SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número55Pedagogia ambiental e da didática ambiental como fundações do currículo para a educação ambientalPráticas de numeramento e relações de gênero: tensões e desigualdades nas atividades laborais de alunas e alunos da EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira; NUNES, Georgina Helena Lima  e  KLUMB, Márcia Cristiane Völz. As temáticas gênero e sexualidades nas reuniões da ANPEd de 2000 a 2006. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.899-920. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400006.

Este trabalho aborda resultados de um estado da arte sobre educação, gênero e sexualidades no âmbito da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Para tanto, primeiramente apresenta as características do estudo e do recorte trazido à discussão. Em seguida, com base no campo teórico dos estudos de gênero e de revisão de estados da arte brasileiros sobre gênero e educação, comenta as formas pelas quais os conceitos de gênero e de sexualidade foram usados para selecionar os textos examinados. Por fim, destaca alguns dos achados, começando pelo período anterior ao ano 2000 (antes da publicação on-line dos textos na página da associação) e abordando de forma mais específica o período 2000-2006: tema com uma produção ainda pequena, mas consistente e com crescimento perceptível com o avanço do tempo; inserido em poucos Grupos de Trabalho da ANPEd; de autoria majoritariamente feminina; centralizado em algumas instituições das regiões Sul e Sudeste do país e em determinados grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Palavras-chave : relações de gênero; sexualidades; ANPEd; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons