Acessibilidade / Reportar erro

Na rua, na tela, no ciberespaço: a mídia de cada dia de jovens da periferia de Natal

Streets, Screens, Cyberspace: The Youth's Everyday Media in Outskirts in Natal

Resumos

No bairro do Guarapes, periferia oeste de Natal, no Rio Grande do Norte, um grupo de jovens se organizou na cultura hip hop para buscar a paz em sua vizinhança. Para contar suas histórias e fortalecer a organização do seu próprio lugar, formaram a Posse de Hip Hop Lelo Melodia. Em 2009, instalaram a Bodega Digital, uma espécie de telecentro que dava acesso à internet e fornecia outras ferramentas de produção cultural e midiática. Em nossa pesquisa de mestrado, buscamos traçar relações entre a ação político-cultural dos jovens da Posse e sua participação nos espaços midiáticos, especialmente na internet. Neste artigo, desvendamos o cotidiano midiático desses jovens e exploramos algumas das estratégias adotadas por eles para burlar bloqueios surgidos em seus movimentos entre as ruas e o ciberespaço.

Comunicação; juventudes; hip hop; internet; periferia


In the neighborhood of Guarapes, western outskirts of Natal, Rio Grande do Norte, a youth group was organized around hip hop culture to seek peace in their neighborhood. To tell their stories and strengthen the organization of your own place, they formed a group named Posse de Hip Hop Lelo Melodia. In 2009, the group installed the Bodega Digital, kind of telecentre that granted access to the internet and provided other tools to media and cultural production. In our master's research, we looked for tracing relationships between political and cultural youth actions and their participation in media spaces, especially on the internet. In this article, we intend to unveil the daily media usage of these youths and explore some of the strategies adopted by them to bypass blockages in their movements arisen among the streets and cyberspace.

Communications; youth; hip hop; internet; outskirts


  • 1
    1 CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 94.
  • 3 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 114.
  • 4 MAIA, Iano Flávio de Souza. Do hip hop ao ciberespaço: interações midiáticas em jovens da periferia. 2011. 97f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
  • 5 CANCLINI, Nestór. Leitores, espectadores e internautas. Trad. Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008, p. 54.
  • 6 MARTIN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
  • 7 SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia?. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
  • 8 MAIA, Iano Flávio de Souza. Do hip hop ao ciberespaço, op. cit; _______. Espaços e ciberespaços dos jovens da periferia. In: Anais, XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012 [CD-ROM].
  • 9 TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação; PERUZZO, C. M. K. Observação participante e pesquisa-ação. In: BARROS, A.; DUARTE, J. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
  • 10 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
  • 11 FLICK, Uwe. Entrevista episódica. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som - um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • 13 TAKEUTI, Norma. Movimentos culturais nas "periferias" e inventividades sociais. In: MARTINS, Paulo Henrique; MEDEIROS, Rogério (Orgs.). América Latina e Brasil em perspectiva. Recife: UFPE, 2009;
  • ________. Refazendo a margem pela arte e política. Nómadas, Bogotá: Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Universidad Central, n. 32, p. 13-26, 2010.
  • 14 CANCLINI, Nestór García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2003.
  • 15 CANCLINI, Nestór. Consumidores e cidadãos. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006;
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
  • 18 MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
  • 20 SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia?. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
  • 22 SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
  • 23 HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984;
  • FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: a Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, Duke University Press, n. 25/26, p. 56-80, 1990. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/466240 Acesso em: mar. 2013;
  • GOMES, Wilson. Apontamentos sobre o conceito de esfera pública política. In: MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Céres P. S. Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
  • 25 GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
  • 26 CANCLINI, Nestór. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007;
  • ________. Leitores, espectadores e internautas. Trad. Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.
  • 27 SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
  • 29 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • 31 STOCKINGER, Gotfried. A sociedade da comunicação. O contributo de Niklas Luhmann. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2003.
  • 33 WOLTON, D. Internet e depois?. Porto Alegre: Sulina, 2003.
  • 34 STRAUBHAAR, Joseph D. Global, Hybrid or Multiple? The New Cultural Geography of Identities. In: Anais. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009 [CD-ROM].
  • 35 OBSERVATÓRIO do Direito à Comunicação. Banda larga por R$ 35,00 é rejeitada por 44% da população. 13 de julho de 2011. Disponível em: http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=8042 Acesso em: ago. 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    31 Out 2012
  • Aceito
    12 Mar 2013
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br