SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialO uso de drogas entre estudantes de medicina em tegucigalpa, HondurasPercepção de estudantes de enfermagem sobre os preditores do uso de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

MARTINI, Jussara Gue  e  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 601-606. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000700016.

A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.

Palavras-chave : transtornos relacionados ao uso de substâncias; educação primária e secundária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol