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CoDAS, Volume: 29, Número: 3, Publicado: 2017
  • Ocorrência do desvio fonológico e de processos fonológicos em aquisição fonológica típica e atípica Artigos Originais

    Ceron, Marizete Ilha; Gubiani, Marileda Barichello; Oliveira, Camila Rosa de; Gubiani, Marieli Barichello; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Determinar a ocorrência de desvio fonológico quanto à idade, gênero e tipo de escola, além de verificar e analisar os processos fonológicos em casos de aquisição fonológica típica e atípica em diferentes faixas etárias. Método Participaram 866 crianças com idades entre 3:0 e 8:11, matriculadas em escolas públicas e privadas de Santa Maria-RS. Realizou-se avaliação fonológica para analisar os processos fonológicos operantes. Resultados 15,26% (n = 132) das crianças avaliadas apresentavam aquisição fonológica atípica (desvio fonológico). As escolas públicas tiveram maior ocorrência de desvio fonológico para todas as idades pesquisadas. Houve maior ocorrência de desvio fonológico nas idades de 4 anos, 5 anos e 6 anos. O gênero masculino teve maior ocorrência que o feminino, com exceção na idade de 3 anos. Na aquisição fonológica típica, os processos que mais ocorreram foram: redução do encontro consonantal, apagamento de líquida não lateral em coda, substituição de líquida não lateral em onset, semivocalização de líquida não lateral em coda e apagamento de sílaba átona. No desvio fonológico, foram: substituição de líquida lateral e não lateral em onset, apagamento de líquida não lateral, anteriorização de fricativa em onset, apagamento de sílaba átona, semivocalização de líquida não lateral em coda e apagamento de líquida não lateral em coda. Conclusão A média da ocorrência foi considerada alta e mais frequente nos meninos. É importante saber a ocorrência e conhecer os processos fonológicos operantes na fala das crianças, pois estes podem auxiliar no diagnóstico precoce das alterações fonológicas, bem como na elaboração do planejamento terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To determine the occurrence of phonological disorders by age, gender and school type, and analyze the phonological processes observed in typical and atypical phonological development across different age groups. Methods The sample consisted of 866 children aged between 3:0 and 8:11 years, recruited from public and private schools in the city of Santa Maria/RS. A phonological evaluation was performed to analyze the operative phonological processes. Results 15.26% (n = 132) of the sample presented atypical phonological acquisition (phonological disorders). Phonological impairments were more frequent in public school students across all age groups. Phonological alterations were most frequent between ages 4 -to 6, and more prevalent in males than females in all but the youngest age group. The most common phonological processes in typical phonological acquisition were: cluster reduction; nonlateral liquid deletion in coda; nonlateral liquid substitution in onset; semivocalization of lateral liquids in coda; and unstressed syllable deletion. In children with phonological disorders, the most common phonological processes were: lateral and nonlateral liquid substitution in onset position; nonlateral liquid deletion; fronting of fricatives in onset position; unstressed syllable deletion; semivocalization of nonlateral liquid in coda; and nonlateral liquid deletion in coda position. Conclusion Phonological processes were highly prevalent in the present sample, and occurred more often in boys than in girls. Information regarding the type and frequency of phonological processes in both typical phonological acquisition and phonological disorders may contribute to early diagnosis and increase the efficiency of treatment planning.
  • Sintomas sensoriais em pacientes submetidos à tireoidectomia Artigos Originais

    Araújo, Lillian Fernandes de; Lopes, Leonardo Wanderley; Silva, Priscila Oliveira Costa; Perrusi, Victor Jose Ferreira; Farias, Vívian Lisboa de Lucena; Azevedo, Elma Heitmann Mares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a ocorrência dos sintomas sensoriais em pacientes pré e pós-tireoidectomia. Método Tratou-se de um estudo prospectivo, quantitativo e descritivo. Participaram 12 pacientes submetidos à tireoidectomia, que realizaram exame visual laríngeo e responderam aos questionários de Vias Aéreas Digestivas Superior e Escala de Desconforto do Trato Vocal pré e pós-cirurgia. Resultados Houve maior ocorrência de fadiga vocal, rouquidão, sensação de bolo na garganta, garganta seca e pigarro no pré-operatório. Houve maior ocorrência de rouquidão, fadiga, pigarro e sensação de bolo na garganta no pós-operatório. Quanto aos sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal, no pré-operatório, houve maior frequência e intensidade de secura e, no pós-operatório, maior frequência de coceira e maior intensidade de garganta irritada, sensível e bola na garganta. Houve redução do sintoma de engasgo e da frequência/intensidade do sintoma de secura na garganta pré e pós-tireoidectomia. Em relação à frequência/intensidade dos sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal, em ambos os momentos, houve redução da secura. Conclusão Os pacientes apresentam sintomas sensoriais de vias aéreas digestivas superiores e de desconforto do trato vocal tanto no pré quanto no pós-operatório, caracterizados pela autorreferência de rouquidão, fadiga vocal, sensação de bola na garganta e pigarro, assim como secura, garganta irritada, garganta sensível e bola na garganta. Houve redução na referência dos sintomas sensoriais de engasgo e frequência/intensidade de secura pós-tireoidectomia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the occurrence of sensory symptoms in thyroidectomy patients pre- and post-operatively. Methods This is a prospective, quantitative, descriptive study conducted with a sample of twelve patients undergoing thyroidectomy. The participants underwent visual laryngeal examination and responded to the Upper Aerodigestive Symptoms (UADS) and Vocal Tract Discomfort Scale (VTDS) questionnaires before and after the surgery. Results There was higher occurrence of vocal fatigue, hoarseness, pharyngeal bolus, dry throat, and throat clearing preoperatively, whereas higher occurrence of hoarseness, vocal fatigue, cough, and pharyngeal bolus was observed postoperatively for the UADS. Regarding the VTDS sensory symptoms, higher frequency and severity of throat dryness were observed preoperatively, whereas more frequent tickling throat and more severe irritable and sore throat and lump in the throat were observed postoperatively. There was reduction in the choke symptom and in the frequency and severity of the throat dryness symptom pre- and post-operatively. With respect to the frequency and severity of vocal tract discomfort sensory symptoms, reduction in throat dryness was observed at both assessment times. Conclusion The patients presented sensory symptoms of upper aerodigestive tract and vocal tract discomfort pre- and post-operatively characterized by self-reference of hoarseness, vocal fatigue, pharyngeal bolus, and cough, as well as dry, sore, and irritable throat. Reduction in the sensory symptom of choke and in the frequency and severity of throat dryness was self-reported by thyroidectomy patients postoperatively.
  • Associação entre hábitos orais deletérios e as estruturas e funções do sistema estomatognático: percepção dos responsáveis Artigos Originais

    Pereira, Thayse Steffen; Oliveira, Fabiana de; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a ocorrência e associar a presença dos hábitos orais deletérios com as estruturas e funções do Sistema Estomatognático, quanto aos aspectos de fala, oclusão e respiração, na percepção dos responsáveis. Método Estudo transversal, de caráter exploratório. A amostra, não probabilística, foi composta por 289 crianças de zero a 12 anos atendidas em uma unidade de estratégia de saúde da família. Os dados foram obtidos através de um questionário de identificação de hábitos deletérios aplicado com os responsáveis pelas crianças. Os resultados foram considerados a um nível de significância de 5% e as análises foram realizadas utilizando o programa SPSS versão 19.0 e o teste Quiquadrado de associação para análise das variáveis categóricas. Resultados O índice de aleitamento materno foi de 85%, entretanto, apenas 32,4% foram amamentados exclusivamente até os seis meses. Os hábitos mais prevalentes e mantidos atualmente foram a mamadeira (28,62%) e a chupeta (23,18%) convencional. Houve associação significativa (p=0,001) entre o fato de a criança permanecer com a boca aberta e respirar de modo oral e oronasal. A presença de hábitos como a mamadeira (p=0,016) e a chupeta (p=0,001) ortodôntica estava relacionada ao modo respiratório relatado. O tempo de manutenção dos hábitos estava associado à percepção da presença de alterações na fala (p=0,046); e oclusais (p=0,014). Conclusão A presença e a manutenção de hábitos orais deletérios mostraram-se associadas à percepção da presença de alterações nas estruturas e funções do Sistema Estomatognático de alterações de oclusão, respiração e fala, representando parcela importante da demanda por reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the occurrence and associate the presence and duration of harmful oral habits with the structures and functions of the stomatognathic system. Methods This is a cross-sectional, exploratory study. Participants’ participation was formalized by the signing of an Informed Consent Form. The non-probabilistic sample comprised 289 children aged one to 12 years assisted at a Family Health Strategy unit. The data were obtained through a questionnaire to identify harmful oral habits applied to the children’s parents and/or guardians. The results were considered at 5% level of significance. The statistical analyses were performed using the SPSS 19.0 software and the chi-squared association test was employed to investigate the categorical variables. Results The breastfeeding rate found was 85%; however, only 32.4% of the children were exclusively breastfed until six months of age. The most prevalent habits and those currently maintained were use of conventional bottle (28.62%) and conventional pacifier (23.18%). Significant correlation (p=0.001) was found between keeping the mouth open and oral and oronasal breathing. The presence of habits such as using orthodontic bottle (p=0.016) and orthodontic pacifier (p=0.001) was associated with the breathing mode reported. Habit duration was associated with the perception of changes in speech (p=0.046) and with malocclusion (p=0.014). Conclusion The presence and duration of harmful oral habits were associated with the perception of changes in the structures and functions of the stomatognathic system regarding occlusion, breathing, and speech, accounting for a significant portion of the demand for rehabilitation.
  • Equipe de Saúde da Família: relatos de conduta diante da perda auditiva infantil Artigos Originais

    Silva, Jullyane Florencio Pachêco da; Teixeira, Cleide Fernandes; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Sousa, Fabiana de Oliveira Silva; Griz, Silvana Maria Sobral

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a atuação das equipes de saúde da família diante da suspeita e identificação da perda auditiva infantil. Método Trata-se de um estudo de caso. Realizaram-se grupos focais com três equipes de saúde da família de um distrito sanitário, na região metropolitana de Recife. Os dados coletados foram transcritos e analisados, tomando por base o modelo de análise de entrevistas do tipo condensação de significados. Resultados Os profissionais fazem uso de alguns recursos para avaliar a reação da criança aos estímulos sonoros, mas, em sua maioria, desconhecem os indicadores de risco para a perda auditiva, bem como possuem dúvidas quanto à realização de encaminhamentos. Quanto ao acompanhamento das crianças, foi relatado que a falta de uma contrarreferência por parte dos outros profissionais impossibilita um acompanhamento efetivo da criança na unidade. Conclusão Apesar das potencialidades na assistência à saúde da criança, a atuação da equipe de saúde da família ainda é permeada por fragilidades que dificultam seu desempenho no que diz respeito à saúde auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the performance of family health teams toward the suspicion and identification of child hearing loss. Methods This is a case study. Data were collected in three focus groups with three family health teams of a health district in the metropolitan area of Recife, Brazil. All data were transcribed and analyzed based on the interview analysis model of condensation of meanings. Results The family health professionals investigated made use of some resources to assess child reaction to sound stimuli, but they were mostly unaware of risk indicators for hearing loss and presented doubts about conducting referrals. Regarding child monitoring, the family health professionals reported that the lack of counter-reference by other professionals precludes the effective monitoring of children in the family health units. Conclusion Despite their potential in assisting child health, the role of family health teams is still permeated by weaknesses that hinder their performance with respect to hearing health.
  • Função coclear em escolares expostos aos agrotóxicos Artigos Originais

    Garcia, Tatiana Rodrigues; Andrade, Maria Isabel Kós Pinheiro de; Frota, Silvana Maria; Miranda, Maria de Fátima; Guimarães, Raphael Mendonça; Meyer, Armando

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Estimar a magnitude da associação entre a exposição a agrotóxicos e o risco de alteração da função coclear de estudantes expostos a agrotóxicos. Método Neste estudo, foram avaliados indivíduos entre 8-30 anos, de ambos os gêneros, residentes em área de intensa utilização de agrotóxicos no município de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. Cada participante do estudo respondeu a um questionário para aferir o grau de exposição a agrotóxicos. Para avaliação da função coclear, foram realizados os exames de audiometria, emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAET) e por produto de distorção (EOAPD). Resultados As respostas das EOAET foram, em média, menores nas altas frequências, especialmente 2,0 e 4,0 kHz, e, nestas frequências, também menores entre os indivíduos mais expostos. Padrão similar foi observado para as respostas das EOAPD. Para estas, o menor nível de resposta foi observado na frequência de 6 kHz, no grupo com maior escore de exposição. A proporção de falhas observadas em mais de uma frequência nas EOAET, na OD, no grupo de maior exposição, foi significativamente superior àquela observada no grupo menos exposto. No teste das EOAPD, o percentual de falhas também foi superior no grupo de maior exposição, quando comparado ao de menor exposição. Conclusão Os resultados sugerem que a exposição a agrotóxicos pode contribuir significativamente para alterações da função coclear de indivíduos com limiares audiométricos ainda preservados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To estimate the degree of association between exposure to pesticides and the risk of alteration in cochlear function in students exposed to pesticides. Methods This study evaluated individuals aged 8 to 30, of both genders, residing in an area of heavy pesticide use in the town of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Each study participant answered a questionnaire to assess their degree of pesticide exposure. To evaluate cochlear function, audiometry exams were performed, including transient evoked otoacoustic emissions (TEOAEs) and distortion product otoacoustic emissions (DPOAEs). Results The TEOAE responses were on average lower at higher frequencies, especially at 2.0 and 4.0 kHz, and lower at these frequencies among the most exposed individuals. A similar pattern was observed for DPOAE responses. The lowest response level in the DPOAE tests was observed at the frequency of 6 kHz in the group with the highest exposure score. The proportion of failures observed at more than one frequency in the TEOAE tests on the right ear was significantly higher in the highest exposure group when compared to the lowest exposure group. In the DPOAE test, the rate of failure was also greater in the group with highest exposure when compared to that of lowest exposure. Conclusion The results suggest that exposure to pesticides can significantly contribute to alterations in cochlear function in individuals with preserved audiometric thresholds.
  • Estratégias metacognitivas de leitura de crianças com distúrbio de aprendizagem Artigos Originais

    Nicolielo-Carrilho, Ana Paola; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar o uso de estratégias metacognitivas de leitura de crianças com Distúrbio de Aprendizagem e averiguar se há relação entre este uso e a compreensão de textos. Método participaram 30 crianças, de 8 a 12 anos, de ambos os gêneros, divididas em grupo experimental (GE) - 15 crianças com Distúrbio de Aprendizagem; e grupo controle (GC) - 15 crianças sem dificuldades. Todas foram submetidas à Escala de Estratégias de Leitura e o subteste compreensão de textos do Prolec. A descrição da amostra foi feita em valores de média, mediana, mínimo e máximo. Para análise comparativa entre os grupos, foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. O grau de correlação entre as variáveis foi verificado pela Análise de Correlação de Spearman. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados na pontuação total da escala, o desempenho do GE foi inferior em todas as medidas descritivas com diferença significante em relação ao GC. O GE apresentou desempenho próximo ao das crianças sem dificuldade somente nas estratégias globais. A correlação entre o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão de textos foi positiva. Conclusão as crianças com Distúrbio de Aprendizagem evidenciaram déficits na utilização de estratégias metacognitivas de leitura quando comparadas às crianças sem dificuldade de aprendizagem. Quanto melhor o desempenho na escala de estratégias de leitura, melhor foi o desempenho na compreensão dos textos e vice-versa, sugerindo que habilidades metacognitivas para leitura contribuem para a compreensão leitora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to check the use of metacognitive reading strategies in children with learning disabilities and determine whether there is a relationship between their use and text comprehension. Methods the study was conducted on 30 children, aged 8 to 12 years, of both genders, divided into experimental group (EG) - 15 children with learning disabilities; and control group (CG) - 15 children without disability. All children were submitted to the Reading Strategies Scale and Prolec text comprehension subtest. The sample was described in mean, median, minimum and maximum values. Comparative analysis was performed between the groups using the Mann-Whitney test. The degree of correlation between variables was verified by Spearman Correlation Analysis. The significance level was set at 5%. Results across the total scores of the scale, EG performance was lower in all descriptive measures, with a significant difference compared to CG. The EG achieved a performance close to children without difficulties only in global strategies. The correlation between the use of metacognitive strategies and reading comprehension was positive. Conclusion children with learning disabilities showed deficits in the use of metacognitive reading strategies when compared to children without learning disabilities. The better the performance in reading strategies, the better textual comprehension was and vice versa, suggesting that metacognitive reading skills contribute to reading comprehension.
  • Efeitos da terapia manual laríngea e da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na diadococinesia laríngea em mulheres disfônicas: estudo clínico randomizado Artigos Originais

    Siqueira, Larissa Thaís Donalonso; Silverio, Kelly Cristina Alves; Brasolotto, Alcione Ghedini; Guirro, Rinaldo Roberto de Jesus; Carneiro, Christiano Giácomo; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar e comparar os efeitos da terapia manual laríngea (TML) e da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na diadococinesia laríngea de mulheres disfônicas. Método Participaram 20 mulheres com nódulos vocais, divididas igualmente por sorteio em: Grupo TML–aplicação de TML; Grupo TENS–aplicação de TENS; ambos receberam 12 sessões de tratamento, duas vezes por semana, 20 minutos cada, pelo mesmo terapeuta. As mulheres foram avaliadas quanto à diadococinesia (DDC) laríngea em três momentos, diagnóstico, pré-tratamento e pós-tratamento, o que produziu três grupos de medidas. A gravação da DDC foi realizada por meio da repetição entrecortada das vogais: /a/ e /i/. A análise da DDC foi realizada pelo programa Motor Speech Profile Advanced (MSP)-KayPentax. Os parâmetros da DDC das três avaliações foram comparados entre si pelo teste t pareado (p≤0,05). Resultados Parâmetros DDC se apresentaram semelhantes na fase sem tratamento, indicando que não houve variabilidade individual ao longo do tempo. Não houve modificação em relação à velocidade da DDC após intervenções, mas após TML, a DDC da vogal /i/ se apresentou mais estável em relação à duração do período e à intensidade das emissões. Estes resultados indicam que TML melhorou a coordenação de movimentos das pregas vocais à fonação. Não houve modificações dos parâmetros da DDC em relação à estabilidade das emissões após TENS. Conclusão TML promove maior regularidade de movimentos diadococinéticos das pregas vocais em mulheres disfônicas, o que amplia o conhecimento sobre o efeito do reequilíbrio da musculatura laríngea na função fonatória, já TENS não proporciona efeitos na diadococinesia laríngea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify and compare the effect of transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS) and laryngeal manual therapy (LMT) on laryngeal diadochokinesis (DDK) of dysphonic women. Methods Twenty women with bilateral vocal nodules participated and were equally divided into: LMT Group – LMT application; TENS Group – TENS application; both groups received 12 sessions of treatment, twice a week, with a duration of 20 minutes each, applied by the same therapist. The women were evaluated as to laryngeal DDK at three moments: diagnostic, pre-treatment, and post-treatment, which produced three groups of measurements. The DDK recording was performed with intersected repetition of vowels /a/ and / i/. The analysis of vowels was performed by the program Motor Speech Profile Advanced (MSP)-KayPentax. The DDK parameters of the three evaluations were compared by means of the paired t-test (p≤0.05). Results The measurements of laryngeal DDK parameters were similar in the phase without treatment, indicating no individual variability over time. There was no change with respect to the speed of DDK after intervention, but after LMT, DDK of the vowel /i/ was more stable in terms of the duration of the emissions and intensity of emissions repeated. These results show improved coordination of vocal folds movement during phonation. There were no changes in the DDK parameters following TENS. Conclusion LMT provides greater regularity of movement during laryngeal diadochokinesis in dysphonic women, which extends knowledge on the effect of rebalancing the larynx muscles during phonation, although TENS does not impact laryngeal diadochokinesis.
  • Recursos comunicativos de executivos e profissionais em função operacional Artigo Original

    Pedrotti, Clarissa Araujo; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar os relatos de uso de recursos comunicativos por executivos no ambiente corporativo e compará-los com os recursos de profissionais em função operacional. Método Participaram 82 profissionais voluntários, sendo 50 em funções executivas (GE) e 32 colaboradores em funções operacionais (GO), do setor industrial de Caxias do Sul e região. Para a pesquisa, foi aplicado um protocolo com 4 aspectos: dados pessoais, autoavaliação do comportamento comunicativo, autoavaliação de recursos comunicativos e seleção de recursos de influência negativa e positiva no discurso comunicativo. Resultados Quanto ao comportamento comunicativo, ambos os grupos referiram ter voz normal, mas com diferença significante quanto ao uso de intensidade fraca na comunicação, assinalada por 25% do GO e apenas 4% do GE. Ambos os grupos selecionaram como principais aspectos positivos na comunicação o domínio do assunto, o uso de vocabulário adequado e a objetividade. Quanto aos recursos que interferem negativamente na comunicação, os grupos indicaram, de modo similar, a falta de domínio do assunto, críticas ou preconceitos e vocabulário inadequado. Finalmente, quando analisado o grau de influência de cada recurso comunicativo, os participantes do GE destacaram como positiva a importância do tom da voz, enquanto o GO apontou o domínio do assunto. Por outro lado, uma voz monótona para o GE e o nervosismo para o GO foram referidas como as principais influências negativas. Conclusão Profissionais executivos valorizaram mais recursos comunicativos voltados à atitude comunicativa, tais como tom de voz e expressividade, enquanto o grupo operacional parece preocupar-se em demonstrar segurança e domínio técnico do assunto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the communication resources reported by managers in the business environment and compare the resources used to those reported by business professionals. Methods 82 professionals volunteered to participate in the research, divided into 50 managers (MP) and 32 business professionals (BP) from industry section in Caxias do Sul and the surrounding region (Brazil). A questionnaire with 4 topics was used: personal data, self-assessment of communicative behavior, self-assessment of communicative resources, and selection of positive and negative resources influencing communication. Results Regarding communicative behavior, both groups reported normal voice but with significant differences regarding the use of softness in communication, 25% of MP and only 4% of BP. Both groups selected the following main positive resources: knowledge of subject, use of proper vocabulary, and objectivity. The negative resources were, similarly, the lack of subject domain, criticism or prejudgment, and improper vocabulary. Finally, analyzing the degree of influence of each communicative resource, the MP highlighted tone of voice as an important positive resource, while the BP pointed the subject domain. Still, the monotonous voice for MP and nervousness for BP were indicated as the main negative influences. Conclusion Managers value more communicative resources connected to communicative attitude, such as tone of voice and expression, while business professionals worry about demonstrating security and technical understanding of the subject.
  • Mudança funcional no padrão de deglutição por meio da realização de exercícios orofaciais Artigo Original

    Alves, Irina Claudia Fernandes; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo desta pesquisa foi verificar se há melhora funcional do padrão de deglutição em indivíduos identificados com risco para disfagia orofaríngea após quatro semanas da realização de exercícios orofaríngeos específicos com intensidade e duração pré-determinados. Método Esta pesquisa é de caráter longitudinal de efeito funcional, determinado por medidas comparativas inicial e final. A população-alvo foi constituída de indivíduos adultos e idosos selecionados por 24 meses. Foi incluído para esta pesquisa um total de 68 indivíduos. Foi realizada avalição clínica da deglutição e observados sinais clínicos para disfagia. Os indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com o nivelamento inicial na escala ASHA NOMS. No Grupo 1 (G1) – ASHA NOMS, inicial de níveis 1 e 2; Grupo 2 (G2) – ASHA NOMS, inicial de níveis 3, 4 e 5. Todos os indivíduos realizaram um protocolo de exercícios por quatro semanas. O protocolo conta com sessões presenciais e continuidade das atividades em ambiente domiciliar. Ao final, foi realizada nova mensuração do desempenho de deglutição. Resultados Para o grupo G2 houve melhora estatisticamente significante. Para o G1, a relação não foi significante, apesar de mudança intensa na escala ASHA NOMS, porém, neste grupo, temos um número reduzido de indivíduos devido à gravidade do perfil. Conclusão O programa se mostrou efetivo, pois, após as quatro sessões de exercícios, houve melhora importante no padrão de deglutição, demonstrada pela escala funcional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objective was to determine if there was functional improvement of swallowing pattern in subjects identified with risk of oropharyngeal dysphagia after four weeks of specific oropharyngeal exercises. These exercises have pre-determined intensity and duration. Methods It is a longitudinal study of functional effect, determined by initial and final comparative measures. Participants were adults and elderly, selected in a period of 24 months. A total of 68 participants were included. All subjects had a clinical evaluation of swallowing, and an initial measure in a functional scale. The individuals were split into two groups, according to the initial levelling of ASHA NOMS scale. In Group 1 (G1) - ASHA NOMS, initial of levels 1 and 2; Group 2 (G2) - ASHA NOMS, initial of levels 3, 4 and 5. All subjects executed an exercise protocol performed for four weeks. The protocol includes sessions with a speech therapist, and continuity of activities in home environment. Finally, new measurement of swallowing performance was held. Results For G2 group there was statistically significant improvement. For G1, the relation was insignificant, despite the intense change in ASHA NOMS scale, however, in this group there was a reduced number of individuals due to the profile severity. Conclusion The program was effective because after four exercise sessions, there was significant improvement in swallowing pattern, demonstrated by functional scale.
  • Percepção de familiares de crianças e adolescentes com alteração de linguagem utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) Artigo Original

    Ostroschi, Daniele Theodoro; Zanolli, Maria de Lurdes; Chun, Regina Yu Shon

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a percepção de familiares acerca das condições linguísticas e da participação social de crianças e adolescentes com alterações de fala/linguagem utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Versão Crianças e Jovens (CIF-CJ). Método Pesquisa de abordagem quali-quantitativa, na qual se realizou levantamento dos prontuários de 24 crianças/adolescentes, em acompanhamento fonoaudiológico, e entrevistas com seus familiares. Foi feita análise descritiva dos perfis dos participantes e categorização das respostas, utilizando a CIF-CJ. Resultados Todos os familiares abordaram diversos aspectos de fala/linguagem categorizados pela CIF-CJ. Inicialmente, trataram-nos como um problema orgânico, categorizado no componente de Funções e Estruturas do Corpo. A maioria referiu diferentes repercussões das alterações de fala/linguagem em domínios, como, lidar com estresse e atividade do falar, qualificados de leve a grave. Os participantes relataram Fatores Ambientais categorizados como facilitadores, em atitudes da família imediata, e como barreiras, em atitudes sociais. Conclusão Os achados, utilizando-se a CIF-CJ, evidenciam que as alterações de fala/linguagem das crianças e adolescentes, na percepção dos familiares, são compreendidas, inicialmente, na dimensão do corpo. Contudo, pautados numa abordagem mais ampla de saúde, os achados, em Atividades e Participação e Fatores Ambientais, demonstram ampliação do olhar dos participantes quanto às alterações de fala e linguagem. Os resultados reiteram a importância do uso da CIF-CJ como instrumento de análise na atenção à saúde, ao incorporar aspectos de funcionalidade e participação, proporcionando subsídios para a construção de projetos terapêuticos singulares, em uma abordagem mais ampla de saúde do grupo estudado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the perception of family members regarding linguistic conditions and social participation of children and adolescents with speech and language impairments using the International Classification of Functioning, Disability and Health - Children and Youth Version (ICF-CY). Methods Quali-quantitative approach research, in which a survey of medical records of 24 children/adolescents undergoing speech-language therapy and interviews with their family members was conducted. A descriptive analysis of the participants’ profiles was performed, followed by a categorization of responses using the ICF-CY. Results All family members mentioned various aspects of speech/language categorized by the ICF-CY. Initially, they approached it as an organic issue, categorized under the component of Body Functions and Structures. Most reported different repercussions of the speech-language impairments on the domains, such as dealing with stress and speaking, qualified from mild to severe. Participants reported Environmental Factors categorized as facilitators in the immediate family’s attitudes and as barriers in the social attitudes. Conclusion These findings, according to the use of the ICF-CY, demonstrate that the children/adolescents’ speech-language impairments, from the families’ perception, are primarily understood in the body dimension. However, guided by a broader approach to health, the findings in the Activities and Participation and Environmental Factors demonstrate a broader understanding of the participants of the speech-language impairments. The results corroborate the importance of using the ICF-CY as a health care analysis tool, by incorporating functionality and participation aspects and providing subsidies for the construction of unique therapeutic projects in a broader approach to the health of the group studied.
  • Queixa subjetiva de memória e a relação com a fluência verbal em idosos ativos Artigo Original

    Bernardes, Flavia Rodrigues; Machado, Camila Kretzer; Souza, Monique Coan; Machado, Marcos José; Belaunde, Aline Megumi Arakawa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a queixa subjetiva de memória relacionada com a fluência verbal em idosos participantes de grupos de convivência. Método Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo, realizado em grupos de convivência de idosos do município de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada utilizando-se o Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q) e o Teste de Fluência Verbal (TFV) por categorias semânticas animais/minuto. Para a análise descritiva inferencial, consideraram-se os dados com p < 5%. Resultados Foi encontrada a queixa de memória autodeclarada em 35,7% da amostra. Não houve associação e correlação do TFV com a percepção da memória obtida pelo MAC-Q bem como com o seu escore. A análise do TFV com os indivíduos que referiram percepção negativa de memória apresentou significância estatística. Salienta-se que foi encontrada associação significativa entre a percepção (escore do MAC-Q) e a presença da queixa de memória (referida pelos idosos em questão acrescida ao questionário). Conclusão Não houve relação entre a queixa subjetiva de memória e a fluência verbal de idosos ativos, sendo as queixas mnemônicas correlacionadas à percepção negativa da memória e ao tempo de queixa apresentada. Porém a queixa subjetiva da memória se mostrou um indicativo para aqueles indivíduos com percepção negativa da memória, sendo um aspecto que deve ser considerado na fala dos idosos ao se investigar um possível declínio cognitivo. Tais dados podem auxiliar no direcionamento das ações de políticas públicas de assistência às pessoas idosas no município, salientando-se a importância em se verificar a queixa subjetiva de memória dos idosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify subjective memory complaints and their relation to verbal fluency in older people participating in community groups. Methods An epidemiological quantitative study performed in community groups for older people in Florianópolis, state of Santa Catarina, Brazil. Data were collected by structured interview using the Memory Complaint Questionnaire (MAC-Q) and the Verbal Fluency Test (VFT) by semantic categories “animals/minute”. For an inferential descriptive analysis, data with p < 5% were considered. Results Self-reported memory complaints were found in 35.7% of the sample. No association or correlation of VFT with the perception of memory obtained by MAC-Q, nor with its score was found. The VFT analysis of in individuals who reported negative perception of memory presented statistical significance. We found significant association between the perception (MAC-Q score) and presence of memory lapses (reported by the older people in question and added to the questionnaire). Conclusion We found no relation between subjective memory complaints and verbal fluency of active older people. Mnemonic complaints were correlated to the negative perception of memory and to the duration of the complaint. However, subjective memory complaints were an indicator for those individuals with negative perception of memory, being one aspect that must be considered in older people’s speech when investigating a possible cognitive deterioration. Such data can assist in formulating public health care policies aimed at older people in the city, which emphasizes the importance of verifying subjective memory complaints in this population.
  • Escores de nasalância de falantes do Português Brasileiro aos cinco anos de idade Artigo Original

    Oliveira, Débora Natália de; Sampaio-Teixeira, Ana Claudia Martins; Alvarenga, Bianca Gonçalves; Fukushiro, Ana Paula; Yamashita, Renata Paciello; Trindade, Inge Elly Kiemle

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Determinar valores de nasalância de crianças falantes do Português Brasileiro sem alterações na produção da fala, atraso de linguagem e deformidades dentofaciais evidentes, aos 5 anos de idade, e verificar as diferenças entre tipos de emissão e entre gêneros. Método A nasalância foi determinada em 20 crianças, 11 do gênero masculino e idade entre 4 anos e 10 meses e 5 anos e 11 meses, utilizando um nasômetro II 6450 (KayPENTAX), na produção de oito sílabas tipo consoante-vogal e uma sequência de nove vocábulos. A significância das diferenças entre os tipos de emissões foi verificada pelo Teste de Tukey e, entre os gêneros, pelo teste de Mann-Whitney, para um nível de 5%. Resultados Os valores médios de nasalância foram os seguintes: /pa/= 10±4%, /pi/= 22±7%, /sa/= 11±5%, /si/= 24±11%, /ma/= 57±11%, /mi/= 73±13%, /la/= 14±9%, /li/= 25±11%, vocábulos (pipa, bis, burro, tatu, pilha, cuca, gui, fila, luz)= 20±6%. Na maioria das comparações, os valores de nasalância das sílabas nasais foram significantemente maiores do que os das sílabas orais (com vogal alta ou neutra) e os valores das sílabas orais com vogal alta foram significativamente maiores que os das sílabas orais com vogal neutra. Não houve diferença significante entre os gêneros. Conclusão Foram definidos valores normais de nasalância de crianças falantes do Português Brasileiro, de 5 anos de idade, sendo que a metodologia empregada pode servir de padrão para o diagnóstico precoce de desvios de nasalidade, como a hipernasalidade observada na fala de crianças com fissura palatina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To determine nasalance scores of Brazilian Portuguese speaking children without evident speech disorders, language delay and orofacial deformities, at age 5 years, and analyze differences between types of speech samples and genders. Methods Twenty children were analyzed, 11 males, age ranging from 4 years and 10 months to 5 years and 11 months. The Nasometer II 6450 (KayPENTAX) was used for nasalance assessment. Speech samples were eight consonant-vowel syllables and one sequence of nine words. The significance of differences between speech samples and genders were assessed by the Tukey test and Mann-Whitney test, respectively, at a significance level of 5%. Results Mean nasalance scores were: /pa/= 10±4%, /pi/= 22±7%, /sa/= 11±5%, /si/= 24±11%, /ma/= 57±11%, /mi/= 73±13%, /la/= 14±9%, /li/= 25±11%, words (pipa, bis, burro, tatu, pilha, cuca, gui, fila, luz)= 20±6%. Nasalance scores of nasal syllables were significantly higher than those of oral syllables (with high or neutral vowels) and nasalance scores of oral syllables with high vowels were significantly higher than those of oral syllables with neutral vowels, for the majority of comparisons. There was no difference between genders. Conclusion Normative nasalance scores for 5-year-old Brazilian children were determined. The methodology can serve as a standard for the early diagnosis of nasality deviations, such as hypernasality observed in cleft palate speech.
  • Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam Artigo Original

    Arcuri, Cláudia Fassin; Schiefer, Ana Maria; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar as habilidades do processamento auditivo e a ocorrência do efeito de supressão das emissões otoacústicas em indivíduos com gagueira. Método Participaram 15 adultos com gagueira, de 18 a 40 anos, com grau de severidade variando de leve a severo, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com indivíduos sem queixa ou alteração de comunicação. Todos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da gagueira, avaliação audiológica básica (audiometria, imitanciomentria e pesquisa dos reflexos acústicos) e específica (avaliação do processamento auditivo e pesquisa do efeito de supressão das emissões otoacústicas). Os dados foram submetidos à análise estatística, com aplicação do Teste Exato de Fisher e do Teste de Mann-Whitney. Resultados O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de alterações de processamento auditivo. Os testes do processamento auditivo que diferenciaram os grupos de gagos e não gagos foram o Teste Dicótico não Verbal e o Teste Padrão de Frequência. O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de ausência do efeito de supressão das emissões otoacústicas, indicando anormalidade do funcionamento do sistema eferente olivococlear medial. Conclusão: As habilidades do processamento auditivo investigadas neste estudo diferem indivíduos gagos e não gagos, com maior alteração nos gagos. O funcionamento do sistema eferente olivococlear medial mostrou-se deficitário nos indivíduos gagos, indicando dificuldade de discriminação auditiva, principalmente na presença de ruído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the auditory processing abilities and occurrence of the suppression effect of Otoacoustic Emissions (OAE) in individuals who stutter. Methods The study sample comprised 15 adult individuals who stutter, aged 18-40 years, with stuttering severity ranging from mild to severe, paired according to gender, age, and schooling with individuals without speech complaint or disorder. All participants underwent conventional clinical evaluation, specific stuttering assessment, and basic (audiometry, imitanciometry, and measurement of acoustic reflexes) and specific (auditory processing evaluation and measurement of suppression effect of OAEs) audiological assessments. Data were statistically analyzed with application of the Fisher's Exact Test and the Mann-Whitney Test. Results The group of individuals who stutter (Study Group – SG) presented higher incidence of auditory processing disorders. The auditory processing assessments used to differentiate the groups of stutterers and non-stutterers (Control Group – CG) were the Nonverbal Dichotic Test and the Frequency Pattern Test. The SG presented higher incidence of absence of suppression effect of OAEs, indicating abnormal functioning of the efferent medial olivocochlear system. Conclusion The auditory processing abilities investigated in this study differentiate individuals who stutter from non-stutterers, with greater changes in the first. Functioning of the efferent medial olivocochlear system showed a deficit in stutterers, indicating difficulties in auditory discrimination, especially in the presence of noise.
  • Efeitos imediatos da técnica de vibração sonorizada de língua associada à estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) Artigos Originais

    Fabron, Eliana Maria Gradim; Petrini, Andressa Schweitzer; Cardoso, Vanessa de Moraes; Batista, João Carlos Torgal; Motonaga, Suely Mayumi; Marino, Viviane Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar variação da qualidade vocal após realização da técnica de vibração sonorizada de língua associada à estimulação nervosa elétrica transcutânea (TVSL+TENS) sobre a laringe em mulheres com função laríngea normal. Verificar, ainda, a influência do tempo de realização desta técnica na voz. Método Participaram 40 mulheres (média 23,4 anos) sem queixas ou alterações vocais. Foi realizada TVSL associada ou não à TENS por 3 minutos, descanso e realização da técnica por mais 2 minutos (total 5 min). Foram feitas gravações das vozes antes (Pré), após três minutos (Pós 3 min) e após dois minutos adicionais de técnica (Pós 5 min). Utilizou-se a corrente TENS, com dois eletrodos sobre a cartilagem tireóidea. Realizou-se autoavaliação, avaliação acústica e perceptivoauditiva. Resultados Ao comparar TVSL isolada e TVSL+TENS observou-se que a combinação das técnicas resultou em sensação de maior estabilidade na emissão vocal (autoavaliação) e melhor ganho na qualidade vocal (avaliação perceptivoauditiva). Não houve diferença estatística nos achados acústicos entre TVSL e TVSL+TENS. Ao considerar a TVSL+TENS e comparar seu tempo de realização, observou-se, na autoavaliação, sensação de menor tensão muscular (3 min) e maior conforto da emissão (5 min); na análise acústica, elevação de F0 (3 e 5 min) e intensidade (5 min), em relação ao momento Pré; e na avaliação perceptivoauditiva, melhor qualidade vocal (3 min). Conclusão Comparando TVSL isolada e TVSL+TENS, houve mudanças na sensação de conforto e tensão muscular e também, na qualidade vocal. Por outro lado, a TVSL+TENS realizada em 3 ou 5 mintuos resultou em efeitos benéficos na voz, identificados nas avaliações realizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate vocal quality variability after applying tongue trills associated with transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS) on the larynx of women with normal laryngeal function. Additionally, to verify the effect of this technique over time on voice quality. Methods Participants were 40 women (average 23.4 years) without vocal complaints. The procedure involved tongue trills with or without TENS for 3 minutes, rest and repeating the technique for another 2 minutes. The participants’ voices were recorded before (Pre), after three minutes (Post 3min) and after two additional minutes (Post 5min) applying the technique. TENS with two electrodes was used on the thyroid cartilage. Self-assessment, acoustic and perceptual analysis were performed. Results When comparing tongue trills in isolation and associated with TENS, a greater sense of stability in phonation (self-assessment) and improvement in voice quality (perceptual evaluation) was observed in the combination technique. There was no statistical difference in acoustics findings between tongue trills in isolation and associated with TENS. When comparing the time effect of tongue trills with TENS in self-assessment there was a perception of less muscle tension (3min) and greater comfort during phonation (5 min); in the acoustic analysis, there was an increase of F0 (3 and 5 min) and intensity (5 min) when compared to Pre-moment; in the perceptual evaluation, better voice quality (3min). Conclusion Comparing tongue trills in isolation and associated with TENS, there were changes in the comfort and muscle tension perception, as well as in vocal quality. On the other hand, tongue trills associated with TENS performed in 3 or 5 minutes resulted in beneficial effects on the voice identified in the assessments.
  • O contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala: análises acústica e ultrassonográfica Artigos Originais

    Melo, Roberta Michelon; Mota, Helena Bolli; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar acústica e articulatoriamente o contraste entre oclusivas alveolares e velares em dados típicos de fala, além de comparar os parâmetros (acústicos e articulatórios) de adultos e de crianças com desenvolvimento típico de fala. Método A amostra consistiu de 20 adultos e 15 crianças com desenvolvimento típico de fala. O corpus analisado no presente estudo foi composto por cinco repetições de cada palavra-alvo (/’kap ə/, /‘tapə/, /‘galo/ e /‘daɾə/). Essas palavras foram inseridas em frase-veículo e o indivíduo foi instruído a nomeá-las espontaneamente. Foi realizada a gravação simultânea de áudio e vídeo (imagens de ultrassom de língua). Os dados passaram por análise acústica (voice onset time; pico espectral e momentos espectrais do burst; transição consoante/vogal e medidas de duração relativa) e articulatória (proporção de eixos significantes da região anterior e posterior de língua e descrição das curvas de língua). Resultados Os parâmetros acústicos e articulatórios investigados foram sensíveis em marcar o contraste entre oclusivas alveolares e velares, principalmente, no grupo de adultos. Ambas as análises de fala sinalizaram também algumas diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos da pesquisa. Conclusão Os parâmetros acústicos e articulatórios investigados forneceram indícios para a caracterização do contraste fônico alvo do estudo. Dentre as principais contribuições da comparação da fala adulta e infantil, destaca-se a evidência de um período de refinamento/amadurecimento articulatório, mesmo após a aquisição dos segmentos oclusivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study used acoustic and articulatory analyses to characterize the contrast between alveolar and velar stops with typical speech data, comparing the parameters (acoustic and articulatory) of adults and children with typical speech development. Methods The sample consisted of 20 adults and 15 children with typical speech development. The analyzed corpus was organized through five repetitions of each target-word (/’kap ə/, /‘tapə/, /‘galo/ e /‘daɾə/). These words were inserted into a carrier phrase and the participant was asked to name them spontaneously. Simultaneous audio and video data were recorded (tongue ultrasound images). The data was submitted to acoustic analyses (voice onset time; spectral peak and burst spectral moments; vowel/consonant transition and relative duration measures) and articulatory analyses (proportion of significant axes of the anterior and posterior tongue regions and description of tongue curves). Results Acoustic and articulatory parameters were effective to indicate the contrast between alveolar and velar stops, mainly in the adult group. Both speech analyses showed statistically significant differences between the two groups. Conclusion The acoustic and articulatory parameters provided signals to characterize the phonic contrast of speech. One of the main findings in the comparison between adult and child speech was evidence of articulatory refinement/maturation even after the period of segment acquisition.
  • Sensibilidade e especificidade da Porcentagem de Consoantes Corretas Revisada na identificação do transtorno fonológico Comunicação Breve

    Barrozo, Tatiane Faria; Pagan-Neves, Luciana de Oliveira; Pinheiro da Silva, Joyce; Wertzner, Haydée Fiszbein

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a sensibilidade, especificidade e estabelecer pontos de corte para o índice Porcentagem de Consoantes Corretas Revisado (PCC-R) em crianças com e sem transtorno fonológico falantes do Português Brasileiro. Método Participaram 72 crianças com idade entre 5:00 e 7:11 anos, sendo 36 sem queixas de alteração de fala e linguagem e 36 crianças com diagnóstico fonoaudiológico de transtorno fonológico. O índice de gravidade PCC-R foi aplicado nas provas de nomeação de figuras e de imitação de palavras do Teste de Linguagem Infantil ABFW. Os resultados foram analisados estatisticamente. Foi realizada a curva Roc e obtidos os valores de sensibilidade e especificidade do índice. Resultados O grupo de crianças sem transtorno fonológico apresentou valores do PCC-R maiores nas duas provas, independentemente do gênero dos participantes. O valor de corte na prova de nomeação de figuras foi de 93,4%, com sensibilidade de 0,89 e especificidade de 0,94, independentemente da idade. Já na prova de imitação de palavras, os valores obtidos variaram de acordo com a idade. Para a faixa etária ≤6:5 anos, o valor de corte foi de 91,0%, com sensibilidade de 0,77 e especificidade de 0,94. Para a faixa etária >6:5 anos, o valor de corte foi de 93,9%, com sensibilidade de 0,93 e especificidade de 0,94. Conclusão Dada a alta sensibilidade e especificidade do PCC-R, o índice foi efetivo na discriminação e identificação de crianças com e sem transtorno fonológico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of the study was to determine the sensitivity and specificity, and to establish cutoff points for the severity index Percentage of Consonants Correct - Revised (PCC-R) in Brazilian Portuguese-speaking children with and without speech sound disorders. Methods 72 children between 5:00 and 7:11 years old - 36 children without speech and language complaints and 36 children with speech sound disorders. The PCC-R was applied to the figure naming and word imitation tasks that are part of the ABFW Child Language Test. Results were statistically analyzed. The ROC curve was performed and sensitivity and specificity values ​​of the index were verified. Results The group of children without speech sound disorders presented greater PCC-R values in both tasks, regardless of the gender of the participants. The cutoff value observed for the picture naming task was 93.4%, with a sensitivity value of 0.89 and specificity of 0.94 (age independent). For the word imitation task, results were age-dependent: for age group ≤6:5 years old, the cutoff value was 91.0% (sensitivity of 0.77 and specificity of 0.94) and for age group >6:5 years-old, the cutoff value was 93.9% (sensitivity of 0.93 and specificity of 0.94). Conclusion Given the high sensitivity and specificity of PCC-R, we can conclude that the index was effective in discriminating and identifying children with and without speech sound disorders.
  • Capacidade de automonitoramento da compreensão leitora no Ensino Fundamental Comunicação Breve

    Bueno, Gabriela Juliane; Carvalho, Carolina Alves Ferreira; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Purpose Investigar a capacidade de automonitoramento da compreensão leitora de escolares brasileiros do Ensino Fundamental. Método Avaliaram-se 53 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo, selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão: escolares com taxa e acurácia adequadas e dificuldades na compreensão leitora. Dois textos narrativos acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão leitora foram apresentados. Duas sentenças e duas palavras foram substituídas por elementos agramaticais, pseudopalavras. Na condição de monitoramento espontâneo, os escolares leram o texto oralmente e responderam a questões. A análise considerou o cômputo de hesitações, autocorreções, repetições e erros. Na condição de monitoramento dirigido, leram o texto, informados de que algumas partes poderiam não fazer sentido e que as sublinhassem. A análise se deu pelo cômputo dos itens sublinhados. Os grupos foram comparados pelo Teste de Mann-Whitney. Resultados Observou-se diferença entre os grupos em nível frasal no 9º ano, na condição de monitoramento espontâneo, e no 5º ano, na condição de monitoramento dirigido. Conclusão Escolares de pior compreensão leitora apresentaram desempenho inferior ao monitorar a presença de sentenças agramaticais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the capacity for self-monitoring reading comprehension in Brazilian Elementary School students. Methods Fifty-three Elementary students in the 5th and 9th grades from two Public Schools in the city of São Paulo were assessed. They were selected based on their oral reading rate and grouped according to their performance in reading comprehension in the following categories: Group with best comprehension: students with adequate rate and accuracy, without difficulties in reading comprehension; Group with worst comprehension: students with adequate rate and accuracy but with difficulties in reading comprehension. Two narrative texts followed by eight questions to assess reading comprehension were presented. Two sentences and two words were replaced by ungrammatical elements and pseudo-words. Under the condition of spontaneous monitoring, students read the text aloud and answered the questions. The analysis considered the calculation of hesitation, self-correction, repetitions and mistakes. Under the condition of directed monitoring, students were instructed to read the text, either aloud or silently, after being told that certain parts of the text could not make sense, and they were oriented to underline such parts. The analysis was carried out by counting of underlined items. The comparisons were made with the Mann-Whitney test. Results A difference was observed between the groups only at the sentence level among the 9th grade schoolchildren under the spontaneous monitoring and among the 5th grade schoolchildren under directed monitoring. Conclusion Students with worst comprehension had a poorer performance to monitor the presence of ungrammatical sentences than their peers with best comprehension.
  • Recomendações para elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes em Fonoaudiologia Comunicação Breve

    Pernambuco, Leandro; Espelt, Albert; Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Lima, Kenio Costa de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo apresentar um guia com recomendações para a tradução, adaptação, elaboração e processo de validação de testes em Fonoaudiologia. Método as recomendações apresentadas foram baseadas em diretrizes internacionais tradicionais cujo enfoque está na elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes. Resultados as recomendações foram compiladas em dois quadros, sendo um deles referente aos procedimentos para tradução e adaptação transcultural e o outro à obtenção de evidências de validade, confiabilidade e medidas de acurácia dos testes. Conclusão foi apresentado um guia com as principais recomendações para a organização e sistematização do processo de elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes em Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective to present a guide with recommendations for translation, adaptation, elaboration and process of validation of tests in Speech and Language Pathology. Methods the recommendations were based on international guidelines with a focus on the elaboration, translation, cross-cultural adaptation and validation process of tests. Results the recommendations were grouped into two Charts, one of them with procedures for translation and transcultural adaptation and the other for obtaining evidence of validity, reliability and measures of accuracy of the tests. Conclusion a guide with norms for the organization and systematization of the process of elaboration, translation, cross-cultural adaptation and validation process of tests in Speech and Language Pathology was created.
  • Maturação dos potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças ouvintes: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Carvalho, Ana Claudia Martinho de; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar como os Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) variam de acordo com a idade na população infantil, por meio de revisão sistemática da literatura. Estratégia de pesquisa Depois da formulação da pergunta da pesquisa, o levantamento bibliográfico foi realizado em cinco bases de dados, com os seguintes descritores: Eletrofisiologia (Electrophysiology), Potenciais Evocados Auditivos (Auditory Evoked Potentials), Criança (Child), Plasticidade Neuronal (Neuronal Plasticity) e Audiologia (Audiology). Critérios de seleção Artigos com nível de evidência 1, publicados na íntegra entre os anos de 1995 e 2015 na língua Portuguesa Brasileira ou Inglesa. Análise dos dados Foram analisados os aspectos relacionados ao surgimento, morfologia e latência dos componentes P1, N1, P2 e N2. Resultados Foram localizados 388 estudos; contudo apenas 21 contemplaram os critérios de inclusão para análise. O componente P1 caracteriza-se como o de maior ocorrência em crianças pequenas, sendo observado por volta de 100-150 ms, o qual tende a diminuir com o decorrer da idade cronológica. O componente N2 mostrou-se como o segundo componente mais registrado em crianças, sendo observado por volta de 200-250 ms. Os demais componentes N1 e P2 mostram-se menos frequentes e passam a ser visualizados e registrados ao longo do processo maturacional. Conclusão A maturação dos PEALL acontece gradativamente, sendo o surgimento dos componentes P1, N1, P2 e N2 bem como seus valores de latência variáveis na infância. Os componentes P1 e N2 são os mais observados e descritos na população pediátrica. A diversidade de protocolos dificulta a comparação entre os estudos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze how Auditory Long Latency Evoked Potentials (LLAEP) change according to age in children population through a systematic literature review. Research strategies After formulation of the research question, a bibliographic survey was done in five data bases with the following descriptors: Electrophysiology (Eletrofisiologia), Auditory Evoked Potentials (Potenciais Evocados Auditivos), Child (Criança), Neuronal Plasticity (Plasticidade Neuronal) and Audiology (Audiologia). Selection criteria Level 1 evidence articles, published between 1995 and 2015 in Brazilian Portuguese or English language. Data analysis Aspects related to emergence, morphology and latency of P1, N1, P2 and N2 components were analyzed. Results A total of 388 studies were found; however, only 21 studies contemplated the established criteria. P1 component is characterized as the most frequent component in young children, being observed around 100-150 ms, which tends to decrease as chronological age increases. The N2 component was shown to be the second most commonly observed component in children, being observed around 200-250 ms.. The other N1 and P2 components are less frequent and begin to be seen and recorded throughout the maturational process. Conclusion The maturation of LLAEP occurs gradually, and the emergence of P1, N1, P2 and N2 components as well as their latency values are variable in childhood. P1 and N2 components are the most observed and described in pediatric population. The diversity of protocols makes the comparison between studies difficult.
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