Resumos
O presente trabalho discute a experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, com o cuidado a clientes com problemas hematológicos e como apreendem formas de incorporarem o aprendizado de vivências em situações como a morte e emoções advindas do sofrimento causado pelas doenças crônicas. Destaca a importância desses conteúdos na formação reflexiva dos alunos para possibilitar uma compreensão crítica na atuação do estágio supervisionado.
problemas hematológicos; aprendizagem; cuidado; enfermagem
This study presents the experience of a group of students of the nursing graduation course at the Fluminense Federal University regarding the care of patients with hematological problems. It shows how these students deal with the death and suffering when contacting patients with chronic diseases The investigation also aims at indicating how important these matters are for student's reflexive and critical development during their training period.
hematological problems; learning; care; nursing
El presente trabajo discute una experiencia de los alumnos del Curso de Graduación de Enfermería de la Escuela de Enfermería de la UFF, que trata del cuidado a clientes con problemas hematológicos y como dichos alumnos aprenden formas de incorporar lo aprendido mediante experiencias, tales como la muerte y las emociones provenientes del sufrimiento causado por las enfermedades crónicas. Se destaca la importancia de esos contenidos en la formación reflexiva de los académicos, para que ello les posibilite una comprensión crítica en su forma de actuar durante las prácticas supervisadas.
problemas hematológicos; aprendizaje; cuidado; enfermería
PESQUISA
O cuidar do cliente com problemas hematológicos - uma experiência de ensino-aprendizagem
The care of patients with hematological problems - a teaching and learning experience
El cuidado del cliente con problemas hematológicos - una experiencia de enseñanza-aprendizaje
Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos
Professor Assistente do Depto de Enfermagem Médico Cirúrgica da UFF/RJ. Doutor em Filosofia da Enfermagem-UFSC
RESUMO
O presente trabalho discute a experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, com o cuidado a clientes com problemas hematológicos e como apreendem formas de incorporarem o aprendizado de vivências em situações como a morte e emoções advindas do sofrimento causado pelas doenças crônicas. Destaca a importância desses conteúdos na formação reflexiva dos alunos para possibilitar uma compreensão crítica na atuação do estágio supervisionado.
Palavras chave: problemas hematológicos, aprendizagem, cuidado, enfermagem
ABSTRACT
This study presents the experience of a group of students of the nursing graduation course at the Fluminense Federal University regarding the care of patients with hematological problems. It shows how these students deal with the death and suffering when contacting patients with chronic diseases The investigation also aims at indicating how important these matters are for student's reflexive and critical development during their training period.
Keywords: hematological problems, learning, care, nursing
RESUMEN
El presente trabajo discute una experiencia de los alumnos del Curso de Graduación de Enfermería de la Escuela de Enfermería de la UFF, que trata del cuidado a clientes con problemas hematológicos y como dichos alumnos aprenden formas de incorporar lo aprendido mediante experiencias, tales como la muerte y las emociones provenientes del sufrimiento causado por las enfermedades crónicas. Se destaca la importancia de esos contenidos en la formación reflexiva de los académicos, para que ello les posibilite una comprensión crítica en su forma de actuar durante las prácticas supervisadas.
Palabras clave: problemas hematológicos, aprendizaje, cuidado, enfermería
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Recebido em março de 2000
Aprovado em junho de 2001
- BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1991.
- COSTA, L.A. Situações vida-morte. Participação do Enfermeiro. 1977. Dissertação (Mestrado)- Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, Rio de Janeiro.
- LAKATOS, E. M e MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
- LUDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo:EPU, 1986.
- MANNONI, M. O nomeável e o inominável. A última palavra da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
- OLIEVENSTEIN, C. O não-dito das emoções. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
- PADILHA, M. I. C. S. O Resgate das raízes - A influência da formação familiar e social na escolha e exercício da enfermagem. 1990. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Enfermagem-UNI-RIO, Rio de Janeiro.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2000
Histórico
-
Aceito
Jun 2001 -
Recebido
Mar 2000