SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue5Self-reported musculoskeletal symptoms among nursing personnelThe street: a deceitful shelter to the children living in it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

CAMARGO, Teresa Caldas  and  SOUZA, Ivis Emília de Oliveira. Atenção à mulher mastectomizada: discutindo os aspectos ônticos e a dimensão ontológica da atuação da enfermeira no Hospital do Câncer III. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2003, vol.11, n.5, pp. 614-621. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000500008.

Esta reflexão aborda os aspectos relativos às dimensões ôntica e ontológica, que constituem e, portanto, permeiam o cenário da atuação da enfermeira junto à cliente com câncer de mama, submetida à mastectomia. A análise reflexiva foi desenvolvida considerando tanto a experiência profissional como enfermeira assistencial do Hospital do Câncer III (HC III) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), como pelo apoio de um referencial teórico filosófico obtido ao cursar o mestrado e o doutorado em Enfermagem. Numa atitude compreensiva e de interpretação fenomenológica, pretende-se refletir sobre as ações assistenciais da enfermeira na rotina do espaço institucional e apontar possibilidades da ação assistencial a partir da dimensão existencial das pessoas envolvidas. Nesse sentido, ênfase é dada à atuação da enfermeira junto à cliente, que não se traduz apenas na aplicação de técnicas científicas, orientações e informações, mas também percebe, compreende e cuida da mulher cidadã em sua singularidade.

Keywords : neoplasias mamárias; cuidados de enfermagem; enfermagem oncológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese