Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 51, Número: 3, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Saes, Maria Sylvia Macchione
  • Satisfação em associações de interesse privado: uma aplicação com produtores de cana-de-açúcar no Brasil Strategy & Business Economics

    Castro, Luciano Thomé e; Machado, Priscilla Mendes; Neves, Marcos Fava; Scare, Roberto Fava

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi identificar os elementos preditores da satisfação apresentada por produtores de cana-de-açúcar com as associações de adesão voluntária que eles fazem parte. Foi desenvolvido um modelo composto por sete dimensões aglomeradas em dois tipos: aspectos individuais (aspectos econômicos, estabelecimento de novos relacionamentos e honra) e aspectos coletivos (percepção de serviços, representação, confiança e relevância da associação). Questionários foram aplicados diretamente a 550 produtores e desses 411 foram válidos. A partir dos dados levantados, foram feitas análises de correlação e regresso linear múltipla entre as variáveis. Os resultados identificaram que todas as sete variáveis do modelo apresentam correlação positiva com a satisfação, entretanto apenas cinco delas compuseram o modelo final após a regressão linear múltipla: percepção de serviços oferecidos, representação, confiança, aspecto econômico e honra. Os resultados também mostraram, diferentemente do esperado, que os aspectos coletivos influenciam mais a satisfação dos produtores do que os aspectos individuais. Apresentam-se importantes orientações sobre a pesquisa em associativismo e a gestão de associações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo en este estudio es identificar los factores predictivos de satisfacción presentada por productores de caña de azúcar con relación a las asociaciones de afiliación voluntaria a las que pertenecen. Se desarrolló un modelo compuesto por siete dimensiones organizadas en dos tipos: aspectos individuales (aspectos económicos, establecimiento de nuevas relaciones y honor) y aspectos colectivos (percepción de los servicios, representación, fiabilidad y relevancia de la asociación). Se aplicaron cuestionarios directamente a 550 productores, de los que resultaron 411 válidos. A partir de los datos recolectados, se realizaron análisis de correlación y regresión lineal múltiple. Los resultados mostraron que las siete variables del modelo se correlacionan positivamente con la satisfacción, sin embargo, sólo cinco de ellas compusieron el modelo final tras llevarse a cabo la regresión lineal múltiple: percepción de los servicios ofrecidos, representación, fiabilidad, aspecto económico y honor. Además, los resultados indicaron, a diferencia de lo esperado, que los aspectos colectivos afectan más la satisfacción de los productores que los aspectos individuales. Se presentan importantes orientaciones sobre los estudios en asociativismo y la gestión de asociaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify satisfaction antecedents presented by sugar cane producers with the associations they belong to. It was developed a model composed of seven dimensions which were grouped into two types: individual aspects (economic, networking and honor) and collective aspects (perception of services, representation, trust and relevance of the association). It was performed one quantitative and descriptive study, conducted through questionnaires applied directly to producers. 550 questionnaires were completed and 411 of these were valid. For the data analysis, correlation and multiple linear regression between the variables were used. The results showed that all seven variables were positively correlated with satisfaction, however, only five of them comprised the final model after multiple linear regression: perception of services offered, representation, trust, economical aspect and honor. Surprisingly, the results also showed that collective aspects affected more the satisfaction than individual aspects.
  • Orientação internacional e comprometimento exportador na rápida internacionalização de pequenas e médias empresas: validação de escalas e implicações para o caso brasileiro Strategy & Business Economics

    Machado, Marcelo André; Nique, Walter Meucci; Fehse, Felipe Bentancur

    Resumo em Português:

