SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 suppl.1SHORT-TERM RESULTS OF MINIMALLY INVASIVE TREATMENT OF GASTROESOPHAGEAL REFLUX DISEASE BY RADIOFREQUENCY (STRETTA): FIRST BRAZILIAN SERIES OF CASESNEURAL CONTROL OF SWALLOWING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219

Abstract

MAFFEI, Helga Verena Leoni  and  MORAIS, Mauro Batista de. Propostas para aproximar os critérios de Roma para constipação intestinal em pediatria à prática diária. Arq. Gastroenterol. [online]. 2018, vol.55, suppl.1, pp.56-60.  Epub Aug 21, 2018. ISSN 0004-2803.  http://dx.doi.org/10.1590/s0004-2803.201800000-44.

CONTEXTO:

O emprego dos prevalecentes critérios de Roma para constipação em pediatria, no atendimento primário de saúde, ainda é baixo. Mesmo com finalidade de pesquisa, estes critérios não têm sido adotados universalmente. Assim, tem sido indicado que seria bem-vinda alguma revisão de tais critérios.

OBJETIVO:

Avaliar criticamente o ‘timing’ do diagnóstico e as recomendações dietéticas dos critérios, a fim de apresentar propostas que os aproximem da prática clínica diária.

MÉTODOS:

Foi revisada a literatura citada nos critérios de Roma e foram incluídas as publicações pertinentes ao assunto pesquisadas pela Medline até janeiro 2018.

RESULTADOS:

Diagnóstico precoce é fundamental, a fim de evitar evolução para complicações indesejáveis e possivelmente para constipação dita intratável, mas a necessidade de inclusão de dois itens - segundo os critérios - pode inviabilizá-lo. Assim, um sinal/sintoma seria suficiente, em geral a presença de ‘evacuações dolorosas e/ou duras’, facilmente observáveis. Ademais, nos critérios faltam detalhes quanto à recomendação sobre fibra alimentar, embora o seu incremento seja usualmente a primeira abordagem no atendimento primário, e no geral os dados sobre suplementos de fibra alimentar apontem para efeitos benéficos.

CONCLUSÃO:

Para diagnóstico de constipação em pediatria no atendimento primário, um sinal/sintoma de constipação deve ser suficiente. A ingestão diária de fibra alimentar, conforme a American Health Foundation, deve ser detalhada para o tratamento da constipação e também como medida preventiva desde o desmame.

Keywords : Constipação intestinal; Guia de prática clínica; Lactente; Criança; Adolescente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )