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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2008
  • Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares

    Almeida, Leandro da Silva; Miranda, Lúcia; Guisande, María Adelina

    Resumo em Português:

    A Teoria da Atribuição de Causalidade representa um interessante corpo teórico para analisar como os alunos explicam as suas situações de sucesso e de insucesso escolar. Este artigo analisa se essas atribuições causais se diferenciam de acordo com o gênero e o ano escolar dos alunos. A amostra foi composta por 868 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade. A avaliação recorreu ao Questionário de Atribuições de Resultados Escolares, no qual os alunos ordenam seis causas possíveis (esforço, método de estudo, bases/conhecimentos, ajuda dos professores, sorte e capacidade) consoante a sua importância na explicação dos seus sucessos e dos seus insucessos escolares. Os resultados sugerem que os alunos, independentemente do sexo e do ano escolar, associam os seus resultados acadêmicos (sucesso e fracasso) ao esforço, surgindo ainda para explicar o insucesso a falta de métodos apropriados de estudo. À medida que se avança na escolaridade, as bases de conhecimentos surgem mais valorizadas na explicação do sucesso escolar. Por outro lado, os rapazes parecem recorrer mais à capacidade para explicar o seu sucesso, e as meninas mais ao esforço e às bases de conhecimentos. Na explicação do insucesso, a falta de esforço e de método de estudo surgem mais valorizados que a capacidade conforme se avança na escolaridade, o que parece proteger a auto-estima dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    The causal attribution theory represents an interesting theoretical framework in which to analyze how students explain their academic success or failure. This paper analyzes if the causal attributions are different according to gender and school grade. The sample comprised 868 students from 5th to 9th grade. The evaluation of the attributions was conducted by means of a school results Attribution Questionnaire (known in Brazil as QARE), in which students rank six possible causes (effort, studying methods, academic background, teacher support, luck and ability) according to their importance in explaining personal academic successes and failures. The data suggest that students, regardless of gender and grade, related their academic achievement (success and failure) to effort, citing poor studying methods as a secondary reason to explain academic failure. Progressing through the school system, the academic knowledge base becomes more important when explaining success at school. On the other hand, male students resort more to ability to explain their academic success, while female students cite effort and existing academic knowledge. For the explanation of failure at school, effort and studying methods are more significant than lack of ability as their education progresses, which seems to reinforce the students' self-esteem.
  • Sensibilidade ao contraste a grades senoidais de freqüências espaciais baixas em crianças

    Santos, Natanael Antonio dos; França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi determinar a função de sensibilidade ao contraste para freqüências espaciais de 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 ciclos por grau em crianças de 4 a 13 anos. Foram estimados limiares de contraste para 60 participantes (50 crianças e 10 adultos jovens), utilizando o método psicofísico da escolha forçada e nível baixo de luminância. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram que a função de sensibilidade ao contraste de crianças de 4-5, 6-7, 8-9, 10-11 e 12-13 anos melhora significativamente com a idade. Os resultados mostraram ainda que a função de sensibilidade ao contraste de crianças de 12-13 anos é semelhante à de adultos jovens (19-22 anos). Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da função de sensibilidade ao contraste para grade senoidal em nível baixo de luminância melhora até os 12-13 anos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to measure contrast sensitivity function for spatial frequencies of 0.25, 0.5, 1.0 and 2.0 cycles per degree in children between the ages of 4 and 13. We measured the contrast thresholds of 60 participants (50 children and 10 young adults) using the psychophysical forced-choice method and low luminance levels. All subjects were free from any identifiable ocular disease and had normal acuity. Results showed that contrast sensitivity function, in children in the 4-5, 6-7, 8-9, 10-11 and 12-13 age ranges, improved significantly with age. The results also showed that, by 12-13 years of age, the contrast sensitivity function was similar to that of a young adult (19-22 years). These results suggest that the development of contrast sensitivity function for sine-wave grating at low luminance levels attains adult-like values by about 12-13 years of age.
  • Asma, competência social e transtornos comportamentais em crianças e adolescentes

    Salomão Júnior, João Batista; Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos; Cordeiro, José Antonio; Domingos, Neide Aparecida Micelli; Valerio, Nelson Iguimar

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar competência social e transtornos comportamentais em crianças com asma. Participaram 62 crianças (sete a 16 anos) com asma moderada e grave e um grupo controle, cujos pais responderam à versão brasileira do Child Behavior Checklist. Houve associação entre asma e déficit na competência social global (p=0,000), na competência social associada a atividades (p=0,001) e associada à escola (p=0,010). A gravidade da asma não se mostrou associada à competência social. Houve associação entre transtornos comportamentais e asma, principalmente transtornos internalizantes, como ansiedade e depressão, que não se mostraram associados ao gênero, idade e tipo de asma. Concluiu-se que crianças com asma apresentaram mais alterações na competência social global e competência social relacionada a atividades e escola, quando comparadas ao grupo controle. Apresentaram, ainda, mais transtornos globais e internalizantes, que podem prejudicar seu desenvolvimento, qualidade de vida e o manejo adequado da doença.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess social skills and behavioral disorders in children with asthma. Participants included 62 children/adolescents (between 7 and 16 years of age) with moderate and severe asthma and a control group whose parents completed the Brazilian version of the Child Behavior Checklist. Results: There is evidence of an association between asthma and deficiencies in overall social skills related to activities (p=0.001) and school (p=0.01). The severity of the asthma has no clear link to social skills. There is evidence of an association between behavioral disorders and asthma, especially internalizing disorders, such as anxiety and depression, irrespective of sex, age and severity of asthma. Children/adolescents with asthma had more problems with general social skills and skills associated with activities and school, when compared to the control group. They also had more general and internalizing disorders, which may impair their progress, quality of life and the satisfactory management of the illness.
  • Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática

    Souza, Liliane Ferreira Neves Inglez de; Brito, Márcia Regina Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o autoconceito, as crenças de auto-eficácia e o desempenho em Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 122 estudantes de terceira e quarta séries, de ambos os gêneros, com idade variando de oito a treze anos, matriculados em uma escola pública estadual de um município do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário de auto-eficácia matemática, uma escala de autoconceito matemático e uma prova de matemática. Para se verificar correlações entre as variáveis, foi efetuada a matriz de correlação de Pearson. A análise dos resultados mostrou que o desempenho dos alunos encontrava-se positivamente relacionado ao autoconceito e à auto-eficácia matemática. Além disso, pôde-se evidenciar uma relação positiva e significativa entre tais constructos. De forma geral, os resultados deste estudo confirmaram dados de outros sobre a mesma temática, bem como as formulações teóricas da perspectiva sócio-cognitiva.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was to investigate the relationship between involving self-efficacy beliefs, self-concept and performance in mathematics amongst early elementary school students. The subjects comprised 122 third and fourth graders, both male and female, whose ages varied from eight to thirteen, attending a state public school in an inner city in the state of São Paulo. Data were collected using a mathematical self-efficacy questionnaire, a mathematical self-concept scale, and a mathematics test. To investigate correlations among variables, a Pearson correlation test was conducted. The results indicated that student performance was positively related to self-concept and mathematical self-efficacy. In addition, a significant, positive relationship could be seen between the beliefs of mathematical self-concept and mathematical self-efficacy. The results of the present study, in general terms, bear out other research data on the same theme, as well as theoretical assumptions from a socio-cognitive perspective.
  • Relação entre ordem de nascimento e interesses vocacionais

    Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    As teorias do desenvolvimento humano enfatizam a importância das experiências infantis na formação da personalidade. Acredita-se que o papel assumido pela criança na família tem implicações no comportamento adulto posterior. Adler propôs que a ordem de nascimento tem influência significativa no comportamento vocacional, e pesquisas recentes têm apoiado esta idéia. Este estudo teve por objetivo investigar diferenças de interesses vocacionais entre as seguintes categorias de ordem de nascimento: filhos únicos, primogênitos, 'do meio' e caçulas. Participaram 435 estudantes universitários de ambos os sexos, com idades entre 17 e 56 anos (Média=26,9). Os sujeitos responderam a uma medida de interesses vocacionais e a um questionário demográfico para definição da categoria de ordem de nascimento. Os escores de interesses foram comparados por análises de variância. Os resultados revelaram que filhos únicos têm maior interesse em investigação científica do que filhos 'do meio', e menor interesse empreendedor do que primogênitos. Os filhos 'do meio' revelaram interesse social mais elevado do que filhos únicos e primogênitos. Concluiu-se que filhos únicos, primogênitos, 'do meio' e caçulas desenvolvem processos vocacionais distintos, e recomenda-se o uso de informações sobre ordem de nascimento no aconselhamento vocacional.

    Resumo em Inglês:

    Theories of human development emphasize the importance of childhood experiences in the formation of personality. It is believed that the role assumed by the child within the family has implications for his later adult life. Adler proposed that the order of birth significantly influences vocational behavior and recent research has provided support for this idea. The present study has the objective of investigating differences in vocational interests among the following categories, by order of birth: only children, firstborn, middle children and lastborn. The subjects comprised 435 college students of both sexes with ages ranging from 17 to 56 years (Mean=26.9). The subjects answered measures of vocational interests and a brief demographic questionnaire to define the order of birth category. The scores for their interests were compared by means of variance analysis. The results revealed that only children showed greater interest in scientific investigation than middle children and less entrepreneurial interest than the firstborn; middle children displayed greater social interest than only children and firstborn. The results suggest that individuals develop distinct vocational processes depending on the order of birth, and therefore the use of order of birth information is recommended for vocational counseling.
  • Trabalho noturno e o novo papel paterno: uma interface difícil

    Cia, Fabiana; Barham, Elizabeth Joan

    Resumo em Português:

    Aumentou a demanda por trabalhadores noturnos, ao mesmo tempo em que o papel masculino familiar se ampliou. Neste estudo, objetivou-se comparar as condições de trabalho, o bem-estar pessoal e o envolvimento familiar entre pais dos turnos diurno (n=36) e noturno (n=22), que preencheram um questionário composto por diferentes escalas. Comparados aos trabalhadores do turno diurno, os do noturno relataram ter maior apoio dos colegas de trabalho e dos supervisores, maior satisfação quanto aos benefícios e salário, menor freqüência de interrupções durante o expediente de trabalho, mas menor satisfação quanto ao turno em que trabalhavam e menos tempo com os filhos. Os dois grupos de trabalhadores apresentaram pontuação média no nível de Stress e na satisfação quanto ao envolvimento familiar. Apesar de condições de trabalho mais favoráveis, os pais do noturno estavam insatisfeitos com seu turno, aparentemente em função da falta de tempo com familiares.

    Resumo em Inglês:

    The demand for night shift workers is increasing at the same time as the role of the father within the family has expanded. The objective of this study was to compare workplace conditions, personal well-being and family involvement between fathers working on the day shift (n=36) and on night shift (n=22). Workers completed a questionnaire that used various scales to evaluate these issues. Compared to the day shift workers, the night shift workers indicated that they received greater support from work colleagues and supervisors, felt more satisfied with their benefits and salary and had a lower frequency of interruptions during the workday, but felt less satisfied about the shift they worked and about spending less time with their children. With regard to family involvement, both groups experienced moderate to high levels of stress and only a moderate level of satisfaction. Despite the more favorable working conditions, fathers on the night shift were less satisfied with their work hours, seemingly due to the lack of time spent with family members.
  • Versão preliminar do teste pictórico de memória: estudo de validade

    Rueda, Fabián Javier Marín; Sisto, Fermino Fernandes

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar evidências de validade quanto ao processo de resposta e desenvolvimental do Teste Pictórico de Memória. Participaram 511 indivíduos de ambos os sexos, com idades variando de 10 a 60 anos, que cursavam desde a segunda série do Ensino Fundamental até cursos universitários. O teste foi aplicado coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que, quanto ao processo de resposta, os itens relacionados aos três ambientes que compõem o desenho (terra, céu e água) produziram níveis de dificuldade significativamente diferenciados, comprovando a hipótese de que esses componentes afetam a recuperação da informação. Em relação à validade desenvolvimental, verificou-se que o desempenho dos indivíduos considerados adultos jovens foi superior ao das pessoas mais velhas e mais novas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to search for valid proof as to the response and developmental process of the Pictorial Recognition Memory Test. The test was conducted on 511 students of both sexes, aged between 10 and 60, all of whom were educated from second-grade elementary school up to college. The test was applied collectively within the classroom environment. As for the proof of validity with the response process, results showed that the items relating to the environments of land, sky and water, which comprised the drawing, produced significantly contrasting levels of difficulty. These results support the hypothesis that these environments have an effect on the retrieval of previously acquired information. As for developmental validity, results showed that the performance of young adults was better than that of both older and younger individuals.
  • Vínculo interpessoal: uma reflexão sobre diversidade e universalidade do conceito na teorização da psicologia

    Carvalho, Ana Maria Almeida; Politano, Isabella; Franco, Anamélia Lins e Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma reflexão sobre a ubiqüidade dos conceitos de vínculo e vinculação, especialmente a partir de dois autores proeminentes na psicologia, que têm pontos de vista e metodologias divergentes, mas convergem no reconhecimento da importância do vínculo na ontogenia e na vida humana. Inicialmente, faz-se uma rápida reflexão sobre o conceito de vínculo interpessoal na literatura ocidental em geral e, a seguir, passa-se a uma análise mais detalhada com base nas obras de dois autores contemporâneos - Jacob Moreno e John Bowlby. A despeito de esta escolha excluir muitas outras contribuições potencialmente relevantes, tanto para a psicologia como para outras áreas, não se teve como propósito apresentar uma revisão abrangente, mas sim uma reflexão conceitual.

    Resumo em Inglês:

    This paper introduces a reflection on the ubiquity of the concepts of bonds and bonding, and specifically about two prominent Psychology authors, who start from completely diverging points of view and methodologies but converge in the acknowledgment of the importance of bonds in ontogeny and in human life. To this end, we propose to deliver initially a quick reflection on the concept of interpersonal bonds in Western literature in general, and subsequently a more detailed analysis of two contemporary authors - Jacob Moreno and John Bowlby. Despite the fact that this choice excludes many other potentially relevant contributions, both in Psychology and in other areas, our aim was not to perform a comprehensive review, but rather a conceptual reflection.
  • A pesquisa em psicologia clínica: do indivíduo ao grupo

    Nery, Maria da Penha; Costa, Liana Fortunato

    Resumo em Português:

    O artigo traça uma breve trajetória da pesquisa em Psicologia Clínica e atenta para a direção que vêm tomando as investigações que adotam como objeto de estudo a relação grupal. Observa-se grande complexidade nos contextos terapêuticos disponíveis atualmente, os quais acolhem demandas advindas de grupos cada vez maiores, de espaços mais difusos e ambientes menos específicos. Esta trajetória se caracterizou por um movimento de flexibilização do contexto clínico, no sentido de admitir que a construção de significados e sentidos, surgidos da relação terapêutica grupal, se constituiu em um foco válido de discussão. Finalmente, aponta-se a sociatria moreniana como uma proposta de liberação da espontaneidade/criatividade, que favorece a resolução de conflitos relacionais e sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to outline a brief history of the research into Clinical Psychology, paying particular attention to the direction that this research is taking by way of a study centered around group relationships. We recognize the complexity in the therapeutic contexts that are presently available and which receive demands arising from increasingly larger groups, more expansive spaces and less specific environments. We can see that this history was characterized by a movement of flexibility in the clinical context towards accepting that the construction of meanings and senses that arise from the group therapy relationship, constitutes a valid source for discussion. Finally we would indicate the Sociatry of Jacob Levy Moreno as a proposal for the liberation of spontaneity-creativity which benefits the resolution of relational and social conflicts.
  • Maternidade adolescente

    Levandowski, Daniela Centenaro; Piccinini, Cesar Augusto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    A maternidade adolescente impõe à jovem novas demandas familiares, educacionais e laborais, além daquelas próprias da adolescência. O objetivo deste trabalho foi revisar estudos sobre a gravidez e a maternidade adolescente, com base em cinco temas: fatores associados à gravidez adolescente, impacto para a jovem, vivência da maternidade, interação mãe-bebê e apoio familiar. Em cada tema, os estudos foram analisados e comparados quanto aos aspectos metodológicos e seus principais achados, o que revelou diversos aspectos contraditórios. Grande parte dos estudos é descritiva, com delineamento transversal e quantitativo, comparando adolescentes e adultas, revelando uma vivência predominantemente negativa da gravidez e da maternidade. Já os estudos qualitativos indicam alguns aspectos positivos. Relatos negativos foram particularmente comuns na gestação, ocorrendo uma adaptação da jovem à maternidade após o nascimento do bebê. Sugere-se que a gravidez e a maternidade na adolescência sejam mais bem examinadas no contexto nacional, para a elaboração de intervenções e políticas públicas que contemplem a heterogeneidade deste grupo.

    Resumo em Inglês:

    Adolescent motherhood is a complex situation, which entails new family, educational and work demands for adolescents besides the usual demands of adolescence itself. The aim of this work was to review studies concerning pregnancy and adolescent motherhood. The studies were grouped around five themes: factors associated with adolescent pregnancy, impact on the adolescent, experience of motherhood, mother-infant interaction and support from the family. For each theme, studies were analyzed and compared in terms of the methodological aspects and the main findings, which revealed a variety of contradictions. The studies are, to a large degree, descriptive in nature, comparing adolescent and adult mothers, using cross-sectional and quantitative design, indicating a predominantly negative experience with pregnancy and motherhood. The qualitative studies, on the other hand, highlight some positive aspects of the experience. Negative reports are particularly common during pregnancy, with adaptation to motherhood coming after the baby's birth. It is suggested that pregnancy and motherhood in adolescence should be better examined in the national context so as to organize interventions and public policies which embrace the diversity of this group.
  • Mãe é a que cria: o significado de uma maternidade substituta

    Cavalcante, Cinthia Mendonça; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi compreender o significado da figura materna na promoção de saúde mental em uma relação mãe-filho, provisória e substituta, como o estabelecido em programa de família acolhedora. Participaram dessa pesquisa quatro das seis mulheres que compõem o universo de mães substitutas do Programa de Famílias Acolhedoras, promovido pela Secretaria da Ação Social do Estado do Ceará, e as crianças e adolescentes acolhidos por elas. A metodologia caracterizou-se por realização de grupo focal com as mães acolhedoras, complementada pelo uso de desenho com as crianças e adolescentes. Para a composição dos dados dos sujeitos, utilizaram-se documentos da instituição coordenadora do programa, e para a análise dos discursos, adotou-se a hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. A relação estabelecida entre a mãe acolhedora e a criança ou adolescente cuidado foi compreendida como uma relação geradora de vínculo e fundamentada em sentimentos afetuosos.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this research is to understand the importance of the mother figure for a child's mental health in a foster situation. Taking part in this study were four of the six mothers who work for the Foster Families Program promoted by the Ceará state government, and their respective foster children. The investigation method was characterized by means of a focal group including the foster mothers, which was supplemented by the use of drawings with the children. Documents from the program's coordinating institution were used in order to build the subjects' profile. Hermeneutic Phenomenology, based on Paul Ricoeur's theory, was used to analyze the discourses. Thus, the relationship established between the foster mother and the child or adolescent in her care can be interpreted as one which generates a bond and which is based on affection and attachment.
  • Violências sexuais: incesto, estupro e negligência familiar

    Prado, Maria do Carmo Cintra de Almeida; Pereira, Ana Carolina Covas

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os desafios envolvidos na assistência em Terapia Familiar Psicanalítica de uma mulher de 41 anos, vítima de incesto dos sete aos 12 anos, seguido de duas situações de estupro, que implicaram em um aborto e no nascimento de uma menina, com sete anos na ocasião do estudo. Apresentou-se infantilizada, dependente, sem autonomia, com diagnóstico de borderline. Em nenhum momento, encontrou na mãe alguma forma de apoio. Pais, em conluio perverso e abusivo, causam danos lesivos à constituição psíquica de seus filhos, cujas vidas ficam destroçadas, e levam a pensar que eles próprios tenham tido seus psiquismos danificados, marcados por vivências impensáveis, revertidas em segredos. Transformar e reparar são os objetivos de toda Terapia Familiar Psicanalítica e, nestes casos, os desafios são imensos, pois, entre as várias conseqüências clínicas de tal situação, há um ódio exacerbado à realidade, intensas vivências persecutórias e a reedição transferencial da dinâmica familiar no enquadre terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the challenges involved with the Psychoanalytical Family Therapy (PFT) care of a 41 year-old woman, a victim of incest between the age of 7 and 12, followed by two incidences of rape that resulted in one abortion and the birth of a girl, who is currently 7 years of age. The patient presented childlike behavior, no measure of independence and a borderline diagnosis. She could never rely upon her mother for any kind of support. Parents, in perverse and abusive collusion, cause considerable damage to their children's minds, their lives becoming devastated, leading us to believe it is they who have had their psyches damaged, tainted by unthinkable experiences transposed into secrets. To transform and repair is the aim of every Psychoanalytical Family Therapy and, in these cases, there are enormous challenges for the psychotherapist as the family has an acute aversion to reality, it displays intense feelings of persecution and the family psychodynamic spills over into the therapy sessions.
  • Aspectos da amizade de adolescentes portadores de diabetes e câncer

