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Brazilian Journal of Political Economy, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2003
  • O segundo consenso de Washington e a quase-estagnação da economia brasileira Articles

    BRESSER-PEREIRA, LUIZ CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Enquanto nos aspectos éticos e sociais o governo Cardoso (1995-2002) foi bem-sucedido, seus resultados econômicos foram frustrantes. Nesses oito anos, a taxa de investimento não aumentou e a renda per capita diminuiu, enquanto as dívidas pública e estrangeira aumentaram substancialmente. Esse fraco desempenho econômico pode ser explicado por três causas encadeadas: um erro na definição da agenda, a adoção do Segundo Consenso de Washington e a alienação das elites. A decisão de definir a inflação alta como o principal problema a ser enfrentado, em vez de alcançar o equilíbrio em contas estrangeiras, representou um grande erro macroeconômico, o que pode ser explicado pelo Segundo Consenso de Washington. Esse consenso propôs na década de 1990 que os países altamente endividados deveriam crescer contando com a poupança externa, embora essa não seja a experiência entre os países da OCDE. O resultado foi avaliar o real, o aumento artificial dos salários e do consumo, de modo que, em vez de crescimento, aumentamos o endividamento. Por que essa estratégia foi adotada? Os interesses dos países ricos não são difíceis de adivinhar. Por parte do Brasil, a única explicação é a alienação das elites brasileiras em relação ao interesse nacional do país. Como resultado final, o governo Cardoso termina com outra crise na balança de pagamentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT While in the social and ethical realms the Cardoso administration (1995-2002) was successful, its economic outcomes were frustrating. In these eight years the in- vestment rate did not increase and income per capita growth lagged, while public and foreign debts increased substantially. This poor economic performance may be explained by three chained causes: a mistake in agenda setting, the adoption of the Second Washington Consensus, and the alienation of elites. The decision of setting high inflation as the major problem to be tackled instead of achieving equilibrium in foreign accounts represented a major macroeconomic mistake, which can be explained by the Second Washington Consensus. This consensus proposed in the 1990s that highly indebted countries should grow counting on foreign savings, although this is not the experience among OECD countries. The outcome was to evaluate the real, to increase artificially wages and consumption, so that instead of growth we have been increasing indebtedness. Why this flopped strategy was adopted? Rich countries’ interests are not difficult to guess. On the part of Brazil, the only explanation is Brazilian elites’ alienation in relation to the country’s national interest. As a final outcome, the Cardoso administration ends with another balance of payments crisis.
  • Notas sobre a crise brasileira de 1997-1999 Articles

    LOPES, FRANCISCO L.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata da crise brasileira de 1997-98 que levou à flutuação cambial de janeiro de 1999. Começa por mostrar como a política cambial evoluiu desde o Plano Real de 1994 e como o regime cambial se tornou uma questão crítica quando a crise começou em 1997. Ele discute a política monetária durante a crise, o programa do FMI, a banda diagonal endógena e a decisão de flutuar como uma alternativa aos controles de capital e inadimplência. Este drama de cinco anos terminou surpreendentemente bem com uma flutuação benigna, mas é útil conhecer seus detalhes, com a mistura usual de debate econômico, confrontos de personalidade e fatalidade histórica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper deals with the Brazilian crisis of 1997-98 that lead to the exchange rate floating of January 1999. It starts by showing how exchange rate policy evolved since the Real Plan of 1994 and how the exchange rate regime became a critical issue when the crisis started in 1997. It discusses monetary policy during the crisis, the IMF program, the endogenous diagonal band and the decision to float as an alternative to capital controls and default. This five-year drama ended surprisingly well with a benign float, but it is useful to know its details, with the usual mix of economic de- bate, personality clashes and historical fatality.
  • As três dimensões do trabalho social e as três óticas de cálculo do valor adicionado Articles

    BÊRNI, DUILIO DE AVILA

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo do valor adicionado e das suas três formas de cálculo é geralmente tomado independentemente das três dimensões do trabalho social, de onde vem. O objetivo deste artigo é preencher as lacunas que partem da avaliação e classificação das diferentes dimensões assumidas pelo trabalho social, seus três circuitos de medição e a transição entre valor do trabalho e valor adicionado. Sua principal preocupação é tentar esclarecer essas relações, bem como servir como instrumento para continuar a discussão do programa de pesquisa associado à teoria dos valores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study of added value and its three calculation forms is usually taken independently from the three dimensions of social labour, where it comes from. The aim of this paper is to bridge the gaps which start from the appraisal and classification of the different dimensions assumed by social labour, its three circuits of measurement and the transition between labour value and added value. Its main concern is to attempt to clarify these relations, as well as to serve as an instrument to continue the discussion of the research programme associated with the value theory.
  • Economia Política do Taylorismo, Fordismo e Teamwork Articles

    CIPOLLA, FRANCISCO PAULO

    Resumo em Português:

    RESUMO O crescimento do trabalho em equipe como forma de organização do processo de trabalho, que, de certa forma, acaba com as formas burocráticas de controle do trabalho, tem sido interpretado por autores como Adler (1998) como parte de uma tendência à socialização da produção. O presente artigo desenvolve uma conclusão alternativa: o trabalho em equipe, conforme interpretado aqui, tem sido efetivo do ponto de vista do capital, precisamente porque faz com que o controle sobre os trabalhadores surja dos próprios trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The growth of teamwork as a form of organization of the labor process, which, to a certain degree, does away with bureaucratic forms of control over labor, has been interpreted by authors such as Adler (1998) as part of a tendency towards the socialization of production. The present paper develops an alternative conclusion: team- work as interpreted here has been effective from capital’s point of view precisely because it makes control over workers to spring from the workers themselves.
  • Globalização e crises financeiras na América Latina Articles

    FRENKEL, ROBERTO

    Resumo em Espanhol:

    RESUMO O artigo enfoca as crises financeira e monetária ocorridas no contexto da globalização financeira na América Latina. É apresentado em quatro seções. Uma visão sintética do processo de globalização financeira e o papel desempenhado pela AL é apresentado na primeira seção. A segunda seção apresenta um modelo que abrange as crises dos anos oitenta e noventa. A posição assumida pelo FMI é discutida. A terceira seção examina outros processos de globalização financeira nacional que não levaram a crises. As “medidas de prevenção de crises”, largamente baseadas nessas experiências, são então comentadas. Por fim, a quarta seção discute os caminhos nacionais que levam à “integração financeira segmentada” e apresenta algumas reflexões sobre problemas de coordenação internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper focuses on the financial and currency crises that took place in the Latin American financial globalization context. It is presented in four sections. A synthetic view of the financial globalization process and the role played by LA is presented in the first section. The second section presents a model encompassing the eighties’ and nineties’ crises. The position assumed by the IMF is discussed. The third section examines other national financial globalization processes that did not lead to crisis. The “crisis prevention measures”, largely based on that experiences, are then commented. Lastly, the fourth section discusses the national paths leading to “segmented financial integration” and presents some reflections about international coordination problems.
  • A indescritível busca pelo estado de direito: promovendo a reforma judicial na América Latina Articles

    SANTISO, CARLOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora exista um consenso sobre a centralidade do estado de direito tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a consolidação democrática, a economia política da reforma legal e judicial permanece em grande parte sub-teorizada. O ensaio de revisão ressalta as tensões e trade-offs entre as diferentes estratégias e objetivos da reforma judicial na América Latina. Contrastando as experiências da Argentina e do Brasil, destaca o delicado equilíbrio entre independência e responsabilidade. Também avalia o papel das instituições doadoras, e em particular dos bancos multilaterais de desenvolvimento, na promoção da reforma judicial. Defende uma abordagem mais realista da governança judicial, concentrando-se em reformas viáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT While there exists a consensus on the centrality of the rule of law both for economic development and democratic consolidation, the political economy of legal and judicial reform remains largely under-theorized. The review essay underscores the tensions and trade-offs between the different strategies and objectives of judicial reform in Latin America. Contrasting the experiences of Argentina and Brazil, it high- lights the delicate balance between independence and accountability. It also assesses the role of donor institutions, and in particular the multilateral development banks, in promoting judicial reform. It argues for a more realistic approach to judicial governance, focusing on feasible reforms.
  • Ainda sobre a conversibilidade Articles

    ARIDA, PERSIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O documento introduz uma taxonomia 2x2 dos regimes cambiais em termos de restrições de conversibilidade (sim ou não) e a forma de determinação de preços (taxas de câmbio flutuantes versus administradas). Argumenta-se que a conversibilidade é um sinal importante para os agentes privados. A conversibilidade livre na presença de taxas de câmbio fixas reforça a credibilidade da peg; A presença de restrições à conversibilidade frente às taxas de câmbio flutuantes revela falta de confiança do Banco Central na estabilidade do padrão monetário. O primeiro foi o caso da Argentina antes do fim do plano de Cavallo; o último é o caso do Brasil hoje. A consolidação da estabilidade monetária nas circunstâncias atuais exige um esforço fiscal sustentado; entretanto, um processo pré-anunciado de elevação gradual das restrições à conversibilidade pode, de alguma maneira, aliviar esse esforço, tornando-o politicamente viável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper introduces a 2x2 taxonomy of exchange rate regimes in terms of convertibility restrictions (yes or no) and the form of price determination (floating versus managed exchange rates). It is argued that the convertibility is an important signal to private agents. Free convertibility in presence of fixed exchange rates reinforces the credibility of the peg; the presence of restrictions to convertibility in face of floating exchange rates reveals lack of confidence of Central Bank on the stability of the monetary standard. The former was the case of Argentina before the demise of the Cavallo plan; the latter is the case of Brazil today. The consolidation of monetary stability in present circumstances requires a sustained fiscal effort; a pre-announced process of gradual lifting of convertibility restrictions, however, may somehow alleviate such effort, thereby rendering it politically feasible.
  • Reflexões Pós-Cepalinas sobre Inflação e Crise Externa Articles

    BACHA, EDMAR LISBOA

    Resumo em Português:

    RESUMO O Manifesto da ONU / CEPAL 1949 centrava-se na inflação e no balanço de pagamentos como questões críticas sobre o desenvolvimento da América Latina. Cinquenta anos depois, a América Latina conseguiu conceitualmente e na prática superar a síndrome da inflação alta. Não é assim o estrangulamento externo, que ainda está muito presente na região. Depois de revisar os avanços conceituais recentes no entendimento do problema da “restrição do dólar”, o artigo discute a proposta de Persio Arida para uma moeda flutuante totalmente conversível como meio de construir um mercado financeiro doméstico de longo prazo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The UN/ECLA 1949 Manifesto centered on inflation and balance of payments as critical issues on Latin America’s development. Fifty years afterwards, Latin America succeeded both conceptually and in practice to overcome the high inflation syndrome. Not so the external strangulation, which is still very much present in the region. After reviewing recent conceptual advances in understanding the “dollar constraint” problem, the paper discusses Persio Arida’s proposal for a fully convertible floating currency as a means of building a domestic long-term financial market.
  • Por uma moeda plenamente conversível Articles

    ARIDA, PERSIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O documento argumenta que a reforma monetária realizada em 1984 deve ser completada tornando o real totalmente conversível em outras moedas. No atual status quo, o real é conversível em algumas circunstâncias e para alguns agentes, enquanto o Banco Central pode suspender a conversibilidade ou alterar suas regras por decreto administrativo. Como consequência, há um prêmio de risco de conversibilidade que leva a taxas de juros domésticas mais altas ou a uma moeda doméstica mais depreciada, ou a ambas. O processo de liberalização dos movimentos de capital deve ser pré-anunciado e implementado em etapas. O regime de livre conversibilidade não é uma panacéia, mas

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper argues that the monetary reform undertaken in 1984 is to be completed by rendering the real fully convertible into other currencies. In present status quo the real is convertible under some circumstances and for some agents while Central Bank may suspend convertibility or alter its rules by administrative decree. As a consequence, there is a convertibility risk premium that leads to either higher domestic interest rates or a more depreciated domestic currency or both. The process of liberalization of capital movements should be pre-announced and implemented in steps. The regime of free convertibility is not a panacea but an important instrument in restoring credibility of the monetary standard.
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