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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2002
  • Editorial

  • As relações entre o desempenho em problemas de divisão e as concepções de crianças sobre a divisão

    Lautert, Síntria Labres; Spinillo, Alina Galvão

    Resumo em Português:

    O conhecimento matemático de crianças sobre a divisão foi investigado a partir de dois aspectos: desempenho em problemas de divisão e as concepções sobre a divisão. Oitenta crianças (5-9 anos) foram solicitadas a resolver dois tipos de problemas de divisão(um de partição e outro por quotas) e, em uma entrevista clínica, eram solicitadas a responder a pergunta 'O que é dividir?'. Cada criança foi classificada em um grupo de desempenho em função do número de acertos nos problemas. Diferentes tipos de definições foram identificados, os quais variavam desde definições sem um significado matemático até definições que expressavam um significado matemático exclusivamente associado à divisão. Os dados mostraram haver uma relação entre desempenho e as definições sobre a divisão, e que as crianças atribuem um significado matemático à divisão antes de adotarem procedimentos apropriados na resolução dos problemas. Os resultados inserem-se em um quadro teórico de desenvolvimento que analisa as relações entre conhecimento procedural e conhecimento explicitado lingüisticamente.

    Resumo em Inglês:

    Children's mathematical knowledge of division was examined in two different perspectives: performance on division problems and children's ideas about division. Eighty children (5-9 years old) were presented with two word division problems (partitive and quotitive). After solving these problems they were asked to define 'What is division?' during a clinical interview. Each child was classified according to their performance on division problems. Different types of definitions were found which varied from definitions without mathematical meaning to definitions that expressed mathematical meaning associated with division. The findings revealed a relationship between children's performance and their ideas about division; also the results indicated that the mathematical meaning associated with division appears before children can successfully solve division word problems. The results are discussed in terms of a developmental approach in which the relations between procedural knowledge and explicit knowledge are considered.
  • Dificuldades no desenvolvimento da lectoescrita: o papel das habilidades metalingüísticas

    Guimarães, Sandra Regina Kirchner

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a relação entre habilidades metalingüísticas (consciência fonológica e sintática) e desempenho na leitura e na escrita (ortografia) de palavras isoladas. Foram formados três grupos de sujeitos: 20 crianças com dificuldades em leitura e escrita, cursando 3ª e 4ª séries (grupo 1); 20 crianças da 1ª série, com o mesmo nível de leitura e escrita dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2) e 20 crianças da 3ª e 4ª séries, com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). Esperava-se que o grupo 1 apresentasse escores inferiores nas habilidades metalingüísticas, quando comparado aos outros grupos. A hipótese foi confirmada apenas para os escores em consciência fonológica. Em relação à consciência sintática, não se observou diferença significativa entre os grupos 1 e 2, os quais tiveram um desempenho inferior ao do grupo 3. Os resultados mostraram que as dificuldades em leitura e escrita estão relacionadas predominantemente com problemas de natureza fonológica.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between metalinguistic skills (phonological and syntactical awareness) and the ability at reading and spelling. The study involved three groups of subjects: 20 third- and fourth-grade children with reading and spelling problems (group 1); 20 first-grade children with the same reading and spelling skill level of those in group 1 (group 2); 20 third- and fourth-grade children the same age as those in group 1 (group 3). Group 1 was expected to show lower scores on metalinguistic skills, when compared with the other groups. The hypothesis was confirmed only in what regards to phonological awareness scores. Regarding to syntactical awareness, no significant difference was observed between groups 1 and 2, whose scores were lower than those in group 3. The results of this study have shown that reading and spelling problems are predominantly linked to phonological mediation problems.
  • Inteligências múltiplas e representações

    Gáspari, Josset Campagna de; Schwarts, Gisele Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo, de revisão de literatura, teve por objetivo identificar as representações simbólicas presentes no imaginário do homem, adepto das vivências de aventura praticadas junto à natureza e, a partir disso, estabelecer analogias entre essas representações e a Teoria das Inteligências Múltiplas.

    Resumo em Inglês:

    This literature review study has as objective to identify the symbolic representations existent in man's imaginary, adept of adventure activities prachced in nature, and from this starting point, to establish analogies between these representations and the Theory of Multiple Intelligences.
  • A avaliação da competência social: versão portuguesa da forma para professores do SSRS

    Lemos, Marina Serra de; Meneses, Helena Isabel

    Resumo em Português:

    O trabalho de investigação aqui apresentado teve um duplo objetivo: explorar as dimensões da competência social em crianças portuguesas e adaptar um instrumento de avaliação válido para a investigação e intervenção nesta área e utilizável em contexto escolar. Nesse sentido, o presente estudo examinou a estrutura fatorial e a consistência interna da escala para professores do Social Skills Rating System - nível básico, de Gresham e Elliott (1990) em 342 alunos do 3º e 6º anos de escolaridade. Este instrumento destina-se a avaliar a competência social, baseando-se numa perspectiva multidimensional. Os resultados apóiam uma concepção multifacetada da competência social e são semelhantes aos apresentados em estudos prévios.

    Resumo em Inglês:

    The present study had two main goals: (a) to explore the dimensionality of social competence in portuguese students, and (b) to adapt an assessment tool of student social behaviors, useful for research and intervention in the school context- the SSRS (Gresham & Elliott, (1990). To achieve this, we examined the reliability, and the structural configuration of the SSRS' (Teacher form) constructs, in a sample of 342 3rd and 6th grade students, focusing on whether the responses of Portuguese students reflected the posited multidimensional pattern. Results strongly supported a multifaceted view of social skills, and were compatible with previous empirical findings.
  • Envelhecimento do processamento temporal auditivo

    Neves, Vera Tôrres das; Feitosa, Maria Angela Guimarães

    Resumo em Português:

    O presente artigo faz uma revisão breve da literatura sobre envelhecimento auditivo, abordando os estudos sobre o envelhecimento do processamento temporal auditivo, especificamente, estudos sobre detecção de interrupções em sons, por sujeitos adultos de mais idade. São apresentadas definições e descrições da presbiacusia, suas conseqüências, e sua prevalência. São descritos os procedimentos experimentais para estudo de processamento temporal envolvendo a detecção de interrupções em ruídos com faixas amplas de freqüência, a discriminação de sons com reversão temporal, a detecção de mudanças na amplitude de sons, a detecção de interrupções em sons com faixas estreitas de freqüências, a detecção de diferenças de duração entre dois estímulos, bem como a discriminação da ordem temporal de diferentes canais de freqüência componentes de tons complexos. São revisados, adicionalmente, estudos que descrevem as características psicofísicas do processamento auditivo temporal em idosos. Finalmente, são apresentadas sugestões sobre direções futuras para pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The present article contains a brief review of the literature concerning auditory aging, describing studies on the effects of aging on temporal auditory processing, and more specifically, studies about the detection of gaps in sounds, by aging subjects. Definitions, descriptions, consequences and prevalence of presbycusis are discussed. Experimental procedures for research on temporal processing involving the detection of gaps in broadband noises, discrimination of sounds with temporal reversal, detection of sound amplitude changes, detection of gaps on narrowband sounds, detection of differences of duration between two stimuli, as well as the discrimination of the temporal order of different frequency channels composing complex tones are described. Additionally, studies describing the psychophysical characteristics of temporal auditory processing in elderly subjects are reviewed. Finally, suggestions about future directions of research are presented.
  • Aspectos psicossociais na era dos novos tratamentos da AIDS

    Remor, Eduardo Augusto

    Resumo em Português:

    O presente artigo descreve o impacto no bem-estar (ansiedade e depressão) e qualidade de vida das pessoas HIV+ quando o tratamento anti-retroviral não apresenta os resultados esperados. Foram avaliadas, através de questionários, as percepções e expectativas com o tratamento anti-retroviral, o nível de ansiedade e depressão, o nível de apoio social e a qualidade de vida percebida em 80 pacientes HIV+ em atendimento em um hospital universitário. Os resultados indicaram que as percepções e expectativas negativas com o tratamento podem modular o estado emocional e impactar negativamente a qualidade de vida das pessoas HIV+; e que um nível de apoio social adequado é capaz de atenuar este impacto negativo.

    Resumo em Inglês:

    The present article describes the impact in the well-being (anxiety and depression) and quality of life of HIV-positive people when antiretroviral treatment doesn't present the expected results. Perceptions and expectations regarding antiretroviral treatment, anxiety and depression levels, social support levels and perceived quality of life were assessed by questionnaires. Eighty HIV-positive patients were assessed at the university hospital. Results indicate that both negative perceptions and expectations about treatment can modulate the emotional state and have a negative impact on the quality of life of the HIV-positive people. Adequate levels of social support have also a buffering effect on negative outcomes.
  • Globalização, cultura e subjetividade: discussão a partir dos meio de comunicação de massa

    Mancebo, Deise

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o cenário da cultura global, com especial destaque à indústria cultural, visando a uma compreensão mais cuidadosa sobre a formação dos sujeitos no contexto contemporâneo. Apresenta parte da produção teórica sobre os meios de comunicação de massa, estabelecendo paralelos entre a discussão frankfurtiana, os estudos culturais e os que enfatizam a cultura no cotidiano. Analisa alguns embates que se definem nesse campo de estudos, com destaque à tensão entre homogeneização e diferenciação cultural, estabelecendo um diálogo desta temática com a produção de subjetividades no contexto global. Conclui apresentando a globalização como um fenômeno múltiplo, que pode levar a caminhos bem diversos, nos quais são localizáveis, desde os apelos ao universalismo cultural, que remeteriam a uma inclusão homogeneizadora; até diversos tipos de resistência a esse processo, com a formação de grupos identitários, movimentos xenófobos e até apropriações criativas desenvolvidas por grupos de cidadãos.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the scenery of the global culture, with special prominence to the mass media, seeking to a more careful understanding about the formation of the subjects in the contemporary context. It presents part of the theoretical production on the mass media, establishing parallel among the frankfurtian discussion, the cultural studies and the ones that emphasize the culture in the daily. It analyzes some themes in that field of studies, with prominence to the tension between homogenization and cultural differentiation, establishing a dialogue of this theme with the production of subjectivities in the global context. It concludes presenting the globalization as a multiple phenomenon, that can take us to very several destinations, where we can locate the appeals to the cultural universalism, that it would send to an inclusion that homogenize; several resistance types to that process, with the formation of identity groups, xenophobes movements and even creative appropriations developed by citizens' groups.
  • Identidade e economia (I): espelhamento, pertencimento, individualidade

    Codo, Wanderley

    Resumo em Português:

    Partindo de uma definição de identidade como a construção social de igualdades e diferenças, constatamos a necessidade lógica de construção de equivalências para o processo de formação da identidade. O que nos autoriza a investigar teoricamente os vínculos entre identidade e economia, baseado na constatação de que ambos os territórios se estruturam a partir das relações de troca. Uma observação comparada do desenvolvimento econômico e da evolução das identidades possíveis nos leva a postular três formas possíveis de construção da identidade: Espelhamento, pertencimento e individualidade, que correspondem, por sua vez a três momentos de desenvolvimento das relações de produção: tribal, escravismo e capitalismo. As possíveis implicações teóricas destas formulações são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Considering identity like a social construction of equalities and differences we notice the logical demand to the construction of equivalence in the process of identities formation, what enable us to inquire about relations between identity and economy, based on the assumption that both of theoretical territories are based on exchange relationships between the social agents evolved. Observing comparatively the economical development across the history and evolution of the possibilities of identities expression we postulate three different possible identities, witch we call, mirroring, belonging and individuality, corresponding to three different moments of economical development: tribes, slaveries and capitalism. Possible implications of this theoretical framework are discussed.
  • Atividades cotidianas de crianças em situação de rua

    Alves, Paola Biasoli; Koller, Sílvia Helena; Silva, Aline Santos; Santos, Clarisse Longo do; Silva, Milena Rosa da; Reppold, Caroline Tozzi; Prade, Luciano Telles

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil. Os dados foram coletados através de uma metodologia observacional elaborada especificamente para utilização em pesquisas no contexto da rua, associada a uma entrevista estruturada para obtenção de dados bio-sócio-demográficos. Os resultados revelam que as crianças utilizam o espaço da rua para diversas atividades, incluindo tarefas que garantem a subsistência pessoal e, às vezes, da família. Foram também observadas brincadeiras solitárias ou em grupo, demonstrando que embora estejam em atividade de trabalho, continuam sendo crianças em desenvolvimento. A discussão dos dados, baseada na Teoria dos Sistemas Ecológicos, salienta a importância de estudos que descrevam os aspectos saudáveis que meninos e meninas em situação de rua podem apresentar neste ambiente. Alternativas de intervenção nesta situação devem enfatizar a participação comunitária e da sociedade civil na efetivação de propostas de apoio sócio-afetivo para estas crianças e suas famílias.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study shows the daily activities of twenty street children of Porto Alegre central area, Brazil. Observational methodology and a structured interview were elaborated for this research. The results revealed that children use the streets for diverse activities, including those that guarantee their personal surveillance and their families subsistence. Some solitary play was observed, demonstrating that even when working, those children keep developing characteristics. The data has been discussed based on the Ecological System Theory, pointing out the importance of studies that describe healthy aspects in that environment. Intervention may emphasize the community and the civil society participation to support those children and their families.
  • Two styles of mental functioning and literary language: a phenomenological psychological reading of A. Machado and C. Cavafy. A tribute to Zena Helman