    Ferreira, Bruno Eduardo Silva; Garcia, Agnaldo

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa alguns aspectos das amizades de adolescentes acometidos por diabetes e câncer, incluindo o histórico da reação ao diagnóstico, além do companheirismo, auto-revelação e intimidade, apoio social, conflito e expectativas da amizade. Três participantes com diabetes e três amigos, e três adolescentes que tiveram câncer e três amigos, foram entrevistados. Essas amizades se assemelham, em grande parte, àquelas não marcadas por uma doença crônica, especialmente em relação ao companheirismo e à presença de conflitos. Por outro lado, o diabetes ou o câncer parecem afetar aspectos da amizade, principalmente na consideração do apoio social, que se dá forma assimétrica. A auto-revelação e a intimidade sofrem restrições em relação a conteúdos ligados à enfermidade. As expectativas de amizade dão ênfase ao apoio social. Os dados ainda sugerem que afastamento ou aproximação dos amigos pode resultar da identificação de uma doença como câncer ou diabetes.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes certain aspects of friendships amongst adolescents with diabetes mellitus and cancer, including a record of the reaction to the diagnosis, in addition to companionship, self-disclosure and intimacy, social support, conflict and the expectations from a friendship. Twelve participants were interviewed, including three with diabetes and three of their friends, and three individuals who had cancer and three friends. These friendships were largely similar to typical friendships, particularly in terms of companionship and the existence of conflict. On the other hand, the diabetes or cancer seem to affect some aspects of friendship. Social support becomes more important and asymmetric. Self-disclosure and intimacy are more tentative when it comes to the subject of the disease. The expectations of friendship emphasize social support. Our data also suggest that friends may grow apart or become closer as a result of a chronic disease such as cancer or diabetes.
  • Vivências de felicidade de pessoas idosas

    Luz, Márcia Maria Carvalho; Amatuzzi, Mauro Martins

    Resumo em Português:

    O estudo consistiu em uma pesquisa exploratória junto a pessoas idosas, com o objetivo de conhecer e descrever os aspectos emocionais e cognitivos de suas vivências de felicidade. Tendo em vista o aumento da longevidade, várias pesquisas vêm sendo realizadas a respeito da qualidade de vida na velhice, bem-estar e envelhecimento satisfatório. O termo envelhecimento bem sucedido vem despertando o interesse de vários pesquisadores, pois a visão de velhice infeliz precisa ser desmistificada, dando lugar a uma concepção mais positiva com relação a essa fase da vida. Participaram deste estudo três idosos, não-institucionalizados, sendo dois do sexo feminino e um do sexo masculino. Constatou-se, por meio da análise fenomenológica, que seus momentos de felicidade estão relacionados ao contato familiar e social, à autonomia e à capacidade para trabalhar, proporcionando sentimento de valor pessoal, auto-estima e bem-estar.

    Resumo em Inglês:

    The present study consists of exploratory research involving the elderly, with the objective of understanding and describing the emotional and cognitive aspects of their experiences of happiness. In view of the increase in longevity, several research studies have been carried out with regard to the quality of life in old age, well-being and satisfactory aging. The concept of successful aging has been arousing the interest of a number of researchers, as the perception of unhappiness in old age needs to be demystified, opening the way for a more positive interpretation of this stage of life. Participating in this study were three old people, not institutionalized, 2 females and 1 male. It was found, by means of phenomenological analysis, that their moments of happiness are related to family and social contact, to being independent and having the capacity to work, providing them with a feeling of personal value, self-esteem and well-being.
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