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Acta Paulista de Enfermagem, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2008
  • 20 anos da ACTA PAULISTA DE ENFERMAGEM: homenagem aos seus colaboradores Editorial

    Matheus, Maria Clara Cassuli; Adami, Nilce Piva
  • Qualidade de vida de portadores de insuficiência cardíaca Artigos Originais

    Soares, Djanira Alzira; Toledo, Jucimari Aparecida de Souza; Santos, Luciana Farias dos; Lima, Rosilda Maria Beserra; Galdeano, Luzia Elaine

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar o nível de qualidade de vida de portadores de insuficiência cardíaca; o grau de insuficiência cardíaca dos pacientes; a opinião dos portadores de insuficiência cardíaca quanto ao seu estado de saúde atual quanto comparada há um ano atrás. MÉTODOS: A amostra foi composta por 30 portadores de insuficiência cardíaca atendidos em ambulatório de um hospital geral e público do município de Taboão da Serra - SP. Para a coleta de dados foi utilizado o Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). RESULTADOS: Os resultados do estudo permitiram identificar o nível de qualidade de vida em diferentes dimensões: aspectos físicos (08); aspectos emocionais (09); capacidade funcional (22); estado geral da saúde (34); dor (39); aspectos sociais (40); vitalidade (47) e saúde mental (53). CONCLUSÃO: Esse estudo pode contribuir para a melhora da assistência de enfermagem prestada a portadores de insuficiência cardíaca na medida em que ressalta as limitações vivenciadas por esses indivíduos, bem como o impacto dessas limitações em seu padrão de vida normal.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Identificar el nivel de calidad de vida de portadores de insuficiencia cardíaca; el grado de insuficiencia cardíaca de los pacientes; la opinión de los portadores de insuficiencia cardíaca en cuanto a su estado de salud actual en comparación al año anterior. MÉTODOS: La muestra estuvo compuesta por 30 portadores de insuficiencia cardíaca atendidos en consulta externa de un hospital general y público del municipio de Taboão da Serra - SP. Para la recolección de datos fue utilizado el Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). RESULTADOS: Los resultados del estudio permitieron identificar el nivel de calidad de vida en diferentes dimensiones: aspectos físicos (08); aspectos emocionales (09); capacidad funcional (22); estado general de la salud (34); dolor (39); aspectos sociales (40); vitalidad (47) y salud mental (53). CONCLUSIÓN: Este estudio puede contribuir en la mejoría de la asistencia de enfermería brindada a portadores de insuficiencia cardíaca en la medida en que resalta las limitaciones vivenciadas por esos individuos, así como el impacto de esas limitaciones en su patrón de vida normal.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To identify the level of quality of life of heart failure patients; the patients' degree of heart failure; the hart failure patients' opinion on their current health status in comparison with one year earlier. METHODS: The sample was composed of 30 heart failure patients attended at an outpatient clinic of a general hospital in Taboão da Serra - SP, Brazil. The Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36) was used for data collection. RESULTS: The study results permitted the identification of the level of quality of life in different dimensions: role-physical (08); role-emotional (09); physical functioning (22); general health (34); bodily pain (39); social functioning (39); vitality (47) and mental health (53). CONCLUSION: This study can contribute to improve nursing care delivery to heart failure patients to the extent that it highlights the limitations these persons experience, as well as how they influence their normal way of life.
  • Mensagens dos familiares de pacientes em estado de coma: a esperança como elemento comum Original Articles

    Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht; Silva, Maria Júlia Paes da; Araújo, Monica Martins Trovo de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar significados comuns nas mensagens dos familiares de pacientes em estado de coma internados em UTI. MÉTODOS: Estudo descritivo com abordagem qualitativa de análise de conteúdo de 30 mensagens de familiares de pacientes em estado crítico. RESULTADOS: Emergiram sete categorias: a busca de apoio espiritual para superar as dificuldades; a necessidade de expressão dos sentimentos; o desejo que os pacientes retornem ao convívio familiar; não se preocupem com os acontecimentos externos; preocupação dos familiares em relatarem as visitas reafirmando que o paciente não está sozinho; preocupação na recuperação dos mesmos; lembranças da vida cotidiana e notícias de casa. CONCLUSÕES: Sentimentos e preocupações emergiram, além de algo universal: a esperança. Esta permeou praticamente todas as categorias; esperança não só na cura, como também na adaptação.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Identificar los significados comunes en los mensajes de los familiares de pacientes en estado de coma internados en una Unidad de Cuidados Intensivos (UCI). MÉTODOS: Se trata de un estudio descriptivo con abordaje cualitativo de análisis de contenido de 30 mensajes de familiares de pacientes en estado crítico. RESULTADOS: Emergieron siete categorías: la búsqueda de apoyo espiritual para superar las dificultades; la necesidad de expresión de los sentimientos; el deseo de que los pacientes retornen a la convivencia familiar; no se preocupen con los acontecimientos externos; preocupación de los familiares para relatar las visitas reafirmando que el paciente no está solo; preocupación en la recuperación de los mismos; recuerdos de la vida cotidiana y noticias de casa. CONCLUSIONES: Emergieron sentimientos y preocupaciones, además de algo universal: la esperanza. Ella permeó prácticamente todas las categorías; esperanza no sólo en la cura, sino también en la adaptación.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Identifying common meanings in messages from relatives of patients in coma who had been admitted into intensive care units. METHODS: Descriptive study, qualitatively analyzing 30 messages from families of critical state patients. RESULTS: Seven categories emerged: search for spiritual support to overcome difficulties; the necessity of expressing one's feelings; the wish for the patients to return to family life; patients should not worry about external events; family is concerned with reporting the visits, reaffirming that the patient is not alone; concerns about the patient's recovery; memories about daily life and news from home. CONCLUSIONS: Feelings and concerns emerged, along with a universal feeling: hope. This was a part of all categories; hope not only about a cure, but also in adaptation.
  • Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde Artigos Originais

    Canônico, Rhavana Pilz; Brêtas, Ana Cristina Passarella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo qualitativo objetivou conhecer o significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação do acadêmico da saúde. MÉTODOS: Participaram dez graduandos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados pela técnica da análise temática, na qual emergiram três categorias: o conhecimento do SUS no processo de formação; o VER-SUS como instrumento para inserção na política estudantil e/ou movimentos sociais; o VER-SUS e a formação acadêmica. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual, destacando sua importância, enquanto política pública. Foi um fator desencadeador da participação em movimentos sociais, particularmente no estudantil e apesar da qualidade da vivência, dificilmente será aplicada pelo coletivo, em decorrência de pouco conhecimento e/ou reduzido interesse dos docentes sobre o SUS. CONCLUSÃO: O VER-SUS é importante para a formação, apesar da pequena abrangência, pode contribuir para a formação política dos futuros profissionais. Possibilita a inserção interdisciplinar e interprofissional na formação.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: En este estudio cualitativo se tuvo como objetivo conocer el significado del Programa Vivencia y Prácticas de enfermería en la Realidad del Sistema Único de Salud (VER-SUS) para la formación del académico de la salud. MÉTODOS: Participaron diez graduandos de escuelas públicas y privadas. Los datos fueron analizados por la técnica del análisis temática, en la cual emergieron tres categorías: el conocimiento del SUS en el proceso de formación; el VER-SUS como instrumento para la inserción en la política estudiantil y/o movimientos sociales; el VER-SUS y la formación académica. RESULTADOS: Los resultados revelaron que la participación en el VER-SUS contribuyó en el pefeccionamiento individual, destacando su importancia, en cuanto a la política pública. Fue un factor desencadenante de la participación en movimientos sociales, particularmente en el estudiantil y a pesar de la calidad de la vivencia, dificilmente será aplicada por el colectivo, en consecuencia del poco conocimiento y/o reducido interés de los docentes sobre el SUS. CONCLUSIÓN: El VER-SUS es importante para la formación, a pesar de lo poco que abarca, puede contribuir para la formación política de los futuros profesionales. Posibilita la inserción interdisciplinaria e interprofesional en la formación.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: This qualitative study aimed to get to know the meaning of the Experience and Training Program in the Reality of the Single Health System (VER-SUS) for healthcare students' education. METHODS: Participants were ten students from public and private schools. Semi-structured questions were used for data collection. The answers were subject to thematic analysis, revealing three categories: knowledge about SUS in the education process; VER-SUS as an instrument for insertion into academic policies and/or other social movements; VER-SUS and academic education. RESULTS: The results showed that participation in VER-SUS contributed to individual improvement, highlighting its importance as a public policy. It represented a triggering factor of participation in social and especially student movements. Despite the quality of the experience, application by the group will be difficult, due to the faculty members' lack of knowledge and/or little interest in SUS. CONCLUSION: VER-SUS is important for education, despite its small range, and can contribute to the political education of future professionals. It permits interdisciplinary and multiprofessional insertion into education.
  • Homens desvelando as formas da violência conjugal Original Articles

    Gomes, Nadirlene Pereira; Diniz, Normélia Maria Freire

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar as formas de desvelamento da violência a partir do discurso de um grupo de homens que praticam atos violentos contra suas companheiras. MÉTODOS: Estudo de abordagem qualitativa. Foram entrevistados sete homens que violentavam suas companheiras, residentes na periferia de Salvador-BA. As falas dos sujeitos foram analisadas por meio da análise de conteúdo. RESULTADOS: O estudo mostrou que os homens entrevistados vivenciam a violência conjugal, a qual se desvela sob as formas psicológica, sexual, moral e física. CONCLUSÃO: O relacionamento conjugal é marcado por uma relação assimétrica entre homens e mulheres, de modo que, ao sentir que seu poder está sendo ameaçado, o homem utiliza alguns meios para controlar suas companheiras, lançando mão, inclusive, da violência física. Faz-se necessária a implementação de políticas públicas que garantam intervenções junto a homens e mulheres que conduzam uns e outros à compreensão da construção social da identidade de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Identificar las formas de develamiento de la violencia a partir del discurso de un grupo de hombres que practican actos violentos contra sus compañeras. MÉTODOS: Se trata de un estudio de abordaje cualitativo. Fueron entrevistados siete hombres que cometían actos violentos contra sus compañeras, residentes en la periferie de Salvador-BA. Las narrativas de los sujetos fueron analizadas por medio del análisis de contenido. RESULTADOS: El estudio mostró que los hombres entrevistados vivencian la violencia conyugal, la cual se devela bajo las formas psicológica, sexual, moral y física. CONCLUSIÓN: El relacionamiento conyugal está marcado por una relación asimétrica entre hombres y mujeres, de modo que, al sentir que su poder está siendo amenazado, el hombre utiliza algunos medios para controlar a sus compañeras, haciendo uso, inclusive, de la violencia física. Se hace necesaria la implementación de políticas públicas que garanticen intervenciones junto a hombres y mujeres que conduzcan a unos y otros a la comprensión de la construcción social de la identidad de género.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To identify the forms of unveiling violence from the discourse of a male group that perform violent acts against their partners. METHODS: Qualitative approach study. Seven males were interviewed and they beat their partners, residing in the outskirts of Salvador, BA. The subjects speeches were analyzed by means of content analysis. RESULTS: The study showed that the males interviewed experienced conjugal violence, which is revealed psychologically, sexually, morally and physically. CONCLUSION: The conjugal relationship is marked by an asymmetrical relation between males and females. When males feel they are being threatened, they use some means to control their partners, resorting to physical violence, inclusive. It is imperative to implement public policies that guarantee interventions with males and females, leading them to understand the social construction of gender identity.
  • A implantação de uma estratégia de intervenção em um serviço de saúde Artigos Originais

    Melleiro, Marta Maria; Magaldi, Fernanda Milani; Parisi, Thaís Cristina de Hollanda

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Compreender a experiência de uma equipe de enfermagem na implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). METODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo cenário foi o Alojamento Conjunto do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Participaram cinco enfermeiras e seis técnicas e auxiliares de enfermagem. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas e as narrativas foram analisadas na perspectiva de Janesick. RESULTADOS: Das narrativas foram extraídas quatro categorias: o impacto resultante da implantação das medidas preconizadas pela IHAC; o processo de sensibilização para a implantação das medidas da IHAC; os fatores intervenientes na implantação da IHAC e a concretização dos Dez Passos da IHAC. A análise dessas categorias ocorreu mediante autores que investigam o tema mudança. CONCLUSÕES: Acredita-se que este estudo possa contribuir para a avaliação da implantação da referida estratégia de intervenção, fornecendo subsídios para a reorganização das atividades assistenciais e gerenciais.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Comprender la experiencia de un equipo de enfermería en la implantación de la Iniciativa Hospital Amigo del niño (IHAN). METODOS: Se trata de una investigación cualitativa, cuyo escenario fue el Alojamiento Conjunto del Hospital Universitario de la Universidad de Sao Paulo. Participaron cinco enfermeras y seis técnicas y auxiliares de enfermería. La recolección de datos fue realizada a través de entrevistas semi-estructuradas y las narrativas fueron analizadas en la perspectiva de Janesick. RESULTADOS: De las narrativas fueron extraídas cuatro categorías: el impacto resultante de la implantación de las medidas preconizadas por la IHAN; el proceso de sensibilización para la implantación de las medidas de la IHAN; los factores intervinientes en la implantación de la IHAN y la concretización de los Diez Pasos de la IHAN. El análisis de esas categorías ocurrió mediante autores que investigan el tema de cambio. CONCLUSIONES: Se acredita que este estudio puede contribuir para la evaluación de la implantación de la referida estrategia de intervención, ofreciendo subsidios para la reorganización de las actividades asistenciales y gerenciales.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To understand the experience of a nursing team in the implantation of the Child-Friendly Hospital Initiative (CFHI). METHODS: This qualitative research was carried out at the Rooming-in unit of the University Hospital at the University of São Paulo, Brazil. Five nurses and six technicians and nursing assistants took part. Data were collected by means of semi-structured interviews and the analysis of the reports was based on Janesick's perspective. RESULTS: Four categories were extracted from the reports: the impact of putting in practice the measures recommended by the CFHI; the awareness process for putting CFHI measures in practice; intervening factors when putting CFHI in practice and concretization of the "Ten Steps" of the CFHI. Authors who researched on change were used to analyze these categories. CONCLUSIONS: This study can contribute to evaluate this intervention strategy in practice, supporting the reorganization of care and management activities.
  • Crenças e tabus relacionados ao cuidado no pós-parto: o significado para um grupo de mulheres Original Articles

    Stefanello, Juliana; Nakano, Ana Márcia Spanó; Gomes, Flávia Azevedo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar os significados do cuidado na fase puerperal no contexto familiar. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 12 puérperas e respectivos familiares (11) que as auxiliavam no cuidado pós-parto. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. RESULTADOS: No puerpério é preciso ter cuidado dobrado, por haver reflexos na mãe e no filho além da vulnerabilidade do corpo, aberto a doenças. Articuladas a estas idéias é que se justificam as recomendações e restrições como componentes do cuidado no pós-parto. CONCLUSÃO: O cuidado na fase puerperal é uma prática feminina permeada de crenças e tabus, que outorga às mulheres um poder de agentes nesse processo, já que trazem consigo conhecimentos de muitas gerações ao mesmo tempo em que atuam como sujeitos e reinventam sistemas estabelecidos, construindo-se como mães.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Identificar los significados del cuidado en la fase puerperal en el contexto familiar. MÉTODOS: Se trata de una investigación cualitativa, desarrollada con 12 puérperas y respectivos familiares (11) que las auxiliaban en el cuidado del postparto. Se utilizó entrevistas semi-estructuradas. Los datos fueron analizados con base en la técnica de análisis de contenido, modalidad temática. RESULTADOS: En el puerperio es preciso tener un cuidado extremo, por tener efectos en la madre y el hijo además de la vulnerabilidad del cuerpo, susceptible a enfermedades. Articuladas a estas ideas es que se justifican las recomendaciones y restricciones como componentes del cuidado en el postparto. CONCLUSIÓN: El cuidado en la fase puerperal es una práctica femenina permeada de creencias y tabúes, que otorga a las mujeres un poder de agentes en ese proceso, ya que traen consigo conocimientos de muchas generaciones a la vez que actúan como sujetos y reinventan sistemas establecidos, construyéndose como madres.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To identify the meaning of care in the puerperal phase, within the family context. METHODS: It is a qualitative research, developed with 12 puerperal women and their relatives, who helped them with care after delivery. Data collection was performed by means of semi-structured interviews. The data were analyzed based on the technique of thematic content analysis. RESULTS: In the postnatal period, care needs to be doubled, as it affects mother and child, besides the body vulnerability, which is open to diseases. In articulation with these ideas, the recommendations and restrictions as components of postpartum care are justified. CONCLUSION: Care in the puerperal phase is a feminine practice filled with beliefs and taboos that grants women with power of agents in this process, since she bears the knowledge of many generations at the same time that they act as subjects and reinvent the previously established systems, constructing themselves as mothers.
  • Intoxicações exógenas em crianças atendidas em uma unidade de emergência pediátrica Original Articles

    Lourenço, Juliana; Furtado, Betise Mery Alencar; Bonfim, Cristine

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever as características epidemiológicas dos casos de intoxicações exógenas em crianças atendidas em uma unidade de emergência pediátrica do Recife (PE), no período de abril a setembro de 2006. MÉTODOS: Estudo descritivo dos casos de intoxicações exógenas ocorridos em crianças na faixa etária de 0 a 12 anos de idade notificados no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco. Os dados foram coletados através de entrevistas e consultas às fichas de atendimento hospitalar. RESULTADOS: Foram registrados 26 casos de intoxicação exógena acidental. Predominou o sexo masculino (65,4%) e a faixa etária dos menores de cinco anos de idade foi a mais acometida (65,4%). Os medicamentos estavam envolvidos em 50,0% dos casos. CONCLUSÃO: A intoxicação exógena acidental de crianças, sobretudo em menores de cinco anos é um problema de saúde pública que requer medidas preventivas para evitar sua ocorrência na infância.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Describir las características epidemiológicas de los casos de intoxicaciones exógenas en niños atendidos en una unidad de emergencia pediátrica de Recife (PE), en el período de abril a setiembre del 2006. MÉTODOS: Se trata de un estudio descriptivo de los casos de intoxicaciones exógenas ocurridos en niños del grupo etáreo de 0 a 12 años de edad notificados en el Centro de Asistencia Toxicológica de Pernambuco. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas y consultas a las fichas de atención hospitalaria. RESULTADOS: Fueron registrados 26 casos de intoxicación exógena accidental. Predominó el sexo masculino (65,4%) siendo el grupo etáreo de menores de cinco años de edad el más afectado (65,4%). Los medicamentos estaban involucrados en el 50,0% de los casos. CONCLUSIÓN: La intoxicación exógena accidental de niños, sobre todo en menores de cinco años es un problema de salud pública que requiere medidas preventivas para evitar que ocurra en la infancia.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To describe the epidemiological characteristics of all exogenic poisoning cases in children assisted in a pediatric emergency unit in Recife, State of Pernambuco, Brazil, from April to September 2006. METHODS: This is a descriptive study of exogenic poisoning in 0-12 aged children treated at Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Pernambuco Toxicological Assistance Center). The data were collected through interviews and by consulting patients' records. RESULTS: 26 cases of accidental exogenic poisoning were registered, mainly males (65.4%). Regarding age, children under five years old were the most affected (65.4%). Medication was involved in 50.0% of the cases. CONCLUSION: Accidental exogenic poisoning affecting children younger than five years of age stands out as a significant public health problem. As a member of a multiprofessional health team, the nurse plays an important role in health education and in the measures to prevent child poisoning.
  • Grupo de apoio: relações interpessoais entre puérperas com filhos recém-nascidos hospitalizados Original Articles

    Monteiro, Maria Adelane Alves; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Souza, Ângela Maria Alves e

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar as relações interpessoais entre puérperas com filhos recém-nascidos hospitalizados vivenciadas no grupo de apoio/suporte. MÉTODOS: Pesquisa-ação realizada na "Casa da Mamãe", anexo de um hospital filantrópico de Sobral-CE, em abril de 2005. Formamos um grupo de apoio/suporte, utilizando como referencial teórico, na abordagem grupal, a proposta referida por Loomis. Realizamos uma sessão preparatória e seis sessões grupais. Participaram do estudo nove mães. RESULTADOS: O isolamento e a tristeza da puérpera recém-chegada dificulta a aproximação das outras mães, influenciando no processo de adaptação à experiência. O tempo de convivência dessas mães está ligado à qualidade das relações estabelecidas entre elas. Os papéis desenvolvidos e o poder de influência parecem estar relacionados a fatores como: nível de instrução, faixa etária e capacidade de oferecer apoio. CONCLUSÃO: A abordagem grupal pode ser utilizada pelos enfermeiros na intervenção junto a mães que acompanham os filhos hospitalizados, como forma de estimular a integração entre estas, buscando oferecimento de apoio/suporte e favorecendo a adaptação.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Verificar las relaciones interpersonales entre puérperas con hijos recién nacidos hospitalizados vivenciadas en el grupo de apoyo/soporte. MÉTODOS: Se trata de una investigación-acción realizada en la "Casa de la Mamá", anexo de un hospital filantrópico de Sobral-CE, en abril del 2005. Formamos un grupo de apoyo/soporte, utilizando como referencial teórico, en el abordaje grupal, la propuesta referida por Loomis. Realizamos una sesión preparatoria y seis sesiones grupales. Participaron en el estudio nueve madres. RESULTADOS: El aislamiento y la tristeza de la puérpera recién llegada dificulta la aproximación de las madres, influenciando en el proceso de adaptación a la experiencia. El tiempo de convivencia de esas madres está ligado a la calidad de las relaciones establecidas entre ellas. Los papeles desarrollados y el poder de influencia parecen estar relacionados a factores como: nivel de instrucción, grupo etáreo y capacidad de ofrecer apoyo. CONCLUSIÓN: El abordaje grupal puede ser utilizado por los enfermeros en la intervención con madres que acompañan a sus hijos hospitalizados, como forma de estimular la integración entre ellas, buscando ofrecimiento de apoyo/soporte y favoreciendo la adaptación.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To check interpersonal relationships among puerpera with hospitalized newborn children, experienced in the support group. METHODS: Action research carried out at "Cara da Mamãe" (Mommy's Home), annexed to a philanthropic hospital in Sobral, Ceará State, in April 2005. The support group was formed by using, in the group approach, the theoretical construct proposed by Loomis. A preparatory and six group sessions were performed. Nine mothers participated in the study. RESULTS: Both isolation and sadness of the new puerpera hinder other mothers approximation, influencing on the experience adaptation process. These mothers coping time is linked to the number of relationships established by them. The roles developed and the power of influence may be related to factors such as: educational background, age group and skills in providing support. CONCLUSION: The group approach may be used by nurses during intervention with mothers who accompany their hospitalized children. It may stimulate integration and support, favoring adaptation.
  • O ser profissional de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Original Articles

    Salomé, Geraldo Magela; Espósito, Vitória Helena Cunha; Silva, Gilberto Tadeu Reis da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Compreender o significado de ser um profissional de enfermagem atuando em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a partir do cuidado prestado. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação fenomenológica tendo como questão orientadora: "O que significa, para você, ser um profissional de enfermagem trabalhando na UTI?". RESULTADOS: As reflexões desvelaram que a falta de materiais e de profissionais valorizados de enfermagem faz com que se sintam menosprezados e insatisfeitos. Esse ambiente estressante leva à deficiência na qualidade da assistência. O funcionário, ao se distanciar de si mesmo, torna-se isolado do mundo, aliena-se. CONCLUSÃO: Conclui-se que ser um profissional de enfermagem em UTI significa enfrentar o desafio de atuar em condições estressantes e sem reconhecimento, porém o trabalho mostra-se, muitas vezes, gratificante.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Comprender el significado de ser un profesional de enfermería que trabaja en una Unidad de Cuidados Intensivos (UCI), a partir del cuidado prestado. MÉTODOS: Se trata de una investigación cualitativa, con fundamentación fenomenológica que tuvo como pregunta orientadora: " Qué significa, para Ud., ser un profesional de enfermería que trabaja en la UCI?". RESULTADOS: Las reflexiones develaron que la falta de materiales y de profesionales valorizados de enfermería hace con que se sientan menospreciados e insatisfechos. Ese ambiente estresante lleva a la deficiencia en la calidad de la asistencia. El funcionario, al distanciarse de sí mismo, se torna aislado del mundo, se aliena. CONCLUSIÓN: El ser un profesional de enfermería en UCI significa enfrentar el desafío de trabajar en condiciones estresantes y sin reconocimiento, no obstante el trabajo se muestra, muchas veces, gratificante.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The aim of this study is to gain insight into the meaning of being a nursing professional working in a public Intensive Therapy Unit (ITU). This study addresses aspects related to their way of being and feeling from the perspective of ITU patients care and treatment. METHODS: A qualitative research was applied based on a phenomenological background. The guiding question of the study was "what does it mean to you being an ITU nursing professional?" RESULTS: The results show that the lack of human and material resources in the ITU contributes to a feeling of low self-esteem. It pointed out a stressfull work which can lead to problems in the health assistance quality. CONCLUSION: The stress at work affects psychologically the ITU nursing professionals and it can have negative outcomes in the patients treatment, caused by the isolation and aleniation phenomena.
  • Estilos de liderança e perfil profissional de enfermeiros em Unidade de Terapia Intensiva Original Articles

    Balsanelli, Alexandre Pazetto; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Whitaker, Iveth Yamaguchi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a associação entre estilos de liderança e perfil pessoal e profissional do enfermeiro diante de um membro de sua equipe na realização de cuidados aos pacientes na UTI. MÉTODOS: A amostra foi constituída por sete enfermeiros e sete técnicos de enfermagem que formaram duplas. Durante três meses os enfermeiros foram questionados sobre qual estilo de liderança seria adotado quando o técnico de enfermagem, sob sua avaliação, prestasse cuidados aos pacientes admitidos na UTI. RESULTADOS: Houve predominância dos estilos persuadir, seguido de determinar e compartilhar dos líderes para com os liderados. CONCLUSÃO: Nesta UTI, os enfermeiros destacam-se pelo estilo persuado de liderança situacional onde explicam suas decisões e dão oportunidade de esclarecimentos à equipe de liderados. Não houve relação entre os estilos de liderança dos enfermeiros e seu perfil pessoal e profissional.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Verificar la asociación entre estilos de liderazgo y perfil personal y profesional del enfermero frente a un miembro de su equipo en la realización de cuidados a pacientes de la UCI. MÉTODOS: La muestra estuvo constituída por siete enfermeros y siete técnicos de enfermería que formaron parejas. Durante tres meses los enfermeros fueron cuestionados respecto al estilo de liderazgo que adoptaría cuando el técnico de enfermería, bajo su evaluación, prestase cuidados a los pacientes admitidos en la UCI. RESULTADOS: Hubo predominio de los estilos persuadir, seguido de determinar y compartir de los líderes para con los liderados. CONCLUSIÓN: En esta UCI, los enfermeros se destacan por el estilo de persuación de liderazgo situacional en el cual explican sus decisiones y dan oportunidad de aclaraciones al equipo de liderados. No hubo relación entre los estilos de liderazgo de los enfermeros y su perfil personal y profesional.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To verify the relation between leadership styles and personal and professional profile of a nurse facing another team member when performing ICU patient care. METHODS: Samples were collected on seven nurses and seven practical nurses working as partners. Throughout three months, the nurses were inquired about the leadership style applied when the practical nurse, under their assessment, performed ICU patient care. RESULTS: Persuasion style prevailed among other styles, followed by determining and sharing between leaders and their subordinated team member. CONCLUSION: In this ICU, nurses stand out due to their persuading situational leadership style where they explain their decisions and provide the opportunity for clarification to the subordinated team. No relation between the nurses' leadership style and their professional and personal profile was shown.
  • Efeito de intervenções educativas no conhecimento dos profissionais de enfemagem sobre prevenção de úlceras pressão Original Articles

    Fernandes, Luciana Magnani; Caliri, Maria Helena Larcher; Haas, Vanderlei José

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar o efeito de intervenções educativas, no nível de conhecimento dos membros da equipe de enfermagem sobre a prevenção de úlceras por pressão em um Centro de Terapia Intensiva. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo comparativo. Os dados foram coletados antes e após a intervenção educativa, utilizando teste de conhecimento com afirmações verdadeiras ou falsas sobre medidas de prevenção e descrição da úlcera. RESULTADOS: Sete enfermeiros participaram somente da fase pré-intervenção e obtiveram 86,4% de acertos no total de questões. Os auxiliares e técnicos de enfermagem na fase pré-intervenção (n=25) obtiveram 74,3% de acertos e na fase pós-intervenção (n=36) apresentaram melhora com 81,2% de acertos. CONCLUSÃO: As estratégias utilizadas não foram totalmente eficazes, pois em algumas questões os acertos pós-intervenção foram abaixo de 70%. Novas intervenções precisam ser realizadas para obter maior adesão dos profissionais ao programa educativo e melhorar o conhecimento sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Evaluar el efecto de las intervenciones educativas, en el nivel de conocimiento de los miembros del equipo de enfermería respecto a la prevención de úlceras por decúbito en un Centro de Cuidados Intensivos. MÉTODOS: Se trata de un estudio descriptivo comparativo. Los datos fueron recolectados antes y después de la intervención educativa, utilizando un test de conocimiento con afirmaciones verdaderas o falsas sobre medidas de prevención y descripción de la úlcera. RESULTADOS: Sólo siete enfermeros participaron de la fase de pre-intervención y obtuvieron el 86,4% de aciertos en el total de preguntas. Los auxiliares y técnicos de enfermería en la fase de pre-intervención (n=25) obtuvieron el 74,3% de aciertos y en la fase de post-intervención (n=36) presentaron mejoría con el 81,2% de aciertos. CONCLUSIÓN: Las estrategias utilizadas no fueron totalmente eficaces, pues en algunas preguntas los aciertos de post-intervención estuvieron debajo del 70%. Es preciso realizar nuevas intervenciones para obtener una mayor adhesión de los profesionales al programa educativo y mejorar el conocimiento sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The aim was to evaluate the effect of the educative interventions on nursing staff knowledge about pressure ulcer prevention in Intensive Care Centers (ICC). It is a descriptive-comparative study. METHODS: Data were collected from nursing team members before and after educative interventions using a knowledge test with true-false questions related to pressure ulcer prevention and description as a research instrument. RESULTS: Seven registered nurses participated in the pre-intervention phase only and obtained 86.4% of correct answers. The nursing assistants and technicians (n=25) obtained 74.3% of correct answers in the pre-intervention phase and 81.2% (n=36) in the post-intervention phase, showing improvement in the results after the intervention for this group. CONCLUSION: Even though the strategies used were not totally effective, as in some questions the rate of correct answers was below 70%. New interventions might be used to obtain greater staff adhesion and to improve their knowledge about the issue.
  • Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem Artigos Originais

    Thofehrn, Maira Buss; Leopardi, Maria Tereza; Amestoy, Simone Coelho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo teve o objetivo de socializar a experiência metodológica de uma pesquisa construtivista, sob os preceitos de Vygotsky quanto ao ensino-aprendizagem e Rodwell como estratégia investigativa. MÉTODOS: O construtivismo busca a interação do sujeito-objeto com o meio ambiente. Essa estratégia foi utilizada para construção de um modelo para formação e afirmação de vínculos profissionais saudáveis, junto à equipe de enfermagem. O critério de confiabilidade adotado foi a triangulação na obtenção dos dados: entrevista semi-estruturada, observação simples e grupo focal. RESULTADOS: É gratificante trabalhar com a metodologia e a teoria em questão, em virtude do respeito pelo sujeito pesquisado e flexibilidade do pesquisador. É relevante a utilização da triangulação, pois cada técnica utilizada complementa as brechas e assim alcança-se o objetivo do estudo. CONCLUSÃO: O investigador, apesar da responsabilidade pelo resultado da pesquisa, consegue efetuar um estudo participativo mediante uma construção coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: En este estudio se tuvo como objetivo socializar la experiencia metodológica de una investigación constructivista, bajo los preceptos de Vygotsky en cuanto a la enseñanza-aprendizaje y Rodwell como estrategia investigativa. MÉTODOS: El constructivismo busca la interacción del sujeto-objeto con el medio ambiente. Esa estrategia fue utilizada para la construcción de un modelo para la formación y afirmación de vínculos profesionales saludables, con el equipo de enfermería. El criterio de confiabilidad adoptado fue la triangulación en la obtención de los datos: entrevista semi-estructurada, observación simple y grupo focal. RESULTADOS: Es gratificante trabajar con la metodología y la teoría en cuestión, en virtud del respeto por el sujeto investigado y la flexibilidad del investigador. Es relevante la utilización de la triangulación, pues cada técnica utilizada complementa las brechas y así puede alcanzarse el objetivo del estudio. CONCLUSIÓN: el investigador, a pesar de la responsabilidad por el resultado de la investigación, consigue efectuar un estudio participativo mediante una construcción colectiva.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: This study aimed to socialize the methodological experience of a constructivist research, based on Vygotsky's rules of teaching-learning and Rodwell as a research strategy. METHODS: Constructivism aims for the subject-object's interaction with the environment. This strategy was used to construct a model for the formation and affirmation of healthy professional bonds in the nursing team. Triangulation in data collection was used as a reliability criterion: semi-structured interview, simple observation and focus group. RESULTS: It is rewarding to work with this methodology and theory, due to the respect for the research subject and the researcher's flexibility. The use of the triangulation is relevant because each technique used complements the gaps, so that the study objective is reached. CONCLUSION: Despite the responsibility for the research results, the researcher manages to carry out a participatory study through collective construction.
  • Paciente crônico frente ao adoecer e a aderência ao tratamento Original Articles

    Linck, Caroline de Leon; Bielemann, Valquíria de Lourdes Machado; Sousa, Afra Suelene de; Lange, Celmira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Conhecer a percepção desses pacientes sobre os motivos que os levam a aderir, ou não, ao tratamento. MÉTODOS: Em relação à metodologia, foi empregada uma abordagem qualitativa e descritiva, com cinco sujeitos hospitalizados em uma Unidade de Clinica Médica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. RESULTADOS: Quanto aos resultados, os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e analisados quando surgiam três temas: a percepção da doença; a importância da terapêutica e a dificuldade de realização da terapêutica. CONCLUSÃO: Assim, evidenciou-se que, na aderência ao tratamento, existe uma diversidade de fatores envolvidos que tornam essa questão complexa, tendo relação com o comportamento das pessoas e suas motivações, tornando-se um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Conocer la percepción de esos pacientes sobre los motivos que los llevan a adherirse, o no, al tratamiento. MÉTODOS: En relación a la metodología, fue empleado un abordaje cualitativo y descriptivo, con cinco sujetos hospitalizados en una Unidad de Clínica Médica de un Hospital Universitario del Sur del Brasil. RESULTADOS: En cuanto a los resultados, los datos fueron recolectados a través de una entrevista semi-estructurada y analizados surgiendo tres temas: la percepción de la enfermedad; la importancia de la terapéutica y la dificultad de realización de la terapéutica. CONCLUSIÓN: Así, se evidenció que, en la adherencia al tratamiento, existe una diversidad de factores involucrados que vuelven compleja a esa cuestión, teniendo relación con el comportamiento de las personas y sus motivaciones, volviéndose un gran reto a ser enfrentado por los profesionales de salud.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: It has, as its purpose, to know these patients' perceptions on the reasons that make them comply, or not, with the treatment. METHODS: Qualitative descriptive approach, with five inpatients at a Medical Clinic Unit in a university hospital in Southern Brazil. RESULTS: The data were collected in semi-structured interviews and analyzed when three themes were present: perception of the disease, importance of the therapeutics and difficulty to perform the therapeutics. CONCLUSION: It was made evident that, when complying with the treatment, there are several factors involved that add to the complexity of this issue, being related to people's behavior and their motivations, and becoming an important challenge to be overcome by the healthcare professionals.
  • Fatores que influenciam a adesão de pacientes com câncer à terapia antineoplásica oral Original Articles

