SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue5Comparison between the psychophysical scale methods for magnitude stimation and category estimation of nurses' social perceptionNurses' attitude towards revealing the prognosis of no treatment possibility: a matter of bioethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

CASSIANI, Silvia Helena de Bortoli et al. Aspectos gerais e número de etapas do sistema de medicação de quatro hospitais brasileiros. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, vol.12, n.5, pp. 781-789. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692004000500012.

Essa investigação identificou e analisou o sistema de medicação de 04 hospitais universitários, localizados nas cidades de Recife, Ribeirão Preto, Goiânia e São Paulo, após a aprovação nos Comitês de Ética em Pesquisa e da autorização da direção dos hospitais. Os dados foram coletados através de entrevista estruturada com um dos profissionais responsáveis pelo sistema de medicação e observação não participante e direta, por uma semana, nos vários sub-sistemas. Os resultados indicaram pontos que necessitam de aperfeiçoamentos como utilização de abreviações, falta de padronização de horários de administração de medicamentos, falta de informações atualizadas e completas do paciente, farmácia não funcionando 24 horas em um hospital, falta de centro de informações de medicamentos e outros. Evidenciou-se no hospital A 66 etapas, no B 58 etapas, no C 70 etapas e no D 80 etapas do sistema de medicação. Simplificar os processos, diminuindo o número de etapas, é a chave para a redução de erros de medicação.

Keywords : erros de medicação; sistemas de medicação; administração hospitalar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese