SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguísticaA execução orçamentária das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma: obstáculos e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LARA, Rafael da Cunha; QUARTIERO, Elisa Maria  e  BIANCHETTI, Lucídio. Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240014.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019240014.

O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.

Palavras-chave : trabalho ubíquo; pós-graduação; in/extensificação do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )