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CoDAS, Volume: 29, Número: 6, Publicado: 2017
  • Carta ao editor Carta Ao Editor

    Silva Filho, Edson Meneses da; Lima, Ana Lúcia de; Cezarino, Leandro Gonçalves; Souza, Felipe Heylan Nogueira de; Castaneda, Luciana; Dantas, Diego de Sousa
  • O uso de Sistema de Frequência Modulada por crianças com perda auditiva: benefício segundo a perspectiva do familiar Artigo Original

    Rocha, Bruna da Silva; Scharlach, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar o benefício do uso do sistema de frequência modulada (FM) adaptado em crianças com perda auditiva neurossensorial, segundo a perspectiva do familiar. Método Trata-se de um estudo do tipo descritivo, analítico de delineamento transversal. Participaram da pesquisa familiares e cuidadores de crianças de seis a 15 anos com deficiência auditiva neurossensorial, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC), que foram beneficiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o sistema FM em um serviço de saúde auditiva paranaense. Aplicou-se o questionário Avaliação do Sistema FM composto por 14 perguntas sobre o benefício do uso do FM, bem como sobre as características do AASI e/ou IC e do tipo de sistema FM utilizado pelas crianças. Resultados Houve diferença estatisticamente significante comparando as respostas do questionário com e sem o uso do FM, para todas as situações (silêncio, ruído, apenas via auditiva, distância), observando-se melhor desempenho e mudanças no comportamento em relação à atenção e ao aprendizado com o uso do sistema FM, segundo a percepção dos familiares. Não sendo utilizado nenhum método para avaliar formalmente tais desempenhos. Conclusão Verificou-se que, segundo a óptica dos pais, o uso do sistema FM melhora o desempenho do deficiente auditivo em várias situações acústicas, sendo mais evidente em ambientes de fala no ruído e quando há o aumento da distância da fonte sonora. Apesar de o sistema FM ser utilizado em diferentes situações, trouxe maiores benefícios à criança no ambiente escolar, segundo relato dos pais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the family’s perspective of benefits of the frequency modulation (FM) system adapted to children with sensorineural hearing loss. Methods This is a descriptive, analytical, cross-sectional study with the participation of family members of hearing-impaired children aged 6 to 15 years, users of hearing aids and/or cochlear implants, benefited with the FM system by a hearing health service of the Unified Health System (SUS), Brazil. The FM Listening Evaluation For Children questionnaire with 14 questions was used to evaluate the benefits of using the FM system, the characteristics of the hearing aids and/or cochlear implants, and the brand/model of the FM system the children used. Results Statistically significant differences were found between the questionnaire responses of FM users and non-users in all situational analyses (quiet, noise, auditory only, distance), with better learning performance and improvements and attention among FM users, from the families’ point of view. No method was used to formally evaluate such performances. Conclusion It was observed that, according to the parents' and guardians’ perceptions, the use of FM systems improves the performance of hearing-impaired children in various acoustic situations, with special emphasis on speech recognition in noisy environments and at increased distances from the sound source. Although used in different contexts and situations, the FM system has brought greater benefits for the children in the school environment, according to the respondents.
  • Prevalência de alterações fonoaudiológicas na infância na região oeste de São Paulo Artigos Originais

    Longo, Isadora Altero; Tupinelli, Gabriella Gonçalves; Hermógenes, Caroline; Ferreira, Laís Vignati; Molini-Avejonas, Daniela Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar as alterações fonoaudiológicas em crianças residentes na região oeste de São Paulo; verificar as associações entre a hipótese diagnóstica (HD) e a faixa etária, o gênero e a origem do encaminhamento; e investigar o grau de concordância entre a queixa e a HD no momento da triagem fonoaudiológica. Método Estudo epidemiológico observacional, desenvolvido em um laboratório de Atenção Primária à Saúde. Realizou-se o levantamento de 525 prontuários de crianças atendidas entre 2002 e 2011. As variáveis analisadas foram: gênero e idade da criança; origem do encaminhamento, queixa relatada pelos pais, HD fonoaudiológica e conduta estabelecida. Resultados Houve predomínio de crianças do gênero masculino (68,3%), da faixa etária entre 3 anos e 5 anos e 11 meses (48,7%), encaminhadas por um profissional da Área da saúde (51,9%) e com mais de uma queixa referida pelos pais (26,1%). As HDs fonoaudiológicas mais frequentes foram Transtorno Fonológico (22,9%) e Mais de uma Hipótese (19,4%). A maioria das crianças foi encaminhada à própria clínica-escola em que foi realizada a triagem (77,9%). Houve associação entre HD fonoaudiológica e as variáveis faixa etária (p<0,001*), gênero (p=0,008*) e origem dos encaminhamentos (p<0,001). O grau de concordância entre as queixas e as HDs foi moderado. Conclusão Comprovou-se que há diferentes HDs fonoaudiológicas de acordo com a faixa etária, o gênero e a origem dos encaminhamentos. Recomenda-se a utilização de screening fonoaudiológico em conjunto com as informações fornecidas pelos pais para rastreamento das alterações fonoaudiológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To establish the speech-language disorders in children living in the western region of São Paulo; to assess associations between diagnosis hypotheses (DH) and the age, gender and origin of referral; and to investigate the degree of agreement between the complaint and the DH at the moment of speech-language screening. Methods Observational epidemiological study conducted at a laboratory of Primary Health Care. A survey of 525 medical records of children between 2002 and 2011 was conducted. The following variables were analyzed: gender and age of the child; origin of referral, complaint reported by parents, diagnosis hypothesis and referrals. Results There was a predominance of male children (68.3%) and of the age group between 3 and 5 years and 11 months (48.7%), referred by a health professional (51.9%) and with more than one complaint reported by parents (26.1%). The most frequent DH were Phonological Disorder (22.9%) and more than one Diagnosis Hypothesis (19.4%). Most children were referred to a clinic-school where screening was performed (77.9%). There was an association between DH and the variables age (p <0.001*), gender (p = 0.008*) and origin of referrals (p <0.001). The degree of agreement between complaints and DHs was moderate. Conclusion It has been proven that there are different DHs according to age, gender and origin of referrals. The use of speech-language screening with the information provided by parents for tracking of speech pathology is recommended.
  • Efeito da escolaridade na compreensão auditiva de sentenças em idosos saudáveis: análise do número de acertos e tempo de execução da tarefa Original Article

    Silagi, Marcela Lima; Rabelo, Camila Maia; Schochat, Eliane; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o efeito da escolaridade na compreensão auditiva de sentenças em idosos cognitivamente saudáveis. Método Foram avaliados 111 idosos normais, com idades entre 60 e 80 anos, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos, de acordo com a escolaridade: baixa escolaridade (0 a 8 anos de ensino formal) e alta escolaridade (9 ou mais anos de ensino formal). Os indivíduos foram examinados por meio do Token Test Revisado, que dá suporte para a avaliação da compreensão auditiva de ordens com diferentes demandas de memória operacional e complexidade sintática. Os indicadores utilizados para análise do desempenho foram números de acertos (análise de acurácia) e tempo de execução da tarefa (análise temporal) nos diferentes blocos. Resultados O grupo de baixa escolaridade apresentou menor número de acertos que o grupo de alta escolaridade em todos os blocos do teste. Na análise temporal, os idosos de baixa escolaridade apresentaram maior tempo para execução das ordens nos primeiros quatro blocos, mais relacionados à memória operacional. Porém, os grupos apresentaram tempo de execução semelhante quanto aos blocos mais relacionados à compreensão sintática. Conclusão A escolaridade influenciou a habilidade de compreensão auditiva de sentenças em indivíduos idosos. A análise temporal permitiu inferir sobre a relação da compreensão com outras habilidades cognitivas e observar que os idosos de baixa escolaridade não utilizam estratégias eficazes de compensação para melhorar o desempenho na tarefa. Portanto, o baixo nível educacional, associado ao envelhecimento, pode potencializar os riscos para o declínio da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the effect of education on sentence listening comprehension on cognitively healthy elderly. Methods A total of 111 healthy elderly, aged 60-80 years of both genders were divided into two groups according to educational level: low education (0-8 years of formal education) and high education (≥9 years of formal education). The participants were assessed using the Revised Token Test, an instrument that supports the evaluation of auditory comprehension of orders with different working memory and syntactic complexity demands. The indicators used for performance analysis were the number of correct responses (accuracy analysis) and task execution time (temporal analysis) in the different blocks. Results The low educated group had a lower number of correct responses than the high educated group on all blocks of the test. In the temporal analysis, participants with low education had longer execution time for commands on the first four blocks related to working memory. However, the two groups had similar execution time for blocks more related to syntactic comprehension. Conclusion Education influenced sentence listening comprehension on elderly. Temporal analysis allowed to infer over the relationship between comprehension and other cognitive abilities, and to observe that the low educated elderly did not use effective compensation strategies to improve their performances on the task. Therefore, low educational level, associated with aging, may potentialize the risks for language decline.
  • Habilidades auditivas de figura-fundo e fechamento em controladores de tráfego aéreo Artigo Original

    Villar, Anna Carolina Nascimento Waack Braga; Pereira, Liliane Desgualdo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar o perfil das habilidades auditivas de fechamento e figura-fundo e fatores relacionados à atenção, comunicação e saúde de controladores de tráfego aéreo (CTA) de aproximação de aeronaves e comparar com os de outros profissionais civis e militares. Método Participaram 60 adultos com limiares audiométricos normais reunidos em dois grupos, pareados por idade e gênero: o grupo estudo formado por 30 profissionais do Controle de Aproximação de aeronaves e o controle, por 30 outros servidores civis e militares. Todos foram submetidos a perguntas relacionadas à atenção, comunicação e saúde e ao Teste de Fala com Ruído e de Identificação de Sentenças Sintéticas em escuta monótica (SSI) para avaliar fechamento e figura-fundo, respectivamente. Foram usados testes estatísticos não paramétricos e análise de regressão logística. Resultados O CTA autorreferiu maior cansaço/esgotamento e estresse e obteve melhor desempenho do que o grupo controle em figura-fundo e semelhante em fechamento. Foi observado que ocorreu uma probabilidade de ser CTA para o estresse em 5,59 vezes e para identificação de sentenças em escuta monótica à orelha direita de 1,24. Conclusão Fechamento e autorrelato de dificuldades de saúde, comunicação e atenção na maioria das questões foram similares em ambos os grupos. Figura-fundo foi significativamente melhor em CTA. Autorreferência de estresse e desempenho à orelha direita no SSI foram preditores significantes do indivíduo ser do CTA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the auditory skills of closure and figure-ground and factors associated with health, communication, and attention in air traffic controllers, and compare these variables with those of other civil and military servants. Methods Study participants were sixty adults with normal audiometric thresholds divided into two groups matched for age and gender: study group (SG), comprising 30 air traffic controllers and control group (CG), composed of 30 other military and civil servants. All participants were asked a number of questions regarding their health, communication, and attention, and underwent the Speech-in-Noise Test (SIN) to assess their closure skills and the Synthetic Sentence Identification Test - Ipsilateral Competitive Message (SSI-ICM) in monotic listening to evaluate their figure-ground abilities. Data were compared using nonparametric statistical tests and logistic regression analysis. Results More individuals in the SG reported fatigue and/or burnout and work-related stress and showed better performance than that of individuals in the CG for the figure-ground ability. Both groups performed similarly and satisfactorily in the other hearing tests. The odds ratio for participants belonging in the SG was 5.59 and 1.24 times regarding work-related stress and SSI-ICM (right ear), respectively. Conclusion Results for the variables auditory closure, self-reported health, attention, and communication were similar in both groups. The SG presented significantly better performance in auditory figure-ground compared with that of the CG. Self-reported stress and right-ear SSI-ICM were significant predictors of individuals belonging to the SG.
  • Modificação da voz após deglutição: compatibilidade com achados da videofluoroscopia Artigo Original

    Santos, Karoline Weber dos; Scheeren, Betina; Maciel, Antônio Carlos; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar se a modificação da voz após a deglutição relaciona-se com os dados do exame de videofluoroscopia. Método 27 indivíduos com disfagia orofaríngea realizaram a gravação da vogal sustentada /a/ antes e após a deglutição durante exame de videofluoroscopia. Utilizou-se a escala GRBAS e acrescentou-se o aspecto voz molhada para avaliação dos dados. Em relação ao exame, verificou-se estase de alimento em valéculas e recessos piriformes, penetração laríngea, aspiração traqueal e grau de disfagia. Resultados Houve diminuição do grau de alteração e astenia e aumento da tensão fonatória após a deglutição, sem diferença para o parâmetro voz molhada. Obteve-se sensibilidade e especificidade de ±50% para estase em recessos piriformes e valéculas; porém, sensibilidade de 80% para detecção de penetração e de 66-75% para aspiração e modificação da tensão fonatória, com 77-91% de valores preditivos negativos para os três parâmetros de avaliação, sem correlação com o grau de disfagia. Conclusão A modificação dos parâmetros da escala GRBAS após a deglutição apresentou boa compatibilidade com achados da videofluoroscopia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify whether voice modification after swallowing is associated with videofluoroscopic examination data. Methods 27 patients with oropharyngeal dysphagia underwent recording of sustained phonation of vowel /a/ before and after swallowing during videofluoroscopy. The GRBAS scale and the wet voice parameter were used to evaluate the data. Videofluoroscopy results showed stasis of food in the valleculae and piriform recesses, laryngeal penetration, tracheal aspiration, and degree of dysphagia. Results Decreased dysphonia grade and asthenia and increased strain were observed after swallowing, with no difference for the wet voice parameter. Sensitivity and specificity of ± 50% were observed for food stasis in the valleculae and piriform recesses. Sensitivity values of 80 and 66-75% were observed for detection of laryngeal penetration and tracheal aspiration and modification of vocal strain, respectively. Negative predictive values of 77-91% were found for the three assessment parameters with no correlation with the degree of oropharyngeal dysphagia. Conclusion Modification of the GRBAS scale parameters after swallowing showed good compatibility with videofluoroscopy findings.
  • Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial para pessoas idosas: validade, propriedades psicométricas e associação com saúde oral e idade Original Article

    Felício, Cláudia Maria de; Lima, Maria do Rosário Ferreira; Medeiros, Ana Paula Magalhães; Ferreira, José Tarcísio Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver um protocolo de avaliação abrangente para identificar, classificar e graduar as mudanças nos componentes e funções do sistema estomatognático em pessoas idosas, determinar suas propriedades psicométricas e verificar a associação com a saúde oral e a idade. Método A validade de conteúdo do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores para Idosos (AMIOFE-I), que contém três domínios, aparência/postura, mobilidade e funções do sistema estomatognático, foi estabelecida com base na literatura. Oitenta e dois voluntários idosos (média de idade 69±7,24 anos) foram avaliados usando o AMIOFE-I. Um teste de triagem de distúrbios miofuncionais (referência) foi empregado para as análises de validade concorrente (teste de correlação), sensibilidade, especificidade e acurácia (Receiver Operating Characteristic Curve: curva ROC) do AMIOFE-I. Também foi analisada a associação dos escores do AMIOFE-I com o índice de saúde oral (ISO), determinado na amostra, e à idade. Resultados Houve uma significante correlação entre o AMIOFE e o teste de referência. Os coeficientes de confiabilidade variaram de bom a excelente. O AMIOFE apresentou sensibilidade de 82,9%, especificidade de 83,3% e acurácia de 0,83. Os escores do AMIOFE-I foram significantemente menores em indivíduos com piores ISO (≤ 61%), contudo aqueles com adequada saúde oral (ISO ≥ 90%) também tinha prejuízos miofuncionais. Os preditores ISO e idade explicaram respectivamente 33% e 30% da variância no escore total do AMIOFE-I. Conclusão O protocolo AMIOFE-I, o primeiro específico para a avaliação miofuncional de idosos, mostrou-se válido, confiável e seu escore total foi associado à saúde oral e à idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a comprehensive assessment protocol for identifying, classifying and grading changes in stomatognathic system components and functions of older people, to determine its psychometric properties and verify its association with oral health and age. Methods The content validity of the Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores for Elders protocol (OMES-Elders) was established based on the literature. The protocol contains three domains: appearance/posture, mobility, and functions of the stomatognathic system. Eighty-two healthy elder volunteers (mean age 69±7.24 years) were evaluated using the OMES-Elders. A test-screening for orofacial disorders (reference) was used to analyze the concurrent validity (correlation test), sensitivity, specificity and accuracy (Receiver Operating Characteristic Curve: ROC curve) of the OMES-Elders. The association of the OMES-Elders scores with the Oral Health Index (OHX) and age in the sample was tested. Results There was a significant correlation between the OMES-Elders and the reference test (p < 0.001). Reliability coefficients ranged from good (0.89) to excellent (0.99). The OMES-Elders protocol had a sensitivity of 82.9%, specificity of 83.3% and accuracy of 0.83. The scores of the protocol were significantly lower in individuals with worse oral health (OHX ≤ 61%), although individuals with adequate oral health (OHX ≥ 90%) also had myofunctional impairments. The predictors OHX and age explained, respectively, 33% and 30% of the variance in the OMES-Elders total score. Conclusion As the first specific orofacial myofunctional evaluation of older people, the OMES-Elders protocol proved to be valid, reliable and its total score was associated with oral health and age.
  • Avaliação da assistência fonoaudiológica na estratégia de saúde da família pela perspectiva do usuário Artigo Original

    Zanin, Loise Elena; Albuquerque, Izabelle Mont’Alverne Napoleão; Carneiro, Maria do Socorro Melo; Melo, Daniel Hardy

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a satisfação dos usuários atendidos pelos residentes de fonoaudiologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, considerando-se as dimensões estruturais, organizacional e relacional. Método O estudo foi avaliativo do tipo qualitativo, no qual participaram 30 usuários. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados A dimensão organizacional apresentou aspectos referentes à forma como está organizado o serviço de fonoaudiologia, descrevendo a atuação específica da fonoaudiologia, o papel da fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família, encaminhamentos para fonoaudiologia, tempo de espera para atendimento fonoaudiológico, ações da fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família, esclarecimento sobre o problema fonoaudiológico e promoção do autocuidado. A dimensão relacional demostrou o relacionamento entre os residentes e o usuário, enfatizando o cuidado humanizado e o vínculo. Já a dimensão estrutural descreveu o dimensionamento dos fonoaudiólogos na Estratégia de Saúde da Família e os aspectos referentes aos recursos disponíveis na Unidade de Saúde. Conclusão a satisfação dos usuários ocorreu pelo acesso rápido ao serviço de fonoaudiologia, pelo cuidado humanizado realizado pelos fonoaudiólogos, promovendo um atendimento acolhedor e o vínculo entre a categoria e a comunidade. Já a insatisfação ocorreu pelo número reduzido de fonoaudiólogos atuando na Estratégia de Saúde da Família.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the satisfaction of users assisted by speech-language pathologists during their Multi-professional Residency in Family Health, considering the structural, organizational and relational categories. Methods Qualitative assessment conducted with 30 Family Health Strategy (FHS) users. Data were analyzed using Bardin’s content analysis. Results The organizational category presented aspects associated with the organization of speech-language pathology (SLP) services, describing the specific practice and role of speech-language therapists in the FHS, as well as referral and waiting time for care, speech-language therapy actions, clarification of problems, and promotion of self-care. The relational category showed the relationship between residents and users, with emphasis on humanized care and bonding. The structural category described the dimensioning of speech-language pathologists in the FHS and the aspects related to the resources available in the health unit. Conclusion User satisfaction was associated with the rapid access to the service and the humanized care provided by the residents, promoting a welcoming service and bonding between residents and community. User dissatisfaction was associated with the reduced number of speech-language pathologists available at FHS.
  • Efeito da retroalimentação auditiva atrasada na gagueira com e sem alteração do processamento auditivo central Artigo Original

    Picoloto, Luana Altran; Cardoso, Ana Cláudia Vieira; Cerqueira, Amanda Venuti; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito da retroalimentação auditiva atrasada na fluência da fala de indivíduos que gaguejam, com e sem alteração do processamento auditivo central. Método Participaram 20 indivíduos com gagueira, de sete a 17 anos, divididos em dois grupos, cada um com 10 indivíduos: Grupo Gagueira com Transtorno do Processamento Auditivo (GGTPA) e Grupo Gagueira (GG) sem alteração de processamento auditivo central. Os procedimentos foram: avaliação da fluência com retroalimentação auditiva habitual (RAH) e atrasada (RAA), e avaliação da gravidade da gagueira e do processamento auditivo central (PAC). O software Fono Tools foi utilizado para provocar o atraso de 100 milissegundos na retroalimentação auditiva. O teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon foi utilizado na análise intragrupos, e o teste de Mann-Whitney, na análise intergrupos. Resultados A RAA ocasionou no GG redução estatisticamente significante: no escore da frequência das disfluências típicas da gagueira na análise do Instrumento de Gravidade da Gagueira, na quantidade de bloqueios e de repetições de palavras monossilábicas, e na frequência de disfluências típicas da gagueira de duração. O atraso na retroalimentação auditiva não provocou efeitos estatisticamente significantes na fluência do GGTPA, grupo dos indivíduos com gagueira com alteração do PAC. Conclusão O efeito da retroalimentação auditiva atrasada na fala de indivíduos com gagueira foi diferente nos indivíduos com e sem alteração do processamento auditivo central, pois houve melhora da fluência apenas nos indivíduos sem alteração do PAC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effect of delayed auditory feedback on speech fluency of individuals who stutter with and without central auditory processing disorders. Methods The participants were twenty individuals with stuttering from 7 to 17 years old and were divided into two groups: Stuttering Group with Auditory Processing Disorders (SGAPD): 10 individuals with central auditory processing disorders, and Stuttering Group (SG): 10 individuals without central auditory processing disorders. Procedures were: fluency assessment with non-altered auditory feedback (NAF) and delayed auditory feedback (DAF), assessment of the stuttering severity and central auditory processing (CAP). Phono Tools software was used to cause a delay of 100 milliseconds in the auditory feedback. The “Wilcoxon Signal Post” test was used in the intragroup analysis and “Mann-Whitney” test in the intergroup analysis. Results The DAF caused a statistically significant reduction in SG: in the frequency score of stuttering-like disfluencies in the analysis of the Stuttering Severity Instrument, in the amount of blocks and repetitions of monosyllabic words, and in the frequency of stuttering-like disfluencies of duration. Delayed auditory feedback did not cause statistically significant effects on SGAPD fluency, individuals with stuttering with auditory processing disorders. Conclusion The effect of delayed auditory feedback in speech fluency of individuals who stutter was different in individuals of both groups, because there was an improvement in fluency only in individuals without auditory processing disorder.
  • Análise quantitativa das curvas de língua na avaliação ultrassonográfica da fala para o som [j] em adultos e crianças Artigo Original

    Barberena, Luciana da Silva; Simoni, Simone Nicolini de; Souza, Rosalina Correa Sobrinho de; Moraes, Denis Altieri de Oliveira; Berti, Larissa Cristina; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar e comparar os contornos médios de língua e os gestos articulatórios na produção do [j] em adultos e crianças com desenvolvimento típico e crianças com desenvolvimento atípico de fala. As crianças com desenvolvimento atípico de fala apresentavam desordens nos sons da fala caracterizadas como desvio fonológico. Método O diagnóstico foi determinado pelas avaliações fonoaudiológicas. Desse modo, a amostra foi constituída por três grupos: 30 adultos com desenvolvimento típico de fala (idades entre 19 e 44 anos), 30 crianças com desenvolvimento típico de fala e 30 crianças com desvio fonológico, denominadas neste estudo como atípicas (idades entre quatro anos e oito anos e onze meses). Para todos os grupos, foi realizada avaliação ultrassonográfica dos movimentos da língua. A pesquisa comparou os contornos médios de língua entre os três grupos em diferentes contextos vocálicos seguintes ao som [j]. Para a delimitação dos gestos, considerou-se a elevação máxima da ponta da língua, utilizando-se software Articulate Assistant Advanced (AAA) e imagens no plano sagital/Modo B. Os pontos que interceptaram as curvas de língua foram analisados pela ferramenta estatística R. Os gráficos dos contornos de língua foram obtidos através do cálculo de intervalo com 95% de confiança. Depois dessa etapa, foram obtidas as regiões com diferenças significativas (p-valor ≤ 0,05) entre os grupos de CT e CA. Resultados Os contornos médios de língua demonstraram o gesto para a semivogal [j] na comparação entre crianças típicas e atípicas. Para a semivogal [j], há um gesto de língua, de dorso, em direção à área central do palato duro, sendo observadas diferenças significativas entre as crianças. Conclusão Os resultados permitiram concluir que existem diferenças entre os grupos de crianças quanto à capacidade de refinar os gestos articulatórios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Analyze and compare the mean tongue contours and articulatory gestures in the production of the sound [j] in adults and children with typical and atypical speech development. The children with atypical development presented speech sound disorders. Methods The diagnosis was determined by speech assessments. The study sample was composed of 90 individuals divided into three groups: 30 adults with typical speech development aged 19-44 years (AT), 30 children with typical speech development (CT), and 30 children with speech sound disorders, named as atypical in this study, aged four years to eight years and eleven months (CA). Ultrasonography assessment of tongue movements was performed for all groups. Mean tongue contours were compared between three groups in different vocalic contexts following the sound [j]. The maximum elevation of the tongue tip was considered for delimitation of gestures using the Articulate Assistant Advanced (AAA) software and images in sagittal plane/Mode B. The points that intercepted the language curves were analyzed by the statistical tool R. The graphs of tongue contours were obtained adopting a 95% confidence interval. After that, the regions with significant statistical differences (p<0.05) between the CT and CA groups were obtained. Results The mean tongue contours demonstrated the gesture for the sound [j] in the comparison between typical and atypical children. For the semivowel [j], there is an articulatory gesture of tongue and dorsum towards the center of ​​the hard palate, with significant differences observed between the children. Conclusion The results showed differences between the groups of children regarding the ability to refine articulatory gestures.
  • Nijmegen Cochlear Implantation Questionnaire (NCIQ): tradução, adaptação cultural e aplicação em adultos usuários de implante coclear Artigo Original

    Santos, Nathália Porfírio dos; Couto, Maria Inês Vieira; Martinho-Carvalho, Ana Claudia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir e adaptar culturalmente para o Português Brasileiro o Nijmegen Cochlear Implantation Questionnaire (NCIQ) e descrever os resultados de qualidade de vida em adultos. Método Tradução e adaptação cultural do NCIQ. Depois desta etapa, foi realizado um estudo transversal e clínico de avaliação da qualidade de vida em um grupo de 24 adultos usuários de implante coclear (IC). Resultados O título do questionário na versão traduzida para o Português Brasileiro foi definido em Questionário Nijmegen de Implantes Cocleares (NCIQ-P). A versão traduzida do questionário NCIQ-P apresentou boa consistência interna para todos os domínios existentes no questionário (0,78). Os resultados de qualidade de vida em adultos demonstraram que os domínios mais pontuados foram o social e o físico, sendo os subdomínios percepção básica e avançada os de maior pontuação. Não foi observada correlação entre gênero e tempo de uso do dispositivo para os domínios e subdomínios existentes no questionário. Conclusão A tradução e adaptação cultural do NCIQ-P sugeriu que o instrumento é válido e útil para o uso clínico e de pesquisa em adultos usuários de IC e falantes do Português Brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Cross-cultural adaptation and translation of the Nijmegen Cochlear Implant Questionnaire (NCIQ) into Brazilian Portuguese and analysis of quality of life (QoL) results in adults with cochlear implant (CI). Methods The NCIQ instrument was translated into Brazilian Portuguese and culturally adapted. After that, a cross-sectional and clinical QoL evaluation was conducted with a group of 24 adults with CI. Results The questionnaire title in Brazilian Portuguese is ‘Questionário Nijmegen de Implantes Cocleares’ (NCIQ-P). The version of the NCIQ questionnaire translated into Brazilian Portuguese presented good internal consistency (0.78). The social and physical domains presented the highest scores, with the basic and advanced sound perception subdomains achieving the highest scores. No correlation between gender and time of device use was found for the questionnaire domains and subdomains. Conclusion The cross-cultural adaptation and translation of the NCIQ into Brazilian Portuguese suggests that this instrument is reliable and useful for clinical and research purposes in Brazilian adults with CI.
  • Análises perceptivo-auditiva e acústica das vozes de crianças infectadas pelo HIV Artigo Original

    Pereira, Eliane Cristina; Rodrigues, Cristina de Oliveira; Silvério, Kelly Cristina Alves; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar parâmetros vocais e acústicos de crianças infectadas e não infectadas pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Método Amostras vocais foram submetidas às análises perceptivo-auditiva e acústica. Foram analisadas amostras da vogal sustentada /ε/ e da fala encadeada de 74 crianças entre seis e 12 anos incompletos, divididas em dois grupos: 37 crianças infectadas pelo HIV (GHIV) e 37 crianças não infectadas pelo HIV (Grupo Controle=GC), pareadas por idade e gênero, e sem avaliação vocal prévia; todas as crianças eram pré-púberes, pelos Critérios de Tanner (MS, 2014). As crianças tiveram suas vozes gravadas e analisadas pelo programa VoxMetria 5.1, no período de 2014 a 2015. A análise perceptivo-auditiva avaliou o grau geral da qualidade vocal e foi realizada utilizando-se a escala analógico-visual (EAV) de 100 pontos, transformada em escala numérica de 4 pontos (0- ausência de desvio e 4- desvio intenso). A avaliação acústica constou da análise da distribuição da amostra vocal no Diagrama de Desvio Fonatório (DDF). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, sob o número 122.746. Resultados Na análise perceptivo-auditiva, a maioria das crianças de ambos os grupos foi avaliada como apresentando vozes sem desvio, grau 0 na escala numérica. Na análise acústica, não houve diferença entre os grupos na distribuição das amostras no DDF, com a maioria das amostras na área de normalidade, no primeiro quadrante, com distribuição de densidade ampliada e forma vertical. Conclusão Crianças infectadas pelo HIV apresentaram vozes semelhantes às de crianças sem a doença, tanto do ponto de vista auditivo quanto acústico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare vocal and acoustic parameters of HIV-infected children and non-HIV-infected children. Methods Vocal samples were submitted to auditory-perceptual and acoustic analysis. Samples of the sustained vowel /ε/ and continuous speech of 74 children between 6 and incomplete 12 years old were analyzed, divided into two groups: 37 HIV-infected children (GHIV) and 37 non-HIV-infected children, the control group (CG), age and gender-matched and without previous vocal evaluation; they were all prepubescent by the Tanner Stages (MS, 2014). The children had their voices recorded and analyzed by VoxMetria 5.1, in the period between 2014 and 2015. The auditory-perceptual analysis assessed the overall degree of the vocal quality and was performed using a 100-point visual analogue scale, transformed into a 4 point numerical scale (0 = no vocal deviation and 4 = severe vocal deviation). The acoustic evaluation was based on the analysis of the vocal sample distribution in the Phonatory Deviation Diagram (PDD). The research was approved by the Ethics Committee under the number 122.746. Results In the auditory-perceptual analysis, most children of both groups were evaluated as with no vocal deviation. No difference between the groups was found in the acoustic analysis using the PDD; most voice samples were within the normality area, in the quadrant 1, with a spread density distribution and a vertical shape. Conclusion HIV-infected children presented similar vocal quality to children without the illness, both for the perceptual-auditory and acoustic evaluation.
  • Análise qualitativa e quantitativa da deglutição orofaríngea na Síndrome de Down Relatos De Caso

    Sales, André Vinicius Marcondes Natel; Giacheti, Célia Maria; Cola, Paula Cristina; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo tem por objetivo descrever a análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea em crianças com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método Estudo de série de seis casos, com idade variando de quatro a 17 meses (Média de 11,16 meses e mediana de 12 meses). Realizada análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea por meio de videofluoroscopia de deglutição e software específico. Foram analisados os parâmetros qualitativos de coordenação oral, resíduos orais, escape oral posterior, penetração, aspiração laringotraqueal e realizada análise do tempo de trânsito oral total (TTOT) e faríngeo. Resultados Verificou-se alteração em pelo menos quatro dos parâmetros qualitativos investigados. Somente um dos indivíduos apresentou diferença no TTOT quando comparado com os demais e não houve diferença no tempo de trânsito faríngeo entre os casos. Conclusão Houve alterações qualitativas na deglutição em crianças com SD e diferença no TTOT somente no caso de menor faixa etária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the qualitative and quantitative temporal analysis of oropharyngeal swallowing in children diagnosed with Down syndrome (DS) through a case series study of six individuals aged 4 to 17 months (mean age = 11.16 months; median = 12 months). Methods Qualitative and quantitative temporal analysis of swallowing using videofluoroscopy and specific software. The following parameters were assessed: presence or absence of oral incoordination, labial sphincter sealing incompetence, oral residue, posterior oral spillage, laryngotracheal penetration and aspiration, pharyngeal and total oral transit time (TOTT). Results Qualitative analysis identified individuals with disorders in at least four of the swallowing parameters investigated. Only one individual presented total oral transit time (TOTT) different from the others. No difference was observed between the cases regarding pharyngeal transit time. Conclusion Qualitative swallowing disorders are observed in children with DS, with difference in TOTT only in the case report of the youngest infant.
  • Alterações retrococleares na esclerose sistêmica: relato de casos Relato De Caso

    Valente, Julia de Souza Pinto; Corona, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Relatar três casos de pacientes portadores de Esclerose Sistêmica e que apresentaram alterações retrococleares. Método Trata-se de um estudo de relato de casos de três indivíduos com esclerose sistêmica e alteração retrococlear, acompanhados em um serviço de reumatologia. Todos os pacientes realizaram o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e, quando necessário, nova audiometria. Resultados Todos os indivíduos apresentaram perda auditiva do tipo sensorioneural. Não foi identificado na avaliação audiológica básica qualquer resultado que sugerisse alteração retrococlear, porém o PEATE apresentou-se alterado. Conclusão Pode-se concluir que o estudo revela alterações retrococleares nesta população, ocorrendo tanto nas latências absolutas quanto no intervalo interpico. E, neste contexto, reumatologistas e fonoaudiólogos, ao acompanharem pacientes com esclerose sistêmica, devem estar atentos para a possibilidade da ocorrência dessa alteração nessa população. Revela também, a necessidade de estudos epidemiológicos sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To report three cases of patients with Systemic Sclerosis (SSc) and retrocochlear impairments. Methods This is a case report of three individuals with SSc and retrocochlear impairments assisted at a rheumatology outpatient clinic. All individuals underwent Brainstem Auditory Evoked Potential (BAEP) and, when necessary, audiometry. Results All three individuals presented sensorineural hearing loss. Although no retrocochlear impairment was identified in the basic audiologic evaluation, the BAEP results were altered. Conclusion Retrocochlear impairments were present in the individuals under study, both in the absolute latencies and interpeak interval, thereby demanding the attention of rheumatologists and speech-language pathologists to such changes during the monitoring of SSc patients. The results also show a need for epidemiological studies on the theme.
  • Tradução e adaptação cultural para o português do TSA - Test de Sintaxis de Aguado Comunicação Breve

    Baggio, Gustavo Inheta; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a tradução e a adaptação cultural do Teste de Sintaxe de Aguado (TSA) para a língua portuguesa do Brasil de acordo com a realidade linguística e cultural do país. Método O TSA avalia o desenvolvimento morfossintático de crianças entre 3 e 7 anos, quanto à compreensão e expressão de tipos de orações, pronomes, vozes verbais, comparações, preposições e verbos quanto à desinência de número, modo e tempo. O processo de tradução e adaptação cultural seguiu quatro estágios: 1) construção de duas traduções literais; 2) elaboração de versão síntese consensual; 3) retrotradução; e 4) verificação da equivalência entre as traduções iniciais e as retrotraduções que culminou na versão final do teste. Resultados O processo de adaptação cultural do instrumento para o Português indicou que houve equivalência e reconciliação dos itens traduzidos, equivalência semântica quase total entre as duas traduções e ausência de dificuldades consistentes de tradução. Conclusão O teste TSA foi traduzido e adaptado para a língua portuguesa falada no Brasil, constituindo-se no primeiro passo para a validação e normatização do instrumento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To perform the translation and cultural adaptation of the Aguado Syntax Test (AST) into Brazilian Portuguese considering the linguistic and cultural reality of the language. Methods The AST assesses the early morphosyntactic development in children aged 3 to 7 in terms of understanding and expression of various types of structures such as sentences, pronouns, verbal voices, comparisons, prepositions and verbal desinence as to number, mode and tense. The process of translation and cultural adaptation followed four steps: 1) preparation of two translations; 2) synthesis of consensual translations; 3) backtranslation; and 4) verification of equivalence between the initial translations and backtranslations that resulted in the final translated version. Results The whole process of translation and cultural adaptation revealed the presence of equivalence and reconciliation of the translated items and an almost complete semantic equivalence between the two translations and the absence of consistent translation difficulties. Conclusion The AST was translated and culturally adapted into Brazilian Portuguese, constituting the first step towards validation and standardization of the test.
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