Acessibilidade / Reportar erro
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2013
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • Universidade, cidade e liberdade no Século XIII: uma perspectiva de análise na história da educação

    Oliveira, Terezinha

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo é refletir sobre a relevância da História e da História da Educação na construção do sentimento e do ideal de liberdade. Urdiremos os fios que construirão o texto recuperando documentos medievais do século XIII. Trata-se de duas Cartas sobre a Universidade de Paris e uma referente à libertação de uma Comuna. Retomaremos, também, textos de Tomás de Aquino, pois em consonância com as questões de seu tempo debateu sobre a importância do desenvolvimento intelectivo para a vida em comunidade. A história evidencia que a liberdade não se conquista somente por meio das instituições, pois ainda que o homem viva sob a égide de instituições democráticas, só terá, de fato, liberdade quando detiver o conhecimento necessário para nortear suas ações, em vista de seus interesses particulares e em consonância com os interesses públicos. Por fim, observamos que nosso caminhar teórico segue a linha da história social, uma vez que nela encontramos a possibilidade de aliar a história, a memória e o filosofar para construir um conhecimento no qual o todo do ser humano - o material e o mental - é conservado.

    Resumo em Inglês:

    Our goal is to reflect on the relevance of History and the History of Education in building the feeling and the ideal of freedom. We will string the words that build the text together recovering the medieval documents of the thirteenth century. At stake are two letters on the University of Paris and one on the release of a Commune. We will also return to Thomas Aquinas's texts, as in accordance with the issues of his time debated on the importance of developing the intellect to community life. History shows that freedom is not achieved only through the institutions, because even though the man lives under the aegis of democratic institutions, he will only have freedom when he holds the necessary knowledge to guide his actions in view of his private interests and also according to public interests. Finally, we note that our theoretical walk follows the social history, since we find in it the possibility of joining history, memory and the philosophy to create a knowledge in which the whole of the human being - the material and the mental - is maintained.
  • A aula pública como instrumento preditor de desempenho docente no ensino superior

    Apio, Adriana Linhares; Silvino, Alexandre Magno Dias

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou a aula pública enquanto instrumento de seleção no ensino superior em uma IES privada com fins lucrativos, localizada no DF. A IES é autorizada junto ao Ministério da Educação - MEC e possui todos os seus cursos reconhecidos, bem como oferece pós-graduação lato sensu. A pesquisa teve como objetivo avaliar se a aula pública, enquanto instrumento de seleção é um bom preditor de desempenho docente no ensino superior em IES privada, sendo H1 - A aula pública é preditora do desempenho docente quando avaliado por alunos foi corroborada e H2 -Há forte correlação entre os resultados de Avaliação Pública - AP e da Avaliação Discente - AD. Em decorrência dos resultados observados, verifica-se a necessidade de melhorar o instrumento de avaliação de AP. Uma medida alternativa pode ser oferecer treinamento para as pessoas que avaliam. O método aplicado se define como pesquisa aplicada e de profundidade descritiva; estudo de campo, exploratória e análise documental, tanto dados primários quanto secundários.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a study that investigated the public lecture as an instrument of selection in higher education in a private for-profit college, committed to higher learning, located in Brasília. The college is authorized by the Ministry of Education - MEC, has all its programs accredited and offers postgraduate studies as well. The research aims to evaluate whether the public lecture as a means of selection is a good predictor of teacher performance in private higher education institutions. The questions were built as follows: Is a public lecture as a means of selection a good predictor of teacher performance? Is the public lecture as a predictor of teacher performance corroborated by the rating of students. There is a strong correlation between the results of the Public Evaluation and the Student Evaluation. Due to the results observed, there is a need to improve the assessment tool of Public Evaluation. An alternative measure might be to provide training for people who evaluate. The method applied is defined as applied and in depth descriptive research, field study, exploration and analysis of documents, both primary and secondary data.
  • Gestão nas escolas médicas e sustentabilidade dos programas de desenvolvimento docente

    Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consistiu em conhecer a percepção dos docentes, que trabalham em escolas médicas que utilizam métodos ativos de ensino/aprendizagem sobre o desempenho e a importância da gestão na sustentabilidade dos Programas de Desenvolvimento Docente (PDD). Os sujeitos desta pesquisa foram 115 professores do curso de medicina de uma Universidade Estadual que trabalham com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização e já desempenharam as diversas funções docentes propostas. Na coleta de dados utilizamos um questionário com assertivas relacionadas à temática pesquisada e análise do grau de concordância e/ou discordância que foram sistematizadas, classificadas, tabuladas e dispostas em gráficos. Para o aprofundamento da pesquisa, utilizamos a entrevista semi-estruturada, cujos dados foram submetidos à análise temática. Os resultados indicam fragilidades da gestão em relação à sustentabilidade do PDD. Os docentes ressaltam que este programa somente será efetivo se a gestão do curso garantir a sua sustentabilidade, o que implica assumir a sua importância, institucionalização, planejamento e apoio na implantação e execução. Eles não falam sobre a ação dos gestores dessa instituição no PDD, mas enfatizam sim o despreparo dos mesmos, as consequências dessa falta de preparo e assumem a necessidade do próprio preparo para assumir as funções de gestores propostas nos métodos ativos. Eles reconhecem a avaliação formativa como um importante instrumento de gestão, porém destacam que ela não tem sido utilizada de forma efetiva. No exercício de qualquer uma das suas atividades o gestor é constantemente avaliador, portanto, acredita-se que se a avaliação estivesse sendo utilizada pelos gestores como um instrumento formativo dos atores envolvidos e do processo de ensino/aprendizagem, nesta pesquisa, não teriam aparecido tantas fragilidades relativas à gestão, o que possivelmente permitiria maior sustentabilidade ao PDD. São necessários outros estudos que aprofundem esta discussão, uma vez que se trata de um tema de grande relevância e importância.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand the perception of teachers who work in medical schools that use active methods of teaching / learning about the importance of management performance and sustainability of a Faculty Development Program (PDD). The subjects were 115 medical school teachers in a State University that work with Problem Based Learning (PBL) and Problematization and they have performed many of the roles proposed. The data collected used a questionnaire with statements related to the topic researched and assess the degree of agreement and / or disagreement systematized, classified, tabulated and displayed on graphs. For further research, we used semi-structured interviews, and the data was submitted to thematic analysis. The results indicate weaknesses of management regarding the sustainability of the PDD. Teachers point out that this program will only be effective if the management of the course ensure its sustainability, thereby assuming its importance, institutionalization, planning and support in the implementation and execution. They do not talk about the actions of the managers of this institution in PDD but they do emphasize the unpreparedness of the team, the consequences of this lack of preparation and assumes the need to prepare itself to assume the functions proposed by the active methods. They recognize the formative evaluation as an important management tool and also emphasize that it has not been used effectively. In exercising any of its activities, the manager is constantly an evaluator, therefore, it is believed that if the assessment was being used by managers as an formative instrument of the actors involved and the process of teaching / learning, this research would not have appeared so many weakness in the management, which might allow greater sustainability to the PDD. It is necessary, other studies to broaden this discussion, since it is a topic of great relevance and importance.
  • Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes

    Silva, Glauco Peres da

    Resumo em Português:

    A evasão do ensino superior brasileiro ainda é um fenômeno pouco explorado pela literatura acadêmica. A pesquisa existente se divide em dois grupos: um busca entendê-la de maneira sistêmica (LEON; MENEZES-FILHO, 2002; SILVA FILHO et al, 2007) e outro, trata apenas de universidades públicas (CUNHA et al, 2001; ANDRIOLA et al, 2006). Ademais, questões metodológicas impedem a generalização dos resultados e sua aplicação em casos específicos. Este trabalho visa avançar sobre a necessidade de estabelecer estratégias para conter a evasão (TINTO, 1993), tendo como objeto uma instituição de ensino privada, a partir de sua base de dados de acompanhamento discente. Este procedimento torna a metodologia replicável com baixo custo. O objetivo é verificar quais variáveis observáveis influenciam a decisão discente de evadir. Os dados utilizados abrangem o período de 2006 a 2009 e, a partir de um modelo de duration, tem-se que a reprovação, o aumento nas mensalidades, a pendência nos pagamentos, o aumento na idade relativa e o sexo aumentam as chances de evasão. Por outro lado, percentual concluído do curso, a ausência de renda pessoal, a nota de português no processo seletivo, a participação no programa de nivelamento, a nota intermediária e a bolsa do Prouni reduzem as chances de desistência durante a graduação. Estes fatores devem ser vistos como influências sobre a evasão e não como sua causa, mas proporcionam condições de adotar medidas que reduzam a ocorrência deste fenômeno.

    Resumo em Inglês:

    Attrition in Brazilian higher education programs is little studied by scholars. Existent research can be divided in two groups: the first one tries to understand attrition from a systemic perspective (LEON; MENEZES-FILHO, 2002; SILVA FILHO et al, 2007); while the second one verifies its incidence in public universities (CUNHA et al, 2001; ANDRIOLA et al, 2006). Moreover, methodological issues prohibit generalizing results and applying them to specific situations. The present paper attempts to move forward on the necessity to reduce attrition rates in a traditional private university by using its student data base. This procedure makes the methodology replicable at low cost. The objective is to verify what covariates have impact on attrition. Data range from 2006 to 2009. A duration model was applied and the results show that failing a course, tuition raises, financial debts, sex and greater age increase drop-out chances. Meanwhile, course period, more time to study, intermediate grades and Prouni scholarship reduce attrition. All these aspects must be seen as influences on the drop-out decision, yet not as its cause. However, this information provides the means to stipulate a set of strategies intending to reduce attrition rates.
  • A discussão sobre avaliação nas reuniões anuais da ANPEd no período 2000 a 2010

    Silva, Itamar Mendes da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetiva refletir sobre e divulgar resultados de investigação que buscou identificar a presença da discussão da temática avaliação nos trabalhos e pôsteres disponibilizados no sítio da ANPEd no período de 2000 a 2010. Focou-se o espaço ocupado pela avaliação nos GTs em que se organizam as Reuniões Anuais. Os resultados do estudo qualitativo indicaram que a temática representa menos de 3% do total de trabalhos e que as origens principais destes são pesquisas. Os/as autores/as, em geral, têm apenas um trabalho sobre o tema divulgado nos Anais. Também foi possível identificar reduzido número de autores/as produzindo continuadamente sobre o tema e concentração da produção em instituições do sudeste.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to reflect on and release the results of an investigation that tried to identify the presence of assessment as a topic of discussion presented on posters and works available on ANPEd`s web page during the period from 2000 to 2010. It focused on the space taken by assessment in the WGs (working groups) that organize the annual meetings. The results of this qualitative study indicated that this topic represents less that 3% of the amount of works and that their main origin is research. Most of the authors have just one paper on this topic on the analyzed proceedings. It was also possible to identify a small number of authors continuously producing on this topic and a majority of productions from southeastern institutions.
  • Limites, possibilidades e desafios no processo de gestão e participação das IFES/UFT

    Carvalho, Roberto Francisco de

    Resumo em Português:

    Neste artigo buscamos explicitar a compreensão de participação na gestão da UFT conforme estudo realizado envolvendo os documentos institucionais e a percepção da comunidade universitária. A discussão acerca da participação na gestão da UFT teve como ponto de partida o entendimento do processo de regulação social resultante da imbricação das esferas pública e privada e das abordagens liberal e histórico-materialista de democracia. Neste sentido, tem sido fortalecida a esfera privada mercantil em detrimento da pública evidenciando-se a mercantilização da educação superior e suas características de natureza neoprofissional, heterônoma, competitiva e operacional. Assim, têm sido fortalecidos nas IFES/UFT os valores da democracia liberal/neoliberal minimalista, operacionalizados na lógica da gestão e da participação estratégico-empresarial. Nesta lógica, os obstáculos à participação no processo de gestão da UFT não diferem dos obstáculos à participação na sociedade de uma forma geral, e têm a ver com o modo de organização e efetivação do sistema de produção e reprodução social capitalista.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to clarify the understanding of participation in the UFT management according to a study of institutional documents and of the perception of the university community. The discussion about the participation in the UFT management had as starting point the understanding of the social regulation process and the intertwining of the public and private spheres and the liberal and historical-materialist approaches of democracy. In this way the mercantile private sphere has been strengthened in detriment of the public, evidencing the marketization of college education and its neoprofessional nature, heteronomous, competitive and operational characteristics. So, the liberal/neoliberal minimalist democracy values have been strengthened in the IFES/UFT, operationalized in the management logic and the business-strategic participation. In this logic, the barriers to the participation in the UFT management process do not differ from the society participation in general, and is related with the organizational mode and the enforcement of the capitalist production and reproduction system.
  • Avaliação da avaliação da pós-graduação em educação do Brasil: quanta verdade é suportável?

    Trevisan, Amarildo Luiz; Devechi, Catia Piccolo Viero; Dias, Evandro Dotto

    Resumo em Português:

    O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil vem sofrendo muitos questionamentos desde a sua origem. São muitas controvérsias que apontam para a queda no argumento de que tal sistema se justifica pela busca da excelência. Por trás desse discurso aparentemente convincente, escondem-se os seus efeitos ao longo dos últimos 40 anos: a grande concentração dos programas nas regiões centro-sul do país, tanto em nível de quantidade quanto de qualidade, além da desconsideração com a avaliação dos alunos pelo sistema. Diante disso têm-se levantado diversas dúvidas, entre elas podemos aduzir as preocupações emergentes do âmbito da Filosofia da Educação. A pergunta é se o problema não estaria na epistemologia de base subjetiva (justificação ideal) a que o sistema está ancorado, com pouca referência à verdade do mundo objetivo, tanto da realidade geográfica do país quanto da aprendizagem dos alunos. Para discutir a justificativa do sistema pela busca da excelência e a sua legitimidade prática, a proposta deste artigo se baseia nos aportes da obra Verdade e Justificação, do filósofo alemão Jürgen Habermas.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation system of post-graduation programs in education in Brazil has been undergoing many questions since its origin. There are many controversies that point to the fall of the argument that such a system is justified by the pursuit of excellence. Behind this seemingly convincing discourse hide its effects over the past 40 years: a large concentration of the programs in the south-central regions of the country, at both the quantity and quality levels, as well as the disregard for the student assessment by the system. Given this, several questions have been raised, among which we may adduce the concerns emerging from the scope of the Philosophy of Education. The question is whether the problem would not be in the epistemology of the subjective basis (ideal justification) in which the system is anchored, with little reference to the truth of the objective world, both in the geographical reality of the country and the student learning. In order to discuss the justification of the system as the pursuit of excellence and its practical legitimacy, the contributions of this article rely on the work Truth and Justification of the German philosopher Jürgen Habermas.
  • Tecnologias da informação e comunicação no ensino: um estudo bibliométrico e sociométrico de 1997-2011

    Bach, Tatiana Marceda; Domingues, Maria José Carvalho de Souza; Walter, Silvana Anita

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar as redes sociais de cooperação entre atores, compreendidos como autores e instituições, na publicação de artigos da temática de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como, os temas mais pesquisados no contexto brasileiro. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica e sociométrica dos artigos publicados nos eventos e periódicos da ANPAD e em teses e dissertações. Foram analisados 46 estudos do período de 1997 a 2011. Efetuou-se a análise bibliométrica e sociométrica dos dados, no tocante a: redes sociais de cooperação entre autores; autores mais prolíficos e com maior número de laços; indicadores estatísticos aplicados às redes sociais; redes sociais de cooperação entre instituições; instituições mais prolíficas e com maior número de laços; obras mais citadas. Complementarmente, realizou-se a análise de conteúdo do tipo temática, visando-se extrair os temas estudados. Para análise das redes sociais, exploraram-se as redes de coautoria. Verificou-se a baixa centralidade e alto índice de heterogeneidade das redes, o que aponta a fragmentação da estrutura de relacionamentos, havendo indícios de que as redes são características do tipo small worlds. As redes de cooperação entre instituições também apresentaram estrutura fragmentada. No tocante aos temas estudados, a maior concentração ocorreu sobre Implementação, Desenvolvimento e Gestão do E-learning. Em menor número, emergiram questões relacionadas ao ensino-aprendizagem em e-learning. Sugere-se que estudos futuros ampliem a discussão relacionada ao processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify the social networks of cooperation among actors, understood as actors and institutions, in the publication of articles on the theme of Information and Communication Technologies, as well as, the most researched themes in the Brazilian context. This study conducted a bibliometric and sociometric survey of articles published in the events and the journals of ANPAD and in theses and dissertations. A total of 46 studies were collected and analyzed between 1997 and 2011. The sociometric and bibliometric analysis of the data were conducted, regarding: social networks of cooperation among authors; and the most prolific authors with the greatest number of links, statistical indicators applied to social networks, social networks of cooperation among institutions; and the most prolific institutions with the greatest number of links; most cited works. In addition, a content analysis was conducted, of thematic type, aiming to extract the topics studied. For the analysis of social networks, the networks of co-authoring were explored. A low centrality and high heterogeneity index were observed in the networks, which points to the fragmentation of the structure of relationships, there are signs that the networks are characterized as small world types. Networks of cooperation among institutions also presented fragmented structure. In terms of the topics studied, the highest concentration occurred on Implementation, Development and Management of E-learning. In lower number, issues emerged related to teaching-learning in e-learning. It is suggested that future studies will expand the discussion related to the teaching-learning process.
  • Produção colaborativa e convergência de mídia na tv: uma proposta de inovação e tecnologia social para as tvs universitárias

    Adoryan, Adriano; Magalhães, Cláudio Márcio; Paschoal Neto, José Dias

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a proposta de desenvolvimento de projetos que visem à produção colaborativa de usuários distribuída por mídias convergentes com o objetivo de investigar o processo de inserção da mídia televisiva e dos recursos de interatividade, advindos da TV Digital, no conceito de usuário gerador de conteúdo, utilizando-se da rede brasileira de televisão universitária como locus de experimentação, assim como verificando suas potencialidades - dos projetos e das TVUs - enquanto inovadoras e detentoras de tecnologia social.

    Resumo em Inglês:

    This article reports a proposal on the development of projects aimed at users collaborative production distributed by convergent media with the purpose of investigating the process of insertion of televised media and of the interactivity resources, derived from Digital TV, within the concept of the content generating user, making use of the Brazilian university television network as a locus of experimentation, as well as verifying the potential - of the projects and of the University TVs - as innovators and holders of social technology.
  • A avaliação da produção textual nos vestibulares e outros concursos: a questão da subjetividade

    Mendes, Eliana Amarante de Mendonça

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da subjetividade na avaliação de redações em vestibulares e outros concursos e demonstrar a inviabilidade de se manter tal tipo de prova, dada a impossibilidade de se fazer justiça aos candidatos. Apresento uma sucinta revisão bibliográfica sobre o tema, alguns dados históricos sobre a avaliação através dos tempos e o estado da arte no Brasil. Analiso o sistema de avaliação de redações do ENEM, mostrando sua insustentabilidade. Apoio-me, teoricamente, em Bakhtin e em especialistas em avaliação. Apresento, também, uma pequena pesquisa empírica sobre o sistema de avaliação de redações do ENEM.

    Resumo em Inglês:

    I intend in this paper to offer some reflections on the problem of subjectivity in the writing assessment, in the examinations for access to the University and other public competitions in Brazil, and to demonstrate the unfeasibility of keeping such type of test, given the impossibility of doing justice to the candidates. I present a brief history of assessment over time, a succinct bibliographical summary on the subject and some data on the state of the art in Brazil. I analyze the system of writing assessment of the ENEM, showing its insustainability. I support myself, theoretically, in Bakhtin and specialists in assessment and evaluation. I present, also, a small empirical research on the system of writing evaluation of the ENEM.
  • A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado

    Vargas, Hustana Maria; Paula, Maria de Fátima Costa de

    Resumo em Português:

    O artigo trata da democratização da educação superior compreendida como um processo que se realiza integralmente com a conclusão dos cursos por parte dos estudantes, tendo como alvo privilegiado a inclusão das camadas subalternizadas. Mostra que, embora a grande maioria dos nossos estudantes trabalhe, as políticas públicas e a legislação brasileira não contemplam a particularidade dessa condição, dificultando a permanência do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na universidade. Discute esta problemática com foco num curso noturno ofertado em Instituições Federais de Educação Superior, as quais se encontram em processo de expansão, pretensamente inclusiva. Finalmente, considerando que as dificuldades de conciliação entre as atividades de estudo e trabalho são enfrentadas por políticas públicas de outros países, traz os casos português e cubano sobre o assunto, de forma a nortear possíveis encaminhamentos desse dilema em nosso país.

    Resumo em Inglês:

    The article treats democratization of higher education understood as a process which entirely takes place with the conclusion of the courses by the students, keeping as privileged target the inclusion of the subordinated social layers. It also demonstrates that, although the enormous majority of our students do work, the public policy and Brazilian legislation do not contemplate the specificity of this situation, making the permanence of the student-worker and the worker-student in the university very difficult. Besides, it brings this matter to discussion focusing in an evening course offered by Federal Institutions of Higher Education, which find themselves in process of expansion, supposedly inclusive. Ultimately, considering that the difficulties of conciliation between the studies and work activities are also faced by public policy in other countries, this article highlights the Portuguese and Cuban cases about the subject as a way to guide possible routes to this dilemma in our country.
  • O contexto angolano de formação matemática: um problema que se arrasta a partir da base

    Gungula, Eurico Wongo; Faustino, Arnaldo; Ugartemendía, Eglys Pérez

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo abordar o contexto angolano de formação matemática mediante critérios emitidos por professores, estudantes pré-universitários e universitários em torno dessa dinâmica. A problemática detectada nos Institutos pré-universitários e Superiores Pedagógicos em Angola está relacionada com a falta de motivação dos estudantes nas carreras de Matemáticas, devido à insuficiente contextualização que se consegue dos conteúdos programados, assim como a insistente utilização de enfoques epistemológicos e metodológicos que não levam suficientemente em conta a importância das Matemáticas e sua aplicação na solução de problemas concretos da vida. Isto leva à escassez de professores de Matemática com graus de mestrado e doutorado, como se observa atualmente em Angola. São utilizados o método histórico-lógico, a análise documental e a técnica de amostragem aleatória estratificada.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como objetivo, abordar el contexto angolano de formación matemática, mediante criterios emitidos por profesores, estudiantes pre-universitarios y universitarios en torno a esa dinámica. La problemática detectada en los institutos pre-universitarios y Superiores Pedagógicos en Angola, está relacionada con la falta de motivación de los estudiantes en las carreras de Matemáticas, debido a la insuficiente contextualización que se logra de los contenidos programados, así como la insistente utilización de enfoques epistemológicos y metodológicos que no tienen suficientemente en cuenta, la importancia de las Matemáticas y su aplicación en la solución de problemas concretos de la vida. Esto conlleva a la escasez de profesores de Matemática con grados de maestrías y doctorados, como se observa actualmente en Angola. Se utilizaron el método histórico-lógico, el análisis documental y la técnica de muestreo aleatorio estatificado.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to approach the Angolan context of mathematical formation, using criteria issued by teachers, pre-university and university students surrounding this dynamic. The problems identified in pre-university and Higher Pedagogical institutes in Angola, are related to the lack of motivation among students in mathematical careers, due to insufficient contextualization achieved by the programmed contents, as well as the insistent use of scientific and methodological approaches that do not sufficiently take into account the importance of Mathematics and its application in solving specific problems of life. This leads to a shortage of Mathematics teachers with masters or doctoral degree as currently observed in Angola. The historical-logical method will be used as well as documental analysis and stratified random sampling techniques.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br