Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Brüggemann, Odaléa Maria; Ramos, Flávia Regina Souza; Padilha, Maria Itayra
  • Conhecimento clínico do enfermeiro na atenção primária à saúde: aplicação de uma matriz filosófica de análise Artigo Original

    Cezar-Vaz, Marta Regina; Cardoso, Letícia Silveira; Bonow, Clarice Alves; Sant'Anna, Cynthia Fontella; Sena, Janaina

    Resumo em Português:

    Neste estudo analisa-se a constituição do conhecimento clínico que orienta a prática do enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde, para operar no objeto/sujeito da ação. Estudo exploratório com abordagem qualitativa e análise temática dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 65 enfermeiros da rede pública de saúde da família, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram analisados a partir de uma matriz que sustenta a ciência clínica da enfermagem em uma base populacional,constituída por três núcleos - o indivíduo e a família, a comunidade e o sistema de saúde. Evidenciou-se que o conhecimento clínico organiza a prática do enfermeiro com o foco predominante no indivíduo e na família. Sem, contudo, subsumir à sua raiz de origem - a base populacional, por meio da forma como o conhecimento clínico faz apreender/conhecer o objeto da ação. Acredita-se que tais achados possam subsidiar uma releitura do potencial organizativo do conhecimento clínico da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se analiza la constitución del conocimiento clínico que guía la práctica del enfermero en la Atención Primaria de la Salud, para el funcionamiento del objeto/sujeto de la acción. Es un estudio exploratorio con enfoque cualitativo y análisis temático de los datos. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 65 enfermeros del área de salud pública familiar, en el sur de Rio Grande do Sul, Brasil. Los datos fueron analizados utilizando una matriz que se apoya en la ciencia clínica de la enfermería con base en la población, constituída por tres núcleos: el individuo y la familia, la comunidad, y el sistema de salud. Se ha mostrado que el conocimiento clínico organiza la práctica del enfermero con enfoque predominante en el individuo y la familia. Sin subsumir la raíz de su origen, la población, por medio del conocimiento clínico se hace aprender/conocer el objeto de la acción. Se cree que estos descubrimientos pueden apoyar una reinterpretación de las posibilidades de organización de los conocimientos clínicos de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    In the present study, the constitution of the clinical knowledge which guides the nurse practice, in the health primary attention, is analyzed, in order to use it on the object / subject of the action. Exploratory study with qualitative approach and thematic analysi of data. Semi-structured interviews were made with 65 nurses from the family health public services, in te southern part of Rio Grande do Sul state, Brazil. The data was analyzed based on a matrix which sustains the nursing clinical science in a populational basis, constituted by three topics - the individual and the family, the community and the health system. It was made clear that the clinical knowledge organizes the nurse practice in the predominant focus of the individual and the family. Without, however, connecting to the origin - the populational base, through the way the clinical knowledge enables learning/knowing the object of the action. It is believed that these findings may subsidize a new reading of the organizational potential of the nursing clinical knowledge.
  • A filosofia assistencial da maternidade de um hospital universitário na visão dos acadêmicos: the academic view Artigo Original

    Monticelli, Marisa; Brüggemann, Odaléa Maria; Guerini, Isabelle Christine; Boing, Antonio Fernando; Padilha, Maria de Fátima; Fernandes, Viviane Bergler

    Resumo em Português:

    Estudo transversal exploratório, que teve por objetivo avaliar a filosofia assistencial da maternidade de um hospital universitário, sob a ótica dos acadêmicos. A amostra foi composta por 47 alunos de enfermagem e 47 alunos de medicina. Os dados foram coletados em 2008, por meio de questionário. A análise englobou estatística descritiva e teste qui-quadrado. Os resultados evidenciaram que os princípios relacionados com a filosofia geral da assistência e com os direitos dos usuários são implementados em quase todos os setores, enquanto os relacionados com a integração entre os profissionais e entre os setores são os que apresentam maiores fragilidades. De forma geral os acadêmicos conhecem a filosofia e consideram que a mesma é implementada na maioria dos setores, com destaque para o centro obstétrico, o alojamento conjunto e a central de incentivo ao aleitamento materno. Contudo, também ressaltam que a operacionalização da filosofia, em sua totalidade, ainda permanece um desafio a ser superado.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio transversal exploratorio, cuyo objetivo fue evaluar la filosofía asistencial de la maternidad de un hospital universitario, desde la visión de los estudiantes. La muestra se formó con 47 alumnos de enfermería y 47 alumnos de medicina. Los datos fueron recolectados en 2008 por medio de un cuestionario. El análisis consideró la estadística descriptiva y el teste chi-cuadrado. Los resultados mostraron que los principios relacionados con la filosofía general de la asistencia y con los derechos de los usuarios son implementados en casi todos los sectores, mientras que los que se relacionan con la integración entre los profesionales y entre los sectores son los que presentan mayores fragilidades. Los estudiantes, generalmente, conocen la filosofía asistencial y consideran que ella es implementada en la mayoría de los sectores, con destaque especial para el centro obstétrico, el alojamiento colectivo y la central de estímulo al amamantamiento materno. Sin embargo, también resaltan que la operatividad de la filosofía aún es un desafío a ser superado.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this cross-sectional exploratory study was to evaluate maternity care philosophy in a university hospital, from the academic perspective. The sample was composed of 47 nursing students and 47 medical students. The data was collected in 2008 via questionnaire. Data analysis encompassed descriptive statistics and the chi-squared test. The results evidenced that the principles related to the general care philosophy and the rights of users are implemented in almost every sector of the university hospital, while those related to integration among professionals and among sectors present the greatest fragilities. In general, health care students understand such philosophy and consider it to be implemented in every sector of the hospital, especially the obstetrics center, shared in-patient ward, and the center for incentivizing maternal breast-feeding. However, we also point out that making philosophy operational in its totality still remains a challenge to be faced and achieved.
  • Privacidade física referente à exposição e manipulação corporal: percepção de pacientes hospitalizados Artigo Original

    Pupulim, Jussara Simone Lenzi; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo utilizando Análise de Conteúdo, que objetivou descrever a percepção de privacidade física do paciente hospitalizado referente à exposição e manipulação corporal. Participaram 34 pacientes internados e após análise das entrevistas emergiram quatro categorias temáticas, fundamentadas em teorias da privacidade: dignidade e respeito, intimidade e toque, espaço pessoal e territorial, autonomia. Os pacientes admitem desconforto e constrangimento ante a nudez e toque corporal, sobretudo nas partes íntimas, apontando fatores comportamentais que contribuem ou não para a proteção e manutenção da privacidade física. O respeito emerge como aspecto mais importante, seguido pela necessidade de controle pessoal sobre as situações de contravenção à sua privacidade. Para eles privacidade está interconectada com dignidade e respeito, demanda relação de intimidade e toque corporal, depende da delimitação do espaço pessoal/territorial e da garantia de autonomia. Esses conceitos e atitudes são interligados e indispensáveis ao resguardo da privacidade física no contexto hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo, usando el Análisis de Contenido, con el objetivo de describir la percepción de la privacidad del paciente hospitalizado en lo que se refiere a la exposición y manejo corporal. Los participantes del estudio fueron 34 pacientes hospitalizados. Del análisis de las entrevistas emergieron cuatro categorías temáticas, basadas en las teorías de la privacidad: dignidad y respeto, intimidad y tacto, espacio personal y territorial, autonomía. Los pacientes admiten que sufren molestias y vergüenza ante la desnudez y tacto corporal, sobre todo en las partes íntimas, señalando factores de comportamiento que contribuyen o no para la protección de la privacidad física. El respeto surge como el aspecto más importante, seguido por la necesidad de control personal sobre las situaciones de abuso a su privacidad. Para esos pacientes, la privacidad está interrelacionada con la dignidad y el respeto, exige relación de intimidad y tacto corporal, depende de la delimitación del espacio personal/territorial y de la garantía de autonomía. Esos conceptos y actitudes están interrelacionados y son esenciales para la protección de la intimidad física en el hospital.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this descriptive study, using Content Analysis, is to describe hospitalized patients' perceptions of physical privacy regarding having their bodies exposed and physically manipulated. Thirty-four hospitalized patients took part in the study. From interview analysis, four thematic categories based on privacy theories emerged: dignity and respect; intimacy and touch; personal and territorial space; and autonomy. Patients admit discomfort and embarrassment at nudity and bodily touch, especially their private parts, mentioning behavioral factors which contribute or not to protect and maintain physical privacy. Respect emerges as the most important aspect, followed by the need for personal control over situations which violate privacy. To these patients, privacy is linked to dignity and respect, demands a combination of intimacy and bodily touch, depends on outlining the personal/territorial space, and depends on a guarantee of autonomy. These concepts/attitudes are connected and essential to protecting physical privacy in the hospital.
  • Percepção da equipe de enfermagem de um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel sobre o gerenciamento de enfermagem Artigo Original

    Bueno, Alexandre de Assis; Bernardes, Andrea

    Resumo em Português:

    Exigências de produtividade e qualidade ampliam os requisitos de qualificação dos trabalhadores tornando cada vez mais generalizada a implantação de modelos de formação e gestão baseados em competências profissionais, especialmente no Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Esta pesquisa objetivou caracterizar o gerenciamento do enfermeiro neste serviço de acordo com a visão dos profissionais da equipe enfermagem. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo, realizado em um município do interior de Minas Gerais. Foi utilizada entrevista semi estruturada com três enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem e para a interpretação dos dados foi aplicada Análise Temática de Conteúdo. Os aspectos técnicos destacaram-se dentre os temas, associando o gerenciamento ao controle/ fiscalização das atividades. Evidenciou-se uma relação à distância entre equipe e supervisor, bem como a carência de educação em serviço. Espera-se que através da transformação da prática do gerenciamento de enfermagem neste serviço, ocorra aumento no conhecimento técnico-científico e melhora na qualidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    Las exigencias de productividad y calidad aumentan los requisitos de calificación de los trabajadores y la implementación de modelos de formación y de gestión basados en competencias, especialmente en el Servicio de Atención Hospitalaria Móvil. El objetivo del presente estudio fue caracterizar la administración del enfermero en este servicio según la visión de los profesionales de enfermería. Es una investigación exploratoria, cualitativa, realizada en municipio del estado de Minas Gerais. Se hicieron entrevistas semiestructuradas con tres enfermeras licenciadas y seis auxiliares de enfermería. Para el análisis de los datos se empleó el Análisis de Contenido Temático. En el análisis se destacaron los aspectos técnicos, donde se asoció la administración al control y fiscalización. Se mostró una relación a distancia entre el equipo y el supervisor, así como falta de educación en el servicio. Con la transformación de la práctica de enfermería en este servicio debe ocurrir un aumento del conocimiento técnico-científico y mejora en la calidad de la atención.

    Resumo em Inglês:

    Demands for quality and efficiency increase worker qualification requirements, generalizing more and more the implementation of management models based on professional competence, especially in Emergency Medical Services. This study aimed to characterize nursing management in this service according to the nursing team professionals' perceptions. It is an exploratory, qualitative study carried out in a city in the interior of the Brazilian state of Minas Gerais. Semi-structured interviews among three nurses and six nursing assistants were used for data collection and Thematic Content Analysis was applied in data analysis. Technical aspects were highlighted from data analysis, associating management to control and surveillance of professional activities. A distant relationship between team and supervisor and a lack of continued education was evidenced. It is expected that a change in the nursing management practices for this service enables an increase in the technical-scientific knowledge and thus improves the quality of care.
  • Tecnologia móvel à beira do leito: processo de enfermagem informatizado em terapia intensiva a partir da cipe 1.0® Artigo Original

    Barra, Daniela Couto Carvalho; Dal Sasso, Grace Teresinha Marcon

    Resumo em Português:

    Produção tecnológica e estudo metodológico baseado na evidência que avaliou com os enfermeiros de Terapia Intensiva os critérios de Ergonomia e Usabilidade do Processo de Enfermagem Informatizado desenvolvido em um dispositivo tecnológico móvel a partir da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem versão 1.0. O estudo foi conduzido de maio a junho de 2008 com 13 avaliadores. Os dados foram analisados mediante o estabelecimento de médias e refletidos a partir da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem versão 1.0 e das evidências dos estudos na área. O estudo mostra que o sistema possui critérios de Ergonomia e Usabilidade de acordo com a Organização Internacional de Padrões de Sistemas. Sobretudo, o sistema desenvolvido tem aplicação prática porque permite avaliar, intervir e gerenciar o cuidado de enfermagem proporcionando maior segurança, conhecimento e envolvimento dos enfermeiros com as necessidades do paciente à beira do leito.

    Resumo em Espanhol:

    Producción tecnológica e investigación metodológica basada en la evidencia que tuvo por objeto evaluar, con los enfermeros de las Unidades de Cuidados Intensivos, los criterios de Ergonomía y Usabilidad de los sistemas computadorizados del Proceso de Enfermería desarrollado en un dispositivo tecnológico móvil, a partir de la Clasificación Internacional para las Prácticas de Enfermería versión 1.0. El estudio se realizó de mayo a junio de 2008 con 13 evaluadores. Los datos se analizaron mediante el establecimiento de promedios y fueron considerados a partir de la Clasificación Internacional para las Prácticas de Enfermería y de las evidencias de los estudios en el área. La investigación muestra que el sistema tiene criterios de Ergonomía y Usabilidad que están de acuerdo con la Organización Internacional de Patrones de Sistemas. El sistema desarrollado tiene aplicación práctica ya que permite evaluar, intervenir y gestionar la prestación de cuidados de enfermería proporcionando una mayor seguridad, el conocimiento y la participación de los enfermeros con las necesidades del paciente en la cabecera del lecho.

    Resumo em Inglês:

    This technological production and methodological evidence-based study aimed to evaluate with Intensive Care Unit nurses the criteria of Ergonomics and Usability of the computerized Nursing Process in a mobile device from the International Classification for Nursing Practices version 1.0. The study was conducted from May to June of 2008, with 13 appraisers. The data was analyzed by establishing averages and reflected based on the International Classification for Nursing Practices and the evidence of studies in the area. This study shows that the system has Ergonomics and Usability criteria according to the International Systems Standards Organization. Above all, the system developed has practical applications because it enables decision makers to assess, intervene, and manage nursing care providing greater security, knowledge, and involvement of nurses with the bedside needs of the patient.
  • A gerência das ações de controle da tuberculose em municípios prioritários do interior paulista Artigo Original

    Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes; Villa, Tereza Cristina Scatena; Vendramini, Sílvia Helena Figueiredo; Gonzáles, Roxana Isabel Cardozo; Palha, Pedro Fredemir; dos Santos, Natália Sperli Geraldes Marin; Gazetta, Cláudia Eli; Ponce, Maria Amélia Zanon

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi analisar a gerência das ações de controle da tuberculose em municípios do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em junho de 2005, por meio da entrevista semi-estruturada com coordenadores de Programa de Controle Tuberculose de sete municípios prioritários, e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os depoimentos apontaram nós críticos na captação e manutenção de incentivos financeiros para recursos humanos e viaturas; recursos humanos insuficientes e despreparados; desconhecimento do destino da verba da tuberculose e falta de autonomia para gerenciar os recursos; dificuldades de comunicação e integração com gestores; falta de priorização da doença na agenda política; priorização de agravos com repercussão política e necessidade de parcerias. Conclui-se que os coordenadores trabalham em meio a pressões, ocupando dupla posição de transmissão, no plano hierárquico e nos das relações com o ambiente, nem sempre com recursos adequados e suficientes.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tuvo como objetivo analizar la gestión de programas de control de la tuberculosis en municipios del interior del Estado de São Paulo. La recolección de datos se realizó en junio de 2005, a través de entrevistas semiestructuradas con los coordinadores del Programa de Control de la Tuberculosis de los siete municipios prioritarios. Para el análisis de los datos se empleó el Análisis de Contenido Temático. Las encuestas señalaron nudos críticos en la captación y manutención de presupuestos para recursoshumanos y vehículos; recursos humanos insuficientes y sin preparo; desconocimiento del destino de los presupuestos asignados al combate a la tuberculosis y falta de autonomía en la gestión de dichos recursos; dificultades de comunicación e integración con gestores; falta de priorización de la enfermedad en la agenda política; priorización de otras enfermedades con repercusión política más visible y necesidad de coparticipación. Se concluye que los coordinadores trabajan bajo presión; ocupan doble posición de transmisión, tanto en el plan jerárquico como en las relaciones con el ambiente y ni siempre disponen de recursos adecuados y suficientes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze tuberculosis control action management in counties in the interior of the Brazilian state of São Paulo. Data was collected in June of 2005 through semi-structured interviews with coordinators of Tuberculosis Control Program of seven priority municipalities, and subjected to thematic content analysis. The statements taken pointed out criticisms regarding raising and maintaining financial incentives to support human resources and means of transportation; inadequate and unprepared human resources; unfamiliarity concerning the destination of budget appropriations for Tuberculosis Control and a lack of autonomy in managing such resources; communication and interaction difficulties involving the project managers; a lack of policies prioritizing the disease in the political agenda; prioritization of appeals with political repercussions; and the need for partnerships. We conclude that the Project Coordinators work under pressure, occupying a double transmission position both on a hierarchical level and in environmental relationships, not always disposing of adequate and sufficient resources.
  • O significado da prática docente na constituição do saber ensinar das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí Artigo Original

    Madeira, Maria Zélia de Araújo; Lima, Maria da Glória Soares Barbosa

    Resumo em Português:

    O estudo buscou averiguar os saberes mobilizados da docência e analisar as contribuições dos saberes na prática pedagógica das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. De natureza socioeducacional na perspectiva descritivo-interpretativa, utilizou a abordagem da História Oral. Os sujeitos foram 10 professoras do curso. A coleta de dados desenvolveu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, no período de setembro de 2005 a abril de 2006. Empregou-se a análise de conteúdo de Bardin. Distinguiu-se, então, as seguintes categorias: a necessidade de uma formação específica para exercer a docência, os saberes valorizados pelos docentes nas práticas de ensinar e o sentido da experiência no exercício profissional docente. Emana das falas das interlocutoras que os saberes são produzidos na escola durante a formação inicial de professores e no decorrer da prática docente, revelando que são, igualmente, mobilizados, pois sem essa mobilização teremos apenas o conhecido fenômeno da reprodução de saberes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación fue averiguar los saberes movilizados en la docencia y analizar las contribuciones de esos saberes en la práctica pedagógica de las profesoras del Curso de Enfermería de la Universidade Federal del Piauí. Es un estudio de naturaleza socio-educacional, en la perspectiva descriptivo-interpretativa, donde se utilizó el abordaje de la Historia Oral. Los sujetos fueron 10 profesoras del curso. La recolección de los datos se realizó por medio de entrevistas semiestructuradas, en el período de septiembre de 2005 a abril de 2006. Se empleó el análisis de contenido de Bardin. Se destacaron las siguientes categorias: la necesidad de una formación específica para ejercer la docencia; los saberes valorados por docentes en las prácticas de enseñanza; y el sentido de la experiencia en el ejercicio profesional docente. Emana de las charlas de las interlocutoras, que los saberes son producidos en la escuela durante la formación inicial de los profesores y en el transcurso de su práctica docente, lo que revela que esos saberes son, igualmente, movilizados, pues sin esa movilización tendremos sólo el conocido fenómeno de la reproducción de saberes.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to investigate teaching knowledge and analyze the contribution of this knowledge towards the pedagogical practices of the Nursing Course professors at the Federal University of Piauí, Brazil. The Oral History approach of a socioeducational nature within a descriptive-interpretative perspective was used. The subjects were 10 professors from the course. Data was collected using semi-structured interviews from September, 2005 to April, 2006. Bardin's Content Analysis was used and uncovered the following categories: the need for specific training to carry out teaching, the knowledge valued by the teachers in the practice of teaching, and the significance of professional experience among the teaching staff. From interview responses from the subjects, it emanates that knowledge is produced school during the initial formation of the professors and throughout their teaching practice. Both contribute equally, since without this combination there would only be the well known phenomena of knowledge reproduction.
  • O contexto da formação dos agentes comunitários de saúde no Brasil Artigo Original

    de Barros, Daniela França; Barbieri, Ana Rita; Ivo, Maria Lúcia; da Silva, Maria da Graça

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer e descrever o processo histórico da formação dos agentes comunitários de saúde à luz de análises de textos documentais relativos à formação técnica em saúde. Pesquisa documental realizada em documentos normativos, instrumentais existentes nos registros gerenciais e administrativos no Departamento de Atenção Básica, com levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline e LILACS de publicações norteadores da política de formação no período de 1986 a 2006 e leitura com análise temática. Atendendo às demandas políticas e econômicas, o agente comunitário de saúde tornou-se profissão em 2002. Teve funções ampliadas e, em 2006, havia mais de 200 mil profissionais no país, atuando sob nova regulamentação com a promulgação da Lei Nº 11.350, que revogou a lei anterior. Concluindo, esse profissional tornou-se um importante elemento na promoção de mudanças no modelo assistencial e fortalecimento da atenção básica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar y describir el proceso histórico de la formación profesional de los agentes comunitarios de salud, mediante el análisis de documentos relativos a la formación técnica en salud. Es una investigación documental realizada en documentos normativos e instrumentales en los registros administrativos y de gestión del Departamento de Atención Primaria, con investigación bibliográfica en las bases de datos Medline y LILACS, de publicaciones orientadas a la política de formación profesional, en el período de 1986 a 2006, y de lectura con análisis temático. En respuesta a las demandas políticas y económicas, el agente comunitario de salud se convirtió en profesión en 2002. Sus funciones fueron ampliadas, motivo por el cual, en 2006 ya había en Brasil más de 200 mil profesionales trabajando según el nuevo reglamento: la Ley 11.350, que revocó la ley anterior. El agente comunitario se convirtió en un elemento importante para la promoción de cambios en el modelo asistencial y el fortalecimiento de la atención primaria en salud.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate and describe the historical development of the professional education of community health agents by analyzing documents related to technical education in the health area. Documental investigation of normative and instrumental documents within the managerial and administrative records of the Primary Care Department was carried out with a literature survey in the Medline and Lilacs databases of sources that guided educational policies between 1986 and 2006, as well as theme analysis reading. In response to political and economic demands, the profession of community health agent was established in 2002, with subsequent increases in attributions. In 2006, over 200 000 professionals were active in Brazil with their role regulated by Federal Law 11,350, which superseded previous legislation. In conclusion, community health agents have become an important element in promoting changes to the care model and strengthening primary care services.
  • Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde Artigo Original

    Scarparo, Ariane Fazzolo; Ferraz, Clarice Aparecida; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Gabriel, Carmen Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar tendências atuais e futuras (próximos cinco anos) da função do enfermeiro auditor no mercado de trabalho. Metodologicamente a investigação foi estruturada utilizando-se a técnica Delphi, por meio de duas rodadas, com a participação final de 34 enfermeiros de instituições de saúde e ensino brasileiras. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva. Os resultados evidenciam que na atualidade, está focada na dimensão burocrática, de cunho contábil e financeiro, contemplando exigências das instituições de saúde. Quando essa tendência é reportada para o futuro, observa-se uma projeção de mudança incorporando a avaliação da qualidade da assistência. Quanto aos métodos, a situação atual, é de proceder segundo a forma retrospectiva, do tipo interna, contemplando a coleta e análise dos pagamentos de contas. À medida que a auditoria de enfermagem incorporar à sua prática a avaliação da qualidade, conforme tendência futura, os métodos agregarão diferentes maneiras para sustentar a nova realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar las tendencias actuales y futuras (próximos cinco años) de la función del enfermero auditor en el sector de salud. La investigación fue estructurada utilizando la técnica Delphi, a través de dos rondas, con la participación final de 34 enfermeras de instituciones de salud y educación en Brasil. Los datos fueron procesados por la estadística descriptiva. Los resultados evidencian que en la actualidad, la auditoria de enfermería está enfocada en los aspectos burocráticos, como contabilidad y finanzas, satisfaciendo las exigencias de las instituciones de salud. Cuando esa tendencia se proyecta al futuro, se observa una tendencia de cambio, incorporando la evaluación de la calidad de la atención en salud. En relación a los métodos actuales, los profesionales actúan según la forma retrospectiva, interna, ocupándose de las etapas de recolección y análisis de los pagos de cuentas. A medida que la auditoria de enfermería incorporar la evaluación de la calidad en su práctica, según la tendencia para los próximos cinco años, los métodos para su realización se modificarán, agregando diferentes maneras para sostener la nueva realidad.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify current and future (over the next five years) tendencies of the role of the auditor nurse in the labor market. The research was methodologically structured using the Delphi technique, through two rounds, with a total participation of 34 nurses from Brazilian health care and teaching institutions. The data was analyzed using descriptive statistics. The results provide evidence that nursing auditing is currently focused on bureaucratic aspects such as accounting and finance, thus meeting the demands of health care institutions. Regarding the future, a projection for change is reported in order to incorporate health care quality assessment. At present, professionals act according to retrospective internal methods, dealing with the stages of collecting and analyzing the payment of bills. As nursing auditing incorporates quality assessment into its practices, as is the projected tendency for the next five years, the methods used will add different means to sustain the new reality.
  • Tecnologia cuidativa de ajuda mútua grupal para pessoas com Parkinson e suas famílias Artigo Original

    Sena, Edite Lago da Silva; Edméia Campos, Meira; Andréa Santos, Souza; Santos, Isleide Santana Cardoso; Souza, Deusélia Moreira de; Alvarez, Angela Maria; Gonçalves, Lúcia Hisako Takase

    Resumo em Português:

    Estudo do tipo convergente-assistencial, interinstitucional, que teve o objetivo de adaptar, testar e avaliar a tecnologia assistiva de ajuda mútua grupal para portadores de doença de Parkinson e suas famílias, nos contextos de Jequié-BA e Florianópolis-SC, com foco na inclusão social e formação de rede de relações. Participaram 14 portadores em cada contexto os quais se submeteram ao estudo da efetividade dessa tecnologia e cujo desenvolvimento se deu em dois semestres de 2007. Aplicou-se o Mapa Mínimo de Relações de Sluzki Modificado, que identifica a rede de relações como indicativo de potencial suporte social, no pré e pós-implementação da tecnologia para a aferição das possíveis mudanças como efeito da tecnologia testada. Os resultados apontaram que a tecnologia de ajuda mútua grupal, associada ou não, a outras tecnologias cuidativas, contribui para a manutenção ou alargamento da rede de relações, potencial suporte social favorecedor da inclusão social dos parkinsonianos.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio interinstitucional convergente de atención tuvo el objetivo de adaptar, testar y evaluar la tecnología cuidativa de ayuda mutua grupal para los portadores de Parkinson y sus respectivas familias, en los contextos de Jequié-BA y Florianópolis-SC con un enfoque en la inclusión social y en la formación de una red de relaciones. Participaron 14 portadores en cada contexto, que se submetieron al estudio de la efectividad de dicha tecnología. Esta fué desarrollada em 2 semestres em 2007. Se aplicó el Mapa Mínimo de Relaciones de Sluzki Modificado que identifica las relaciones como indicativo de potencial soporte social, en pre y post-implementación para comparación de los datos para la evaluación de los cambios. Los resultados mostraron que la tecnología de ayuda mutua grupal, asociada o no a otras tecnologías cuidativas, contribuyó para el mantenimiento o ampliación de la red de potencial soporte social y favorecendo la inclusión social de los parkinsonianos.

    Resumo em Inglês:

    Interinstitutional study of accion research approach, had the objective of adapting, testing and evaluating caretative technology from the mutual help group for patients with Parkinson's disease and their families, in the context of Jequié, BA and Florianopolis, SC by focusing on social inclusion and relations network. Fourteen patients participated in each context, who were submitted to the study of the mentioned technology effectiveness. Its development had place during two semesters in 2007. It was applied the Modified Minimum Map of Relations by Sluzki which identifies the relationships as indicative of potential social support. This application was performed in pre and post technology implementations for data comparison to measure the changes. Results showed that mutual help group technology, associated or not to other caretative technologies, contributes to maintain or enlarge the network of social support and favoring the parkinsonians social inclusion.
  • A pesquisa científica na saúde: uma análise sobre a participação de populações vulneráveis Artigo Original

    Almeida, Carolina Hespanha; Marques, Rita de Cássia; Reis, Dener Carlos; Melo, Juliana Machado do Couto; Diemert, David; Gazzinelli, Maria Flávia

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo com o objetivo de analisar a participação de populações vulneráveis em pesquisas científicas na saúde. Realizado em Americaninhas, Novo Oriente de Minas, Minas Gerais, com nove voluntários dos ensaios clínicos da vacina contra Ancilostomídeos, desenvolvido por um consórcio internacional de instituições de pesquisa. Os dados foram coletados após os testes da vacina, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os voluntários, em sua maioria, decidiram participar do estudo motivados pela possibilidade de acesso a atendimento em saúde. Conclui-se que a decisão de participar foi marcada pela vulnerabilidade sócio-econômica e psicossocial da população e pela forma como os voluntários constróem simbolicamente esta vulnerabilidade. O estudo aponta a necessidade do preparo da comunidade para participar da pesquisa por meio de uma educação que se traduza em ação, considerando a necessidade de desenvolvimento da autonomia dos sujeitos participantes

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo con el objetivo de analizar la participación de las poblaciones vulnerables incluidas en investigaciones sobre salud. El estudio se desarrolló en Americaninhas, Novo Oriente de Minas, en Minas Gerais - Brasil, con nueve voluntarios de las pruebas clínicas para experimentación de la vacuna contra Ancilostomídeos, realizado por un consorcio internacional de instituciones de investigación. Los datos fueron recogidos después de las pruebas de la vacuna, mediante entrevistas semiestructuradas analizadas por medio del análisis de contenido de Bardin. La mayoría de los voluntarios decidió participar en el estudio motivados por la posibilidad de acceso a la atención de la salud. Se concluye que la decisión de participar en el estudio fue caracterizada por la vulnerabilidad socioeconómica y psicosocial de esa población y por la forma como esos voluntarios construyen simbólicamente esta vulnerabilidad. El estudio indica la necesidad de preparar a la comunidad a participar en el estudio a través de una educación que se traduzca en unaacción dada la necesidad de desarrollo de la autonomía de los sujetos participantes

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study with the aim to analyze the participation of vulnerable populations in scientific health care research. The study was carried out in Americaninhas, Novo Oriente de Minas, Minas Gerais, Brazil, with nine volunteers enrolled in the clinical trial of a hookworm infection vaccine developed by an international research institution. The data was collected using semi-structured interviews after testing the vaccine and analyzed using Bardin's Content Analysis method. Most volunteers decided to participate in the study motivated by the possibility of receiving access to health care services. We conclude that the decision to participate was influenced by the socio-economic and psychosocial vulnerability of the population and how they symbolically construct this vulnerability. The study points out the need to prepare the community in order to participate in the study through an education translated into action, considering the need for developing autonomy among the participating subjects
  • A enfermera assistencial e as relaçoes com estudantes de enfermagem: um estudo fenomenológico Artículo Original

    Santos, Márcia Fernandes dos; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Muñoz, Luz Angélica

    Resumo em Português:

    A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão da vivência de ser enfermeira assistencial que atua com os estudantes de enfermagem quando estes desenvolvem suas experiências assistenciais nos campos de prática clínica em um Hospital Publico na cidade de Santiago do Chile. Com esta proposta optou-se por realizar a pesquisa segundo a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas enfermeiras assistenciais e de seus discursos identificaram-se categorias concretas do vivido, que foram interpretadas segundo o referencial filosófico de Martín Heidegger. Dentre as categorias que emergiram dos discursos, destacou-se, para este artigo: o ser-ai na relação com os estudantes e, o sentimento de ser modelo para os estudantes, que serão apresentados com o intuito de estimular reflexões sobre a importância da participação das enfermeiras assistenciais na formação de futuros profissionais de enfermagem e da fenomenologia como base para a entrega de um cuidado compreensivo.

    Resumo em Espanhol:

    La trayectoria de este estudio fue dirigida a comprender la vivencia de ser enfermera clínica interactuando con estudiantes en los campos clínicos de un hospital público ubicado en la ciudad de Santiago de Chile. Se optó por una investigación cualitativa con enfoque fenomenológico. Se entrevistaron enfermeras clínicas y en base a sus discursos se identificaron categorías concretas de las experiencias vividas las que fueron interpretadas según el referente filosófico de Martín Heidegger. De las categorías que emergieron de los discursos se destacaron: el se-ahí en la relación con los estudiantes y el sentimiento de ser modelo para ellos, los que fueron presentados con la intención de estimular reflexiones acerca de la importante participación de este profesional (las enfermeras) en la formación de los futuros profesionales de enfermería y de la fenomenologia como base para la entrega de un cuidado comprensivo.

    Resumo em Inglês:

    This study's trajectory was directed at understanding the living experience of clinical nurses who work with nursing students while they develop their clinical internship at a public hospital, in Santiago, Chile. A qualitative investigation was carried out using a phenomenological approach. Clinical nurses were interviewed and based on their discourses and concrete real experiences, twou experience categories were identified and interpreted according to Martin Heidegger's philosophical reference. From the categories which emerged from their responses, two stand out concerning this article: the being-there in the relationship with students, and the feeling of being a model to students, which will be presented in this study with the objective of encouraging reflection on the importance of these professionals' participation in educating future nursing professionals and phenomenology as a basis for delivering comprehensive care.
  • Inovação no processo de aprendizagem de enfermagem em saúde coletiva Artículo Original

    Maeda, Sayuri Tanaka; Chiesa, Anna Maria

    Resumo em Português:

    As autoras enfatizam o aprendizado dos estudantes no enfrentamento da realidade orientado pela investigação pedagógica. Objetivou-se sistematizar as facilidades e dificuldades percebidas pelos familiares no atendimento à saúde e analisar suas implicações pedagógicas no processo de aprendizagem dos estudantes na disciplina Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. O estudo foi retrospectivo baseado em dados de inquérito domiciliar produzidos na investigação pedagógica envolvendo estudantes de graduação, em 2006. Adotou-se método de análise de conteúdo dos dados, associados à visão de estrutura e processos de serviços. Como facilidades e dificuldades emergiram, respectivamente, a qualidade da relação usuário-profissionais e a demora no atendimento pelo excesso da demanda como aspectos fundamentais. Essas temáticas constituíram-se em momentos de mobilização da capacidade cognitiva dos estudantes ao perceber a necessidade dos usuários e potencializar a prática pedagógica no processo formativo.

    Resumo em Espanhol:

    Las autoras enfatizan el aprendizaje de los alumnos en el enfrentamiento con la realidad orientado por la investigación pedagógica. Se buscó sistematizar las facilidades y las dificultades observadas por los familiares en la atención a la salud y analizar sus implicaciones pedagógicas en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la asignatura Fundamentos y Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva. El estudio fue retrospectivo, basado en datos de la encuesta domiciliaria producidos en la investigación pedagógica, involucrando a estudiantes de graduación en el 2006. Se adoptó el método de Análisis de los Contenidos de los datos asociados a la visión de estructura y procesos de servicios. Las principales facilidades y dificultades observadas y consideradas como aspectos fundamentales fueron respectivamente la calidad de la relación usuario-profesionales y la demora en la atención a causa del exceso de demanda. Esas temáticas constituyeron momentos de movilización de la capacidad cognitiva de los estudiantes, pues permitieron observar las necesidades de los usuarios y fortificar la práctica pedagógica en el proceso de formación.

    Resumo em Inglês:

    This paper emphasizes students' learning when facing reality guided by pedagogical investigation. Its aim was to systematize the facilities and difficulties perceived by family members receiving health care and to analyze its pedagogical implications in the student learning process in the Public Health Nursing Fundamentals and Practices course. The study was retrospective, basedon domestic inquiry data resulting from a pedagogical investigation involving undergraduate nursing students in 2006. A data contentanalysis method was carried out together with the perspective of service structure and processes. Facilities and difficulties that emerged as essential aspects respectively were the quality of patient-practitioner relationships and the fact that receiving health care took so long due to an excessive demand. These issues corresponded to moments of cognitive capacity mobilization as patients' needs were noticed and the pedagogical practice in the learning process was optimized.
  • Promoção da saúde mental do idoso na atenção básica: as contribuições da terapia comunitária Artigo Original

    Andrade, Fábia Barbosa de; Ferreira Filha, Maria de Oliveira; Dias, Maria Djair; Silva, Antonia Oliveira; Costa, Iris do Céu Clara; Lima, Édija Anália Rodrigues de; Mendes, Cristina Kátya Torres Teixeira

    Resumo em Português:

    Para a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa há dois megagrupos populacionais. Representando o primeiro grupo, estão idosos considerados independentes e o segundo envolve idosos frágeis. Nessa realidade se encontra inserida a Terapia Comunitária como espaço de partilha e promoção da saúde mental do idoso. Este estudo teve como objetivo conhecer as contribuições da Terapia Comunitária na vida dos idosos. Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, realizado com 19 idosos, em um município do Rio Grande do Norte. Utilizou-se um roteiro de entrevista e um caderno de campo. Emergiram as categorias temáticas: sentimento de empoderamento, partilha de experiências, contribuições da terapia comunitária e mudança de comportamentos revelandoque a Terapia Comunitária representa uma estratégia de enfrentamento de desafios vivenciados no cotidiano dos idosos que frequentam os encontros, possibilitando uma significativa melhoria da autoestima e construção da teia de solidariedade na comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    La Política Nacional de Salud para los Ancianos incluye dos grandes grupos poblacionales: el primero, representado por los ancianos que son considerados independientes, y el segundo por los ancianos frágiles. Es en esa realidad en la que se inserta la Terapia Comunitaria como un espacio para compartir y promover la salud mental de los ancianos. El objetivo del estudio fue conocer las contribuciones de la Terapia Comunitaria en la vida de los ancianos. Se trata de un estudio exploratorio con abordaje cualitativo, realizado con 19 ancianos, en un municipio de Río Grande do Norte. Se utilizó un guión para la realización de las entrevistas, y un cuaderno de campo. Del análisis surgieron las siguientes categorías temáticas: la sensación de empoderamiento, el intercambio de experiencias, las contribuciones de la terapia comunitaria y el cambio de comportamiento, que revelan que la Terapia Comunitaria representa una estrategia para afrontar los retos que diariamente viven los ancianos que asisten a las reuniones, lo que les permite una mejora significativa en la autoestima y la construcción de una red de solidaridad en la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    To the Brazilian National Elderly Health Policy, there are two population megagroups. Representing the first group are the senior citizens considered to be independent, while the second involves fragile senior citizens. Community Therapy is found to be inserted in such a reality as a space to share and to promote elderly mental health. The objective of this study is to better understand the contributions of Community Therapy in the senior citizens' lives. This is an exploratory study with a qualitative approach carried out with 19 senior citizens in a municipal district of Rio Grande do Norte, Brazil, using a structured interview and field notebook to collect the data. The following thematic categories emerged: sense of empowerment, sharing experiences, contributions of community therapy, and behavioral changes, revealing that Community Therapy represents a strategy which faces challenges lived in the day-today lives of the senior citizens who frequent the encounters. This makes a significant improvement of the community's self-esteem and the construction of a network of solidarity possible in the community.
  • Formação da comunidade científica de enfermagem no Brasil Artigo Original

    Salles, Eliane Brandão; Barreira, Ieda de Alencar

    Resumo em Português:

    Estudo do processo de cientifização da enfermagem brasileira, que comporta a formação de grupos geracionais portadores do habitus científico, e a construção do campo científico da Enfermagem. Tem por objetivos caracterizar as gerações de enfermeiras pesquisadoras no Brasil e discutir a dinâmica do campo científico de enfermagem. Adota como referencial teórico o conceito de geração de Karl Mannhein e Sirinelli; conceitos de habitus e campo, de Pierre Bourdieu. Estudo com abordagem histórico-social. Como resultados foram classificadas cinco gerações de enfermeiras pesquisadoras brasileiras: as pioneiras, dos anos 1950; as autodidatas, dos anos 1960; as acadêmicas, dos anos 1970 e 1980; a geração da produção sistemática e coletiva iniciada na virada dos anos 1980/1990; a geração das pesquisadoras com produção científica internacional surgida em meados da década de 1990. Conclui-se que o processo de cientifização ocorreu segundo as características geracionais da comunidade científica, e as lutas simbólicas ocorridas no campo da enfermagem brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio del proceso de ciencia de la enfermería brasileña que abarca la formación de grupos generacionales portadores del habitus científico y la construcción del campo científico de la enfermería. Tuvo por objetivos caracterizar las generaciones de enfermeras investigadoras en Brasil y discutir la dinámica del campo científico de enfermería. Referencia teórico: concepto de generación de Karl Mannhein y Sirinelli, del habitus y de campo, de Pierre Bourdieu.. Investigacion com abordaje socio-historico. Como resultados se clasificaron cinco generaciones de enfermeras investigadoras brasileñas: las "pioneras", de los años 50; las "autodidactas", de los años 60; las "académicas", de los años 70 y 80; la generación de la "producción sistemática y colectiva", iniciada en la media de los años 80/90; la generación de las "investigadoras con producción científica internacional", surgida en mediados de la década de 90. Se concluyó que el proceso de ciencia ocurrió según las características generacionales de la comunidad científica y las luchas simbólicas ocurridas en el campo de la enfermería brasileña.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of the scientific process of Brazilian nursing, which includes the formation of generational groups holding the scientific habitus, and the construction of the nursing scientific field. It aims to characterize the generations of Brazilian nursing researchers and to discuss the dynamics of the nursing scientific field. Karl Mannhein`s e Sirinelli`s concepts of generation, and Pierre Bourdieu`s concepts of habitus and field are adopted as theoretical references. This is a social-historical study. The results were classified into five generations of Brazilian nurse researchers: the "pioneers", from the 1950`s; the "self-taught", from the 1960`s; the "academics", from the 1970`s and 1980`s; the "systematic and collective production" generation initiated at the end of the 1980`s and beginning of the 1990`s; and finally, the generation of "researchers with international scientific production" which appeared in the mid 1990`s. We conclude that the process of making Brazilian nursing scientific occurred according to the generational characteristics of the scientific community and on the symbolic struggles which occurred in the field of Brazilian nursing.
  • Tecnologia das relações e o cuidado do outro nas abordagens terapêuticas grupais do centro de atenção psicossocial de Fortaleza- Ceará Artigo Original

