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Journal of Transport Literature, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2012
  • Introducing the volume 6, number 2 of JTL

  • Mensuração das necessidades de transporte de idosos Research Directory

    Wasfi, Rania; Levinson, David; El-Geneidy, Ahmed

    Resumo em Português:

    Os sistemas de transporte são construídos com a intenção de servir as comunidades, proporcionando acessibilidade e mobilidade. No entanto, os idosos que residem nessas comunidades enfrentam desafios diferentes em comparação com os passageiros regulares. Idosos têm necessidades especiais em termos de destinos desejados e desafios enfrentados devido a limitações em mobilidade e diminuição dos níveis de acessibilidade, onde eles residem. Na presente pesquisa discutimos as conclusões principais de uma pesquisa com questionários enviados por correio realizada em Hennepin County, Minnesota, para medir as necessidades atendidas e não atendidas de transporte urbano de idosos. Em comparação com a pesquisa anterior, este estudo utiliza dados primários coletados em vez de confiar em pesquisas com viajantes, que não medem as necessidades não atendidas de transporte urbano de idosos. Os resultados deste estudo é consistente em termos de medir o comportamento de viagem existente de idosos, o que aumenta nossa confiança na informação a ser recolhida relacionada com as necessidades não atendidas de transporte de idosos. Revelou-se que os idosos são independentes e se baseiam principalmente na utilização de automóvel para alcançar destinos desejados, em uma proporção mais elevada em comparação com o resto da população. A maioria dos idosos relatou que, embora sejam atualmente independentes, eles sabem que tal independência não é permanente e eles têm de aprender mais sobre as alternativas disponíveis a eles. Este estudo ajuda os engenheiros e planejadores de transporte para uma melhor compreensão dos desafios atuais e futuros que terão de enfrentar com uma população envelhecida.

    Resumo em Inglês:

    Transportation systems are built with the intention to serve communities by providing accessibility and mobility. Yet seniors residing in these communities face different challenges compared to regular commuters. Seniors have special needs in terms of desired destinations and challenges faced due to limitations in mobility and decline of accessibility levels where they reside. In this research paper we discuss major findings from a mail-out mail-in survey conducted in Hennepin County, Minnesota to measuring met and unmet urban transportation needs of seniors. Compared to previous research this study uses primary collected data rather than relying on travel surveys, which does not measure the unmet urban transportation needs of seniors. The findings from this survey is consistent in term of measuring the existing travel behavior of seniors, which raises our confidence in the information being collected related to the unmet transportation needs of seniors. Seniors are found to be generally independent and rely mainly on auto usage to reach desired destinations at higher rates compared to the rest of the population. The majority of seniors reported although they are currently independent they do know that such independency is not permanent and they have to learn more about alternatives available to them. This study helps transportation engineers and planners in better understanding the current and future challenges that they will face with an aging population.
  • Um modelo híbrido simulação-otimização para análise de capacidade de um sistema de transporte ferroviário de granéis agrícolas em ciclo fechado Diretório De Pesquisa

    Camargo, Pedro Veiga de; Cunha, Claudio Barbieri da

    Resumo em Português:

    Neste artigo é proposto um modelo híbrido simulação-otimização para a análise de políticas operacionais para o transporte ferroviário de grãos em um sistema fechado que possibilitem aumentar a sua capacidade global. O núcleo do modelo proposto é um sistema de simulação discreta por eventos desenvolvido em linguagem "Visual Basic for Applications" (VBA), o qual possibilita analisar regras mais flexíveis para decisões quanto ao tratamento de filas. Mais especificamente, dez decisões relacionadas às operações ferroviárias (alocação de ativos ferroviários e gestão de filas) são substituídas por regras de priorização que buscam refletir as decisões tomadas na prática. É também proposta uma heurística baseada no algoritmo de Hooke & Jeeves para determinar o melhor subconjunto de regras de priorização. O modelo foi aplicado a um problema real que corresponde ao sistema de transportes de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória a Minas e pelo o Porto de Tubarão. Os resultados demonstram que essas regras de priorização proporcionam maior capacidade global do sistema quando comparadas as decisões mais simples próprias de um modelo de simulação discreta por eventos.

    Resumo em Inglês:

    In this article we propose a hybrid simulation-optimization model to analyze alternative operational policies for the rail transport of grains in a closed loop system aiming to increase its overall capacity. The core of the proposed model is a discrete event simulation system developed in "Visual Basic for Applications" (VBA) that allows more flexible rules to be analyzed for the main decisions regarding queues. In our model ten different decisions related to rail operations (mainly rail asset allocation and queue management) are replaced by prioritization rules that aim to more closely reflect how decisions are made in practice. We also propose an optimization approach based on Hooke & Jeeves algorithm in order to determine the best subset of prioritization rules. Our model was applied to a real-world problem related to a grain transportation system composed of Centro-Atlântica and Vitória a Minas Railways and the Port of Tubarão. The results show that these prioritization rules can effectively yield to increased overall system capacity when compared to simpler decisions allowed by a discrete event simulation model.
  • Análise envoltória de dados como mecanismos de avaliação e monitoramento do desempenho do programa de manutenção de hidrovias interiores Diretório De Pesquisa

    Santos, José Teixeira de Araújo Neto; Cardoso, Poliana; Moita, Márcia Helena Veleda

    Resumo em Português:

    As hidrovias interiores desempenham um papel relevante no Brasil, representam em alguns casos fatores determinantes nos corredores estratégicos de desenvolvimento. As características físicas e operacionais das vias navegáveis interiores são mantidas pelo Programa de Manutenção de Hidrovias. Estudos mostram que as atividades de manutenção das hidrovias são insuficientes, existe deficiência na atualização e divulgação dos registros indicativos das condições de navegabilidade, deficiência dos instrumentos de controle, insuficiência de mecanismos de avaliação e monitoramento do desempenho do Programa. O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficiência das atividades desenvolvidas pelos gestores e executores do Programa de Manutenção de Hidrovias a partir da metodologia DEA -Análise Envoltória de Dados. Concluiu-se que independente da carência de recursos financeiros e da sistemática de repasse de recursos para as administrações hidroviárias, a AHINOR e a AHIMOR apresentam uma qualidade na navegabilidade que condiz com esses investimentos recebidos, o que as eleva a eficiência máxima. Verificou-se que 71% das administrações hidroviárias apresentam uma ineficiência média de 26% na aplicação dos recursos que visa garantir as condições de navegabilidade, o que permite concluir que as atividades de manutenção das hidrovias são deficientes.

    Resumo em Inglês:

    The waterways in Brazil have a relevant role as they represent determinant factors in some cases in the strategic corridors of development. The physical and operational features of the navigable country ways are kept by the Program Waterways Support. Studies show the support activities of the waterways are not enough, as there is the deficiency in the update and divulgation of the indicative records of navigability, deficiency of the instruments of control, insufficiency of the mechanisms of evaluation and monitoring of the development of the program. The objective of the research is to evaluate the efficiency of the activities developed by the managers and performers of the waterway support program based on the DEA methodology - Envelopment Analysis of Data. It was concluded that regardless of the lack of financial resources and the systematic transfer to the general Waterway, only 25% of navigable waterways have that matches the investments received, which elevates them to maximum efficiency. It was also found that 71% of administrations are inefficient Waterway, between the average inefficiency in products of seaworthiness and 26%, which indicates that the navigability of waterways is flawed.
  • Ônibus versus avião: determinantes da escolha entre modo de transporte Diretório De Pesquisa

    Rosalino, Jackson

    Resumo em Português:

    Neste artigo, desenvolveu-se um conjunto de modelos que explicam a escolha racional entre viajar de ônibus ou de avião. Para realizar tais objetivos, utilizou-se um modelo básico de microeconomia, no qual o agente representativo ao tentar maximizar sua função utilidade deverá escolher um módulo de transporte para realizar a viagem que permite obter este resultado. Fez-se também a associação entre renda mínima para se viajar de avião e a distância a ser percorrida. Concluí-se que há uma relação negativa, isto é, conforme a distância a ser percorrida aumenta, o valor da renda mínima para se viajar de avião decresce. Tal fenômeno decorre, basicamente, da relação negativa entre preços relativos (valor da passagem aérea (R$/KM) sobre o da passagem rodoviária) em função da distância a ser percorrida. Isto é, conforme a distância da viagem aumenta, menor é o preço relativo acima definido. Entendendo renda mínima para se viajar de avião como uma restrição aos indivíduos, entende-se porque quanto maior a distância, maior é o número potencial de passageiros a utilizar avião: a renda mínima para usar este modo de transporte decresce em função da distância.

    Resumo em Inglês:

    In this paper it was elaborated a set of models to explain the rational choice between traveling by bus or airplane. It was used a basic model of microeconomics so the economic agent will choose the mode of transport that maximize his utility function. Moreover, it was estimated the relation between minimum income earned by the agent to travel by airplane and the distance to be traveled. It was found that there is an inverse relationship, as the distance to be traveled is increased the value of the minimum income is decreased. This phenomenon arises from the inverse relationship between relative prices and distance to be covered. Assuming the minimum income to travel by plane as a restriction on individuals, it was deduced that a greater distance increases the potential number of people using airplane, as well the minimum income to use this mode of transport decreases with greater distance.
  • Eficiência de empresas aéreas: uma análise baseada no modelo de Li & Reeves Diretório De Pesquisa

    Pereira, Eliane Ribeiro; Silveira, Juliana Quintanilha da; Chaves, Maria Cecilia de Carvalho

    Resumo em Português:

    A desregulamentação do setor aéreo nacional trouxe um expressivo aumento da competitividade entre as companhias aéreas, impulsionando-as a atualizar continuamente suas estratégias de ação. Este artigo estuda o desempenho operacional dessas companhias, a partir da contraposição dos resultados obtidos no modelo DEA Clássico e dos Índices de Eficiência MCDEATRIMAP. O uso de tal metodologia permite reduzir o número de unidades na fronteira de eficiência, possibilitando uma melhor avaliação das companhias aéreas investigadas.

    Resumo em Inglês:

    The deregulation of the domestic airline industry brought a significant increase in competition between airlines, pushing them to continuously update their strategies. This article reviews the operating performance of these companies, from the contrast in the results of DEA classic model and MCDEA-TRIMAP efficiency indicators. The use of such methodology reduces the number of units on the efficient frontier and allows a better evaluation of them.
  • Análise de alternativas para aumento da produtividade e qualidade operacional de terminais de cargas em aeroportos por meio de simulação computacional Diretório De Pesquisa

    Mendes, Davi Santos; Correia, Anderson R.; Tozi, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Este trabalho utiliza a metodologia de simulação para avaliar a qualidade e a produtividade dos sistemas logísticos do terminal de cargas (TECA) de importação do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos. O sistema logístico foi simulado por meio do software ARENA, cujo modelo apresentou resultados consistentes com aqueles observados nas visitas de coletas de dados de campo. Os resultados da simulação indicam que mudanças na velocidade de esteiras de armazenagem e a adoção da estratégia de armazenagem por popularidade melhorariam significativamente os indicadores de tempo de espera na entrada e saída, tempo total de armazenagem e de produtividade da armazenagem.

    Resumo em Inglês:

    This work applies computational simulation concepts in order to evaluate the quality and productivity of logistics systems of the import cargo terminal at Campinas/Viracopos International Airport. The logistic system was simulated by use of ARENA software, which model presented consistent results, by comparison with real data, collected through field visits. The simulation results indicate that changes on the speed of storage belts and the adoption of frequency placement stock location strategy could significantly improve the indicators of waiting time (at the entrance and exit of storage), total storage time and storage productivity.
  • La calidad de los hubs de América Latina

    Lipovich, Gustavo

    Resumo em Espanhol:

    La medición de la calidad de los hubs, es una tarea que se encuentra en pleno desarrollo con importantes innovaciones que se fueron sucediendo en los últimos años. Sin embargo, el estudio basado en América Latina, exige de ciertas calibraciones en las metodologías más aceptadas, por las propias particularidades del mercado aerocomercial de la región analizada. En este sentido, se retoman las consideraciones básicas respecto al concepto hub, que son útiles para la correcta interpretación de un término que cuenta con acepciones variadas. El objetivo es hacer un análisis comparativo de la calidad de los hubs, estudiando la concentración temporal de las operaciones, en base a las conexiones indirectas realizadas por una misma línea aérea. Los resultados de esta medición, realizada sobre un total de 60 hubs latinoamericanos, muestran que no es posible trazar vinculaciones directas o tendencias generales respecto a indicadores de calidad operativa de hubs.

    Resumo em Inglês:

    The measurement of hub quality is a continuous growing activity with significant innovations that take place in recent years. Therefore, the study based in Latin America, needs some calibrations in most of the accepted methodologies, because of the own particularities of the airline market of the analyzed region. In this sense, basic considerations related with the hub concept are reviewed, because it is useful to make correct interpretations of a term that have multiple meanings. The objective consists on the realization of a comparative analysis of hub quality by studying the temporal concentration of flows, based on indirect online connections. The results of this measurement made over 60 Latin American hubs, shows that it is not possible to make direct relations or general trends in respect to hub operative quality.
  • Aplicação da função Cobb-Douglas para análise da produtividade no setor aéreo: o caso da Gol Diretório De Pesquisa

    Kuroda, Ernesto Tiaki; Kalfas, Alan Joseph; Eller, Rogéria de Arantes Gomes

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação da função Cobb-Douglas como ferramenta para análise da produtividade no setor aéreo. Uma série de dados da empresa Gol Linhas Aéreas foi selecionada para estimar uma função de produção utilizando variáveis que representassem o capital e o trabalho como insumos principais. A série de dados foi analisada em três partes: a primeira, do primeiro trimestre de 2003 até a aquisição da Varig, no segundo trimestre de 2007; a segunda, que considera o período após aquisição da Varig; e a última, considerando o período completo, de 2003 até 2009. Os resultados mostram que com a compra da Varig há redução da produtividade da empresa observada pela redução da participação do fator trabalho nos resultados medidos em passageiro-quilômetro transportado. Esse efeito se deve ao aumento do número de trabalhadores na nova empresa, sem que houvesse consequente aumento da produção. Os resultados são consistentes com a teoria econômica, embora o período de análise deva ser considerado como curto prazo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the application of the Cobb-Douglas function as a tool for productivity analysis in the airline industry. A series of data from Gol Airlines was selected to estimate a production function using variables that represent capital and labor inputs. The data set was analyzed in three parts: first, from the first quarter of 2003 through the acquisition of Varig, in the second quarter of 2007; the second period after considering the acquisition of Varig, and the last one, considering the whole period from 2003 to 2009. The results show that the acquisition of Varig reduced the productivity observed by the reduction of the participation of labor in the results measured in revenue passenger kilometers. This effect is due to the increase in the number of workers in the new company, with no resulting increase in production. The results are consistent with the economic theory, although the period of analysis must be considered as a short term.
  • Roteirização em arcos com um sistema de informações geográficas para transportes: aplicação em coleta de resíduos sólidos urbanos Diretório De Pesquisa

    Lima, Renato da Silva; Lima, Josiane Palma; Silva, Thiago Vitali De Vito

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho é utilizar o Sistema de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta para a roteirização do sistema de coleta resíduos sólidos urbanos (RSU). A partir da base de dados geográficos do sistema viário de Itajubá (MG), foram georeferenciadas os dados relativos à coleta de RSU da empresa responsável por prestar o serviço na cidade. De posse desses dados, foram simulados no SIG cenários de roteirização nos setores de coleta, utilizando a rotina de roteirização em arcos do SIG. As simulações possibilitaram avaliar a qualidade das rotas atuais e possíveis cenários de melhoria, visando à minimização da distância percorrida e, conseqüentemente, a redução dos custos envolvidos. Os resultados gerais mostraram que a rotina de roteirização presente no SIG é adequada e oferece resultados de boa qualidade, desde que as variáveis mais sensíveis do problema (taxa de geração de resíduos e velocidade dos caminhões) sejam obtidas com precisão.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to use the Geographic Information System (GIS) as a routing tool for urban solid waste (USW) systems. The data from the vehicle used in the USW collection system was put in the GIS database, obtained directly from the company responsible for the service in Itajubá city (MG). With this data, scenarios of the routing system were simulated in GIS, using the GIS ArcRouting algorithm. The goal of the simulations was to evaluate the quality of the current route system and sought solutions that minimize the distance covered by the vehicles and, consequently, the reduction of the involved costs. The general results showed the GIS ArcRouting algorithm to be adequate and as obtaining good results, since that the most important problem's variables (tax of waste generation and vehicle speed) are attained with precision.
  • Aplicabilidades da análise multicritério às problemáticas de decisão no transporte rodoviário de produtos perigosos: uma perspectiva teórica Ensaios & Literaturas

    Lieggio Junior, Marne; Granemann, Sérgio Ronaldo; Souza, Osmar Ambrósio de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação das ferramentas de AMD nos processos de tomada de decisão envolvendo as atividades do transporte rodoviário de produtos perigosos. O quadro teórico de referência aborda: a Teoria de Apoio Multicritério à Decisão, incluindo a classificação dos problemas multicriteriais e etapas elementares do processo de decisão; os riscos no transporte rodoviário de produtos perigosos e a necessidade de tomada de decisões precisas; e a inter-relação entre os tipos de problemas de decisão nesse tipo de transporte e as ferramentas de apoio multicritério. A metodologia utilizada na confecção do trabalho teve caráter exploratório, alicerçando-se em revisão bibliográfica e nas práticas operacionais de mercado. Os resultados da pesquisa mostraram que, embora as ferramentas disponíveis para a análise multicriterial sejam importantes como apoios aos processos de tomada de decisão, não existe uma ação dita melhor, mas sim uma solução de compromisso que depende fortemente dos perfis e personalidades dos atores; das circunstâncias subjacentes ao processo de tomada de decisão; da forma como o problema é apresentado; da informação existente no momento da necessidade da tomada de decisão e do método usado para suportar o problema.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to analyze the application of tools from AMD in the process of decision making involving the activities of road transport of dangerous goods. The theoretical frame of reference covers: Theory of Multicriteria Decision Aid, including the classification of multicriteria problems and elementary steps of the decision process, the risks in road transport of dangerous goods and the need for making accurate decisions, and the interrelationship between types of decision problems in this type of transport tools and multicriteria. The methodology used in making the work was exploratory in nature, basing themselves on literature and operational practices of the market. The survey results showed that, while the tools available for analyzing multi-criteria are important to support the processes of decision making, there is not a action dictates best, but a compromise solution that depends heavily on profiles and personalities of the actors, the circumstances underlying the process of decision-making on how the problem is presented, the information available at the time of need decision-making and the method used to support the problem.
  • Competição intermodal com trem de alta velocidade Ensaios & Literaturas

    Paiva, Iara

    Resumo em Português:

    A implantação de um trem de alta velocidade em determinada região pode causar grande impacto nos outros modais de transporte existentes nessa região. O presente trabalho tem como objetivo analisar esse impacto no Brasil e em outros países do mundo. Em Taiwan, a reação dos meios de transporte, com relação a preços e frequências, foi estimada através da Teoria dos Jogos. Observou-se que as companhias aéreas perderam uma participação de mercado maior do que os outros modos de transporte.

    Resumo em Inglês:

    The deployment of a high speed train network in a certain region may cause a great impact on the other transportation modes of this region. The present paper aims to analyze this kind of impact on Brazil and other countries worldwide. In Taiwan, the reaction of transportation modes, with respect to price and frequency, was estimated by the means of the Game Theory. It was observed that the airlines lost a larger market share than that of other transportation modes.
  • Mensuração econômica da emissão de CO2 da frota dos transportadores autônomos de cargas brasileiros Ensaios & Literaturas

    Cruvinel, Rodrigo Rosa da Silva; Pinto, Paulo Victor Hermetério; Granemann, Sérgio Ronaldo

    Resumo em Português:

    O trabalho tem como objetivo mensurar os possíveis benefícios ambientais e econômicos advindos do estímulo a renovação da frota de caminhões dos transportadores autônomos de cargas brasileiros. O artigo foca dois pontos específicos: a redução das emissões de CO2 e do consumo de óleo diesel. Será utilizado o modelo Top Down para cálculo das emissões de CO2.

    Resumo em Inglês:

    The research aims at measuring the possible environmental and economic benefits generated by renewing the Brazilian autonomous truck fleet. The article focuses on two specific points: the reduction of CO2 emissions and also the diminution of diesel consumption. The Top Down model will be used for calculating the CO2 emissions.
  • Congestionamento em aeroportos: há alguma saída para o caos? Ensaios & Literaturas

    Ueda, Thiago Vinicius Alves

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa a teoria da precificação do congestionamento, aplicada ao setor de transporte aéreo. Essa teoria consiste na aplicação de uma tarifação diferenciada em horários de pico, uma tentativa de distribuir os voos durante o dia, suavizando ou diminuindo o fluxo de aeronaves. Sugere-se que o congestionamento em aeroportos possa ser atenuado com a implantação da precificação do congestionamento atrelado à existência de transportes alternativos para os usuários deslocados, do bom funcionamento de um mercado de slots com ênfase num mercado secundário de slots.

    Resumo em Inglês:

    The present paper analyses the theory of congestion pricing which consists of differential charges in the peak hours, an attempt of distributing the flights during all the day and it decreasing the aircraft's flows. It suggests that airport congestion can be decreased with a implantation of: a congestion pricing system additionally with alternative means of transport for the users that were dislocated, a well-functioning of slots market with emphasis to a secondary market.
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