    Resumo Recentemente, um conjunto de mudanças no ambiente competitivo mundial trouxe à tona um novo tipo de organização em que, desde sua criação, uma parcela significativa de seu faturamento provém de atividades internacionais desenvolvidas em mais de um continente. Nesse contexto, o processo de internacionalização de empresas por estágios e de caráter incremental perdeu seu poder explicativo no caso dessas novas pequenas e médias empresas (PME). Assim, o presente estudo revisou os construtos da orientação internacional (OI) e de comprometimento com a exportação (CE), dentro do campo teórico da rápida internacionalização de PMEs, para identificar escalas que melhor aferissem essas dimensões no contexto brasileiro. Após a revisão de literatura e uma pesquisa exploratória, as escalas de OI e CE propostas por Knight e Cavusgil (2004) e Shamsuddoha e Ali (2006), respectivamente, foram aplicadas em uma amostra de 398 empresas brasileiras exportadoras de pequeno e médio porte. Apesar das diferenças conjunturais e situacionais inerentes às empresas brasileiras, as escalas selecionadas apresentaram elevada confiabilidade de mensuração. Ainda, os resultados da pesquisa de campo trazem evidências da existência do fenômeno da rápida internacionalização de PMEs no Brasil, bem como reforçam alguns pressupostos teóricos de outras investigações empíricas feitas com amostras de PMEs em países desenvolvidos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Recientemente, un conjunto de cambios en el ambiente competitivo mundial hizo aparecer un nuevo tipo de organización en que, desde su creación, una parte significativa de la facturación proviene de actividades internacionales llevadas a cabo en más de un continente. En este contexto, el proceso de internacionalización de empresas por etapas y de carácter incremental perdió su poder explicativo en el caso de estas nuevas pequeñas y medianas empresas (PYME). Así, en el presente estudio se repasaron los conceptos de orientación internacional (OI) y de compromiso con la exportación (CE), dentro del campo teórico de la rápida internacionalización de PYME, para identificar escalas que mejor cotejasen estas dimensiones en el contexto brasileño. Después del análisis de la literatura y un estudio exploratorio, las escalas de OI y CE propuestas por Knight y Cayusgil (2004) y Shamsuddoha y Ali (2006), respectivamente, fueron aplicadas a una muestra de 398 empresas brasileñas exportadoras pequeñas y medianas. A pesar de las diferencias coyunturales y situacionales inherentes a las empresas brasileñas, las escalas seleccionadas presentaron elevada fiabilidad de medición. Los resultados del estudio de campo aportan evidencias de la existencia del fenómeno de la rápida internacionalización de PYME en Brasil, así como refuerzan algunos presupuestos teóricos de otros estudios empíricos realizados con muestras de PYME en países desarrollados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A set of changes in the competitive environment has recently provoked the emergence of a new kind of organization that has since its creation a meaningful share of its revenue being originated from international activities developed in more than one continent. Within this new reality, the internationalization of the firm in phases or according to its growth has resulted in it losing its capacity to explain this process with regard to small- and medium-sized enterprises (SME). Thus, in this paper, the international orientation (IO) and export commitment (EC) constructs have been revised under a theoretical context of the fast internationalization of medium-sized companies, so as to identify scales that more accurately measure these dimensions in the Brazilian setting. After a literature review and an exploratory research, the IO and EC scales proposed by Knight and Cavusgil (2004) and Shamsuddoha and Ali (2006) were respectively applied to a sample of 398 small- and medium-sized exporting Brazilian companies. In spite of conjunction and situation differences inherent to the Brazilian companies, the selected scales presented high measuring reliability. Furthermore, the field research outcomes provide evidence for the existence of a phenomenon of fast internationalization in medium-sized companies in Brazil, as well as support some theoretical assumptions of other empirical investigations carried out with samples from developed countries.
  • Mecanismos de seguro agropecuário via mutualidade: o caso de uma cooperativa agroindustrial Finance & Accounting

