Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 19, Número: 64, Publicado: 2017
  • Alocação de valor ao stakeholder funcionário e o efeito na competitividade do setor bancário Artigo

    Brandão, Isac de Freitas; Diógenes, Andressa Silva Miranda; Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Investigar a relação entre as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) voltadas para o stakeholder funcionário e a competitividade de bancos brasileiros. Metodologia: Realizaram-se duas análises estatísticas de associação entre as proxies de competitividade e as variáveis indicativas da responsabilidade social interna: o teste de Jonckheere-Terpstra e a análise de regressão com modelagem Feasible Generalized Least Squares (FGLS). A amostra é composta por 21 bancos com ações negociadas na BM&FBovespa no período de 2010 a 2014. Resultados: As práticas de RSC voltadas aos funcionários impactam o desempenho financeiro dos bancos. A remuneração dos funcionários tem uma relação positiva com o desempenho financeiro, e o índice de terceirização tem uma relação negativa, explicadas por uma maior produtividade dos funcionários. A rotatividade de pessoal e a participação feminina nos órgãos de gestão e governança estão diretamente relacionadas com os indicadores de competitividade, de forma negativa e positiva, respectivamente, sem relação com a produtividade dos funcionários. Contribuições: Os bancos que apresentam melhores práticas de RSC com seus funcionários têm ganhos financeiros superiores e mais produtividade. Existem itens específicos com potencial para desenvolver uma posição competitiva, agregando valor às empresas e ao funcionário. A pesquisa sustenta o argumento da necessidade de os gestores identificarem práticas de RSC que adicionam valor à firma e dos benefícios oriundos da alocação de valor ao stakeholder funcionário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper investigates the relationship between corporate social responsibility practices geared towards stakeholder employees and the competitiveness and productivity of Brazilian banks. Design/methodology/approach: We carried out two association statistical analyses between the proxies of competitiveness and the variables that indicated of internal social responsibility: the Jonckheere-Terpstra test and regression analysis with Feasible Generalized Least Squares (FGLS) modeling. The sample is made up of 21 banks listed in BM&FBovespa over the 2010-2014 period. Findings: The survey shows that corporate social responsibility practices geared towards employees impact the financial performance of banks. Employees’ salaries positively affected financial performance, and the latter was negatively affected by the rate of outsourcing, both explained by greater employee productivity. Employee turnover and female participation in management and governance bodies are directly related to competitiveness indicators, in a negative and positive way, respectively, with no regard to employee productivity. Originality/value: Banks that offer better CSR practices to their employees present greater financial gains and increased employee productivity. There are specific items that have the potential to lead to a competitive status, adding value to businesses and employees. This research argues that managers should identify the CSR practices that add value to their companies and the benefits derived from value allocation to employees.
  • Análise de alguns antecedentes da intenção empreendedora social entre os residentes do México Artigo

    Cavazos-Arroyo, Judith; Puente-Díaz, Rogelio; Agarwal, Nivedita

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa tem três objetivos. Primeiro, examinamos o papel dos valores sociais e sustentáveis como precursores da orientação à inovação social, levando em consideração o interesse nos retornos financeiros. Segundo, examinamos o papel da orientação à inovação social como antecedente da atitude empreendedora social. Terceiro, estudamos como a atitude, as normas subjetivas e a autoeficácia empreendedora influem na intenção de iniciar um empreendimento social entre residentes do México. Metodologia: Foram conduzidas 745 enquetes entre residentes de baixa renda do México que expressaram interesse em iniciar um empreendimento social. Usamos a modelação de equações estruturais para testar o modelo. Resultados: Os resultados mostraram a influência positiva dos valores sociais na orientação à inovação social, levando em consideração a influência dos interesses financeiros. A orientação à inovação social, a atitude empreendedora social, a autoeficácia empreendedora e as normas subjetivas foram identificadas como preditoras da intenção empreendedora social. Contribuições: O artigo oferece informações úteis sobre a importância dos valores para a compreensão da orientação à inovação social e a intenção empreendedora social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of our investigation is threefold. First, we assess the role of sustainable and social values as precursors of social innovation orientation, while taking into account interests as to financial returns. Second, we examine the role of social innovation orientation as an antecedent of a social entrepreneurship attitude. Third, we examine how attitude, subjective norms and entrepreneurship self-efficacy influence intentions of beginning a social entrepreneurship venture among Mexico residents. Design/methodology/approach: We conducted 745 surveys among low-income Mexico residents who expressed interest in initiating a social entrepreneurship venture. We used structural equation modeling to test the hypothesized model. Findings: Results showed the positive influence of social values on social innovation orientation, while taking into account the influence of financial interests. Social innovation orientation, an attitude toward social entrepreneurship, entrepreneurial self-efficacy and subjective norms were identified as positive predictors of social entrepreneurial intentions. Originality/value: The paper provides useful information about the importance of values to understanding social innovation orientation and social entrepreneurship intentions.
  • Fatores socioculturais e o empreendedorismo dos jovens nas regiões rurais Artigo

    Gómez-Araujo, Eduardo; Bayon, Manoj Chandra

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho tem por objetivo mostrar o impacto de dois importantes fatores socioculturais no nível da atividade empreendedora de jovens indivíduos nas regiões rurais. Metodologia: O estudo empírico é baseado em uma amostra coletada de uma pesquisa com população adulta, que foi analisada utilizando um modelo Logit que faz o controle para as fontes territoriais e de idade da heterogeneidade. O quadro teórico está ancorado em uma perspectiva de contingência que enfatiza as influências únicas do ambiente contextual na motivação do comportamento empreendedor. Resultados: Os principais achados deste estudo é que na Espanha a probabilidade de ser empreendedoramente ativo não difere para indivíduos jovens e para os mais velhos, e entre as regiões rural e urbana. Surpreendentemente, diferente do mostrado na maioria dos estudos, os modelos exemplares de empreendorismo não têm qualquer efeito no empreendedorismo dos jovens indivíduos nas regiões rurais da Espanha, enquanto que o impacto negativo do medo de fracassar no empreendedorismo dos jovens indivíduos nas regiões rurais é muito maior do que para o restante da população. Contribuições: Nossos achados revelam que o contexto (regional) tem um impacto mais significativo no empreendedorismo para alguns segmentos (jovens indivíduos) da população do que para outros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aims to demonstrate the impact of two important socio-cultural factors on the level of the entrepreneurial activity of young individuals in rural regions. Design/methodology/approach: Our empirical study is based on a sample collected from an adult population survey, and analyzed using a logit model that controls for territorial and aging sources of heterogeneity. Our theoretical framework is anchored on a contingency perspective that emphasizes the unique influences of the contextual environment in driving entrepreneurial behavior. Findings: The main findings of our study is that in Spain the likelihood of being entrepreneurially active is no different for young and old individuals, and between rural and urban regions. Surprisingly, unlike shown in most studies, entrepreneurial role models do not have any effect on the entrepreneurship by young individuals in rural regions of Spain, while the negative impact of fear of failure in the entrepreneurship on young individuals in rural regions is much higher compared to the rest of the population. Originality/value: Our findings reveal that the context (regional) has a more significant impact on entrepreneurship for some segments (younger individuals) of the population than for others.
  • A associação baseada em coopetição nas redes interorganizacionais do turismo: uma comparação entre Curitiba e Foz do Iguaçu, Brasil Artigo

    Chim-Miki, Adriana Fumi; Batista-Canino, Rosa Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo para analisar o contexto e o comportamento crítico da associação interorganizacional com base na estratégia de coopetição. Metodologia: A pesquisa é exploratória, com metodologia estatística descritiva. A coleta de dados baseou-se em um questionário de percepção empresarial aplicado a 545 empresas de turismo e a 49 associações empresariais locais em duas cidades brasileiras. Resultados: O principal resultado teórico foi a introdução de um modelo de associação (partnering) e suas variáveis baseadas na coopetição. O principal resultado empírico foi comprovar que a alta competição interna entre os participantes no setor de turismo é uma maior fonte de comportamento de coopetição do que a concorrência externa. Valores compartilhados, confiança mútua, complementaridade e conscientização das vantagens competitivas derivadas da parceria coexistem com a concorrência interna entre as empresas desse setor. Contribuições: A coopetição no setor de turismo é pouco pesquisada, mas este estudo confirma que é um comportamento híbrido muito apropriado para explicar as relações atuais nos mercados, além de representar as redes interorganizacionais geradas pelas associações empresariais. O valor dessa pesquisa foi fornecer uma escala para medir o contexto cooperativo e competitivo para a associação baseada na estratégia de coopetição, que pode ser aplicada a outras indústrias ou setores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper presents a model to analyze the context and critical behavior of interorganizational partnering based on the coopetition strategy. Design/methodology/approach: This research is exploratory, and makes use of descriptive statistical methodology. Data collection was based on an entrepreneurial perception survey applied to 545 tourism firms and 49 local business associations in two Brazilian cities. Findings: The main theoretical approach of this research was to introduce a partnering model, and its variables, based on coopetition - whereas its main empirical finding was to prove that the high internal competition among participants, within the tourism sector, is a greater source of coopetition behavior than external competition itself. Shared values, mutual trust, complementarity and awareness of the competitive advantages that result from partnering co-exist with the internal competition between firms belonging to this sector. Originality/value: Coopetition in the tourism sector has been little explored, but this study confirms that coopetition is a hybrid behavior which is very suitable to explain current market relationships; it also represents the interorganizational networks generated by business associations. The value of this research was to provide a scale to measure cooperative and competitive contexts on partnering based on the coopetition strategy, which can be applied to other industries or sectors.
  • Comportamento de cidadania organizacional: um olhar à luz dos valores e da satisfação no trabalho Artigo

    Andrade, Taís de; Costa, Vivian Flores; Estivalete, Vania de Fátima Barros; Lengler, Leticia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo principal deste estudo consiste em analisar a influência dos valores relativos ao trabalho e da satisfação no trabalho sobre os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), segundo a perspectiva dos colaboradores de uma empresa do setor educacional. Metodologia: Realizou-se uma survey junto a 244 colaboradores de uma empresa do setor educacional, com sede e filiais situadas no Rio Grande do Sul/Brasil. A empresa possui escolas de educação infantil, fundamental e médio, editora e cursos preparatórios para vestibulares e concursos, atuando no setor educacional desde 2001. Resultados: Os principais resultados revelaram que os valores relativos ao trabalho e a satisfação no trabalho influenciam positivamente os CCO, sendo os valores Conformidade, Universalismo e Benevolência e a Satisfação com a chefia as variáveis independentes de maior influência. Destaca-se que a única variável independente pesquisada que não exerceu influência sobre os CCO foi o valor Poder. Contribuições: Os resultados encontrados irão possibilitar uma reflexão acerca dos motivos que levam esses indivíduos a trabalhar, sua satisfação com o trabalho realizado e sua influência nos comportamentos de cidadania organizacional. Além disso, poderá fornecer subsídios para que o setor educacional, ao avaliar a perspectiva de seus profissionais sobre seus anseios, interações e comportamentos no ambiente laboral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: - The main goal of this study is to analyze the influence of work related values and work satisfaction on the Organizational Citizenship Behaviors (OCB), according to the perspective of the employees of a company from the education sector. Design/methodology/approach: A survey was carried out with 244 employees of a company located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The company covers publishers, elementary school and high school levels, and preparative courses for Vestibular (university entrance exam) and Concursos Públicos (exams to be admitted to the civil service), and they are acting in the education sector since 2001. Findings: The main results reveal that the work related values and work satisfaction positively influence the OCB, and the main values with higher influence on OCB are Conformity, Universalism, Benevolence, and the Satisfaction with the boss, which are the independent variables with higher influence. The only value researched that has no influence on the OCB was Power. Originality/value: The results will enable a reflection on the reasons that make these individuals work, their satisfaction with the work done and its influence on the organizational citizenship behaviors. Additionally, they may provide subsidies for the education sector, to assess the prospect of their professionals regarding their concerns, interactions and behaviors in the workplace.
  • O ato performático da reestruturação organizacional sob a ideologia da gestão baseada em valor Artigo

    Saltorato, Patrícia; Benatti, Glauco

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo do artigo é apresentar a dinâmica envolvendo um processo de reestruturação organizacional conduzido em uma subsidiária brasileira de uma grande e centenária corporação industrial americana que argumentava buscar, por meio desse processo, a valorização das ações da empresa, mas cujos resultados destacam a dissonância entre as promessas e os resultados de tal processo, explicitando seu caráter simbólico-performático. Metodologia: O método de estudo utilizado foi o estudo de caso. A coleta de dados envolveu a participação observante de um gerente da empresa (2010-2015); a realização de entrevistas não estruturadas a gerentes, diretores e ao CFO da empresa (2013-2015); a pesquisa documental a fontes documentais internas e públicas da empresa (2010-2015); a pesquisa bibliográfica a artigos científicos, imprensa de negócios, analistas de mercados e mídia especializada (2010-2015). Resultados: As narrativas de sucesso encontradas nos reportes da companhia retratam o mito da reestruturação como uma estratégia contínua por meio da qual a empresa reforça seus esforços na entrega de bons resultados aos acionistas. E, apesar dos resultados do estudo de caso não corroborarem tais narrativas, seu caráter performático legitima o engajamento da empresa em prol da ideologia da gestão baseada em valor perante os atores do mercado de capitais, ainda diante da adoção de posturas anti-shareholders, como medidas anti-takeovers, a unificação das posições de CEO e chairman, as regalias do CEO da empresa etc. Contribuições: Paradoxalmente, a empresa pesquisada, apesar de operar sob a lógica fria das finanças e pressionada pela criação de valor ao acionista, se revelou sujeita a uma dinâmica na qual a busca por legitimidade simbólica desempenha um papel decisivo na manutenção de sua posição dentro da hierarquia do campo socialmente construído do management frente aos demais atores presentes ao campo, revigorando os preceitos da Teoria de Campo de Bourdieu e a Teoria Neo-Institucionalista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper’s objective is to present the dynamics involving an organizational restructuring process conducted in a Brazilian subsidiary of a centenary American industrial corporation which claimed to be seeking, by means of this process, to increase the value of the company’s shares, but, which results reveal the distance between the promises and outcomes of this process, unveiling the symbolic-performative nature of such a process. Methodology: The chosen research method was the case study. The data collection involved the participant observation of a company manager (2010-2015); the conduction of non-structured interviews to the company’s managers, directors and CFO (2013-2015); documental research to the company’s internal and public sources (2010-2015); and bibliographical research to scientific papers, business press, market analysts and specialized media (2010-2015). Results: The narratives of success found in the company’s reports portray the restructuring myth as a continuous strategy, through which the company reinforces its efforts in delivering good results to shareholders. And, despite the outcomes of the case study not supporting these narratives, its performative nature legitimize the company’s commitment to the SHV management ideology towards stakeholders of the capital market, even in face of the adoption of anti-shareholders’ postures, such as anti-takeovers measures, the merging of the CEO and Chairman positions, its CEO perks, etc. Contributions: Paradoxically, although the researched company operates under the cold logic of finances, and under pressure to create shareholder value, it revealed to be subject to the dynamics in which the search for symbolic legitimacy plays a decisive role in maintaining its position within the hierarchy of the socially constructed field of the Management in face of other stakeholders present in the field, reinvigorating the precepts of Bourdieu’s Field Theory and the Neo-Institutional Theory.
  • Identificação organizacional entre funcionários públicos brasileiros: um estudo no setor cultural Artigo

    Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves; Araujo, Fábio Francisco de; Abreu, Ana Lúcia de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a identificação de funcionários públicos com as organizações em que atuam por meio da análise de seus determinantes e das suas consequências, para subsidiar políticas de gestão de recursos humanos nessas organizações. Metodologia: O estudo se baseia em dados levantados em duas instituições públicas federais da área da cultura, denominadas neste estudo pelas metáforas “Jovem Executiva” e “Velha Senhora”. Para coleta dos dados, adotou-se um questionário estruturado, utilizado em ambas as organizações, respondido voluntariamente por colaboradores das empresas. Os modelos de mensuração e estrutural foram avaliados por meio da modelagem estrutural com Partial Least Squares (PLS). Resultados: A análise dos dados indica que o alinhamento entre os valores do indivíduo e os valores da organização está associado à identificação dos funcionários com a empresa. Os resultados revelam que há maior identificação organizacional entre os funcionários da “Velha Senhora”, como consequência do maior alinhamento de valores individuais desses funcionários com os valores das organizações federais às quais estão vinculados. O nível de identificação dos funcionários influencia a cidadania organizacional e a intenção de sair da empresa. Contribuições: O estudo contribui para a investigação de antecedentes da identificação organizacional entre funcionários de empresas públicas brasileiras, apresentando evidências que avançam o conhecimento sobre o tema e dão subsídios para a formulação de políticas de gestão no setor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to understand the identification of public employees with the organizations in which they work by analyzing its determinants and consequences, in order to subsidize human resource management policies within these organizations. Design/methodology/approach: The study is based on data collected from two federal public institutions in the cultural sector, hereby metaphorically named “Young Executive” and “Older Lady”. A structured questionnaire was developed and voluntarily answered by employees from both organizations. The measurement and structural models were evaluated through structural equations, applying Partial Least Squares (PLS). Findings: Data analysis indicates that alignment between individuals’ values ​​and the values ​​of organizations is related to employees’ organizational identification with the company. The results show that there is greater organizational identification among “Older Lady” employees, as a consequence of their greater alignment to it in comparison with “Young Executive” employees. The level of organizational identification influences employees’ organizational citizenship and intention to leave these organizations. Originality/value: The study contributes to understand organizational identification among Brazilian public company employees, presenting evidence that advance knowledge on the subject and subsidize the formulation of management policies in the sector.
  • Práticas de qualidade, responsabilidade social corporativa e o critério “resultados na sociedade” do modelo EFQM Artigo

    Río-Rama, María de la Cruz del; Álvarez-García, José; Coca-Pérez, José Luis

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar se as práticas de gestão da qualidade implementadas e realizadas pelos estabelecimentos de alojamento rural estudados influenciam os resultados na sociedade obtidos pelas organizações, sendo esses resultados entendidos como a participação na mesma e o desenvolvimento da comunidade local. Metodologia: A metodologia de trabalho consiste em uma análise fatorial exploratória e confirmatória para aferir as propriedades psicométricas das escalas de medida. As hipóteses de relação entre os fatores críticos e os resultados na sociedade são examinadas utilizando-se o modelo de equações estruturais. Resultados: O estudo evidencia a existência de uma relação frágil entre os fatores críticos da qualidade e os resultados na sociedade dos estabelecimentos de alojamento rural. Os resultados sugerem que a gestão de processos é a única prática de qualidade que tem um efeito direto sobre os resultados na sociedade. Os restantes fatores críticos são considerados antecedentes da mesma. Contribuições: A contribuição deste estudo, que explora o impacto dos fatores críticos da qualidade na sociedade, é confirmar que existe um efeito desses fatores nos resultados na sociedade (responsabilidade social e ambiental), por meio da relação direta da gestão de processos. Muito poucos estudos examinam essa relação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this research is to analyze whether quality management practices implemented and carried out by the rural accommodation establishments under study influence society results obtained by organizations, which are understood as the participation therein and the development of local community. Design/methodology/approach: The working methodology consists of carrying out an exploratory and confirmatory factor analysis in order to test the psychometric properties of measurement scales, and the hypothesized relationships between critical factors and society results are examined using structural equation modeling. Findings: The study provides evidence of a weak relationship between the critical factors of quality and society results in rural accommodation establishments. The results suggest that process management is the only quality practice that has a direct effect on society results and the rest of the critical factors are considered antecedents of it. Originality/value: The contribution of this study, which explores the impact of the critical factors of quality on society results, is to confirm that there is an effect of the critical factors of quality on society results (social and environmental responsibilities) through the direct relationship of process management. Very few studies examine this relationship.
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br