Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 19, Issue: 1, Published: 2011
  • Apresentação

    Oliveira, Cecilia Helena de Salles
  • Ornato e despojamento no mundo fabril Estudos de Cultura Material

    Correia, Telma de Barros

    Abstract in Portuguese:

    O artigo investiga algumas das tendências da arquitetura gerada por fábricas - galpões industriais, moradias, igrejas, escolas, clubes etc. -, erguida no Brasil entre as duas últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Apoia-se em amplo inventário, como base para um esforço de análise que se propõe a identificar os temas e usos predominantes dos ornatos aplicados a construções geradas por fábricas, as referências historicistas mobilizadas e eventuais rupturas de signos arquitetônicos tipológicos, e, no limite, a abolição de ornatos e dos referidos signos. Assim, de um lado, trata da penetração da linguagem eclética nessas construções, investigando o repertório formal utilizado em diferentes tipologias. De outro, trata da simultânea difusão de uma estética tipicamente fabril, fundamentada em noções de economia, eficiência, utilidade e funcionalidade. Mostra como tais noções se expressam ora em uma simplificação ou ausência de ornatos, ora no uso de ornatos cujos temas remetem ao mundo das máquinas; às vezes, no distanciamento ou abandono de signos arquitetônicos tipológicos consagrados; ou, ainda, no emprego de materiais produzidos industrialmente e que se difundiram a partir, sobretudo, da arquitetura de fábricas.

    Abstract in English:

    The article examines some aspects of the architecture created for factories - warehouses, houses, churches, schools, clubs etc. -, built in Brazil between the two last decades of the nineteenth century and early of the twentieth century. The research relies on extensive inventory, the basis on which an analysis effort is realized that aims to identify the themes and predominant use of ornament applied to constructions produced by factories, the historicist references mobilized and eventual disruption of typological architectural signs, and, ultimately, the elimination of ornament and of those signs. Therefore, on one side, it deals with the penetration of the eclectic language in these buildings, by examining the formal repertoire used in different typologies. On the other side, it deals with simultaneous diffusion of a typical manufacturing aesthetic, based on notions of economy, efficiency, utility and functionality. It shows how such notions are expressed in either a simplification or the lack of ornament, sometimes in the use of ornament whose themes relate to the world of machines, sometimes in the detachment or abandonment of embodied architectural typological signs, or even the use of industrially produced materials that have spread from mainly the architecture of factories.
  • A construção da memória historiográfica paulista: Dom Luiz de Céspedes Xeria e o mapa de sua expedição de 1628 Estudos de Cultura Material

    Cavenaghi, Airton José

    Abstract in Portuguese:

    Neste estudo, referencia-se a análise do mapa de Dom Luiz de Céspedes Xeria que representa o território paulista em 1628. Apresenta-se, também, a imagem original do mapa, que se encontra sob a guarda do Archivo General de Indias, localizado na cidade de Sevilha, na Espanha. Essa mapa original é comparado à sua tradicional reprodução, presente na obra Collectanea de mappas de cartographia paulista antiga de Afonso de Taunay, de 1922. Na análise comparativa realizada pela confrontação dessas fontes primárias, busca-se demonstrar como uma documentação primária pode adquirir características que a identifiquem com necessidades mais amplas e significativas, associadas à gestão e administração de uma memória coletiva, estruturada para a manutenção de poderes e valores de uma determinada classe social hegemônica. Tal fato não é percebido, ou considerado, como algo planejado ou arquitetado de forma maquiavélica e significativa, e, sim, como parte de significações inconscientes e necessárias à manutenção da identidade cultural desse mesmo grupo social hegemônico.

    Abstract in English:

    This study presents an analysis of the map of Don Luis de Cespedes Xeria, which represents the state of São Paulo in 1628, based on the image of the original map that is under custody of the Archivo General de Indias, located in Seville, Spain. This map is compared with the traditional map reproduced by Afonso de Taunay, in 1922, in the Collectanea de mappas de cartographia paulista antiga. By comparison of these primary sources, it is shown that a source can acquire characteristics related to the broader and significant needs associated with the management and administration of a collective memory, which is structured to maintain the power and values of a particular social, hegemonic class. This fact is not noticed as something of a Machiavellian nature and significantly planned or architected, but as part of an unconscious pattern, necessary to maintain the cultural identity of that hegemonic social group.
  • La hora del museo: la sala Uriburu del Museo Histórico y Colonial de la Provincia de Buenos Aires (Luján, 1932)

    Blasco, María Élida

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa o processo de instalação da Sala Uriburu, do Museu Histórico e Colonial da Província de Buenos Aires, fundado na cidade de Luján e aberto ao público em 1923. A sala foi inaugurada em 4 de setembro de 1932, e destinava-se a "honrar a memória" do líder da "Revolução" de 6 de setembro de 1930, poucos meses depois de sua morte. O objetivo é dar conta dos múltiplos fatores que incidiram na instalação, considerando que ela não pode ser explicada somente através da relação direta entre conjuntura política, atmosfera nacionalista e a necessidade de criar um mito para perpetuar sua memória. Propomos, então, explorar as práticas e dispositivos coletivos indispensáveis no processo de criação de evidências materiais para sustentar a visualização de um relato histórico.

    Abstract in Spanish:

    El artículo analiza el proceso de creación de la Sala Uriburu del Museo Histórico y Colonial de la Provincia de Buenos Aires instalado en la ciudad de Luján y abierto al público en 1923. La sala fue inaugurada el 4 de septiembre de 1932 y estaba destinada a honrar la memoria del líder de la "Revolución" del 6 de septiembre de 1930. El objetivo es dar cuenta de los múltiples factores que incidieron en su instalación considerando que ella no puede explicarse solamente a través de la relación directa entre coyuntura política, atmósfera nacionalista y la necesidad de crear un mito para perpetuar su memoria. Proponemos entonces explorar las prácticas y dispositivos colectivos indispensables en el proceso de creación de evidencias materiales para sustentar la visualización de un relato histórico.

    Abstract in English:

    This article analyzes the installation of Uriburu's Hall at the Museo Histórico y Colonial de la Provincia de Buenos Aires, institution established in Luján in 1923. This hall was opened to the public in September 1932, to celebrate the name and memory of the hero of the Revolution of 1930. Far from proposing a direct relationship between politics and museum displays, this article wants to display the several elements that colluded in the creation of this hall.
  • "Ciência de potes quebrados": nação e região na arqueologia brasileira do século XIX Museus

    Sanjad, Nelson

    Abstract in Portuguese:

    O artigo explora as distintas expectativas criadas em diferentes lugares e instituições com as descobertas arqueológicas que ocorreram em território brasileiro na segunda metade do século XIX. Por meio de estudo de caso sobre a trajetória profissional de Domingos Soares Ferreira Penna (1818-1888), fundador do Museu Paraense em 1866 e naturalista-viajante do Museu Nacional entre 1872 e 1884, são reconstituídas a origem dos debates científicos e a disputa pelo patrimônio arqueológico da Amazônia, então em grande evidência graças à descoberta dos sítios pré-históricos da ilha de Marajó (PA). A intenção é demonstrar como o discurso em torno de uma identidade nacional, largamente utilizado por Ladislau de Souza Mello Netto (1838-1894), diretor do Museu Nacional no período, eclipsava dissensões políticas e pouco repercutia nas províncias, que, na época, também construíam suas respectivas identidades regionais e narrativas históricas - e para as quais os vestígios arqueológicos eram, igualmente, fundamentais.

    Abstract in English:

    The paper explores distinct expectations created in different places and institutions with the archaeological discoveries taken place in Brazilian territory in the second half of 19th century. By means of a case study about the professional trajectory of Domingos Soares Ferreira Penna (1818-1888), founder of Museu Paraense in 1866 and traveling naturalist of Brazilian Museu Nacional between 1872 and 1884, the present article reconstructs the origins of scientific debates and disputes over the Amazonian archaeological heritage, in great evidence at that time, due to discoveries of pre-historic sites at Marajó Island, in the State of Pará. The intention is to demonstrate how the discourse about national identity, broadly used by the director of the Brazilian Museu Nacional, Ladislau de Souza Mello Netto (1838-1894), overshadowed political divergence and had little repercussion among Brazilian provinces that were building, at the time, their respective regional identities and historical narratives - to which archaeological evidences were equally fundamental.
  • Entre a poeira e o silêncio: sobre exposições e construções da memória no Museu do Ceará (1932-1997) Museus

    Ramos, Francisco Régis Lopes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo aborda algumas maneiras de construir os sentidos do passado nas exposições do Museu do Ceará entre os anos 1932 e 1997. Com base em problemáticas da história social da memória, são destacados os sentidos da poeira e do silêncio no modo pelo qual o pretérito é configurado no espaço das exposições. Desse modo, os artefatos são tratados a partir de valores e expectativas que orientam, em determinada circunstância, as conexões e as separações entre passado e presente.

    Abstract in English:

    This article discusses some manners to construct the meanings of the past into Museu do Ceará's exhibitions between 1932 and 1997. Based on issues of Social History of Memory, the meanings of dust and silence are highlighted in a way that the past is configured in the space of the exhibitions. The artifacts are treated taking into account underlying values and expectations that guide, in certain circumstances, connections and separations between past and present.
  • O Museu do Estado da Bahia, entre ideais e realidades (1918 a 1959) Museus

    Ceravolo, Suely Moraes

    Abstract in Portuguese:

    O artigo revê a trajetória do Museu do Estado da Bahia de 1918 a 1959, com vistas a identificar as sucessivas práticas museológicas e o engendramento - enquanto se institucionaliza e consolida-se - dos chamados processos de musealização, que estiveram também relacionados à personalidade de gestores e de suas expectativas diante das articulações políticas e sociais, bem como de suas expectativas em relação ao estado da Bahia. Perpassado por conflitos de diversas naturezas, apontam-se as alterações em seu modo de funcionamento. No marco cronológico em foco, caracterizam-se três momentos sucessivos: o da formação como museu histórico; o de consolidação como museu eclético, com olhos voltados para a história, e o caminho em direção à arte, sob a direção de José Valladares.

    Abstract in English:

    This article retraces the trajectory of the Museu do Estado da Bahia from 1918 to 1959. The aim is to identify its successive museological practices and the implementation of the so-called processes of musealization during its institutionalization and consolidation, which were also related to the personalities of the administrators and their expectations regarding political and social interactions, as well their expectations toward the State of Bahia itself. Having dealt with a wide range of conflicts, alterations have been observed in how the museum functions. Within the framework in question, three successive periods have been characterized: its establishment as a historic museum; its consolidation as an eclectic museum with a focus on history, and the path towards art under the direction of José Valladares.
  • Os encantos do arquivo e os trabalhos do historiador: reflexões a partir da coleção Marquês de Valença Documentos

    Abrêu, Eide Sandra Azevêdo

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, a partir da experiência de leitura e catalogação dos documentos da Coleção Marquês de Valença, do Museu Paulista, são desenvolvidas reflexões em torno de questões referentes às relações entre sujeito e objeto do conhecimento histórico. Por meio da exploração de versões da biografia de Estevão Ribeiro de Rezende, marquês de Valença, feitas pelo filho, são apresentados elementos para refletir sobre diferentes opções de narrativa histórica e suas implicações na relação do historiador com as fontes, com os homens do passado, e com os leitores do seu próprio tempo.

    Abstract in English:

    In this article reflections will be developed about issues concerning to the relations between subject and object of historical knowledge, from the reading experience and cataloging the documents of Coleção Marquês de Valença, of Museu Paulista. Through exploration of versions of Estevão Ribeiro de Rezende's biography made by his son Estevão Ribeiro de Souza Rezende, elements are presented in order to think about different options of historical narrative, and its implications on the relation established by the historian with the sources, men of the past and readers of his own time.
  • A restauração na trajetória de um teodolito do acervo do MAST Consevação e Restauração

    Granato, Marcus; Miranda, Luiz Roberto Martins de

    Abstract in Portuguese:

    O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um museu de ciência e técnica situado no conjunto arquitetônico e paisagístico que pertenceu ao antigo Observatório Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. No âmbito da criação do museu, o patrimônio de valor histórico ali existente, relacionado a período importante da história da ciência do Brasil, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987. Os estudos que resultaram na restauração de um teodolito da coleção do MAST iniciaram-se a partir de uma avaliação do estado de conservação da coleção de instrumentos científicos da instituição, possibilitando a seleção, segundo critérios pré-estabelecidos, desse objeto, que se encontrava em situação crítica de conservação. Seguiu-se pesquisa histórica sobre o instrumento, determinação da composição de suas peças principais, estudo sobre seu funcionamento e, finalmente, a intervenção propriamente dita sobre o objeto. O procedimento de restauração foi dividido em três etapas - conservação de peças, restauração de peças, e substituição de partes faltantes -, sendo acompanhado pelo registro fotográfico exaustivo de todas elas. Esse procedimento, implantado com esse estudo, possibilitou outras intervenções posteriores de restauração. O desenvolvimento dos estudos de conservação de artefatos científicos e, por outro lado, aquele de pesquisas relacionadas à construção de trajetórias de objetos e coleções no âmbito do Grupo de Preservação de Acervos, sediado no MAST, possibilitou identificar a restauração como momento singular dessas trajetórias.

    Abstract in English:

    MAST is a science and technology museum located in the grounds and architectural complex belonging to the former National Observatory in Rio de Janeiro. Soon after the museum was created, the historical heritage existing there, relating to a significant period in the history of science in Brazil, was listed by the Brazilian National Heritage Institute (Iphan) and the Rio de Janeiro State Cultural Heritage Institute (Inepac) in 1986 and 1987, respectively. The studies that preceded the restoration of a theodolite from the MAST collection started with an appraisal of the state of conservation of the institution's scientific instruments collection. Next, a set of pre-established criteria were used to select this object, which was in a critical state of conservation. After this, historical research was undertaken of the instrument, the composition of its main parts was determined, a study was made into its working, and finally the intervention per se was undertaken on the object. The restoration procedure involved three stages: the conservation of parts, the restoration of parts, and the replacement of missing parts. The whole process was photographed exhaustively. The procedure adopted in this study has been replicated in further restoration projects. Studies were undertaken into the conservation of scientific instruments and research was done into the construction of trajectories of objects and collections by the Archive Preservation Group, based at MAST, resulting in the identification of restoration as a singular moment in these trajectories.
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