    Machinski, Paulo Alberto; Faria, Mauro Cézar de; Moreira, Vilmar Rodrigues; Ferraresi, Alex Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse artigo foi verificar como o sistema de mutualismo é aplicado em uma cooperativa para a mitigação de riscos, como opção à contratação de seguros tradicionais. Para tanto, foi feito um estudo de caso único, holístico, em uma cooperativa agroindustrial no Estado do Paraná, com dados levantados entre junho e setembro de 2014. Foram identificadas quatro aplicações do mutualismo na cooperativa estudada, especificamente para mitigação de riscos de intempéries para produtores de grãos (milho, soja e feijão); para mitigação de riscos da volatilidade de preços de suínos; e para a mitigação de riscos de morte por raio, brucelose e tuberculose (bovinos). Foi verificado que por meio da mutualidade as cooperativas constituem soluções para problemas próprios do seu meio e específicos do setor do agronegócio. As cooperativas são coordenadoras e administradoras de todo o mecanismo de seguro mútuo para atender aos riscos envolvidos em atividades desenvolvidas nelas e/ou pelos seus cooperados. O mutualismo se mostrou eficaz em diversas situações identificadas de sinistros. Entretanto, a exemplo das formas de seguro tradicionais, em caso de catástrofes o sistema não alcança a cobertura necessária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo en este estudio fue verificar cómo se aplica el sistema de mutualismo en una cooperativa con el fin de mitigar el riesgo, como una alternativa al contrato de seguro tradicional. Para ello, se llevó a cabo un estudio de caso único, holístico, en una cooperativa agroindustrial ubicada en el estado de Paraná. Los datos fueron recolectados en el período comprendido entre junio y septiembre de 2014. Se identificaron cuatro aplicaciones del mutualismo en la cooperativa estudiada, específicamente para mitigar los riesgos de las intemperies para productores de granos (maíz, soja y frijoles/porotos); para mitigar los riesgos de la volatilidad de los precios del cerdo; y para mitigar los riesgos de muerte por rayos, brucelosis y tuberculosis (de vacunos). Se encontró que, por medio de la mutualidad, las cooperativas constituyen soluciones para problemas propios de su entorno y específicos de la agroindustria. Las cooperativas son coordinadoras y gestoras de todo el mecanismo de seguro mutuo para hacer frente a los riesgos involucrados en actividades desarrolladas en las mismas y/o por sus afiliados. El mutualismo se muestra eficaz en diversas situaciones identificadas de siniestros. Sin embargo, como en las formas de seguro tradicional, en caso de catástrofes, el sistema no alcanza la cobertura necesaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to verify how the mutualism model is applied in cooperatives to mitigate risks. We conducted a single, holistic case study of an agribusiness cooperative in Paraná State. The data were collected from June to September 2014. Four applications of the mutualism model were identified, specifically to mitigate risks of weather for grain (corn, beans and soybeans) farmers, death by lightning, brucellosis and tuberculosis for cattle farmers and the volatility of prices for pig farmers. Through the mutualism model, it was observed that cooperatives find solutions for their specific agribusiness sector problems. Cooperative companies are the managers and coordinators of the entire insurance mechanism to address the risks involved in their activities or/and the activities of their members. The mutualism model has been effective for covering common risks. However, like regular insurance, it proved to be ineffective in the case of catastrophes.
  • As relacões entre eco-inovações e o impacto na performance empresarial: uma pesquisa empíricana indústria têxtil brasileira Enviromental Management

    Brasil, Marcus Vinicius de Oliveira; Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de; Silva Filho, José Carlos Lázaro da; Leocádio, Aurio Lucio

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo usa a teoria baseada em recursos e investiga as inter-relações entre três tipos de ecoinovação (processo, produto, organizacional) e o seu impacto na performance empresarial. Com o uso de uma modelagem de equações estruturais e com uma amostra que envolveu 70 empresas têxteis, os resultados da pesquisa indicam que a performance empresarial é afetada por ecoinovações de produto e ecoinovações organizacionais. A ecoinovação organizacional influencia significativamente os efeitos das ecoinovações de processo e de produto e existem relações entre as ecoinovações de processos e de produtos. A pesquisa revela que cada tipo de ecoinovação tem seus próprios atributos e determinantes e que contribuem positivamente para a performance empresarial. O estudo no setor têxtil amplia a discussão sobre a interdependência das relações coevolutivas entre os diferentes tipos de ecoinovação e demonstra que o desenvolvimento de programas de inovação eficientes requerem o aprimoramento das capacidades organizacionais e tecnológicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo se utiliza la teoría basada en los recursos y se estudian las interrelaciones entre tres tipos de ecoinnovación (proceso, producto, organizacional) y su impacto en el desempeño empresarial. Se utilizan modelos de ecuaciones estructurales, con una muestra de 70 empresas del sector textil. Los resultados indican que el desempeño corporativo es afectado por las ecoinnovaciones de producto y ecoinnovaciones organizacionales. La ecoinnovación organizacional influye significativamente en los efectos de las ecoinnovaciones de proceso y de producto. Además, existen relaciones entre las ecoinnovaciones de procesos y de productos. Se sugiere que cada tipo de ecoinnovación tiene sus propios atributos y determinantes, y que contribuye positivamente al desempeño de la empresa. El estudio en la industria textil profundiza el debate sobre la interdependencia de las relaciones coevolutivas entre los distintos tipos de ecoinnovación, y demuestra que el desarrollo de programas de innovación eficientes requiere el perfeccionamiento de las capacidades organizacionales y tecnológicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study draws from the resource-based theory and investigates the interrelationships between three types of eco-innovation (process, product, organizational) and their impact on business performance. Using a structural equation design with 70 samples collected from textile industry, research results show that business performance is affected by product and organizational eco-innovations. The process and product eco-innovations significantly influence the effects of organizational eco-innovation, and there are connections between process and product eco-innovations. Research reveals that each type of eco-innovation has its own attributes, determinants, and contributions to business performance. Study on the textile sector broadens the discussion of interdependence and co-evolutionary relationships among different types of eco-innovation and demonstrates that the development of efficient innovation programs requires a holistic view and organizational and technological capabilities.
  • Balanço da transparência passiva em câmaras municipais brasileiras Public Management

    Raupp, Fabiano Maury; Pinho, José Antonio Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve por objetivo investigar o atendimento às exigências de transparência passiva pelas câmaras de municípios brasileiros com população superior a 300.000 habitantes. A pesquisa é descritiva, operacionalizada por um estudo de levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. Os dados coletados com 79 câmaras municipais foram analisados pela técnica da análise descritiva. Identificaram-se três grupos nas câmaras analisadas: o primeiro refere-se às câmaras em que não foi possível encaminhar o requerimento; o segundo diz respeito às câmaras cujo requerimento foi encaminhado, mas não houve retorno (resposta) ou o retorno foi insuficiente; o terceiro considera às câmaras em que o requerimento foi encaminhado e houve retorno satisfatório. É um cenário que revela pouca transparência passiva diante de um aparato tecnológico disponível. Há câmaras que descumprem uma sucessão de textos legais que regulamentam a transparência dos atos governamentais. O estudo se destaca por diagnosticar a atual situação da transparência passiva de câmaras dos maiores municípios brasileiros e revela como a lei, em geral, pode ser descumprida, não levada à sério.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objeto del estudio es analizar la atención a las exigencias de transparencia pasiva por parte de las cámaras de los municipios brasileños con población superior a 300.000 habitantes. Se llevó a cabo el estudio descriptivo por medio de un análisis predominantemente cualitativo. Los datos obtenidos en las 79 cámaras municipales fueron analizados por la técnica de análisis descriptivo. Se identificaron tres grupos en las cámaras estudiadas: el primero se refiere a las cámaras en las que no fue posible tramitar la petición; el segundo se refiere a las cámaras en que se tramitó la petición, pero no hubo respuesta o la misma fue insuficiente, y el tercero considera a las cámaras en las que se tramitó la petición y hubo una respuesta satisfactoria. Es un escenario que indica poca transparencia pasiva delante de la tecnología disponible. Existen cámaras que no cumplen con una sucesión de textos legales que regulan la transparencia de los actos gubernamentales. El estudio se destaca por diagnosticar la situación actual de la transparencia pasiva de las cámaras de los mayores municipios brasileños, y muestra como la ley, en general, puede ser incumplida y no ser plenamente respetada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of this study is to investigate compliance with the requirements of passive transparency in city councils of Brazilian municipalities with populations greater than 300,000 inhabitants. The research is descriptive, operationalized by a survey with predominantly qualitative approach. The data collected from 79 city councils were analyzed using the descriptive analysis technique. Three groups were identified in the city councils analyzed: first, city councils to which it was not possible to submit the request for information; second, city councils to which the request for information was submitted, but there was no reply or the response was insufficient; and third, city councils to which the request for information was submitted and there was satisfactory response. The scenario shows little passive transparency before the technological apparatus was available. There are city councils that violate a series of legal provisions regulating the transparency of government actions. The study stands out for diagnosing the current situation of passive transparency in the city councils of the largest Brazilian municipalities, revealing how the law, in general, can be violated, and not taken seriously.
  • Moeda social no celular: estudo exploratório sobre a percepção dos gestores de bancos comunitários Information Technology