    Yazigi, Latife

    Resumo em Português:

    A autora apresenta uma analise comparativa de alguns poemas de Antonio Machado e Constatino Cavafy seguindo a abordagem psicológica fenomenológica de Minkowska. Essa análise fenomenológica identifica dois estilos de funcionamento mental - sensorial e racional. O estilo sensorial se caracteriza pela adesividade - adesividade a tudo que tem vida, à experiencia concreta, ao ambiente e à ação. O estilo racional é dominado pela abstração e pensamento simbólico, isolamento e distância, imobilização e cisão, e por um contato menos vital com a realidade. A análise fenomenológica comparativa de alguns poemas de A. Machado e C. Cavafy revela Machado como um poeta sensorial e impressionista e Cavafy como um poeta do isolamento e da abstração impessoal.

    Resumo em Inglês:

    Following Minkowska's psychological phenomenological approach, a comparative analysis of some poems of Antonio Machado and Constantine Cavafy was carried out. This phenomenological analysis identifies two styles of mental functioning - sensorial and rational. The sensorial style is characterized by adhesiveness - adhesiveness to all that has life, to concrete experience, to surroundings, and to action. The rational style is dominated by abstraction and symbolic thinking, isolation and distance, immobilization and splitting, and less vital contact with reality. A phenomenological comparative analysis of some of Machado and Cavafy poems reveals Machado as a sensorial and impressionistic poet and Cavafy as a poet of isolation and impersonality abstraction.
  • Fantasia e teorias da sedução em Freud e em Laplanche

    Sales, Lea Silveira

    Resumo em Português:

    Os elementos fornecidos por Freud ao teorizar sobre as fantasias inevitavelmente conduzem a dúvidas e obscuridade. O objetivo do presente artigo foi percorrer as indagações decorrentes do tratamento freudiano do problema, tomando como base, além de seus próprios textos, o desenvolvimento sugerido por Pontalis e, principalmente, por Laplanche na construção de sua teoria da sedução generalizada, que se desdobra especialmente nos conceitos significante enigmático e objeto-fonte da pulsão. Com isso, Laplanche torna possível a argumentação de que a sedução não é apenas um acontecimento pontual, mas aquilo que permite pensar as origens do sujeito psíquico no que ele possui de universal.

    Resumo em Inglês:

    The elements provided by Freud when theorizing about fantasies inevitably lead to doubts and obscurity. The aim of the present paper is to build a reflection on the questions arising out of the Freudian treatment to the problem, following his own articles and the development suggested by Pontalis and especially by Laplanche in the construction of his theory of generalized seduction which has as central concepts the enigmatical signifier and the source-object of the drive. Thus Laplanche makes possible the argumentation that the seduction is not a punctual event but an element which allows thinking the origins of the psychic subject in his universality.
  • Envolvimento dos receptores 5-HT2 da amígdala nos níveis de ansiedade induzidos pela exposição de ratos ao labirinto em cruz elevado

    Pinheiro, Gilson de Assis; Alves, Sérgio Henrique de Souza; Murce, Pedro Paulo; Cruz, Antonio Pedro de Mello

    Resumo em Português:

    O efeito de microinjeções intra-amigdalóides do antagonista 5-HT2A/2C de receptores serotoninérgicos RP 62203 (1,0; 2,5; 5,0 mg) foi investigado em medidas tradicionais e etológicas (esquadrinhar, espreitar e explorações da extremidade) de ansiedade de ratos no labirinto em cruz elevado. A dose de 5,0 mg aumentou as porcentagens de entrada e de tempo nos braços abertos, sem alterar no número de entradas nos braços fechados. As categorias esquadrinhar, espreitar e explorações da extremidade também foram alteradas pela droga. As doses de 2,5 e 5,0 mg aumentaram o tempo gasto em esquadrinhar e diminuíram o tempo gasto em espreitar. O número de explorações da extremidade também foi aumentado pela injeção da droga na dose de 5,0 mg. Este padrão comportamental sugere um efeito ansiolítico do RP 62203. A participação dos receptores 5-HT2A/2C da amígdala na regulação desse efeito é discutida.

    Resumo em Inglês:

    The effect of microinjections of the 5-HT2A/2C receptor antagonist RP62203 (1,0; 2,5; 5,0 mg) in the amygdala was investigated on traditional and ethological (scanning, risk-assessment, explorations of extremities) anxiety measures of rats in the elevated plus-maze test. The dose of 5,0 mg increased the percentages of entries and time spent in the open arms, without altering the number of closed arm entries. Scanning, risk-assessment and end exploration were also changed by the treatment, there being an increase of time spent in scanning (2,5 and 5,0 mg) and a reduction of time in risk-assessment (2,5 and 5,0 mg). The number of explorations of extremities was increased by the dose of 5,0 mg. This behavioral profile suggests an anxiolytic effect of the RP 62203. The participation of the 5-HT2A/2C receptors of the amygdala in the regulation of those effects is discussed.
  • Modelos de autocontrole na análise experimental do comportamento: utilidade e crítica

    Hanna, Elenice S.; Todorov, João Claudio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute o conceito de autocontrole na análise do comportamento nas contribuições de Skinner, Rachlin e Mischel a partir de diferentes usos do termo. Autocontrole envolve: (1) uma resposta controlada (Rc) que é parte de uma ou uma combinação de contingências que programam reforçamento e punição para a mesma resposta; (2) uma história individual que estabelece propriedades aversivas para Rc; (3) um comportamento controlador (Rc') que modifica algum aspecto das condições ambientais envolvidas no controle de Rc, e conseqüentemente produz (4) mudança na probabilidade de Rc. São apresentados dois modelos experimentais de autocontrole amplamente testados na literatura e discute-se que o que tem sido feito no laboratório é insuficiente para dar conta da amplitude do conceito como apresentado por Skinner.

    Resumo em Inglês:

    The present study discusses the concept of self-control in behavior analysis and contributions of Skinner, Rachlin and Mischel. Self-control comprises: (1) a controlled response (Rc) that is part of one or a combination of contingencies with reinforcement and punishment programmed for a single response; (2) an individual history that establishes aversive properties for Rc; (3) a controlling behavior (Rc') that modifies some aspects of the environmental conditions of Rc contingencies, and consequently produces (4) changes in the probability of Rc. Two experimental models widely reported in studies of self-control are presented and we argue that the literature has been insufficient to count for the broad concept as it was presented by Skinner.
  • Sensibilidade materna durante o banho

    Silva, Simone Souza da Costa; Le Pendu, Yvonnick; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Dubois, Michel

    Resumo em Português:

    A teoria do apego tem considerado a relação mãe-criança como um determinante do desenvolvimento, sendo que sua qualidade tem sido relacionada com a sensibilidade do cuidador, e conseqüentemente com a qualidade das relações com seus próprios cuidadores. Recentemente, tem se relacionado a sensibilidade materna com vários fatores, incluindo classe social e educação. Este trabalho teve como objetivo investigar as variáveis que influenciam a sensibilidade materna na situação de banho. Foram filmados 60 banhos dados por mães de classe baixa e classe média. As díades foram constituídas por mães que tinham entre 18 a 40 anos de idade, e por crianças de zero a um ano. Encontraram-se menores freqüências de comportamentos sensíveis entre mães de classe baixa do que entre mães de classe média, que possuíam mais escolaridade, mais idade e tinham com quem dividir os cuidados infantis. Estes resultados sugerem que a sensibilidade materna é um fenômeno relacionado com variáveis socioculturais.

    Resumo em Inglês:

    The theory of the attachment has been considering the mother-child relation as a determinant of the development. Its quality has been being related with the sensibility of the caretaker, and consequently with the quality of the relations with its own caretakers. Recently, maternal sensibility has been related with several factors such as social class and education. The goal of the present work is to investigate some variables that influence the maternal sensibility in the bath situation. Sixty baths given by mothers belonging to low or average classes were filmed. The dyads were constituted by mothers that had between 18 to 40 years and children of 0 to 1 year old. Sensitive behaviors were less frequent among mothers of low class than among mothers of middle class, which were more educated, older and which have the possibility to share the care of their infant with someone. These results suggest that the maternal sensibility is a phenomenon related to sociocultural variables.
  • Resenha: Angústia

    Martins, Francisco
  • Resenha: O Complexo de Édipo

    Costa, Ileno Izídio da
  • Notícia: Anne Anastasi (1908-2001)

    Alba-Hesketh, Miriam Martins
  • Notícia: 4º seminário de psicologia e senso religioso - processos psicológicos na representação religiosa

    Freitas, Marta Helena de; Moraes, Célia Carvalho de
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