Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 11, Número: 33, Publicado: 2006
  • EDITORIAL Editorial

  • A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil Artigos

    Mendes, Enicéia Gonçalves

    Resumo em Português:

    O debate sobre a inclusão escolar no Brasil tem se transformado cada vez mais num verdadeiro embate, provocando polêmica, estridência e polarização. Um de seus maiores impactos tem incidido na arena da educação especial, sendo um dos argumentos recorrentes a proposição de que a se trata de um novo paradigma que deverá alterar radicalmente a educação de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira. A fim de "iluminar" mais do que "esquentar" este debate, proponho-me a contextualizar as raízes históricas desse movimento. Num segundo momento, examino os possíveis impactos da perspectiva da inclusão escolar e da inclusão total na realidade brasileira. Concluo discutindo a tese de que temos de enfrentar o desafio de lidar com a contradição de uma ideologia importada que representa um alinhamento ao modismo, mas que ao mesmo tempo é um imperativo moral que pode ser uma das estratégias para superar problemas crônicos da educação especial no país.

    Resumo em Espanhol:

    El debate sobre la inclusión escolar en Brasil se está tornando cada vez más en una verdadera adversidad, provocando polémica, estridencia y polarización. Uno de sus mayores impactos ha incurrido en la arena de la educación especial, siendo uno de los argumentos recurrentes la proposición de que se trata de un nuevo paradigma que deberá alterar radicalmente la educación de niños y jóvenes con necesidades educacionales especiales en la realidad brasileña. Con fin de "iluminar" más de que "exaltar" este debate, me propongo a contextualizar las raíces históricas de este movimiento. En un segundo momento, examino los posibles impactos de la perspectiva de la inclusión escolar y de la inclusión total en la realidad brasileña. Concluyo discutiendo la tesis de que tenemos que enfrentar el desafío de lidiar con la contradicción de una ideología importada que representa una alineación al modismo, pero que al mismo tiempo es un imperativo moral que puede ser una de las estrategias para superar problemas crónicos de la educación especial en el país.

    Resumo em Inglês:

    The debate about school inclusion in Brazil has become more and more a true collision, provoking controversy, stridency and polarization. One of the largest impacts is taking place in the arena of Special Education, in which one of the recurrent arguments is the proposition that deals with a new paradigm that should radically alter the education of children and youngsters with special educational needs in the Brazilian context. In order to "illuminate" rather than to "warm up" this debate, we intend, first, to contextualize the historical roots of the movement. Secondly, we examine the possible impacts of school inclusion and full inclusion on the Brazilian educational system. In conclusion, we discuss the thesis that we have to face the challenge of dealing with the contradiction of an imported ideology that represents an alignment to the latest fashion, but that at the same time can be one of the strategies used to overcome chronic problems of special education in the country.
  • Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar Artigos

    Michels, Maria Helena

    Resumo em Português:

    O presente texto tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela reforma educacional brasileira dos anos de 1990. Compreendendo que a escola desempenha uma função social que vai além do repasse de conhecimento, e que a reorganização capitalista coloca sobre a educação um de seus focos, buscou-se perceber como essa reforma redefine a organização escolar a partir de três pontos-chave: gestão, formação de professores e inclusão. A educação especial e a formação de seus professores aparecem como expressão dessas relações. Observando que esses pontos estão articulados entre si, procurou-se explicitar como a reforma educacional propõe mudanças que objetivam, principalmente, a manutenção de sua lógica excludente.

    Resumo em Espanhol:

    El presente texto tiene por objetivo discutir la organización escolar indicada por la reforma educacional brasileña de los años 1990. Comprendendo que la escuela ejerce una función social que va más allá del repaso de conocimiento, y que la reorganización capitalista coloca sobre la educación uno de sus focos, se buscó percibir como esta reforma redefine la organización escolar a partir de tres puntos claves: gestión, formación de profesores e inclusión. La educación especial y la formación de sus profesores aparecen como una expresión de esas relaciones. Observando que estos puntos están articulados entre sí, se buscó explicitar como la reforma educacional propone cambios que tienen por objeto, principalmente, la manutención de su lógica excluyente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this text is to discuss the school organization proposed by the Brazilian educational reform in the 1990’s. Comprehending that the school performs a social function which goes beyond transmitting knowledge and that the necessary capitalist reorganization places on education one of its focuses, we sought to perceive how this reform redefines school organisation by looking at three key points: management, teacher training and inclusion. Special education and teacher training appear here as an expression of these relationships. Observing that these points are articulated, we endeavour to explain how the educational reform proposes changes whose main objective is the conservation of its exculpatory logic.
  • O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência Artigos

    Silva, Luciene M. da

    Resumo em Português:

    Discute as relações entre preconceito e deficiência. Tomo como referenciais fundamentais os estudos de T. Adorno e M. Horkheimer sobre preconceito, além das contribuições de autores como Lígia Amaral e José Leon Crochik. Para eles, o preconceito às pessoas com deficiência configura-se como um mecanismo de negação social, uma vez que suas diferenças são ressaltadas como uma falta, carência ou impossibilidade. A deficiência inscreve no próprio corpo do indivíduo seu caráter particular. O corpo deficiente é insuficiente para uma sociedade que demanda dele o uso intensivo que leva ao desgaste físico, resultado do trabalho subserviente; ou para uma construção de corporeidade que objetiva meramente o controle e a correção, em função de uma estética corporal hegemônica, com interesses econômicos. Nesse sentido, todos nós nos distanciamos cada vez mais da autonomia e da possibilidade de diferenciação, restando apenas a adaptação à situação existente, que se constitui em um esforço para aceitar a mentira necessária para a sobrevivência ou autopreservação.

    Resumo em Espanhol:

    Se discute las relaciones entre prejuicio y deficiencia. Tomo como referencia fundamental los estudios de T. Adorno y M. Horkheimer sobre prejuicio, además de las contribuciones de autores como Ligia Amaral y José Leon Crochik. Para ellos el prejuicio a las personas con deficiencia se configura como un mecanismo de negación social, una vez que sus diferencias son destacadas como una falta, carencia o imposibilidad. La diferencia inscribe en el propio cuerpo del individuo su carácter particular. El cuerpo deficiente es insuficiente para una sociedad que demanda de él el uso intensivo, que lo lleva al desgaste físico, resultado del trabajo subsirviente; o para una construcción corporal cuyo objetivo es meramente el control y corrección, en función de una estética de supremacía del cuerpo, con intereses económicos. En este sentido, todos nosotros nos distanciamos cada vez más de la autonomía y de la posibilidad de diferenciación, restándonos apenas la adaptación a la situación existente, que se constituye en un esfuerzo para aceptar la mentira necesaria para sobrevivir o para la autoprotección.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses the relationship between discrimination and disability. We take as fundamental references the studies carried out by T. Adorno and M. Horkheimer on discrimination, as well as the contribution of such authors as Lígia Amaral and José Leon Crochik, for whom discrimination against disabled people is understood as a mechanism of social negation, since their differences are emphasized as an absence, need or inability. Disability carves on the very body of the individual its specific character. The disabled body is not sufficient for a society that requires its intensive use leading to physical wear which is a result of subservient work; or for the construction of a corporeity that has in view mere control and correction, in terms of a hegemonic corporal aesthetics with economic interests. In this sense, we all are more and more distant from the autonomy and from the possibility of differentiation, remaining adaptation alone to the existing situation which constitutes an attempt to accept the lie necessary for survival or self-preservation.
  • Novos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências? Artigos

    Klein, Madalena

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analiso programas de formação profissional para surdos. Dirijo o olhar aos discursos presentes em documentos propositivos da política de formação profissional, bem como em projetos e relatórios elaborados por escolas e entidades de surdos. As unidades analíticas, entendidas com base na perspectiva foucaultiana como tecnologias de governamento, foram construídas a partir da captura das ênfases, das repetições, das articulações entre prescrições e procedimentos desses programas. São elas: captura e ordenamento dos corpos, tempos e espaços; empregabilidade/empreendedorismo e a articulação institucional e o fortalecimento da sociedade civil. Descrevo como vêm constituindo-se diferentes estratégias que se dirigem aos indivíduos surdos e às instituições e seus profissionais, no sentido de conduzirem suas ações de forma articulada e co-responsável: uma maquinaria investida de relações de saber-poder-verdade que almeja a produção de sujeitos que conduzem a si mesmos.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo analizo programas de formación profesional para sordos. Dirijo la mirada a los discursos presentes en documentos relacionados a la política de formación profesional, bien como en proyectos e informes elaborados por escuelas y entidades de sordos. Las unidades analíticas, entendidas a partir de la perspectiva foucaultiana como tecnologías gobernables, fueron construidas a partir de la captura del énfasis, de las repeticiones, de las articulaciones entre prescripciones y procedimientos de esos programas. Son ellas: captura y ordenamiento de los cuerpos, tiempos y espacios; empleos/emprendimientos y la articulación institucional y fortalecimiento de la sociedad civil. Describo como vienen constituyéndose diferentes estrategias que son dirigidas a los individuos sordos y a las instituciones y sus profesionales, en el sentido de orientar sus acciones de forma articulada y correspondiente: una maquinaria embestida de relaciones de saber-poder-verdad que anhela a la producción de sujetos que se conduzcan a sí mismos.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I analyse programmes of professional training for the deaf. I direct attention to discourses present in documents proposing a policy of professional training, as well as in projects and reports produced by schools and institutions for the deaf. The analytical units, such as technologies of governance, understood from the Foucaultian perspective, were constructed on the basis of emphases, repetitions, and articulations between prescriptions and procedures of these programmes. They are: capture and ordering of bodies, times and spaces, employability/entrepreneurship, and institutional articulation and reinforcement of civil society. I describe how different strategies that are directed towards deaf individuals, institutions and their professionals have been constituted so as to conduct their actions in an articulated and co-responsible way: machinery invested with power-knowledge-truth relationships that aim at producing subjects who are capable of organising themselves.
  • Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo Artigos

    Goulart, Cecília

    Resumo em Português:

    O estudo apresenta a discussão da base teórica de uma pesquisa realizada com dez crianças de 4 e 5 anos de uma creche universitária, cujo objetivo é investigar aspectos do processo de letramento dessas crianças, no espaço educativo e no espaço familiar. Considerou-se a participação das crianças em eventos de letramento, suas relações com objetos, atividades e procedimentos, produzidos ou atravessados pela cultura escrita e aspectos do movimento discursivo que ocorriam nas famílias e na creche. Discutem-se e entrelaçam-se estudos sobre a relação entre oralidade e escrita e estudos que, apresentando uma concepção social e dialógica da linguagem, nos levam a um modo de conceber a noção de letramento, com base, principalmente, nos conceitos bakhtinianos de linguagens sociais, gêneros do discurso, heteroglossia e hibridização. Tal discussão é básica na pesquisa para a definição de categorias analíticas que indiciem diferentes modos de ser letrado. Busca-se aprofundar a compreensão sobre o papel da escola e da família no processo de letramento.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio presenta la discusión de la base teórica de una pesquisa realizada con diez niños de 4 y 5 años de una guardería universitaria, cuyo objetivo es investigar aspectos del proceso de letramiento de estos niños en el espacio educativo y en el espacio familiar. Se consideró la participación de los niños en eventos de letramiento, sus relaciones con objetos, actividades y procedimientos, producidos o atravesados por la cultura escrita y aspectos del movimiento discursivo que ocurrían en las familias y en la guardería. Se discuten y entrelazan estudios sobre la relación oral-escrita y estudios que, presentando una concepción social y dialoguista del lenguaje, nos llevan a un modo de concebir la noción de letramiento, con base, principalmente, en los conceptos bakhtinianos de lenguajes sociales, géneros del discurso, heteroglosa e hibridación. Tal discusión es básica en la pesquisa para la definición de categorías analíticas que muestren diferentes modos de ser letrado. Se busca profundar la comprensión sobre el papel de la escuela y de la familia en el proceso de letramiento.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the theoretical basis of a research involving ten children between four and five years old from a university crèche. The aim is to investigate aspects of the process of literacy of these children both at school and at home. The children's participation in literacy events, their relations with objects, activities and behaviour associated with written culture, and discursive aspects of family and school movements were taken into consideration. Studies on the relation between oral and written language and studies that highlight a social and dialogical conception of language lead us to a conception of literacy based principally on Bakhtinian notions of social language, genres of discourse, heteroglossia and hybridization. Such a discussion is fundamental in the research for the definition of analytical categories evidencing different ways of being literate. It is intended to deepen understanding on both the role of the school and the family in the literacy process.
  • Um jogo de luz e de sombras: lógicas de ação no cotidiano escolar Artigos

    Araújo, Mairce da Silva; Pérez, Carmen Lúcia Vidal

    Resumo em Português:

    Procurando visibilizar as lógicas que caracterizam a ação da escola, e com o objetivo de desvelar os dispositivos disciplinares que se criam, se repetem, se inovam e se renovam na prática escolar, articulamos uma brincadeira das crianças na hora do recreio e uma situação de conselho de classe, flashes que nos forneceram pistas para pensar os mecanismos de interdição e controle praticados no cotidiano da escola. Historicamente, as práticas escolares têm utilizado a escrita manuscrita como um mecanismo de domesticação de corpos e mentes; em contrapartida, ao não reconhecer a complexidade do brincar de merece, a escola naturaliza e aproxima práticas disciplinares que produzem mecanismos de subjetivação. A ação pesquisadora que vimos desenvolvendo com professoras do ensino fundamental tem procurado investir na formação do investigador coletivo - o grupo. Assim sendo, como num jogo de luz e sombras, exercitamos, coletivamente, a leitura pelo avesso das situações apresentadas, o que nos permitiu, a partir da discussão sobre a violência na escola, desvelar a violência da escola sobre as crianças.

    Resumo em Espanhol:

    Buscando visualizar las lógicas que caracterizan la acción de la escuela, y con el objetivo de descubrir las reglas disciplinares que se crean, se repiten, se innovan y se renuevan en la práctica escolar, articulamos un juego de los niños en la hora del recreo y una situación de consejo de clase, flashes que nos suministraron pistas para pensar en los mecanismos de interdicción y control practicados en el cotidiano de la escuela. Históricamente, las prácticas escolares han utilizado la escritura manuscrita como un mecanismo de domesticación de cuerpos y mentes; por otro lado, al no reconocer la complejidad del jugar de merece, la escuela naturaliza y aproxima prácticas disciplinares que producen mecanismos de subjetividad. La acción investigadora que venimos desenvolviendo con profesoras de la Enseñanza Primaria ha intentado investir en la formación del investigador colectivo - o grupo. Del mismo modo, como en un juego de luz e sombras, ejercitamos, colectivamente, la lectura por el revés de las situaciones, lo que nos permitió, a partir de la discusión sobre la violencia en la escuela, desvelar la violencia de la escuela sobre los niños.

    Resumo em Inglês:

    Trying to bring to light the logic which characterizes action in school and with the objective of revealing the disciplinary mechanisms which are created, repeated and renewed in school practice, we connected a game children play during the break between lessons and a situation during teachers' council; these flashes suggested ways of reflecting on the prohibition and control exercised in the school routine. Historically, schools have used handwriting as a mechanism to "tame" bodies and souls; on the other hand, when they do not recognise the complexity of the "deserving game", the school adopts and colligates disciplinary measures which produce subjectivity mechanisms. The action research which we have been developing with primary school teachers aims at investing in the formation of a collective researcher - the group. Thus, just like in a game of light and shadows, we have jointly promoted the reading and understanding of those situations from the inside out, which allowed us to reveal the existence of violence of school towards children, through the debate about violence in schools.
  • Subversão da exclusão escolar via mediação em atividade de produção textual Artigos

    Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o trabalho de mediação realizado pelo pesquisador durante uma atividade de reescrita de uma notícia por um aluno de uma 6ª série projeto, caracterizada como fracassada pela visão fatalista da comunidade escolar. Investiga, desse modo, as possíveis implicações da assunção da noção de gênero discursivo como instrumento semiótico de mediação para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A fundamentação teórica para a investigação realizada é oriunda basicamente de duas áreas de conhecimento: psicologia da educação e estudos da linguagem. Os resultados da pesquisa mostram as possibilidades de subversão da exclusão escolar através da mediação em atividade de produção textual.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza el trabajo de mediación realizado por el encuestador durante una actividad de rescrita de una noticia por un alumno de un 6º año proyecto, caracterizado como fracasado por la visión fatalista de la comunidad escolar. Investiga , de ese modo, las posibles implicaciones de la asunción de la noción de género discursivo como instrumento semiótico de mediación para el proceso de aprendizaje y desenvolvimiento. La argumentación teórica para la investigación realizada es oriunda básicamente de dos áreas de conocimiento: psicología de la educación y estudios del lenguaje. Los resultados de la encuesta muestran las posibilidades de subversión de la exclusión escolar a través de la mediación en actividad de producción textual.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the work of mediation carried out by the researcher during an activity of rewriting a news item by a student of a 6th grade project, labelled as a failure according to the fatalistic vision of the school community. Thus, it investigates the possible implications of the assumption of the notion of the discursive genre as a semiotic instrument of mediation for the learning and development process. The theoretical framework for the investigation derives from two fields of knowledge: educational psychology and language studies. The results of the research reflect the possibilities of subverting school exclusion through the mediation of activities of textual production.
  • Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire Artigos

    Souza, Mauricio Rodrigues de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa as idéias de Malinowski e Paulo Freire, propondo algumas proximidades entre a antropologia e a pedagogia. Dentre as possibilidades resultantes de tal encontro, uma certamente merece destaque: a recomendação de que antropólogos e professores respeitem sempre o "saber-fazer" comunitário e previamente adquirido por seus respectivos outros, alunos ou "nativos", enquanto um verdadeiro ponto de partida para a construção da ciência. Desta maneira, pode-se pensar que em ambas as disciplinas o conhecimento caminha junto a um respeito pela alteridade, lição esta que elas devem partilhar não somente com outras áreas do saber, mas especialmente com a comunidade mais ampla.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo analiza las ideas de Malinowski y Paulo Freire, proponiendo algunas proximidades entre la antropología y la pedagogía. Entre las posibilidades resultantes de tal encuentro, una ciertamente merece destaque: la recomendación de que antropólogos y profesores respeten siempre el "saber-hacer" comunitario y previamente adquirido por sus respectivos otros, alumnos o "nativos", como un verdadero punto de partida para la construcción de la ciencia. De esta forma se puede pensar que en ambas disciplinas el conocimiento camina junto a un respeto por la alteridad, lección ésta que ellas deben compartir no solamente con otras áreas del saber, mas especialmente con la comunidad más amplia.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the ideas of Malinowski and Paulo Freire proposing some proximities between anthropology and pedagogy. Among the possibilities resulting from such a meeting, one certainly deserves special attention: the recommendation that anthropologists and teachers should always respect the community knowledge previously acquired by students and "natives" as the real starting point for the construction of science. In this way, it is possible to consider that in both disciplines knowledge be associated with a respect for alterity, a lesson they must share not only with other disciplines, but especially with the wider community.
  • Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê Artigos

    Duarte, Rosália; Leite, Camila; Migliora, Rita

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 2004, que teve como objetivo descrever e compreender as relações que as crianças estabelecem com a televisão, pelo ponto de vista delas. O estudo teve como suporte empírico textos escritos por mais de quatrocentas crianças da Região Sudeste, com idades entre 8 e 12 anos, nos quais elas expressam o que pensam sobre o que vêem na tevê. Os procedimentos analíticos dos textos das crianças foram estruturados a partir de eixos temáticos extraídos deles. Este artigo privilegia o tema "o que as crianças pensam sobre o que aprendem com a tevê".

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una encuesta realizada por el Grupo de Pesquisa en Educación y Medios de Comunicación, de la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro (PUC-Río), en 2004, que tuvo como objetivo describir y comprender las relaciones que los niños establecen con la televisión, desde el punto de vista de ellos. El estudio tuvo como soporte empírico textos escritos por más de cuatrocientos niños de la Región Sudeste, con edades entre 8 y 12 años, en los que ellos expresan lo que piensan sobre lo que ven en la tele. Los procedimientos analíticos de los textos de los niños fueron estructurados a partir de ejes temáticos extraídos de los mismos. Este artículo privilegia el tema "lo que los niños piensan sobre lo que aprenden con la tele".

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a research carried out in 2004 by the Research Group in Education and Media, from the Pontificate Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), which set out to describe and understand the relationship between children and television, from the children’s point of view. The empirical support for this study were texts written by more than four hundred children from the Southeast Region, in the 8 to 12 year age range, in which they express what they think about what they see on television. The analytical procedures were structured on themes taken from the children's texts. This article focuses on the theme "what children think about what they learn from TV".
  • Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo Artigos

    Miranda, Marilia Gouvea de; Resende, Anita C. Azevedo

    Resumo em Português:

    A pesquisa-ação, uma modalidade de pesquisa muito utilizada na educação, é abordada na perspectiva de suas contribuições e de seu duplo risco: o praticismo e a instrumentalização da teoria. O artigo parte de ampla discussão sobre as condições e possibilidades do conhecimento nas ciências sociais no mundo moderno, para situar a pesquisa-ação como uma proposta de pesquisa e intervenção na realidade social. Após uma exposição da trajetória da pesquisa-ação, distingue duas grandes tendências de releitura dessa modalidade de pesquisa nos dias atuais: as abordagens francesa e canadense, destacando-se, respectivamente, René Barbier e André Morin; e a abordagem australiana, cujos principais expoentes são Wilfred Carr e Stephen Kemmis.

    Resumo em Espanhol:

    La pesquisa-acción, un modo de encuesta muy utilizada en la educación, es abordada en la perspectiva de sus contribuciones y de su doble riesgo: la practicidad y la instrumentación de la teoría. El artículo parte de una amplia discusión sobre las condiciones y posibilidades del conocimiento en las ciencias sociales en el mundo moderno, para situar la pesquisa-acción como una propuesta de pesquisa e intervención en la realidad social. Después de una exposición de la trayectoria de la pesquisa-acción, distingue dos grandes tendencias de relectura de esa modalidad de pesquisa en los días actuales: los abordajes francés y canadiense, destacándose, respectivamente, René Barbier y André Morin; y el abordaje australiano, cuyos principales exponentes son Wilfred Carr y Stephen Kemmis.

    Resumo em Inglês:

    Action research, a type of research frequently employed in education, is approached from the perspective of its contributions and its double risk: practicism and instrumentalization of theory. Starting with a broad discussion on the conditions and possibilities of knowledge in social sciences in the modern world, action research is conceived as a proposal for research and intervention in the social reality. After discussing the trajectory of action research, the article distinguishes two strong tendencies in this modality of research: the French and Canadian approaches, emphasizing René Barbier and André Morin respectively; and the Australian approach, whose main exponents are Wilfred Carr and Stephen Kemmis.
  • Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos Artigos

    Paiva, Jane

    Resumo em Português:

    Os programas e projetos na área da educação de jovens e adultos, na contemporaneidade, vêm revelando formas de compreender e apreender sentidos e necessidades dos variados públicos que os buscam, e intentando fazer cumprir, mais do que a perspectiva do aprender por toda a vida, o direito à educação sistematicamente negado a tantos na população brasileira. Com essa premissa inicial, a pesquisa explorou os modos como as propostas de atendimento de seis entidades - públicas, não-governamentais, de movimento social e do Sistema S (SESC, SESI, SENAR) - têm enunciado as formulações na área e realizado práticas, visando a compreendê-las na história política nacional e internacional da educação de jovens e adultos, assim como as conexões, sentidos, nexos, articulações e imbricações que se produzem entre elas, para além dos limites das entidades, no complexo tecido social. Na perspectiva do direito, procurou-se penetrar nos diferentes níveis de realidade, possibilitando assim fazer emergir as produções subjacentes aos programas e projetos, com vista a cartografar a complexidade com que se fazem as práticas, e evidenciando elementos constituintes e instituidores de suas concepções.

    Resumo em Espanhol:

    Los programas y proyectos en el área de la educación de jóvenes y adultos, en la contemporaneidad, vienen revelando formas de comprender y aprender sentidos y necesidades de los variados públicos que los buscan, e intentando hacer cumplir, más de lo que la perspectiva del aprender por toda la vida, el derecho a la educación sistemáticamente negado a tantos en la población brasileña. Con esta premisa inicial, la pesquisa exploró los modos como las propuestas de atender a seis entidades - públicas, no-gubernamentales, de movimiento social y del Sistema S (SESC, SESI, SENAR) - han enunciado las formulaciones en el área y realizado prácticas, visando comprenderlas en la historia política nacional e internacional de la educación de jóvenes y adultos, así como las conexiones, sentidos, nexos, articulaciones e imbricaciones que se producen entre ellas, para más allá de los límites de las entidades, en la compleja trama social. En la perspectiva del derecho, se procuró penetrar en los diferentes niveles de realidad, posibilitando así hacer emerger las producciones subyacentes a los programas y proyectos, con vista a cartografiar la complejidad con que se hacen las prácticas, y evidenciando elementos constituyentes e instituidores de sus concepciones.

    Resumo em Inglês:

    Current programmes and projects in the field of Adult and Youth Education reveal different ways of understanding and apprehending the meanings and needs of the varied publics who seek such programmes and of attempting to ensure less the perspective of lifelong learning and more the basic right to education systematically denied to so many Brazilians. Based on this initial premise, the research explores the different forms in which six organizations have formally stated their propositions as well as carried out their practical work in this field. Such organizations are characterized by being either public or non-governmental, or pertaining to the social movement or to the S System (SESC, SESI, SENAR). The aim of this study is to comprehend such postulates and practices in the light of national and international policies of adult and youth education as well as the connections, meanings, nexus, articulations and overlapping which are produced between them and beyond the limits of these organizations in the complex social network. Within the perspective of rights, this investigation seeks to penetrate the different layers of reality in order to allow the productions subjacent to the programmes and projects to emerge with a view to mapping the complexity of those practices and reveal those elements which are constitutive and institutive of their conception.
  • Democracia e movimentos instituintes Artigos

    Valle, Lílian do

    Resumo em Português:

    Vivemos uma época de poucas certezas, de muito desânimo em relação à sociedade, à política, à ação humana e seu poder. A fragilidade dos sentidos coletivamente instituídos prolonga e intensifica o vazio e o isolamento em que o cotidiano mergulha cada um. Mas o mais grave no ceticismo contemporâneo não é a descrença em relação aos sentidos que mantêm o mundo comum e cada existência privada sob a terra: é também e sobretudo a renúncia ao que dá à existência humana sua originalidade. Para todos os viventes, o que se pode chamar de "sentido" da existência se esgota na pura funcionalidade. Somente o humano escapa às regras da funcionalidade e se autonomiza em relação à finalidade de preservação e reprodução: por isso, os sentidos por ele criados têm finalidades que vão muito além da simples sobrevivência.

    Resumo em Espanhol:

    Vivimos en una época de pocas certezas, de mucho desánimo en relación a la sociedad, a la política, a la acción humana y a su poder. La fragilidad de los sentidos colectivamente instituidos prolonga e intensifica el vacío y el aislamiento en que lo cotidiano penetra en cada uno. Lo más grave en el escepticismo contemporáneo, sin embargo, no es el descreimiento en relación a los sentidos que mantienen el mundo común y cada existencia privada sobre la tierra: es también y sobretodo la renuncia a lo que da a la existencia humana su originalidad. Para todos los vivientes, lo que se puede llamar de "sentido" de la existencia se agota en el puro funcionalismo. Solamente el humano escapa a las reglas del funcionalismo y se independiza en relación a la finalidad de preservación y reproducción: por eso, los sentidos por él creados tienen finalidades que van mucho más de una simple supervivencia.

    Resumo em Inglês:

    We live in an age of few certainties, of deep despondency in relation to society, politics, human action and its power. The fragility of collectively instituted feelings prolongs and intensifies the emptiness and isolation in which daily life submerges each of us. But what is most grave in the contemporary scepticism is not the disbelief in relation to the feelings which maintain the common world and individual private existence: it is also and above all the renouncing of that which gives human existence its originality. For all those who are alive, the horizon of what we can call the sense of existence is pure functionality. Only the human escapes the rules of functionality and frees him/herself in relation to the finality of preservation and reproduction: for this reason, the feelings he/she creates have finalities which go far beyond simple survival.
  • Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial Resenhas

    Rocha, Heloísa Helena Pimenta
  • Ensaios sobre educação e universidade Resenhas

    Horta, José Silvério Baia
  • Nenhuma ilha é uma ilha: quatro visões da literatura inglesa Resenhas

    Roiz, Diogo da Silva
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br