Resumos
Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.
Avaliação educacional; Avaliação emancipadora
En la intención de ofrecer nuevas tecnologías de enseñanza, el Curso de Maestrado en Enfermería de la Universidad Federal de Ceará, viene integrando los cursos de graduación y post graduación. El estudio objetivó evaluar una disciplina del Curso de Graduación en Enfermería, en una visión crítica y transformadora. La metodología utilizada abarca el paradigma de evaluación libertadora de SAUL (1995), considerando tres momentos: descripción de la realidad, crítica de la realidad y construcción colectiva. Los resultados mas significativos fueron: que el contenido sea compatible con la carga horaria, con renovación metodológica y descentralización de la evaluación. Se concluye el estudio notándose como punto crítico de la enseñanza-aprendizaje la diferencia metodológica adoptada en la disciplina. Se tiene la certeza de que esta investigación trae contribuciones para la relación enseñanza-aprendizaje en la cual el profesor y el alumno sean sujetos del proceso, eliminando, así, la posición del alumno de simple objeto manipulado por el sistema y copiadores de la copia.
Evaluación educacional; Evaluación libertadora; Enfermería
Intending to offer new teachhing technologies the Nursing Master Course at the Federal University of Ceará have been integrating the graduation and postgraduation courses. The study aimed at evaluating a subject in Nursing Graduation Couse in a critical and transforming point of view. The used methodology involves SAUL's (1995) emancipating evaluation paradigm contemplating three moments: reality description, reality criticism and collective construction. The most significant results were: the contaiint be compatible with the schedule, with methodological renewal and evaluation decentralisation. The study has been concluded perceiving the methodological deficiency adopted by the subject as a critical point. It is certain that this investigation brings contribution for teaching-learning relationship where professor and students are process subjects, eliminating, so, the student position of a mere system manipulated object and copy copiers.
Education assessment; Emacipating assessment; Nursing
ARTIGOS
Avaliação do ensino de enfermagem dentro de uma proposta emancipadora
Teaching assessment of nursing into an emancipating proposal
Evaluación de la enseñanza de enfermería dentro de una propuesta libertadora
Maria Francelina dos SantosI; Maria de Fátima Cavalcante LimaII; Maria Grasiela Teixeira BarrosoIII
IMestranda em enfermagem/UFC. Enfra. Assistencial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Sanitarista
IIMestranda em enfermagem/UFC. Enfra. do Hosp. Universitário Walter Cantídio/Especialista em enfermagem do trabalho
IIIProfessora Emérita da UFC
RESUMO
Na intenção de oferecer novas tecnologias de ensino, o Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará vem integrando os cursos de graduação e pós-graduação. O estudo objetivou avaliar uma disciplina do Curso de Graduação em Enfermagem, numa visão crítica e transformadora. A metodologia utilizada envolve o paradigma de avaliação emancipadora de SAUL (1995), contemplando três momentos: descrição da realidade, crítica da realidade e construção coletiva. Os resultados mais significativos foram: que o conteúdo seja compatível com a carga horária, com renovação metodológica e descentralização da avaliação. Concluíu-se o estudo percebendo como ponto crítico do ensino-aprendizagem a deficiência metodológica adotada na disciplina. Tem-se a certeza de que esta investigação traz contribuições para a relação ensino-aprendizagem na qual professor e aluno sejam sujeitos do processo, eliminando, assim, a posição do aluno de mero objeto manipulado pelo sistema e copiadores da cópia.
Unitermos: Avaliação educacional - Avaliação emancipadora.
ABSTRACT
Intending to offer new teachhing technologies the Nursing Master Course at the Federal University of Ceará have been integrating the graduation and postgraduation courses. The study aimed at evaluating a subject in Nursing Graduation Couse in a critical and transforming point of view. The used methodology involves SAUL's (1995) emancipating evaluation paradigm contemplating three moments: reality description, reality criticism and collective construction. The most significant results were: the contaiint be compatible with the schedule, with methodological renewal and evaluation decentralisation. The study has been concluded perceiving the methodological deficiency adopted by the subject as a critical point. It is certain that this investigation brings contribution for teaching-learning relationship where professor and students are process subjects, eliminating, so, the student position of a mere system manipulated object and copy copiers.
Keywords: Education assessment - Emacipating assessment - Nursing.
RESUMEN
En la intención de ofrecer nuevas tecnologías de enseñanza, el Curso de Maestrado en Enfermería de la Universidad Federal de Ceará, viene integrando los cursos de graduación y post graduación. El estudio objetivó evaluar una disciplina del Curso de Graduación en Enfermería, en una visión crítica y transformadora. La metodología utilizada abarca el paradigma de evaluación libertadora de SAUL (1995), considerando tres momentos: descripción de la realidad, crítica de la realidad y construcción colectiva. Los resultados mas significativos fueron: que el contenido sea compatible con la carga horaria, con renovación metodológica y descentralización de la evaluación. Se concluye el estudio notándose como punto crítico de la enseñanza-aprendizaje la diferencia metodológica adoptada en la disciplina. Se tiene la certeza de que esta investigación trae contribuciones para la relación enseñanza-aprendizaje en la cual el profesor y el alumno sean sujetos del proceso, eliminando, así, la posición del alumno de simple objeto manipulado por el sistema y copiadores de la copia.
Unitérminos: Evaluación educacional - Evaluación libertadora - Enfermería.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- 1. DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas; Papirus, 1994.160 p.
- 2. ______. Educação pela pesquisa 2 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.120p.
- 3. SANT'ANNA, llza Martins. Porque avaliar? Como avaliar: crítica e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.137 p.
- 4. SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1995.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Nov 2014 -
Data do Fascículo
Mar 1998