Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 9, Número: 17, Publicado: 2005
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

  • O desempenho de um serviço de atenção primária à saúde na perspectiva da inteligência coletiva Dossiê

    Teixeira, Ricardo Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este artigo visa explorar alguns possíveis aportes do emergente campo da Inteligência Coletiva para a investigação em Saúde, em particular para a investigação sobre a ação dos serviços de saúde. Para isso faz-se uma breve revisão da literatura geral e mais específica sobre o assunto e dela extraem-se elementos para esboçar um primeiro plano de estudos desta perspectiva na área da Saúde. Também procura-se destacar a vinculação deste plano de estudos com problemas já bem colocados no campo da Saúde Coletiva, discutindo, por fim, suas implicações ético-políticas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es explorar algunos posibles aportes del emergente campo de la Inteligencia Colectiva para la investigación en la Salud, en particular, para la investigación sobre la acción de los servicios de salud. Para eso se realiza una breve revisión de la literatura general y más específica sobre el asunto y de ella se extraen elementos para esbozar un primer plan de estudios de esta perspectiva en el área de la Salud. También se procura destacar la vinculación de este plan de estudios con problemas ya bien colocados en el campo de la Salud Colectiva, discutiendo, finalmente, sus implicaciones ético-políticas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to explore some of the possible contributions of the emerging field of Collective Intelligence to Healthcare investigations, in particular to the examination of the actions of healthcare services. To this end, a brief review of the general and specific literature on the subject is necessary, from which one can extract elements for outlining a first level of studies in the healthcare field, from this perspective. We also try to highlight the connection of this level of studies with the problems of the field of Collective Health, widely explained already. Finally, we discuss its ethical and political implications.
  • Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva Dossiê

    Costa, Rogério da

    Resumo em Português:

    Este texto trata basicamente da transmutação do conceito de "comunidade" em "redes sociais". Esta mudança se deve em grande parte à explosão das comunidades virtuais no ciberespaço, fato que acabou gerando uma série de estudos não apenas sobre essa nova maneira de se fazer sociedade, mas igualmente sobre a estrutura dinâmica das redes de comunicação. No centro dessa transformação, conceitos como capital social, confiança e simpatia parcial são invocados para que possamos pensar as novas formas de associação que regulam a atividade humana em nossa época.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto trata básicamente de la transmutación del concepto de "comunidad" en "redes sociales". Este cambio se debe, en gran parte, a la explosión de las comunidades virtuales en el ciberespacio, hecho que acabó generando una serie de estudios no solo sobre esa nueva manera de hacer sociedad, sino también sobre la estructura dinámica de las redes de comunicación. En el centro de esa transformación, recurrimos a conceptos como capital social, confianza y simpatía parcial para poder pensar las nuevas formas de asociación que regulan la actividad humana en nuestra época.

    Resumo em Inglês:

    This text essentially deals with the transmutation of the concept of "community" into "social networks". This change is due largely to the explosion of virtual communities in cyberspace, a fact that generated a number of studies, not only on this new way of weaving a society, but also on the structural dynamics of communication networks. At the core of this transformation, concepts such as social capital, trust and partial sympathy are called upon, so that we may think about the new forms of association that regulate human activity in our times.
  • A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde Dossiê

    Packer, Abel Laerte

    Resumo em Português:

    Retoma-se a origem da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como produto da evolução do programa de cooperação técnica em informação científica em saúde na América Latina e no Caribe. Analisa-se sua conformação tecnológica como produto da reestruturação da comunicação científica promovida pela internet, destacando o aprimoramento conceitual e operacional do modelo de gestão coletiva de informação e conhecimento no espaço virtual e os desafios de promover o acesso e uso democráticos da informação e do conhecimento atualizado nos processos que envolvem a saúde coletiva e individual.

    Resumo em Espanhol:

    Se retoma el origen de la Biblioteca Virtual en el área de Salud (BVS) como producto de la evolución del programa de cooperación técnica en la información científica sobre la salud en América Latina y en el Caribe. Se analiza su conformación tecnológica como producto de la reestructuración de la comunicación científica promovida por la internet, destacando el perfeccionamiento conceptual y operacional del modelo de gestión colectiva de información y conocimiento en el espacio virtual y los desafíos de promover el acceso y uso democráticos de la información y del conocimiento actualizado en los procesos relacionados con la salud colectiva e individual.

