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Production, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2006
  • Editorial

  • A evolução e o futuro da logística e do gerenciamento da cadeia de suprimentos

    Ballou, Ronald H.

    Resumo em Português:

    Este artigo se divide em três seções: passado, presente e futuro. A sessão sobre o passado traça os eventos mais importantes que criaram a logística empresarial como ela é praticada hoje. Em particular, tais eventos anunciavam o futuro da logística empresarial e do gerenciamento da cadeia de suprimentos? A sessão sobre o presente tenta resumir o estado da logística empresarial. Como a logística empresarial se relaciona com o gerenciamento da cadeia de suprimentos está abordado. A sessão futuro faz algumas previsões acerca das questões que precisam ser discutidas e dos eventos que provavelmente acontecerão em futuro próximo.

    Resumo em Inglês:

    This article will be divided into three sections: past, present, and future. The past section will trace major events that created business logistics as it is practiced today. In particular, do the events portend the future of business logistics and supply chain management? The present section will attempt to summarize the state of business logistics. How business logistics relates to supply chain management will be addressed. The future section will make some predictions as to the issues that need to be addressed and the events that will likely take place in the near term.
  • O controle dos processos logísticos, uma condição prévia para uma política do global sourcing: o caso da indústria automobilística e do varejista mundial

    Colin, Jacques

    Resumo em Português:

    As empresas estão, atualmente, expostas a uma competição mundial que se intensifica pelos gigantescos movimentos de concentração realizados nos últimos quinze anos em todos os setores de atividade e pelo aparecimento de concorrentes oriundos dos novos países industrializados (China, Índia, Brasil, Europa Oriental, etc.). Grandes empresas ocidentais têm identificado rapidamente a oportunidade que representa o recurso a fornecedores oriundos destes novos países (o global sourcing). Nesta comunicação, analisamos as exigências e os desempenhos em termos de custo, de qualidade, de estabilidade, de reatividade e de flexibilidade dos processos logísticos ligados às compras mundiais em setores particularmente engajados na globalização: a indústria automobilística e o varejista mundial. Em seguida, nós proporemos uma generalização.

    Resumo em Inglês:

    Enterprises are nowadays exposed to a worldwide competition intensified by huge concentration movements ocurred in the last fifteen years in all economic sectors, as well by the appearance of competitors from new industrialized countries (China, India, Brazil, Eastern Europe, etc.). Large western companies have fastly identified opportunities that arise from suppliers installed in these new countries (global sourcing). In this paper we analyse requirements and performance regarding cost, quality, stability, responsiveness and flexibility of logistic processes associated to international procurement in industries specially engaged in globalization : the automotive industry and the global retailer. After that, we propose a generalization.
  • Uma metodologia para a seleção de um provedor de serviços logísticos

    Iañez, Maurício Mengai; Cunha, Cláudio Barbieri da

    Resumo em Português:

    Este artigo trata do problema da tomada de decisão de terceirização das atividades logísticas e da seleção de um provedor de serviços logísticos. Propõe-se uma metodologia que compreende, basicamente, três aspectos principais: a análise e a compreensão das oportunidades e riscos relacionados à terceirização das atividades logísticas; a proposição de atributos importantes que podem ser considerados no processo decisório; o auxílio às empresas na avaliação das diferentes alternativas de provedores de serviços logísticos e seleção da opção mais adequada, de acordo com as suas necessidades e expectativas. A metodologia proposta baseia-se no Método de Análise Hierárquica (MAH), que permite tratar aspectos quantitativos e qualitativos, tendo sido aplicado a inúmeros problemas que envolvem a tomada de decisão em segmentos distintos.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the problem of the decision-making process related to outsourcing logistics activities and selecting a logistics service provider as well. The proposed approach comprises three main aspects: analyzing and understanding the opportunities and the risks involved in outsourcing logistics activities; proposition of a list of relevant attributes that should be considered in this decision process; and supporting companies needs in accessing the various alternatives and choosing the best alternative, which best fits the contractors needs. The proposed methodology is based on the Analytic Hierarchy Process (AHP), which allows qualitative and quantitative attributes to be considered, and has been applied to several decision-making processes in different segments.
  • Avaliação multicriterial de desempenho e separação em aglomerados de fornecedores críticos de uma manufatura OKP

    Rosa, Everton Peter Santos da; Sellitto, Miguel Afonso; Mendes, Lia Weber

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso de avaliação multicriterial do desempenho de dez fornecedores críticos de uma manufatura OKP, fabricação sob encomenda. Pela sua importância financeira e estratégica, selecionaram-se dez fornecedores para a avaliação. A metodologia de pesquisa constou de um grupo focado com os responsáveis pelas aquisições da empresa, que identificou os multicritérios de desempenho de fornecedores e, apoiado no método AHP, distribuiu importâncias relativas entre estes critérios, chegando às prioridades de desempenho. A estrutura de desempenho gerou um questionário multicriterial categórico, pelo qual os dez fornecedores foram avaliados por cinco compradores. Pelos resultados da avaliação, os fornecedores foram separados em dois, três e quatro aglomerados. A separação permite, na continuidade, a formulação de estratégias específicas para os aglomerados, o que pode ser uma contribuição para estudos em estratégia de aquisição em manufatura.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a case study of multicriterial performance assessment of ten critical supplier firms of a one-of-a-kind manufacture. The suppliers were selected according to financial and strategic importance. The methodology includes a focus group with purchasers of the company, which identified and assigned priorities, with the aid of AHP, to supplier performance multicriteria. The performance in purchasing structure achieved had yielded a categorical questionnaire used for five purchasers to evaluate the ten suppliers. According to the results, supplier firms were separated in two, three and four clusters, which allows, in continuity, the definition of specific purchasing strategy and this may be thought as a contribution to the study of this kind of strategy.
  • Estrutura da cadeia reversa: "caminhos" e "descaminhos" da embalagem PET

    Gonçalves-Dias, Sylmara Lopes Francelino; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa

    Resumo em Português:

    O trabalho propõe-se a discutir as possibilidades, limites e desafios da reciclagem de PET - Politereftalato de Etileno. Como fundamentação teórico-conceitual, recorre à discussão sobre a natureza e o alcance da logística reversa, analisando as estratégias para estruturação da cadeia de reciclagem. A pesquisa é de caráter exploratório, com adoção de diferentes estratégias para a coleta de dados, envolvendo fontes secundárias produzidas por órgãos públicos, instituições especializadas e mídia, e ainda entrevistas semi-estruturadas com especialistas na área. Os resultados apontam que múltiplos atores estão envolvidos na estrutura da cadeia reversa do PET e que, apesar do avanço no volume de reciclagem, nenhum dos setores, seja público ou privado, consegue individualmente organizar-se para o alcance da efetividade operacional e ambiental desejável no cenário brasileiro. O alcance de bons resultados depende, sobretudo, do investimento nos dois extremos da cadeia reversa: na coleta seletiva e no mercado para o produto reciclado.

    Resumo em Inglês:

    The work discuss the possibilities, limits and challenges of the recycling of PET packing in the Brazilian case. The authors analyze the nature and the function of the reverse logistics and its strategies for articulation of the recycling chain. The research is based in the exploratory methodological approach, with adoption of different strategies for the collection of data, involving secondary sources produced by public institutions, specialized organizations and media, and still, interviews semi-structured with specialists in the area. The results point that the Brazilian public and private sectors doesn’t get to organize this activity in the desirable environmental scale. Good performances in the PET packing reverse chain depends on investing in the selective collection and in the market for the recycled products.
  • Problema de estoque e roteirização: revisão bibliográfica

    Belfiore, Patrícia Prado; Costa, Oswaldo Luiz do Valle; Fávero, Luiz Paulo Lopes

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta os principais modelos encontrados na literatura do problema de estoque e roteirização, tanto com demanda determinística quanto estocástica. O problema consiste em determinar quando e quanto entregar de mercadoria para cada cliente e quais roteiros de entregas utilizar, com o objetivo de minimizar os custos de estoque e distribuição, de modo que as demandas de todos os clientes sejam atendidas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the main models found in the literature of inventory routing problem, with both deterministic and stochastic demand. The problem consists of determining when and how much merchandise to deliver, aiming to minimize inventory and distribution costs, guaranteeing that all the clients’ demands are met.
  • Scatter search para problemas de roteirização de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo e entregas fracionadas

    Belfiore, Patrícia Prado; Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida

    Resumo em Português:

    Este trabalho estuda a implementação da metaheurística scatter search (SS) em um problema real de roteirização de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo e entregas fracionadas. No problema de roteirização de veículos com entregas fracionadas, cada cliente pode ser abastecido por mais de um veículo. O problema é baseado em um único centro de distribuição, a demanda de cada cliente pode ser maior que a capacidade dos veículos e, além das restrições de janelas de tempo, há também as restrições de capacidade dos veículos e acessibilidade (alguns clientes não podem ser atendidos por alguns veículos). Os modelos foram aplicados em um dos maiores grupos varejistas brasileiros, que abastece 519 clientes distribuídos em 12 estados brasileiros. Os resultados mostraram melhorias no caso real da empresa, reduzindo em até 8% o custo total da operação.

    Resumo em Inglês:

    This work studies the implementation of heuristics and scatter search (SS) metaheuristic in a real heterogeneous fleet vehicle routing problem with time windows and split deliveries (HFVRPTWSD) in Brazil. In the vehicle routing problem with time windows and split deliveries (VRPSD) each client can be supplied by more than one vehicle. The problem is based in a single depot, the demand of each client can be greater than the vehicle’s capacity and beyond the time windows constraints, and there are also vehicle capacity and accessibility constraints (some customers cannot be served by some vehicles). The models were applied in one of the biggest retail market in Brazil that has 519 stores distributed in 12 Brazilian states. Results showed improvements over current solutions in a real case, reducing up to 8% the total cost of the operation.
  • Modelagem para localização de hubs no transporte de encomendas expressas

    Alamo, Javier Antonio Timaná; Brinati, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Na presente pesquisa se propõe um modelo matemático de programação linear com variáveis binárias 0/1, para projetar a configuração de uma rede de distribuição de encomendas expressas, visando minimizar os custos e garantindo um bom nível de serviço. O modelo, que é uma modificação da formulação proposta por O’Kelly, define as posições dos hubs, a alocação deles às demais instalações físicas e a construção de roteiros com apenas uma parada intermediária, o que confere mais agilidade ao atendimento da demanda de transporte de carga. Considera-se a instalação de um único hub maior (Hub Principal), que serve como ponto de transbordo para os fluxos de carga entre as distintas regiões de um território, e um conjunto de terminais regionais (mini-hubs), servindo como ponto de conexão, unicamente, para os fluxos de carga existentes em um determinado raio de cobertura. Foram propostas extensões que incluem uma restrição da capacidade operacional do Hub Principal, para evitar seu congestionamento, e duas diferentes estratégias de induzir o aumento de fluxo de carga manipulado pelos mini-hubs. O modelo proposto e suas extensões foram aplicados ao estudo de um caso real, obtendo-se resultados consistentes e uma redução significativa no custo total da rede de distribuição da empresa analisada.

    Resumo em Inglês:

    This study proposes a mathematical model of linear programming with binary variables 0/1 to project the configuration of a distribution network for express cargo which aims to minimize costs and guarantee a high level of service. The model, which is a modification of the formulation proposed by O’Kelly, defines the position of the hubs, their allocation regarding the other physical installations, and the building of itineraries with only one intermediate stop, which increases agility in meeting the demand of cargo transport. It assumes the installation of a single, major hub (Main Hub), which serves as the transfer point for the flow of cargo between distinct regions of a territory and a set of regional terminals (mini hubs) serving as connection points solely for the flow of cargos existing within a determined area of coverage. Extensions were proposed with capacity constrains for the Main Hub, thereby avoiding congestion, and two different strategies to induce an increase of the flow of cargo manipulated by the mini-hubs. The proposed model and its extensions were applied to an actual case study, obtaining consistent results and a significant reduction in the total cost for the distribution network of the company studied.
  • Solução simultânea de problemas logísticos de localização de depósitos e centralização de estoques

    Pacheco, Ricardo Ferrari; Cirqueira, Luciano Zorzett

    Resumo em Português:

    A elaboração de uma estratégia eficiente de distribuição envolve os passos de determinação do número de depósitos e sua localização, a estratégia de alocação de estoques dos produtos em cada um dos depósitos e a elaboração de roteiros de distribuição dos produtos dos depósitos aos pontos finais de venda. Devido à complexidade envolvida em cada um desses passos, essas decisões têm sido tomadas de forma hierárquica e seqüencial. Esta abordagem leva a soluções subótimas, pois o problema é dividido em subproblemas e a solução de um sub-problema afeta os demais. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo integrado para a solução simultânea dos problemas de localização de depósitos e alocação de estoques e propõe um algoritmo heurístico baseado em abordagem evolucionária para solução do mesmo. O modelo proposto foi aplicado em um problema real envolvendo o replanejamento logístico de uma rede de farmácias, demonstrando sua viabilidade técnica.

    Resumo em Inglês:

    The elaboration of an efficient distribution strategy involves steps like determination of warehouse number and its location, the strategy of inventory products allocation in each warehouse and elaboration of routes for products distribution, from warehouses to points of sale. Due the complexity involving each one these steps, decisions have been done in a hierarchical and sequential way. This traditional approach conduces to sub-optimal solutions, since the problem is divided in sub-problems and each sub-problem solution affect the others. This paper proposes a single model for solve the warehouse location and centralization of inventories problems in a simultaneous mode and proposes a heuristic algorithm for the problem based on evolutionary approach. Proposed model was applied on a real problem involving the re-planning of a drugstore network, showing its technical viability.
  • Modelo composto para prever demanda através da integração de previsões

    Werner, Liane; Ribeiro, José Luis Duarte

    Resumo em Português:

    Realizar previsões de demanda é uma atividade importante na empresa, entretanto, usar uma única técnica para obtê-las pode não ser suficiente para incorporar todo o conhecimento associado ao ambiente de previsão. As formas de integração de previsões incorporam várias técnicas e têm mostrado potencial para reduzir o erro de previsão. Este trabalho apresenta uma modelagem que está estruturada utilizando: combinação de previsões e ajuste baseado na opinião. Os elementos incluídos na modelagem são: dados históricos; econômicos; e de especialistas. Após obter-se a previsão combinada, aplica-se um ajuste para obter a previsão final. O modelo proposto é ilustrado através de uma aplicação.

    Resumo em Inglês:

    Demand forecasting is an important task in the companies, however the use of a single technique to produce forecasts might not be enough to gather all the knowledge associated with the forecast environment. The way to integrate forecasts incorporates various techniques and has show potential to reduce forecast error. This study presents a model that relies on the use of two means of integration: forecast combination and judgmental adjustment. The elements covered by the presented model are: historic data, economic data, and the opinion of experts. After obtaining the combined forecast, an adjustment based on the experts' opinion is applied to attain the final forecast. The model proposed is described in details and illustrated through a practical application.
  • Um modelo de otimização linear para o planejamento agregado da produção e logística de sementes de milho

    Junqueira, Rogério de Ávila Ribeiro; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    A produção de sementes de milho envolve uma cadeia de produção agroindustrial complexa cujos agentes devem primar por oferecer produtos de alta qualidade a um baixo custo para se manterem competitivos no mercado. Neste trabalho, um modelo de otimização linear é proposto para auxiliar nas decisões do planejamento tático da produção, estocagem e transporte de sementes de milho, de forma a minimizar custos de produção, logísticos e fiscais, atendendo às restrições de programação da colheita, capacidade das plantas e demanda dos clientes. Para verificar a coerência do modelo e validar a abordagem, o modelo foi implementado na linguagem de modelagem GAMS e aplicado para resolver diferentes cenários de um exemplo baseado em dados realistas de uma empresa. Os resultados mostraram a importância de se considerar os custos fiscais de ICMS no planejamento agregado da produção e logística de sementes de milho.

    Resumo em Inglês:

    The production of corn seeds involves a complex agro-industrial production chain whose main agents must offer products of high quality and low price to stay competitive in the market. This work proposes a linear optimization model to support decisions in the tactical planning of production, storing and transportation of corn seeds, designed to minimize production, logistics and tax costs and to satisfy crop planning, plant capacity and client demand constraints. In order to verify the consistency of the model and validate the approach, the model was implemented in the GAMS modeling language and applied to solve different scenarios of an example based on realistic data of a company. The results showed the importance of considering tax costs in the production and logistics aggregate planning of corn seeds.
  • O uso de tecnologia da informação em serviços de armazenagem

    Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral; Silva, Leonardo Alencar Ferreira; Benvenuto, Sandra Regina dos Santos

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (Warehouse Management System - WMS) em operações logísticas, especificamente, armazenagem. O campo de estudo é a administração da Tecnologia da Informação, com ênfase no uso estratégico da referida tecnologia. O método é de natureza qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo realizada através de dois estudos de caso. Pôde-se observar que o WMS permite agilizar as operações e controlar com mais acurácia a entrada e a expedição das mercadorias. Diante disso, conclui-se que, apesar de um investimento inicial considerado alto para pequenas empresas, ele é amortizado devido aos benefícios obtidos, tais como a redução de custo e de desperdícios.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims to present the use of a Warehouse Management System (WMS) in logistics operations, specifically, storage. The area of this study is the administration of the Information Technology, with emphasis in the strategic use of the referred technology. The method has a qualitative nature, consisting of a bibliographical revision on the subject and a field research accomplished through case studies. It could be observed that WMS allows to activate the operations and to control with more details the entrance and the expedition of goods. Faced with that, the conclusion is that, in spite of an initial investment considered high for small companies, it is muffled because the firms obtain benefits, such as the reduction of costs and of wastes.
  • Problema do carteiro chinês: escolha de métodos de solução e análise de tempos computacionais

    Godinho Filho, Moacir; Junqueira, Rogério de Ávila Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata do problema do carteiro chinês (CPP). Primeiramente, por meio da estruturação e análise de uma revisão bibliográfica, propõe-se um algoritmo para auxiliar na escolha de métodos adequados a fim de se resolver o CPP. Em seguida, o algoritmo desenvolvido é utilizado na escolha de métodos para resolução do CPP em dois casos reais. O trabalho também verifica se, nos problemas práticos de logística urbana estudados, é válida uma premissa citada na literatura de que a complexidade do CPP com uma única entidade em problemas mistos é muito maior do que para problemas direcionados e não direcionados. Para isto, são selecionados casos reais de coleta de lixo e correios em uma cidade do interior paulista. Este trabalho conclui que, para problemas extraídos de situações logísticas reais, inexistem significativas diferenças entre o tempo computacional para a resolução dos modelos matemáticos com vistas à obtenção de grafos eulerianos não direcionados, direcionados e mistos.

    Resumo em Inglês:

    This work deals with Chinese Postman Problem (CPP). First, this paper, based on structuring and analyzing a CPP literature review, proposes an algorithm to help choosing suitable methods to solve CPP. The proposed algorithm is used on two real-world cases. This paper also verifies if in real urban logistics cases it is valid the assumption that the obtaining the optimal solution for the mixed 1 vehicle CPP is more difficult than directed and undirected cases. To accomplish this goal real-world cases are selected (household refuse collection and postal service). This work concludes that for real-world situations there are no significant differences on computational time between directed, undirected and mixed CPP.
  • Avaliação comparativa do desempenho de três cadeias de suprimentos em manufatura

    Sellitto, Miguel Afonso; Mendes, Lia Weber

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um caso de avaliação do desempenho de três cadeias de suprimentos em manufatura. Este tipo de avaliação pode realimentar ações de controle que visem a atingir objetivos estratégicos da cadeia e pode ser útil em benchmarking. A metodologia proposta parte do modelo SCOR de gestão de cadeias de suprimento. As idéias do modelo foram estruturadas e associadas a dimensões de desempenho, cujas importâncias relativas foram calculadas por especialistas, com o auxílio do AHP. As dimensões foram estruturadas em vinte e cinco indicadores categóricos, avaliados pelos pesquisadores e por gestores das cadeias. A metodologia foi aplicada em três cadeias de suprimentos com similaridades. Os resultados foram analisados e entende-se que possam servir como passo intermediário em direção a uma eventual futura teoria sobre medição de desempenho em cadeias de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a case in which the performance of three supply-chains in manufacturing had been assessed. Performance assessment can feedback strategic control in supply-chain management and can be useful in benchmarking processes. The employed methodology is derived from the SCOR model supply-chain management reference model. Ideas from the model were structured and associated to performance dimensions in supply-chains, prioritized by experts with the aid of AHP. Dimensions were structured in twenty-five categorical indicators, assessed by researchers and managers of the supply-chains. The methodology was applied in three supply-chains, with similarities. Results were analyzed and we think that can perform an intermediate step toward a future theory regarding performance measurements in supply-chains.
  • Gerenciamento de estoques via previsão de vendas agregadas utilizando simulação

    Peixoto, Eduardo Carrara; Pinto, Luiz Ricardo

    Resumo em Português:

    O aumento da economia global, a concorrência e a tecnologia exigem cada vez mais agilidade e flexibilidade das organizações. Na siderurgia isso não é diferente, apesar de seus processos requererem grandes escalas e conseqüente elevação dos tempos de lead time. A manutenção de estoques, nesse contexto, se torna imprescindível. Este trabalho apresenta uma contribuição para o processo de tomada de decisão para quantificação de estoques em uma empresa de trefilação de arames. Um modelo matemático foi elaborado para auxiliar as políticas de aquisição e manutenção de estoques de cada item. A empresa forneceu informações chave para o modelo: vendas agregadas de produtos acabados; demanda histórica de insumos; histórico de suprimentos; desempenho de fornecedores e estratégia de compra para o período. Como o sistema envolve variáveis estocásticas, fez-se necessário a determinação dos níveis de estoque de segurança para evitar rupturas na produção e no fornecimento de produto aos clientes.

    Resumo em Inglês:

    The increase of the global economy, the market competition and the technology demand more flexible and faster organizations. Despite the great production volume and its consequent increase of the lead time, the metallurgy industry is not out of this game. In this context, a good supply inventory policy may be a powerful tool. The article presents a contribution for the inventory decision process in a wire drawing industry. A descriptive mathematical model was built to support the supply order process of each product. The company supplied the key information of the model: aggregated sales of final products; forecast sales; supply items historical series; supplier’s performance and order’s strategy for the period. As the system involves stochastic variables, it was defined safety stocks to avoid production interruption and final products delivery interruption.
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