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A educação rural concebida por organismos internacionais e suas repercussões no Brasil nas décadas de 1960 e 1970* * O presente artigo é resultado parcial de pesquisas do Projeto Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, MG, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), coordenado pela professora doutora Rosa Fátima de Souza, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara (SP) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

THE RURAL EDUCATION CONCEIVED BY INTERNATIONAL ORGANIZATIONS AND THEIR REPERCUSSIONS IN BRAZIL IN THE 1960S AND 1970S

LA EDUCACIÓN RURAL CONCEBIDA POR ORGANISMOS INTERNACIONALES Y SUS REPERCUSIONES EN BRASIL EN LAS DÉCADAS DE 1960 Y 1970

RESUMO

O trabalho aborda as concepções divergentes que os organismos internacionais dedicaram à educação rural nas décadas de 1960 e 70. Apresenta as concepções ideais que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) dispensaram ao tema. Verifica como os economistas assessores da Unesco definiram a educação rural hegemonicamente nesse organismo. É enfatizada a preponderância do pensamento dos economistas ligados à Unesco como assessores na implantação de projetos de educação rural nos anos de 1960 e 70. Diferenciando-se desses economistas, o debate sobre a educação rural promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) na década de 1970 tratou dessa temática de maneira inovadora. Finalizando o texto, são apresentadas concepções que a educação rural encontrou em órgãos governamentais brasileiros nas décadas de 1960 e 70. A pesquisa teve por objetivo diferenciar as possíveis influências do debate internacional sobre a educação rural nos anos 1960 e 70 e suas interfaces com a discussão desse tema no Brasil no mesmo período.

PALAVRAS-CHAVE:
educação rural; história da educação; organismos internacionais de cultura

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