    Resumo em Inglês:

    The origin of the Virtual Healthcare Library (VHL) as a product of the evolution of the technical cooperation program for scientific information on healthcare in Latin America and the Caribbean is resumed in this article. We analyze its technological structure as a product of the restructuring of the scientific community spurred by the Internet, stressing the conceptual and operational improvement of the model of collective management of information and knowledge within the virtual arena and the challenges of fostering democratic access and use of information and updated knowledge in the processes that involve collective and individual healthcare.
  • A nova psiquiatria transcultural e a reformulação na relação entre as palavras e as coisas Artigos

    Peres, Maria Fernanda Tourinho; Almeida Filho, Naomar Monteiro de

    Resumo em Português:

    A chamada "nova psiquiatria cultural" propõe uma reformulação na relação entre as palavras e as coisas no campo médico. Esta reformulação consiste em uma leitura polissêmica da experiência de adoecimento. Neste artigo nosso objetivo é, a partir de uma leitura foucaultiana, problematizar esta proposta e apontar seus limites. Considerando o enfoque dado à discursividade no trabalho teórico de Foucault, torna-se possível uma radicalização na reformulação entre palavras e coisas; entre discurso e sentido; entre fala e sujeito falante. Pela noção de prática discursiva, o discurso ganha materialidade e produz formas de subjetividades. É na ordem discursiva que se instaura a experiência de adoecimento e que é instituído o sujeito adoecido; que a doença surge como acontecimento e se faz presente como "desgoverno".

    Resumo em Espanhol:

    La llamada "nueva psiquiatría transcultural" propone una reformulación en la relación entre las palabras y las cosas en el campo médico. Esta reformulación consiste en una lectura polisémica de la experiencia de enfermedad. En este artículo, nuestro objetivo es, a partir de una lectura foucaultiana, problematizar esta propuesta y apuntar sus limitaciones. Si se considera el enfoque que se da a la discursividad en el trabajo teórico de Foucault, es posible radicalizar la reformulación entre palabras y cosas; entre el discurso y el sentido; entre habla y sujeto hablante. A través de la noción de práctica discursiva el discurso adquiere materialidad y produce formas de subjetividad. Es en el orden discursivo que se instaura la experiencia de enfermedad y que se instituye el sujeto enfermo; que la enfermedad surge como un acontecimiento y se hace presente como "desgobierno".

    Resumo em Inglês:

    The so called "new transcultural psychiatry" proposes a reformulation of the relationship between words and things in the field of medicine. This reformulation consists of a polissemic reading of the illness experience. In this article our aim is to question this proposal and point out its limits, through a foucaultian perspective,. Considering the importance of discursivity in the theoretical work of the author, it is possible to radicalize the reformulation of the relationship between words and things; between discourse and its meaning and between speech and the speaking subject. Through the notion of discursive practice, discursivity gains materiality and produces forms of subjectivity. It is in the discursive order that the illness experience is initiated and that the illness subject is constructed; that illness emerges as an event and makes itself present as "disgovernance".
  • Acolhimento e vínculo: práticas de integralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos Artigos

    Gomes, Márcia Constância Pinto Aderne; Pinheiro, Roseni

    Resumo em Português:

    A estratégia da Saúde da Família é a principal proposta de reorganização do modelo de atenção à saúde, sendo apoiada político, institucional e economicamente pelo Estado, como alternativa de consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde. A expansão e implementação dessa proposta, em grandes centros urbanos, tem encontrado dificuldades, tendo em vista a complexidade dos contextos sociais, políticos e econômicos que envolvem as famílias residentes nesses territórios, sendo objeto de discussão de diferentes especialistas no campo da Saúde Coletiva. Este artigo faz uma análise dos usos e sentidos atribuídos aos termos integralidade, vínculo e acolhimento, no que concerne à gestão do cuidado em saúde, identificando essas estratégias como elementos das práticas de saúde em programas de atenção integral e da construção do direito à saúde como direito de cidadania.

    Resumo em Espanhol:

    La estrategia de Salud de la Familia es la principal propuesta de reorganización del modelo de atención a la salud, apoyada política, institucional y económicamente por el Estado, como alternativa de consolidación de los principios del Sistema Único de Salud. La expansión de esa propuesta, en grande centros urbanos, ha encontrado dificultades para su implementación, considerando la complejidad de los contextos sociales, políticos y económicos que atañen a las familias residentes en esos territorios, siendo objeto de discusión de diferentes especialistas en el campo de la Salud Colectiva. Este artículo hace un análisis de los usos y sentidos atribuidos a los términos integralidad, vínculo y acogida, en lo que concierne a la gestión del cuidado en salud, identificando esas estrategias como elementos de las prácticas de salud en programas de atención integral y de la construcción del derecho a la salud como derecho de ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    The Family Health strategy, main proposal for reorganizing the health care model, is politically, institutionally and economically supported by the State, as an alternative for the consolidation of the Unified Health System's principles. The proposal's expansion and implementation in large urban centers has faced many difficulties, due to complex social, political and economic contexts involving the families residing in these territories. These difficulties have been largely discussed by diverse Public Health specialists. This article analyses the uses and meanings of the terms "integral health care, attachment and reception", identifying them as strategic elements in health practices in integral care programs, and in constructing people's right to health as a citizenship right.
  • A trajetória profissional de cinco médicos do Programa Saúde da Família: os desafios de construção de uma nova prática Artigos

    Rocha, Ana Angélica Ribeiro de Meneses e

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa as trajetórias profissionais de cinco médicos inseridos no Programa de Saúde da Família (PSF) em um município do Nordeste do Brasil. Por meio de histórias de vida circunscritas ao âmbito profissional, o estudo focaliza os seguintes marcos na construção de suas trajetórias: a escolha da profissão, o processo de formação profissional, a inserção no mercado de trabalho, particularmente, no âmbito do PSF. Os dados mostram que o PSF configura-se como um novo mercado de trabalho para o médico. A análise de sua prática neste contexto revela, entretanto, uma tensão entre um saber clínico, que opera na racionalidade biomédica e é socialmente legitimado, e as ações de caráter preventivo-promocional, priorizadas pelo programa. Ao mesmo tempo, o PSF parece ser um locus potencial para operar transformações no profissional médico que, enquanto sujeito, é capaz de ressignificar sua prática, resgatando dimensões humanas e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza la trayectoria profesional de cinco médicos integrantes del Programa de Salud de la Familia (PSF) en un municipio del Nordeste de Brasil. A través de historias de vida, circunscritas al ámbito profesional, el estudio enfoca los siguientes factores en la construcción de sus trayectorias: la elección de la profesión, el proceso de formación profesional, la inserción en el mercado de trabajo, particularmente, en el ámbito del PSF. Los datos muestran que el PSF se presenta como un nuevo mercado de trabajo para el médico. El análisis de su práctica en este contexto revela, sin embargo, una tensión entre un conocimiento clínico, que opera en la racionalidad biomédica y es legitimado socialmente, y las acciones de carácter preventivo-promocional priorizadas por el programa. Al mismo tiempo, el PSF parece ser un locus potencial para operar transformaciones en el profesional médico que, como sujeto, puede resignificar su práctica, rescatando las dimensiones humanas y sociales.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the professional trajectories of five doctors working within the Family Health Program (PSF) in a municipal district of the Northeast of Brazil. Through life histories, circumscribed to the examination of the professional sphere, the study focuses on the following marks in the construction of their careers: the choice of the profession, the process of professional formation, and insertion in the job market, particularly, within the PSF. The data indicates that PSF has become a new job market for doctors. The analysis of their practice in this context reveals, however, a tension between clinical knowledge, that operates within biomedical rationality and is socially legitimated, and the preventive-promotional actions that gain priority the PSF. At the same time, PSF seems to be a potential locus for operating transformations in the medical professional that, as a subject, is capable of transforming the significance of his/her practice, redeeming its human and social dimensions.
  • Intuição, pensamento e ação na clínica Artigos

    Guimarães, Maria Beatriz Lisboa

    Resumo em Português:

    O presente trabalho constitui um estudo de natureza teórico-conceitual, com dois eixos de narrativa: um no campo da filosofia, e outro no plano da análise da sociologia do conhecimento ou da cultura, que se deu, neste caso, na instância do discurso da clínica. Pretende-se contribuir para a análise da questão da diagnose, da terapêutica e do cuidado na cultura ocidental contemporânea. O objetivo específico foi trabalhar com a categoria da intuição como elemento básico do conhecimento da prática clínica, pela análise do processo que se manifesta em terapeutas e pacientes. Servimo-nos do Método Intuitivo proposto por Henri Bergson, visando colocar os limites de um pensamento estritamente racional e propondo a transposição deste método para a instância da clínica. A intuição foi tratada neste estudo como uma forma sintética de percepção/pensamento, na qual a realidade é apreendida por meio de uma consciência imediata, pautada na sensibilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo es un estudio de naturaleza teórico-conceptual, con dos líneas de narrativa: una en el campo de la filosofía y otra en el plano del análisis sociológico del conocimiento o de la cultura, que, en este caso, tuvo lugar en el campo del discurso de la clínica. Este estudio se propone contribuir al análisis de la cuestión de la diagnosis, de la terapéutica y del cuidado en la cultura occidental contemporánea. El objetivo específico fue trabajar con la categoría de la intuición como elemento básico del conocimiento de la práctica clínica, a través del análisis del proceso manifestado en terapeutas y pacientes durante el tratamiento. Hicimos uso del Método Intuitivo propuesto por Henri Bergson, con la intención de delimitar un pensamiento estrictamente racional y proponer la trasposición de este método a la instancia clínica. En este estudio, la intuición fue tratada como una forma sintética de percepción/pensamiento, en la cual la realidad es comprehendida por una consciencia inmediata, regida por la sensibilidad.

    Resumo em Inglês:

    This is a theoretical-conceptual study, with two narrative axes: one in the field of philosophy and another one on the level of the sociological analysis of knowledge or culture, which, in this case, examines clinical discourse . This study intends to contribute to the analysis of diagnosis, therapeutics and care within contemporary western culture. The specific objective was to work with the category intuition as a basic element of knowledge within clinical practice, through the analysis of the process as it manifests itself among therapists and patients during treatment. We utilized the Intuitive Method proposed by Henri Bergson, aiming to discuss the limits of strictly rational thought and proposing the transposition of this method to the clinical sphere. In this study, intuition was treated as a synthetic form of perception/thought, in which the reality is apprehended by means of an immediate consciousness, guided by sensibility.
  • Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação Artigos

    Maciel, Maria Regina

    Resumo em Português:

    Este artigo tece relações entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Discute as referências de Freud à educação, bem como algumas das mais recentes publicações sobre o tema. Levando em consideração as transformações por que têm passado ambos os campos em suas teorias e em suas práticas, propõe uma interseção entre eles, que se daria no espaço escolar, contribuindo para a existência de sujeitos mais criativos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo establece relaciones entre educación y psicoanálisis dentro del contexto de las nuevas formas de subjetivación. Discute las referencias de Freud sobre la educación, así como algunas de las publicaciones más recientes sobre el tema. Considerando las transformaciones por las que estas dos áreas han pasado en sus teorías y en sus prácticas, propone una intersección entre ellas que tendría lugar en el espacio escolar, contribuyendo a la existencia de sujetos más creativos.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the relationship between education and psychoanalysis in the context of new forms of subjectivity. It discusses Freud's references to education, as well as some of the most recent works on the theme. Taking into account the changes that both fields have undergone regarding their theories and their practices, it proposes an intersection between them, to take place within the school environment, contributing to the emergence of more creative subjects.
  • O demônio nos "paraísos artificiais": considerações sobre as políticas de comunicação para a saúde relacionadas ao consumo de drogas Artigos

    Marinho, Mônica Benfica

    Resumo em Português:

    O fenômeno do consumo de drogas na sociedade contemporânea é tema de amplas discussões. No que diz respeito às políticas de comunicação para a saúde no Brasil, há uma gritante desconsideração das dimensões constitutivas deste fenômeno. Disto decorre que as condutas relacionadas à prevenção ao consumo de drogas envolvam esse consumo em significações marginais que, longe de propiciar uma sensibilidade para mudanças de comportamento, geram preconceito e segregação em relação ao usuário. Isto pode ser observado nas campanhas de prevenção - governamentais e não governamentais - ao uso de drogas lícitas e ilícitas, que são parte dessas políticas de comunicação. Compreender, portanto, como o fenômeno do consumo de drogas alcança determinadas significações e como as campanhas expressam estas significações é a proposta deste trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El fenómeno del consumo de drogas en la sociedad contemporánea es tema de amplias discusiones. En Brasil, en las políticas de comunicación para la salud hay una ostensiva desconsideración de las dimensiones constitutivas de este fenómeno. De allí que las conductas relacionadas a la prevención del consumo de drogas revistan a ese consumo de significaciones marginales que, en lugar de despertar una sensibilidad que propicie los cambios de conducta, generan prejuicios y segregación con relación al usuario. Esto puede observarse en las campañas - gubernamentales y no gubernamentales - de prevención del uso de drogas lícitas e ilícitas que integran esas políticas de comunicación. Por lo tanto, la propuesta de este trabajo es comprender cómo el fenómeno del consumo de drogas alcanza determinadas significaciones y cómo las campañas expresan estas significaciones.

    Resumo em Inglês:

    The phenomenon of drug consumption in contemporary society is the theme of broad discussions. Regarding healthcare communication policies in Brazil, there is a blatant lack of regard for the constitutive dimensions of this phenomenon. As a result, conduct related to the prevention of drug consumption involves the said consumption in marginal significances that, far from fostering a sensibility to behavioral change, generate prejudice against and segregation of the user. This can be seen in the prevention campaigns - whether governmental or otherwise - against the use of legal and illegal drugs and that are part of these communication policies. Therefore, an understanding of how the consumption phenomenon reaches certain significances and how the campaigns express these significances is what this article proposes to achieve.
  • An experiment with PBL in higher education as appraised by the teacher and students Articles

    Ribeiro, Luis Roberto de Camargo; Mizukami, Maria da Graça

    Resumo em Português:

    A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning ou PBL) tem sido reconhecida mundialmente como uma abordagem instrucional capaz de promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos ao mesmo tempo que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Ao contrário de outros métodos convencionais que usam problemas de aplicação depois que a teoria foi apresentada, a PBL utiliza um problema para iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem de novos conceitos. Este trabalho apresenta e discute os pontos de vista dos alunos e professor sobre uma implementação da PBL em uma disciplina de Teoria Geral de Administração de um currículo de engenharia de uma universidade pública no Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados mediante entrevistas não estruturadas, observação participante e um questionário respondido pelos alunos ao final do semestre. Os resultados mostram que, apesar de aumentar a carga de trabalho para o professor e os alunos, ambos avaliaram a PBL positivamente por ser mais motivadora e dinâmica.

    Resumo em Espanhol:

    El Aprendizaje Basado en Problemas (Problem Based Learning o PBL) ha sido reconocido mundialmente como un abordaje instruccional capaz de promover en los alumnos la adquisición de conocimientos, al mismo tiempo que los ayuda a desarrollar habilidades y aptitudes profesionales deseables. Contrariamente a los métodos convencionales que recurren a problemas de aplicación después de haber impartido la teoría, el PBL usa un problema para iniciar, enfocar y motivar el aprendizaje de nuevos conceptos. Este texto presenta y discute los puntos de vista de los estudiantes y del profesor respecto a la implementación del PBL en la asignatura Teoría General de la Administración, del currículo de ingeniería, en una universidad publica de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas no estructuradas, observación participante y un cuestionario respondido por los estudiantes al final del semestre. Los resultados muestran que, a pesar de aumentar la carga de trabajo del profesor y de los estudiantes, todos clasificaron al PBL positivamente por ser más motivador y dinámico.

    Resumo em Inglês:

    PBL (Problem-based Learning) has gained worldwide acceptance as an effective instructional approach that helps students to acquire knowledge as well as develop desired professional skills and attitudes. Contrary to other conventional methods that use problems after theory has been introduced, PBL uses a problem to initiate, focus and motivate the learning of new concepts. This paper presents and discusses the students' and the teacher's viewpoints on the implementation of PBL in an Administration Theory course of an engineering curriculum at a public university in Brazil. The data were collected by means of unstructured interviews, participant observation and an open-ended questionnaire responded by the students at the end of the course. The results show that despite increasing the workload for the teacher and the students, both evaluated PBL positively because it is more motivating and dynamic.
  • Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde Artigos

    Lima, Valéria Vernaschi

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta algumas das principais concepções sobre currículos orientados por competência, analisando essas distintas abordagens em função do referencial teórico que as fundamenta, de suas dimensões constituintes e das conseqüentes implicações na organização curricular. Aponta, no novo significado trazido pela abordagem dialógica de competência, um caminho para a integração da teoria e da prática na formação de profissionais de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta algunas de las principales concepciones sobre currículos orientados por competencia, y analiza esos distintos abordajes en función de la referencia teórica que los fundamenta, de sus dimensiones constituyentes y de las consecuentes implicaciones en la organización curricular. Señala al nuevo significado de competencia - traído por el abordaje dialógico - como un camino hacia la integración de la teoría y de la práctica en la formación de profesionales de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some of the main conceptions of competence in the educational field, analyzing these distinctive approaches according to the theoretical reference that is their base, their component dimensions and consequent implications for curriculum organization. In line with the new meaning provided by the dialogical approach to competence, this article points to an integration of theory and practice in the education of healthcare professionals.
  • Conhecimento de alunos concluintes de Pedagogia sobre saúde bucal Artigos

    Ferreira, Jainara Maria Soares; Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino; Forte, Franklin Delano Soares; Sampaio, Fábio Correia

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento sobre saúde bucal de concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, alunos em sala de aula responderam um questionário contendo quesitos objetivos relativos ao tema. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e os resultados indicam que 83% dos cem participantes tiveram acesso a informações de odontologia preventiva, 64% pelo cirurgião-dentista. Os acadêmicos conhecem pouco sobre placa bacteriana (31%), ao contrário da etiologia da cárie dentária (55%). Embora 92% dos concluintes afirmem ser a chupeta prejudicial ao desenvolvimento facial da criança, apenas 9% identificaram a idade limite de desuso. Adicionalmente, 20% acertaram o momento ideal do primeiro contato entre criança e dentista. Concluiu-se que os estudantes apresentam conhecimento razoável em relação à saúde bucal, sugerindo a instituição de programas educativos dentro do currículo acadêmico, uma vez que esses futuros profissionais contribuirão para a formação da criança, estabelecendo práticas diárias capazes de gerar saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación fue evaluar el conocimiento sobre salud bucal de los estudiantes avanzados de la carrera de Pedagogía de la Universidad Federal de Paraíba. Con este fin, los estudiantes contestaron a un cuestionario que contenía preguntas objetivas sobre el tema. Los datos fueron analizados utilizando estadística descriptiva. De los 100 participantes, el 83% había tenido acceso a informaciones sobre Odontología Preventiva, el 64% de éstos a través del cirujano dentista. Los resultados indican que el 31% de los estudiantes poseen pocos conocimientos sobre la placa bacteriana, mientras que el 55% conoce la etiología de la caries dental. Aunque el 92% de los estudiantes encuestados afirma que el uso del chupete es perjudicial para el desarrollo facial del niño, solamente el 9% de estos identificó la edad límite para interrumpir su uso. Además, el 20% acertó en la cuestión del momento ideal para el primer contacto entre el niño y el dentista. Se concluye que los estudiantes demostraron un conocimiento razonable con respecto a la salud bucal. Esto sugiere la implantación de programas educativos como parte del currículo académico, ya que estos futuros profesionales contribuirán a la formación del niño, estableciendo prácticas diarias capaces de generar salud.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to evaluate the oral health knowledge of pedagogy students from the Federal University of Paraíba. In order to do this students present in class rooms answered a questionnaire containing the objective requirements relative to basic knowledge on the subject. The data were analyzed using descriptive statistics techniques. Out of 100 students, 83% have had access to information relating to Preventive Dentistry. The most quoted source of information was the dentist (64%). Aspects relating to bacterial plaque were generally not known by the participant group (31%), in contrast to the etiological factors that cause dental caries (55%). Although 92% of the students stated that pacifiers are harmful to the facial development of children, only 9% could identify the age limit for abandoning use of this article. Furthermore, 20% selected the ideal time for the first visit of a child to the dentist. It can be concluded that the students had a reasonable knowledge of oral health. The promotion of educational programs directed at these professionals is needed, particularly in the academic curriculum, since these professionals of the future will contribute to the children's formation, by establishing daily practices that lead to good health.
  • Humanização na saúde: um novo modismo? Debates

    Benevides, Regina; Passos, Eduardo
  • Humanização como processo conflitivo, coletivo e contextual Debates

    Gastaldo, Denise
  • Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida? Debates

    Campos, Gastão Wagner de Sousa
  • O projeto ético-político da humanização: conceitos, métodos e identidade Debates

    Deslandes, Suely Ferreira
  • Réplica Debates

    Benevides, Regina; Passos, Eduardo
  • Livros

    Fausto Neto, Antônio
  • Parto normal ou cesárea? O que toda mulher deve saber (e todo homem também) Livros

    Rattner, Daphne
  • A mediação da cultura docente na formação médica Livros

    Amoretti, Rogério
  • Documento sem título Teses

  • Terapia ocupacional e saúde mental: construindo lugares de inclusão social Espaço Aberto

    Ribeiro, Marli B. Santos; Oliveira, Luiz Roberto de

    Resumo em Português:

    A assistência psiquiátrica brasileira, desde seu início, era baseada na internação dos doentes mentais em hospitais psiquiátricos e em sua exclusão social. Desde o final do regime militar, na década de oitenta, esta assistência vem passando por transformações que propõem o tratamento dos doentes mentais em serviços comunitários substitutivos ao hospital psiquiátrico. A profissão terapia ocupacional cuja prática voltava-se para a ocupação dos pacientes no interior dos hospitais, diante das transformações da assistência psiquiátrica, vem buscando um aprimoramento teórico técnico e político para a atuação nos serviços substitutivos, em nível de prevenção, promoção de saúde, tratamento, reabilitação e inclusão social. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas práticas de terapia ocupacional baseadas em paradigmas que enfatizam a importância do tratamento e da inclusão do doente mental na sociedade, destacando-se uma experiência que vem sendo realizada em Botucatu-SP (Brasil), por uma organização não governamental. Conclui-se que a profissão, por congregar conhecimento interdisciplinar, e se ocupar das necessidades e dificuldades dos pacientes no cotidiano, apresenta um instrumental condizente com a assistência comunitária.

    Resumo em Espanhol:

    La asistencia psiquiátrica brasileña, desde su inicio, se basaba en la internación de los enfermos mentales en hospitales psiquiátricos y en su exclusión social. Desde el final del régimen militar, en la década de los ochenta, esta asistencia viene sufriendo transformaciones que proponen el tratamiento de los enfermos mentales en servicios comunitarios sustitutivos del hospital psiquiátrico. Ante las transformaciones de la asistencia psiquiátrica, la profesión Terapia Ocupacional, cuya práctica se abocaba a la ocupación de los pacientes en el interior de los hospitales, está empeñada en perfeccionarse teórica, técnica y políticamente para la actuación en los servicios sustitutivos, en las áreas de prevención, promoción de la salud, tratamiento, rehabilitación e inclusión social. El presente trabajo tiene como objetivo presentar algunas prácticas de terapia ocupacional fundamentadas en paradigmas que enfatizan la importancia del tratamiento y de la inclusión del enfermo mental en la sociedad, y destaca una experiencia que viene siendo realizada en Botucatu-SP (Brasil), por una organización no gubernamental. Se concluye que la profesión, por congregar conocimiento interdisciplinario y ocuparse de las necesidades y dificultades cotidianas de los pacientes, presenta un instrumento apropiado para la asistencia comunitaria.

    Resumo em Inglês:

    Since its inception, Brazilian psychiatric care has been based on interning the mentally ill in psychiatric hospitals and on the social exclusion of patients. Ever since the end of the military regime in the eighties, this assistance has been undergoing a transformation that proposes the treatment of the mentally ill by means of community services, replacing psychiatric hospitals. The occupational therapy profession, whose practice used to focus on the occupation of patients within hospitals, in the light of the transformation of psychiatric care, has sought theoretical, technical and political development for working in these substitutive services, in terms of prevention, health promotion, treatment, rehabilitation and social inclusion. The objective of this article is to present certain occupational therapy practices based on paradigms that emphasize the importance of treatment and inclusion of the mentally ill in society, highlighting an experience that is currently being carried out in Botucatu, São Paulo State, Brazil, by a non-governmental organization. It was possible to conclude that the profession, in uniting interdisciplinary understanding and in concerning itself with the needs and difficulties of patients' daily lives, presents an instrument conducive to community assistance.
  • O agente de saúde e a mudança: do espanto ao encanto Espaço Aberto

    Bichuetti, Jorge; Mishima, Silvana Martins; Matumoto, Silvia; Fortuna, Cinira Magali

    Resumo em Português:

    O presente texto é uma cartografia do encontro de trabalhadores da rede de serviços de saúde, graduandos, pós-graduandos e docentes em um seminário na EERP-USP que discutiu a temática PSF e o desafio das práticas de saúde inclusivas e solidárias. Trata-se de uma produção coletiva, registrada num diário de bordo no qual foram relatados afectos e perceptos durante o seminário e analisados sob a perspectiva da mudança, mudança do agir e do próprio agente das práticas de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente texto es un análisis del encuentro de trabajadores de la red de servicios de salud, graduantes, graduados y docentes en un seminario en la EERP-USP que discutió la temática PSF y el desafío de las prácticas de salud inclusivas y solidarias. Se trata de una producción colectiva, registrada en un diario de abordo en el que fueron relatados afectos y preceptos durante el seminario y analizados bajo la perspectiva del cambio, cambio en la actuación y en el propio agente de las prácticas de salud.

    Resumo em Inglês:

    This article is a cartography of a meeting of the employees of the healthcare services network, graduate and post-graduate students and professors, at a seminar at EERP-USP, at which the PSF Family Health Program was discussed, as well as the challenge posed by inclusive and solidary health practices. It is a group production recorded in a log in which affections and perceptions were recorded during the course of the seminar and then analyzed from the perspective of change and changing the style of action, as well as of the healthcare practice agents themselves.
  • O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa Espaço Aberto

    Pontes, Carlos Antonio Alves; Menezes Filho, Abel; Costa, André Monteiro

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende contribuir para o processo de criação de textos e projetos de pesquisa acadêmicos por estudantes de pós-graduação. Tomamos por base uma concepção construtivista do conhecimento, a aprendizagem como um processo contínuo de recomposição das estruturas cognitivas e contribuições de Humberto Maturana quanto ao papel central da emoção e da linguagem no nosso devir. É a partir de uma metáfora, a embriogênese, que propomos a geração de um projeto que, partindo de uma estrutura-padrão, vá constituindo-se em movimentos sucessivos, de forma similar ao desenvolvimento embrionário, associando seus componentes a células indiferenciadas que vão, simultaneamente, diferenciando-se e dando origem a esse todo-projeto. Ademais, incorporamos sugestões de um roteiro de critérios, para avaliar a redação, e de reflexões acerca dos fluxos emocionais e atitudes perante o desafio diante do papel ou da tela em branco, que nos podem auxiliar na vivência do processo criativo, de modo mais produtivo, consistente e prazeroso.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo pretende contribuir al proceso de creación de textos y proyectos de investigación académica, por estudiantes de postgrado. Tomamos como base una concepción constructivista del conocimiento; el aprendizaje como un proceso continuo de recomposición de las estructuras cognitivas y contribuciones de Humberto Maturana en lo que respecta al papel central de la emoción y del lenguaje en nuestro devenir. Es a partir de una metáfora, a embriogénesis, que proponemos la generación de un proyecto que, partiendo de una estructura estándar, se va constituyendo en movimientos sucesivos, de forma similar al desarrollo embrionario, asociando sus componentes a células indiferenciadas que van, simultáneamente, diferenciándose y dando origen a ese todo-proyecto. Además, incorporamos sugerencias de un guión de criterios, para evaluar la redacción, y de reflexiones acerca de los flujos emocionales y actitudes ante el desafío frente al papel o frente a la pantalla en blanco, que pueden auxiliarnos en la vivencia del proceso creativo, de forma más productiva, consistente y placentera.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to contribute to the study of the production of academic texts and research projects by post-graduate students. It relies on the constructivist conception of knowledge, whereby learning is seen as a continuous process of recomposition of cognitive structures, with contributions from Humberto Maturana on the central role of emotion and language in coming-to-be. It is suggested that the metaphor of embryogenesis is an apt one for the evolution of a research project. The research project begins with a template and takes shape during the course of successive phases, like an embryo, attributing its components to undifferentiated cells, which simultaneously differentiate themselves, giving rise to the project as a whole. The article also presents a series of criteria for evaluation of writing and reflection based on flows of emotion and attitudes, as a way of overcoming the challenge posed by the blank page or screen, which can help us to use our creative process in a more productive, consistent and pleasurable manner.
  • Doutores da ética da alegria Criação

    Masetti, Morgana
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br