    Diniz, Eduardo Henrique; Cernev, Adrian Kemmer; Nascimento, Eros

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é avaliar o potencial de adoção de um modelo de moeda social digital via celulares. Apesar da existência de uma literatura significativa tanto sobre moedas sociais quanto sobre pagamentos móveis, quase não há estudos sobre moedas sociais operacionalizadas via pagamentos móveis. Um aspecto importante da literatura sobre pagamentos móveis e sobre moedas sociais é o papel que ambos os instrumentos podem representar para a inclusão financeira. A despeito da inexistência de experiências duradouras para uma avaliação empírica no Brasil, acreditamos que há potencial sinergia entre esses dois tipos de instrumentos de pagamento. Para avaliar o potencial de uma moeda social digital via celulares, fizemos entrevistas com gestores de bancos comunitários sobre a percepção de aceitação desse modelo inovador em suas comunidades. Como base teórica articulamos o conceito de framing de transformação, originado da perspectiva de frames interpretativos de ação coletiva. Como resultado, identificamos um discurso transformacional em que os gestores dos bancos comunitários criam novos significados e entendimentos sobre esse modelo de sistema de pagamentos emergente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito en este artículo es evaluar el potencial para la adopción de un modelo de moneda social digital por medio de teléfonos móviles. Aunque exista una literatura significativa tanto sobre monedas sociales como sobre pagos móviles, son pocos los estudios relativos a monedas sociales en operación por medio de pagos móviles. Un aspecto importante de la literatura, sea con relación a los pagos móviles o la moneda social, es el papel que ambos los instrumentos pueden representar para la inclusión financiera. A pesar de que apenas existen experiencias concretas para una evaluación empírica en Brasil, se supone que hay potencial sinergia entre estos dos tipos de instrumentos de pago. Para evaluar el potencial de una moneda social digital operada por medio de móviles, se llevaron a cabo entrevistas con directivos de bancos comunitarios sobre la aceptación de este modelo innovador en sus comunidades. Como base teórica, se articula el concepto de framing de transformación, que parte de la perspectiva de marcos interpretativos de acción colectiva. Como resultado, se identificó un discurso de transformación en el que los directivos de los bancos comunitarios crean nuevos significados e interpretaciones de este modelo de sistema de pago emergente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to evaluate the adoption potential of a digital social currency model using mobile phones. Despite the significant literature concerning both social currencies and mobile payments, there are few studies with a focus on social currencies being operationalized via mobile payments. An important aspect of the literature on mobile payments and social currencies is the role that both instruments may play in the financial inclusion. Despite the absence of lasting experiences for an empirical analysis in Brazil, we believe that there may be synergy between these two types of payment instruments. To evaluate the potential of a mobile digital social currency, we conducted interviews with community bank managers, focusing on their perceptions of acceptance of this innovative model in their communities. As a theoretical basis, we articulated the concept of transformational framing, originated from the perspective of interpretive frames of collective action. As a result, we identified a transformational discourse by which community bank managers create new meanings and understandings of this emerging payment system model.
  • O ciclo comercial visto pela economia comportamental operante: Efeitos dos descontos nos preços sobre a receita recebida de serviços Marketing

    Porto, Rafael Barreiros

    Resumo em Português:

