Resumos
Este trabalho mostra a docilização dos corpos pelo medo, uma das categorias emergentes de um estudo analítico-crítico que busca clarear como se dá a formação disciplinar das enfermeiras. Os dados foram colhidos junto a docentes-enfermeiras, enfermeiras egressas e alunas de três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Apoiando-se no conceito de poder disciplinar de Foucault, apresenta a dominação dos corpos das estudantes pelo medo como um dos instrumentos disciplinares presentes nas relações entre docentes enfermeiras e alunas, o que pode favorecer a formação das enfermeiras como profissionais disciplinadas, porém, dóceis.
Formação disciplinar; medo; docilização; sanção normalizadora
This paper shows body docilization for fear, one of the categories which emerged from an analytical-critical study that aims to clarify how the process of disciplinary formation of nurses occurs. The data have been collected close to nursing professors, graduated nurses and students from three Nursing Courses of Public Universities at the State of Rio Grande do Sul - Brazil. Based on Foucault's disciplinary power concept, it presents the students body domination by fear as one of present disciplinary instruments in the relationship between nursing professor and student, favouring the nurses formation as disciplined professionals, but docile.
Disciplinary Formation; Fear; Docilization; Standardized Sanction
ARTIGOS
Medo: fio visível/invisível na docilização do corpo da enfermeira1 1 Trabalho apresentado no 46° Congresso Brasileiro de Enfermagem, Porto Alegre, RS, 30 de outubro a 04 de novembro de 1994. 2 Para Foucault, a disciplina é uma arte de dominação do corpo humano que busca não só aumentar suas habilidades, mas aumentar sua sujeição, "a disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dóceis"(5:127). 3 As entrevistadas são identificadas no texto, respectivamente, como professoras pela letra P, como enfermeiras pela letra E e como alunas pela letra A, com um número de ordem e a seguir com a letra A, B ou C que se refere ao respectivo Curso. P1A até P7A, P1B até P11B e P1C até P7C; E1A até E4A, E1B até E3B e E1C até E5C; A1A até A4A, A1B até A4B e A1C até A3C.
Valéria Lerch Lunardi
Mestre em Educação, Docente da Universidade do Rio Grande, Coordenadora Local do Mestrado Expandido UFSC REPENSUL-URG, Pólo II
RESUMO
Este trabalho mostra a docilização dos corpos pelo medo, uma das categorias emergentes de um estudo analítico-crítico que busca clarear como se dá a formação disciplinar das enfermeiras. Os dados foram colhidos junto a docentes-enfermeiras, enfermeiras egressas e alunas de três cursos de enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Apoiando-se no conceito de poder disciplinar de Foucault, apresenta a dominação dos corpos das estudantes pelo medo como um dos instrumentos disciplinares presentes nas relações entre docentes enfermeiras e alunas, o que pode favorecer a formação das enfermeiras como profissionais disciplinadas, porém, dóceis.
Unitermos: Formação disciplinar - medo - docilização - sanção normalizadora
ABSTRACT
This paper shows body docilization for fear, one of the categories which emerged from an analytical-critical study that aims to clarify how the process of disciplinary formation of nurses occurs. The data have been collected close to nursing professors, graduated nurses and students from three Nursing Courses of Public Universities at the State of Rio Grande do Sul - Brazil. Based on Foucault's disciplinary power concept, it presents the students body domination by fear as one of present disciplinary instruments in the relationship between nursing professor and student, favouring the nurses formation as disciplined professionals, but docile.
Keywords: Disciplinary Formation - Fear- Docilization - Standardized Sanction
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- 1 - DELEUZE, G. Foucault 2. ed., Philadelphia: W. LB.Saunders, 1986.
- 2 - FOUCAULT, M. A história da sexualidade I. 3. ed., Rio de Janeiro: Graal, 1980.
- 3 - ______. Microfísica do poder. 9. ed., Rio de Janeiro: Graal, 1990.
- 4 - ______. Michel Foucault: um dialogo sobre el poder y otras conversaciones. Buenos Ayres: Alianza Editorial, 1990b.
- 5 - ______. Vigiar e punir. 8. ed., Petrópolis: Vozes, 1991.
- 6 - FRIEDLANDER, M. R. O laboratorio de enfermagem como recurso instrucional.R. Paul. Enferm., São Paulo, v. 6, n. 1, p. 7-9, jan./ mar. 1986.
- 7 - LOYOLA, C. M. de. Os dóce(i)s corpos do hospital. Rio de Janeiro: PROED, UFRJ, 1987.
- 8 - LUNARDI, V. L. Fios visíveis/invisíveis no processo educativo de (des)construção do sujeito enfermeira. Porto Alegre, 1994. 270 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- 9 - SCHMARCZECK, M. A situação ensino-aprendizagem como fator de ansiedade em alunos de enfermagem. Porto Alegre, 1988. 264 p. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Set 1995