso de medidas subjetivas de desempeño no tenga efecto directo sobre la percepción de la justicia, los resultados indican que su uso tiene un efecto moderado en la relación entre la controlabilidad y la percepción de la justicia. Además, muestra que los efectos positivos del uso de las medidas subjetivas dependen de factores contextuales. Este estudio muestra la necesidad de considerar el contexto organizativo (incertidumbre medioambiental y descentralización de los derechos de decisión) para investigar cómo las medidas de desempeño no financieras y subjetivas afectan a la percepción de la controlabilidad y de la justicia procesal. Conforme la percepción de controlabilidad y de justicia afecta las actitudes y los comportamientos de los individuos dentro de una organización, los resultados tienen implicaciones importantes para la concepción y utilidad del sistema de evaluación de desempeño.

Palabras clave:
Controlabilidad; Justicia procesal; Evaluación de desempeño; Medidas subjetivas; Incertidumbre medioambiental; Descentralización

ABSTRACT

We investigated the effects of environmental uncertainty, decentralization of decisions rights, and the use of subjective performance measures on managers’ perceptions of outcome controllability and performance evaluation fairness. Based on a survey of 339 middle- and upper- level managers, our results suggest that environmental uncertainty adversely affects perceptions of outcome controllability and that this effect is not moderated by the decentralization of decision rights. Our results also show a positive association between perceived controllability and performance evaluation fairness. Although we found no direct effect of the use of subjective performance measures on perceived performance evaluation fairness, it appears to moderate the positive effect of perceived controllability on fairness. We also show that the positive effect of the use of subjective measures may depend on contextual and job-related factors. The overall results underscore the need to consider the organizational context (environmental uncertainty and decentralization of decision rights) to investigate how performance measures affect perceived controllability and fairness. Because perceived controllability and fairness affect individual attitudes and behaviors within an organization, our results have important implications for the design and use of performance evaluation systems.

Keywords:
Controllability; Performance Evaluation Fairness; Subjective Measures; Environmental Uncertainty; Decentralization

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  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review
  • 1
    Validamos o instrumento de pesquisa em várias etapas. Primeiro, foram realizadas entrevistas em profundidade com dois consultores de recursos humanos para validar as escalas de medição. Em seguida, pedimos a quatro professores de gestão de contabilidade e quatro profissionais para pré-testarem a pesquisa e confirmarem sua compreensão de todos os instrumentos de medição.
  • 2
    A experiência profissional combinada com o estágio de dois anos exigido para a certificação CMA garantiu uma amostra de gestores que ocupavam cargos de tomada de decisão. O exame autônomo via correios nos permitiu coletar informações confidenciais. O apoio do CEO do CMA Order de Quebec ajudou muito chamar a atenção para o estudo, e acreditamos que também contribuiu para a qualidade e a taxa de respostas.
  • 3
    No geral, os entrevistados tardios tinham cerca de seis anos de experiência em sua posição atual. Mais de 31% (42) tinham entre 40-49 (30-39) anos de idade e 75% trabalhavam para uma empresa que tinha mais de 500 funcionários.
  • 4
    Trinta e seis entrevistados inscreveram 14 novas medidas de desempenho dentro das cinco categorias. Tomamos isso como evidência de que os entrevistados fizeram um esforço para informar corretamente sobre a diversidade das medidas utilizadas para avaliar seu desempenho. Eles foram classificados da seguinte forma: financeira (fluxo de caixa, redução de impostos, EVA), não financeira orientada ao cliente (desenvolvimento de novos produtos, desenvolvimento de novos mercados, gestão de riscos), não financeira orientado ao funcionário (outreach, grupos de trabalho de fomento, desenvolvimento de carreira), e não financeira operacional interna (sustentabilidade, nova aliança/parceria).
  • 5
    Esta abordagem de cinco categorias tem dois propósitos principais. Primeiro, ele permite levar em consideração outras dimensões da diversidade de mensuração de desempenho. Segundo, como algumas medidas não financeiras objetivas (orientadas ao cliente, orientadas ao funcionário, e de funcionamento interno) são os principais indicadores de alguns resultados financeiros (por exemplo, a produtividade versus retorno sobre ativos), a abordagem categórica melhor reflete o uso de critérios subjetivos combinados com medidas objetivas (financeiras e não financeiras).
  • 6
    Essa medida é nossa, e, até onde sabemos, nenhum outro estudo mediu diretamente os pesos atribuídos às medidas subjetivas de desempenho em uma amostra transversal grande.
  • 7
    Lau and Lim (2002) e Berger et al. (2009) usaram escalas similares para avaliar a avaliação de desempenho, permitindo a comparabilidade da confiabilidade de construto. Eles, no entanto, relatam menores escores médios amostrais. Isso pode ser explicado pelo tamanho da amostra e sua natureza específica industrial. É importante notar que Hartmann e Slapnicar (2009) usaram uma escala diferente para medir a equidade da avaliação de desempenho.
  • 8
    Em linhas gerais, os escores RMSEA, abaixo de 0,08, e os escores GFI e CFI, acima de 0,90 (HAIR et al., 2006), indicam bom ajuste do modelo. Como sugerido por Shook et al. (2004), a estatística do Qui-quadrado deve ser relatada para amostras entre 100 e 200. Como esse é o índice de ajuste mais comumente usado em contabilidade gerencial (SMITH; LANGFIELD-SMITH, 2004; SHOOK et al., 2004; HAIR et al. 2006), nós o relatamos embora possa não ser apropriado para o tamanho da amostra.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014

Histórico

  • Recebido
    21 Jan 2014
  • Aceito
    23 Out 2014
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