    Sousa, Djanira Luiza Martins de; Pinto, Antonio Germane Alves; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    Objetivou-se compreender como vêm sendo construídas as abordagens terapêuticas grupais na produção do cuidado no cotidiano dos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza-CE. Optou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa. Os sujeitos do estudo foram os trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial que desenvolvem atividades de abordagens terapêuticas grupais e os usuários dos grupos terapêuticos, sendo utilizado o grupo focal com os trabalhadores e a observação sistemática dos grupos terapêuticos para a coleta de dados. A análise dos dados foi baseada nos pressupostos da análise de conteúdo crítica e reflexiva. A conformação das abordagens terapêuticas grupais no Centro de Atenção Psicossocial se apresenta como possibilidade de implementação de uma estratégia promotora de autonomia e de transformação, pelo intercâmbio inovador que o fenômeno grupal pode proporcionar aos seus integrantes, possibilitando a improvisação de novos modos de relação, por meio da facilitação de vínculos interpessoais e a produção de relações entre os atores do processo.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio es entender cómo se construyen los abordajes terapéuticos grupales en la producción del cuidado en la rutina diaria de los Centros de Atención Psicosocial en Fortaleza-CE. Se optó por una investigación de carácter cualitativo. Los sujetos del estudio fueron los trabajadores de los Centros de Atención Psicosocial que desarrollan actividades con enfoque terapéutico grupal y los usuarios de los grupos terapéuticos. Para la recolección de datos se utilizó el grupo focal con los trabajadores y la observación sistemática de los grupos terapéuticos. El análisis de los datos se basó en los postulados del análisis de contenido crítico y reflexivo. La conformación de los abordajes terapéuticos grupales en el Centro de Atención Psicosocial se presenta como la posibilidad de implementación de una estrategia promotora de autonomía y de transformación, por el intercambio innovador que el fenómeno grupal puede proporcionar a sus integrantes, haciendo posible la improvisación de nuevos modelos de relación, a través de la facilitación de vínculos interpersonales y la producción de relaciones entre los actores del proceso.

    Resumo em Inglês:

    We aimed to comprehend how the group of therapeutic approaches has been constructed in production of daily care in the Psycho-social Attention Centers in Fortaleza, CE, Brazil. We opted for the qualitative approach of research. The subjects of this study were the Psycho-social Attention Centers workers who develop group therapeutic approach activities and therapeutic group users, using the focus group with the workers and systematic observation of therapeutic group to collect data. The data analysis was based on assumptions of Critical and Reflective Content Analysis. The conformity of group therapeutic approaches in Psycho-social Attention Centers presents itself as a possibility to implement a promoting strategy of autonomy and transformation, through the innovative exchange that the group phenomena can provide its components, making the improvisation of new relationships possible through facilitating interpersonal links and the production of relationships among the authors of the process.
  • O cuidar em enfermagem à mulher vítima de violência sexual Reflexão

    Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Monteiro, Claudete Ferreira de Sousa; Rocha, Silvana Santiago da

    Resumo em Português:

    O propósito deste ensaio é refletir acerca do cuidar em enfermagem à mulher vítima de violência sexual, nas dimensões: técnica, de acolhimento e da existência humana, pautada em conceitos filosóficos e de estudiosas da área de enfermagem. A partir deste estudo, aponta-se que o cuidar realizado pela enfermagem à vítima de violência sexual, ainda é centrado no modelo tecnicista e que esse cuidar deve ser ampliado para uma ação acolhedora e humana, possibilitando uma relação de partilha de valores e emoções entre o ser cuidador e o ser cuidado, com uma atenção que transcenda o sentido de curar e tratar, contemplando com atitudes de solicitude, paciência e preocupação.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este ensayo es reflexionar acerca del cuidar en enfermería a la mujer víctima de violencia sexual, en las siguientes dimensiones: técnica, de acogida y de la existencia humana, el cual se basa en conceptos filosóficos y del área de enfermería. Con este estudio se muestra que el cuidado realizado por la enfermería a la víctima de violencia sexual sigue centrado en el modelo técnico y que ese cuidado debería extenderse a una acción acogedora y humana que permita una relación compartida de valores y emociones entre el cuidador y el ser que es cuidado, con una atención que trascienda el sentido de curar y tratar, que comprende las actitudes de atención, paciencia y preocupación.

    Resumo em Inglês:

    The intention of this assay is to reflect upon nursing care for sexually violated women within the following dimensions: technical, sheltering, and the human existence, based on philosophical concepts and nursing studies. This study points out that nursing care for a victim of sexual violence is still centered in the technical model and that this care must be extended towards actions of shelter and humanity, making a relationship of sharing values and emotions between the caregiver and the care receiver possible, with an attention that exceeds the sense of curing and treating, contemplating thoughtful attitudes, patience, and concern.
  • A ciência-ação: fundamentos filosóficos e relevância para a enfermagem Reflexão

    Enders, Bertha Cruz; Ferreira, Priscila Brigolini Porfírio; Monteiro, Akemi Iwata

    Resumo em Português:

    A prática de enfermagem envolve o enfermeiro da clínica como agente de deliberação e ação, confrontando situações do cotidiano e assumindo, através de conhecimento científico, experiências anteriores ou por conceitos próprios e intuitivos, formas específicas de ver e agir na prática. O agir constitui fonte de conhecimento passível de acesso por métodos de investigação interpretativos. O objetivo deste trabalho é apresentar, analiticamente, a filosofia da Ciência-Ação em sua relação com a construção do conhecimento na enfermagem. Explica-se a Ciência-Ação como método inovador de inquérito e a sua tradição filosófica na abordagem nas ciências sociais, e se discute a sua articulação com a proposta epistemológica da enfermagem. Sugere-se a adoção dessa vertente em estudos de enfermagem, pelo seu enfoque na reflexão sobre as ações do enfermeiro e na prática como fonte de conhecimento. Conclui-se que a Ciência-Ação possui potencial para o avanço da teoria específica da prática da enfermagem, do conhecimento próprio da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La práctica de la enfermería involucra la enfermera en decisiones y acciones al enfrentar las situaciones cotidianas de la clinica. En esas ocasiones, la enfermera usa conocimiento cientifico, la experiencia anterior, conceptos y la intuición para percibir las situaciones y desempeñar las acciones. Esa acción constituye una fuente de conocimiento que puede ser obtenido por medio de metodologías que siguen el enfoque interpretativo. El objetivo de este trabajo es presentar analíticamente la filosofía de la Ciencia-Acción en su relación con la construcción del conocimiento de la enfermería. La Ciencia-Acción es discutida como una metodología nueva en las ciencias sociales y su filosofía es tratada en relación a la epistemología de la enfermería. Este abordaje es recomendado para la enfermería porque focaliza la reflexión y destaca la práctica como fuente del conocimiento. Se concluye que la Ciencia-Acción tiene potencial para el avance de la teoría de la enfermería y del conocimiento de la práctica.

    Resumo em Inglês:

    Nursing practice involves the nurse as an agent for deliberation and action in the daily confrontation of situations. Using scientific knowledge, previous experiences, self-developed concepts and intuition, the nurse applies specific views of seeing and acting in nursing practice. Acting, therefore, constitutes a source of knowledge accessible by inquiry methods of an interpretative perspective. The objective of this paper is to analytically present the Action-Science philosophy in its relation to constructing nursing knowledge. Action-Science is explained as an innovative method of inquiry and its philosophic tradition in the social sciences is explored. Its philosophic tenets are discussed in their relation to the epistemological proposal of nursing. The use of this investigative approach is encouraged for nursing studies because of its focus on reflection and on practice as a source of knowledge. It is concluded that Action-Science has potential for advancing specific nursing practice theory from nursing knowledge itself.
  • O encontro de Fracastoro com Descartes: reflexão sobre a temporalidade do método Reflexão

    Ferreira, Luiz Alberto Peregrino; Ramos, Flávia Regina; Assmann, Selvino

    Resumo em Português:

    O objetivo é o de demonstrar a importância do método na prática cientifica a partir da emergência da ciência moderna e seu modelo de racionalidade. Trata-se de uma reflexão filosófica, uma aproximação imaginária por cartas, entre Fracastoro e Descartes, estas fundamentadas em bibliografias encontradas no LILACS, SciELO e buscador Google. Os autores utilizaram a descrição por meio de cartas de um contato fictício entre Girolamo Fracastoro e René Descartes. O primeiro, a partir de suas obras Syphilis Sive Morbus Gallicus e De contagione et contagiosis morbis et curatione; o segundo com o Discurso do Método, utilizado como modelo da ciência moderna e Regras para a Direção do Espírito. A aproximação imaginada pelos autores, entre Fracastoro e Descartes revela que o método proposto por Descartes, se houvesse sido utilizado pelo cientista italiano, abriria novas possibilidades de visibilidade e ressonância de sua obra.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo es demostrar la importancia del método en la práctica científica a partir de la emergencia de la ciencia moderna y su modelo de racionalidad. Se trata de una reflexión filosófica, una aproximación imaginaria mediante cartas entre Fracastoro y Descartes, siendo fundamentadas a través de las bibliografías encontradas en LILACS, SciELO y el buscador Google. Los autores utilizaron la descripción por medio de cartas de un contacto ficticio entre Girolamo Fracastoro y René Descartes. El primero, a partir de sus obras Syphilis Sive Morbus Gallicus y De contagione et contagiosis morbis et curatione, y el segundo con el Discurso del Método, obra utilizada como modelo de la ciencia moderna, y Reglas para la Dirección del Espíritu. La aproximación imaginada por los autores, entre Fracastoro y Descartes nos revela que el método propuesto por Descartes, si hubiese sido utilizado por el científico italiano, abriría nuevas posibilidades de visibilidad y proyección de la obra de su autoría.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to demonstrate the importance of the scientific method since the emergence of modern science and its model of rationality. It is a Philosophical reflection by means of an imaginary approximation of letters between Fracastoro and Descartes, based on bibliographies found in LILACS, SciELO, and the Google search engine. The authors used descriptions by means of letters from a fictional correspondence between Girolamo Fracastoro and René Descartes. The former, from his works Syphilis Sive Morbus Gallicus and De contagione et contagiosis et curatione and the latter with the Speech of the Method, used as a model of modern science and Rules for the Direction of the Spirit. The approach supposed by the authors between Fracastoro and Descartes reveals to us that the method proposed by Descartes, if it had been used by the Italian scientist, would have opened new possibilities of visibility and projection of his works.
  • Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas Reflexão

    Silva, Mary Gomes; Fernandes, Josicelia Dumêt; Teixeira, Giselle Alves da Silva; Silva, Rosana Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva refletir acerca do processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores currículo, ensino, educação, enfermagem. Foram encontrados 39 artigos; selecionados 25, através da leitura dos respectivos resumos. Após, utilizou-se o método de leitura científica, organizando o artigo em dois tópicos: desafios na trajetória da educação na enfermagem no Brasil e, desafios e perspectivas na reorientação do processo de formação da(o) enfermeira (o). Reitera-se que a resistência às mudanças, a pouca reflexão sobre a docência, o distanciamento dos serviços de saúde, com o reforço à clássica dicotomia entre o pensar e o fazer, presentes em boa parte da prática dos docentes; constituem alguns dos desafios que necessitam de enfrentamento e superação para melhoria da formação do enfermeiro na contemporaneidade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente artículo es reflexionar acerca del proceso de formación de los enfermeros en la actualidad. Se trata de una reflexión basada en una investigación bibliográfica en artículos publicados en las bases de datos LILACS y ScIELO, utilizando los siguientes descriptores: currículo, enseñanza, educación, enfermería. Fueron encontrados 39 artículos, de los cuales se seleccionaron 25, por medio de la lectura de los respectivos resúmenes. A continuación, se utilizó el método de lectura científica para la organización del artículo en dos temas: los retos en la trayectoria de la educación en enfermería en el Brasil y, retos y perspectivas en la reorientación del proceso de formación de los enfermeros. Se reitera que la resistencia a los cambios, la poca reflexión sobre la docencia, el distanciamiento de los servicios de salud, el fortalecimiento de la clásica dicotomía entre el pensar y el hacer, presente en gran parte de la práctica docentes, son algunos de los retos a enfrentar y superar para mejora de la formación de los enfermeros en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to reflect on the contemporary nursing formal education process. It is a consideration subsidized by bibliographical research in articles published in the LILACS and SciIELO data-bases, using the following keywords: curriculum, teaching, education, and nursing. Thirty-nine articles were found, of which 25 were selected by means of reading the respective abstracts. Thereon the scientific reading method was used, organizing the articles into two topics: challenges in the course of nursing education in Brazil, and challenges and perspectives in reorienting the formal nursing education process. It should be observed that resistance to changes, shallow consideration about teaching, and distancing health care services, with reinforcement to the classic dichotomy between thinking and acting, present in a large portion of the teaching practice, are some of the challenges to be faced and overcome in order to improve the contemporary formal nursing education process.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br