Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 14, Issue: 1, Published: 2006
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • Revisitando casas-grandes e senzalas: a arquitetura das plantations escravistas americanas no século XIX Estudos de Cultura Material

    Marquese, Rafael de Bivar

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa a planta arquitetônica de grandes unidades rurais escravistas do Vale do Paraíba cafeeiro (Brasil), do cinturão algodoeiro de Matanzas-Cienfuegos-Trinidad (Cuba) e do cinturão algodoeiro do Alabama e do baixo vale do Mississippi nos Estados Unidos, todas construídas na primeira metade do século XIX. O foco incide sobre as relações entre os processos produtivos e a disposição das casas de vivenda senhoriais e das moradias escravas. O objetivo é examinar o peso respectivo que a função e a representação arquitetônicas tiveram na conformação desses espaços.

    Abstract in English:

    This article analyses the architectural plans of the Vale do Paraíba large slave coffee plantations (Brazil), of the Matanzas-Cienfuegos-Trinidad (Cuba) sugar plantations and of the Alabama and lower Mississipi Valley cotton plantations in the United States, all built in the first half of the 19th Century. The focus is cast on the relationship between the productive processes and the disposition of the master's big houses and slave quarters. The aim is to examine the respective weights that the architectural function and representation featured in the disposition of these spaces.
  • Fazendas de café oitocentistas no Vale do Paraíba Estudos de Cultura Material

    Carrilho, Marcos José

    Abstract in Portuguese:

    As edificações remanescentes das fazendas de café do Vale do Paraíba constituem notáveis expressões da arquitetura rural paulista. O estudo de seus componentes e a compreensão de sua organização são aqui abordados mediante a leitura de textos, da época, sobre o cultivo de café e o exame de inventários de bens de seus proprietários. Na parte final, este enfoque é desdobrado na análise da arquitetura desses estabelecimentos.

    Abstract in English:

    The architectural remnants of the old coffee plantation estates configure remarkable examples of São Paulo State (Vale do Paraíba) rural architecture. The study of their components, as well as the way in which they were established and organized, was carried out by means of readings of coffee plantation literature of the time, and by the analysis of owners' deeds. On the last part of this essay, the focus is extended to the analysis of the remaining architecture of such edifications.
  • Engenhos e fazendas de café em Campinas (séc. XVIII - séc. XX) Estudos de Cultura Material

    Silva, Áurea Pereira da

    Abstract in Portuguese:

    O artigo estuda a produção arquitetônica rural do município de Campinas legada por dois ciclos econômicos: o da cana-de-açúcar e o do café, a partir do final do século XVIII e no século XIX. Analisa a documentação historiográfica, inventários (arquivos do Centro de Memória da Unicamp) e testemunhos materiais arrolados nos levantamentos de campo. Aborda os edifícios a partir da implantação, no terreno, das diversas formas de agenciamento (no caso da produção cafeeira, a disposição dos edifícios determinada pelo fluxo das operações e tarefas de beneficiamento do grão) e dos múltiplos programas necessários ao setor produtivo e às habitações. Enfatiza a questão tecnológica dos edifícios, revelando a preferência pelos métodos e materiais tradicionais da cultura arquitetônica paulista, particularizada no domínio da taipa de pilão e da taipa de mão até a chegada da ferrovia, na década de 1870.

    Abstract in English:

    The article studies the architectural country side of the city of Campinas, a legacy of two economic cycles: the sugar cane and coffee industries at the end of the 18th century and during the 19th century. It analyses the historic documentation and files found in the Centro de Memória Unicamp. It is about the buildings and their construction, the different forms of negotiating and the multiple programs necessary to the growing and housing sectors (during the coffee cycle, the disposition of the buildings determined by the flowing of the operations and needs related to the seed betterment). The article also gives emphasis to technological details of the buildings, revealing preference for traditional methods and materials used in the architectural culture in São Paulo state. This particularity is shown by the domain of mud huts until the advent of railroad in 1870.
  • A invenção como ofício: as máquinas de preparo e benefício do café no século XIX Estudos de Cultura Material

    Ribeiro, Luiz Cláudio M.

    Abstract in Portuguese:

    Aborda-se a sociedade cafeeira brasileira sob o aspecto da geração de invenções e inovações de máquinas destinadas ao preparo e benefício do café no período de 1860 a 1882. Sob a proteção da Lei de Patentes de 1830, os machinistas desenvolviam seus inventos, que eram examinados pela Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) para concessão do privilégio industrial e posterior fabricação e comercialização. Demonstra-se como as máquinas de café desenvolvidas por estes inventores-empresários no Brasil trouxeram para a fazenda cafeeira escravista a atualização tecnológica de máquinas agrícolas existentes nos países industriais e propiciaram uma melhoria de qualidade do benefício em grandes quantidades de café. Tal fato tornou possível não só a consolidação do país como maior exportador no mercado internacional, mas permitiu alterações na estrutura produtiva das fazendas escravistas.

    Abstract in English:

    The article studies the Brazilian coffee-growing society from the point of view of the generation of inventions and machine innovations aimed at the preparation and processing of coffee beans in the period between 1860 and 1882. Under the protection of the 1830 Patents Law, the machinistas developed their inventions and submitted them to the National Industry Auxiliary Society (Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional - SAIN) for the concession of industrial privilege and later manufacture and commercialization. It is demonstrated how the coffee machinery developed by these inventors-entrepreneurs in Brazil brought to the slave-labour coffee plantation the technological update of agricultural machines existing in the industrial countries and how that has propitiated an improvement in the quality of large-scale coffee bean processing. This fact has made possible not only the consolidation of the country as the largest exporter in the international market, but has also has allowed for changes in the productive structure of the slave-labour plantations.
  • Significados nas representações escultóricas da fachada da Cervejaria Bopp & Irmãos, Porto Alegre Estudos de Cultura Material

    Thiesen, Beatriz Valladão

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho busca, através da perspectiva da Arqueologia, o significado contido nas representações escultóricas presentes na fachada de uma importante fábrica de cerveja instalada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no início do século XX. Busca, ainda, verificar de que forma esses significados foram transmitidos e como operaram no contexto da sociedade porto-alegrense dessa época.

    Abstract in English:

    The present work seeks, in an Archaeological perspective, to study the meaning of the sculptural representations on the façade of an important beer plant situated in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in the beginning of 20th Century. This work seeks to, in addition, to verify how these meanings have been transmitted and how did they operate in the context of Porto Alegre society at the time.
  • O território paulista na iconografia oitocentista: mapas, desenhos e fotografias. análise de uma herança cotidiana Estudos de Cultura Material

    Cavenaghi, Airton José

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe um estudo da cartografia elaborada para representar o território paulista durante o século XIX. Procura-se demonstrar a permanência de valores culturais ligados à época colonial por meio da análise de alguns modelos cartográficos, não necessariamente ligados a uma escola cartográfica. Nesse processo busca-se identificar os valores formativos do espaço territorial da região, da identidade cultural do homem comum e das necessidades especificas de seu cotidiano.

    Abstract in English:

    This paper presents a study about the cartography elaborated to represent São Paulo's territory during the 19th century. The author seeks to show the permanence of cultural values related to the colonial period by analyzing some cartographical models, which are not necessarily linked to a cartographic school. In this context, the author seeks to identify the formative values of the regional territorial space, the cultural identity of the common Man and the specific needs of his or her daily life.
  • A representação da realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret Estudos de Cultura Material

    Dias, Elaine

    Abstract in Portuguese:

    Jean-Baptiste Debret, pintor de história e integrante da Missão Artística Francesa de 1816, em seu álbum iconográfico Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, realizou ilustrações referentes aos usos e costumes brasileiros. Uma parte de sua obra foi dedicada à vida de corte no Rio de Janeiro. Pretendemos, neste artigo, analisar a concepção do Retrato de D. João VI e do Retrato de D. Pedro I, imagens oficiais da realeza no Brasil, produzidas pelo artista francês. Há, em Debret, uma clara contraposição entre os retratos do pai D. João e do filho Pedro, oferecendo-nos chaves interpretativas para os momentos políticos em questão. Pretendemos analisar e contrapor as imagens, no sentido de sua descrição física, da presença diferencial dos atributos e de sua representação política, evidenciando as mudanças iconográficas entre os retratos e destacando a importância dos modelos europeu e americano nas composições.

    Abstract in English:

    Jean-Baptiste Debret, history painter and member of the French Artistic Mission of 1816, in his iconographic album Picturesque and Historical Travel to Brazil, has made illustrations from the observation of Brazilian uses. Part of his work was dedicated to the life of the Court in Brazil. The author seeks to in this article to analyze the conception of both the Portrait of D. João VI and the Portrait of D. Pedro I, official images of the Royalty in Brazil produced by the French artist. There is, in Debret, a clear counterpoint between the portraits of the father D. João and his son Pedro, offering interpretative keys for the political moments in question. The author seeks to analyze and contrast the images, in the sense of their physical description - the differential presence of attributes and their political representation -, bringing to the surface the iconographic changes between the portraits, highlighting the importance of the European and American models in the compositions.
  • O circuito social da fotografia em Porto Alegre (1922 e 1935) Estudos de Cultura Material

    Possamai, Zita Rosane

    Abstract in Portuguese:

    A fotografia crescentemente vem sendo investigada pelos historiadores brasileiros, fazendo surgir diferentes abordagens metodológicas para análise dessas imagens visuais. Componente fundamental nos estudos dessa natureza é o mapeamento do circuito social da fotografia. Nesse âmbito encontra-se um conjunto de informações relacionadas à produção, à circulação e ao consumo da fotografia enquanto imagem visual, criadora e propagadora de determinados imaginários sociais, e enquanto artefato que teve lugar na vida das pessoas em diferentes contextos. Nesse artigo, investigo o circuito social da fotografia na cidade de Porto Alegre, nas décadas de 1920 e 1930, tentando buscar pistas da presença, na vida dos porto-alegrenses, desse engenho da modernidade e das vistas urbanas por ele difundidas.

    Abstract in English:

    Photography has been increasingly investigated by Brazilian historians, thus bringing about diverse methodological approaches for the analysis of such visual images. A fundamental component in the studies of this nature is research on photography's social circuit. Within this scope, there is a body of information that is related to the production, circulation and use of photography understood as a visual, creative and disseminating image for certain social imaginaries, and as an artifact that had a place in people's lives in different contexts. In this article, the author investigates photography's social circuit in the city of Porto Alegre in the 1920's and 1930's, in an attempt to find clues of the presence of this modern invention in the life of Porto Alegre citizens and of the urban vistas that it disseminated.
  • Sobre los inicios del coleccionismo y los museos de arte en la Argentina

    Baldasarre, Maria Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Na Argentina do século XIX, a formação de importantes coleções de arte privadas foi anterior à formação dos museus. Essas coleções - mediante doações ou legados - formaram a base dos museus de arte do país e, no decorrer da sua história, contribuíram para o crescimento dos patrimônios museológicos, condicionando diretamente o perfil dos seus acervos. Este artigo investiga o início da prática do colecionismo de arte na Argentina, reconstruindo algumas das escolhas e mecanismos utilizados pelos colecionadores na hora de exercer seus juízos estéticos para montar seus conjuntos de obras. Este processo é estudado em relação à criação e crescimento do primeiro e mais importante museu de arte do país, o Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires. Analisa-se em detalhes o trabalho de seu mentor e primeiro diretor, Eduardo Schiaffino, e as maneiras como suas opções estéticas, e os dispositivos utilizados para o aumento do patrimônio, muitas vezes prosseguiram nas administrações subseqüentes. São examinados, também, os casos de alguns museus criados posteriormente no interior do país, onde o colecionismo privado também teve forte ingerência, mas que, desde sua gênese, propuseram um modelo distinto, sendo altamente receptivos às produções da arte nacional.

    Abstract in Spanish:

    En la Argentina del siglo XIX, la formación de importantes colecciones privadas de arte se dio con anterioridad a la fundación de los museos. Estas colecciones - mediante donaciones o legados - fueron la base de los museos de arte del país y contribuyeron a lo largo de su historia al crecimiento de sus patrimonios condicionando directamente el perfil de sus acervos. Este artículo indaga sobre el inicio de la práctica del coleccionismo de arte en la Argentina, reconstruyendo algunas de las selecciones y mecanismos utilizados por los coleccionistas a la hora de ejercer sus juicios de gusto para armar sus conjuntos de obras. Este proceso se estudia en relación con la creación y crecimiento del primer y más importante museo de arte del país, el Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Se analiza con detenimiento la labor de su mentor y primer director - Eduardo Schiaffino - y los modos en que sus opciones estéticas y los dispositivos utilizados para el crecimiento del patrimonio muchas veces se continuaron en las administraciones subsiguientes. Se examinan también los casos de algunos museos creados posteriormente en el interior del país, en los que también tuvo fuerte injerencia el coleccionismo privado, pero que desde su génesis plantearon un modelo distinto al ser altamente receptivos a las producciones de arte nacional.

    Abstract in English:

    In nineteenth-century Argentina, the formation of important private art collections was prior to the foundation of museums. Donated or bequeathed, these collections were the basis of the country's art museums and have contributed in the course of history to the development and profile of their patrimonies. This paper examines the establishment of art collecting practice in Argentina. It takes into account some of the selections, mechanisms and judgments exercised by art collectors when forming their collections. This process is considered in relation to the creation and growth of the country's first and most important art museum: the Buenos Aires National Fine Arts Museum. The role of its first director and mentor - Eduardo Schiaffino - is thoroughly analyzed, as is the persistence, in the subsequent administrations, of his esthetic choices and mechanisms for enlarging the patrimony. We also consider the case of some museums created inland. Although private art collecting has also exerted a strong influence in their formation, these institutions proposed a different model, as they were highly receptive to national art.
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