    Resumo As relações entre oferta e demanda geram ciclos comerciais. A economia comportamental operante explicita que eles são formados por contingências bilaterais de três termos – contextos criadores de condições às respostas do ofertante e demandante que, por sua vez, geram consequências reforçadoras ou punitivas capazes de mantê-las ou atenuá-las. A pesquisa demonstra como ocorre o ciclo comercial de uma empresa, averigua o efeito dos descontos de preço na receita de serviços básicos e diferenciados com diferentes sazonalidades. Com delineamento longitudinal, fizeram-se duas análises em séries temporais com modelo ARIMA e outra com Equações de Estimativas Generalizadas divididas em combinações de sazonalidades. Os resultados demonstram, dentre outros, que a empresa manipula boa parte dos contextos de marketing e das consequências programadas de uso de serviço pelos consumidores da empresa, cria um novo contexto comercial para ela; os efeitos dos descontos em serviços sofisticados são positivamente maiores na receita durante em baixa temporada, enquanto dos serviços básicos são positivamente maiores em alta temporada; e a sazonalidade de maior intensidade de compra exerce maior influência positiva sobre a receita do que a sazonalidade de heterogeneidade de reforços daqueles que compram. Os resultados auxiliam a gestão de desconto na geração da máxima receita e permitem compreender o comportamento do ciclo comercial de uma empresa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las relaciones entre oferta y demanda generan ciclos comerciales. La economía conductual operante explica que éstos se forman por contingencias bilaterales de tres términos - contextos que crean condiciones para las respuestas de oferta y de demanda que, por su parte, dan origen a consecuencias que refuerzan o punen, y que son capaces de mantenerlas o mitigarlas. El estudio demuestra cómo se produce el ciclo comercial de una empresa y averigua el efecto de los descuentos de precios en los ingresos de servicios básicos y diferenciados en distintas estacionalidades. Por medio de diseño longitudinal, se llevaron a cabo dos análisis en series de tiempo con modelo ARIMA y otro con ecuaciones de estimación generalizadas divididos en combinaciones de estacionalidad. Los resultados muestran que el ofertante maneja los contextos de marketing y las consecuencias programadas de la utilización de servicios por los demandantes, creando un nuevo entorno comercial para él; los efectos de los descuentos en servicios sofisticados son positivamente más altos en los ingresos durante la temporada baja, mientras que descuentos de servicios básicos son más altos y positivos en temporada alta; y la estacionalidad de mayor volumen de compras ejerce una influencia más positiva en los ingresos que la estacionalidad de heterogeneidad de refuerzos de los que compran. Los resultados contribuyen a la gestión de descuentos para generar mayores ingresos y permiten comprender el comportamiento del ciclo comercial de una empresa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relationship between supply and demand generates commercial cycles. Operant behavioral economics explain that these cycles are shaped by three-term bilateral contingencies – situations that create supply and demand responses and which, in turn, generate reinforcing or punitive consequences that can maintain or mitigate these. Research shows how the commercial cycle of a company occurs and investigates how price discounts affect basic and differentiated service revenues according to seasonality. Based on a longitudinal design, two time-series analyses were performed using the ARIMA model, while another was carried out using a Generalized Estimating Equations divided into seasonal combinations. The results show, among other things, (1) that a company handles most of the marketing context strategies and programmed consequences of services used by consumers, creating a new commercial situation for the company, (2) the effects of price discounts on sophisticated services have a positive impact and produce higher revenues during the low season, while those related to basic services have a greater impact and produce greater revenue during the high season; and (3) the seasonality of the greatest purchasing intensity exerts a more positive influence on revenues than the seasonality of demand characterized by heterogeneous reinforcements. These findings are useful for the administration of price discounts to generate maximum revenue and make it possible to have a better understanding of the way the commercial cycle of a company functions.
  • Why entrepreneurs need firms, and the theory of the firm needs entrepreneurship theory Thinkbox

    Klein, Peter G.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Firms are established by entrepreneurs, and entrepreneurship is typically embodied within a firm. And yet, the research literatures on entrepreneurship and the theory of the firm developed mostly independently. I suggest some reasons why these literatures have struggled to connect, and offer a potential path forward, one that describes the entrepreneurial act as the acquisition, combination, and recombination of heterogeneous resources under conditions of uncertainty.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br