SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Contribution of the disciplines on the learning organization to the process of faculty and clinical nursing partnershipContribution to the development of nursing political-pedagogic projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GUARIENTE, Maria Helena Dantas de Menezes  and  BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 53-59. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000200009.

Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.

Keywords : pesquisa; educação em enfermagem; docente de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese