SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Redução da transmissão vertical do HIV: desafio para a assistência de enfermagemA pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

MENDES, Isabel Amélia Costa; TREVIZAN, Maria Auxiliadora; FERRAZ, Clarice Aparecida  e  HIGA, Elza de Fátima Ribeiro. Contribuição das disciplinas da organização de aprendizagem ao processo de parceria docente-assistencial na enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 47-52. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200008.

As rápidas mudanças que têm ocorrido nas sociedades têm afetado o cotidiano das organizações que, por sua vez, precisam equipar-se e adaptar-se para corresponderem a essa necessidade. Neste sentido, as primeiras iniciativas tomadas foram relacionadas à busca de transformação na estrutura organizacional e no modelo de gestão empregado, tendo em vista a formação de equipes de trabalho, intercâmbio e partilhamento de informações. O propósito deste trabalho é apontar as cinco disciplinas da organização de aprendizagem propostas por SENGE (1990) como referência passível de contribuição ao processo de parceria docente- assistencial na Enfermagem. As autoras acreditam que o desenvolvimento e o aprendizado contínuo de tais disciplinas pelos enfermeiros poderão propiciar a sedimentação desta parceria entre as instituições acadêmicas e assistenciais de enfermagem.

Palavras-chave : enfermagem; desenvolvimento de recursos humanos; aprendizagem .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português