SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Avaliação da qualidade do procedimento curativo em pacientes internados em um hospital universitárioA formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

CORREIA, Luciana Leonetti; CARVALHO, Ana Emília Vita  e  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Conteúdos verbais expressos por mães de bebês prematuros com sintomas emocionais clínicos. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.1, pp.64-70. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000100011.

O objetivo do estudo foi caracterizar os conteúdos verbais maternos expressos durante intervenção de apoio psicológico. A amostra foi composta por 20 mães de neonatos pré-termo com muito baixo peso, internados em UTI Neonatal, distribuída em 10 mães com indicadores clínicos emocionais (MCIE) e 10 mães sem estes indicadores (MSIE), avaliadas pelos Inventários de Depressão de Beck e de Ansiedade Traço-Estado. As verbalizações maternas expressas no grupo de apoio foram gravadas, transcritas e categorizadas. Os resultados mostraram que as categorias sobre sentimentos ou reações maternas com conotação negativa ou conotação positiva e comunicação com a equipe de saúde foram as mais freqüentes. Na comparação entre os grupos, o Grupo MCIE verbalizou mais expressões referentes à primeira categoria quando comparado ao Grupo MSIE. A identificação dos sentimentos e reações de mães de neonatos pré-termo e dos sintomas emocionais clínicos deve ser incluída para adequada intervenção em cuidado desenvolvimental em UTIN.

Palavras-chave : comportamento verbal; prematuro; ansiedade; depressão; unidades de terapia intensiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons