RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPG-SOL/UnB DE MAIO A AGOSTO DE 2005
DISSERTAÇÕES
Publicidade e controle social: o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária
Eliane Silva de Paula
Curso: Mestrado em Sociologia
Data de defesa da tese: 16 de setembro de 2005
Orientador: Profª Drª Ana Maria Fernandes
RESUMO
O objeto desta dissertação é a análise dos mecanismos de controle social da publicidade existentes no Brasil e o papel do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR) neste processo. Partiu-se da hipótese de que existiriam traços culturais como valores morais, religiosos, éticos e estéticos intrinsecamente relacionados às manifestações, reclamações e mobilizações de indivíduos, grupos ou empresas, quando estes se julgam atingidos negativamente pelas mensagens ou representações simbólicas da publicidade.
Para verificar a existência destes valores e dos traços culturais foram analisados os resumos de processos éticos julgados pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), no período 1998 a 2004.
Concluiu-se que há valores associados às reações contrárias dos consumidores às mensagens e representações simbólicas utilizadas pela propaganda, e que existem mecanismos de controle social da publicidade brasileira. No âmbito governamental, o controle da publicidade configura-se pela existência de entidades governamentais de defesa do consumidor; e, na esfera não estatal, pela organização e atividade de instituições como o CONAR e outras entidades civis.
Palavras-chave: publicidade, controle social, CONAR.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Abr 2007 -
Data do Fascículo
Ago 2005