    Marques, Patrícia Andréa Crippa; Pierin, Angela Maria Geraldo

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar fatores associados à adesão ao tratamento com drogas de ação antineoplásica por via oral em pacientes com câncer. MÉTODOS: Foram entrevistados 61 pacientes com câncer sob terapia antineoplásica via oral em hospital particular, com a aplicação de instrumentos para avaliar a adesão. RESULTADOS: A maioria dos pacientes (95%) referiu que o tratamento oral não é difícil. O Teste Morisky e Green foi positivo em 28% dos pacientes. Os fatores que podem influenciar a realização do tratamento se associaram de forma significativa (p<0,05) com a variável tempo, os pacientes que apresentaram mais dificuldade, tinham mais tempo de tratamento. CONCLUSÕES: Os pacientes apresentaram atitudes positivas frente ao tratamento com medicamentos antineoplásicos orais, porém foram considerados não aderentes em 28% no Teste Morisky e Green.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Identificar los factores asociados a la adhesión al tratamiento con drogas de acción antineoplásica por vía oral en pacientes con cáncer. MÉTODOS: Fueron entrevistados 61 pacientes con cáncer sometidos a terapia antineoplásica por vía oral en un hospital particular, con la aplicación de instrumentos para evaluar la adhesión. RESULTADOS: La mayoría de los pacientes (95%) refirió que el tratamiento oral no es difícil. El test Morisky y Green fue positivo en el 28% de los pacientes. Los factores que pueden influir en la realización del tratamiento se asociaron de forma significativa (p<0,05) con la variable tiempo, los pacientes que presentaron más dificultad, tenían más tiempo de tratamiento. CONCLUSIONES: Los pacientes presentaron actitudes positivas frente al tratamiento con medicamentos antineoplásicos orales, no obstante fueron considerados no adherentes en el 28% en el Test Morisky y Green.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To identify factors that can affect compliance to treatment with neoplastic oral drugs in a group of cancer patients. METHODS: Interviews were performed on 61 patients diagnosed with cancer and under anti-neoplastic oral therapy in a private hospital. The interviews were carried out using instruments to assess compliance. RESULTS: Most patients (95%) reported the oral treatment was not difficult. The Morisky and Green Test were positive in 28% of the patients. Factors that may affect following the treatment were significantly (p<0.05) associated with the time variable; patients who presented more difficulty had more treatment time. CONCLUSIONS: Patients presented positive attitudes toward the use of this anti-neoplastic oral treatment therapy, however 28% were considered non-compliant in the Morisky and Green Test.
  • Qualidade de vida no trabalho: avaliação da produção científica na enfermagem brasileira Revision Articles

    Schmidt, Denise Rodrigues Costa; Dantas, Rosana Aparecida Spadoti; Marziale, Maria Helena Palucci

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar como tem sido estudada a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a satisfação profissional na enfermagem brasileira. MÉTODOS: Para a seleção dos artigos utilizaram-se as seguintes bases de dados: LILACS; CAPES; DEDALUS; UNICAMP; UNIFESP e UNESP. Os estudos selecionados foram analisados empregando alguns critérios de avaliação utilizados em estudos sobre Qualidade de Vida: conceito e domínios, instrumentos utilizados e população investigada. RESULTADOS: Dos 47 estudos encontrados, 17 (36,1%) atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. O termo QVT foi conceituado em oito publicações (47,0 %) e 11 (64,7%) apontaram os domínios analisados. O conceito de QVT esteve mais relacionado à satisfação profissional, enquanto o domínio mais abordado foi a remuneração. Foram identificados sete instrumentos, sendo o Índice de Satisfação Profissional o mais usado (23,5%). CONCLUSÃO: De modo geral não existiu consenso entre os autores das pesquisas analisadas quanto ao conceito de QVT e aos domínios do trabalho avaliados.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Analizar cómo ha sido estudiada la calidad de Vida en el Trabajo (CVT) y la satisfacción profesional en la enfermería brasileña. MÉTODOS: Para la selección de los artículos se utilizaron las siguientes bases de datos: LILACS; CAPES; DEDALUS; UNICAMP; UNIFESP y UNESP. Los estudios seleccionados fueron analizados empleando algunos criterios de evaluación utilizados en estudios sobre Calidad de Vida: concepto y dominios, instrumentos utilizados y población investigada. RESULTADOS: De los 47 estudios encontrados, 17 (36,1%) atendieron a los criterios de inclusión establecidos. El término CVT fue conceptualizado en ocho publicaciones (47,0 %) y 11 (64,7%) apuntaron los dominios analizados. El concepto de CVT estuvo más relacionado a la satisfacción profesional y el dominio más abordado fue la remuneración. Fueron identificados siete instrumentos, siendo el Índice de Satisfacción Profesional el más usado (23,5%). CONCLUSIÓN: De modo general no existió consenso entre los autores de las investigaciones analizadas respecto al concepto de CVT y a los dominios del trabajo evaluados.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To analyze how Quality of Working Life (QWL) / Quality of Life at Work (QLW) has been studied, and assess the Brazilian nursing professionals' satisfaction. METHODS: Articles were selected using the following databases: LILACS; CAPES; DEDALUS; UNICAMP; UNIFESP; and UNESP. The selected studies were analyzed based on some evaluation criteria used in studies about Quality of Life: concepts and domains, used instruments and investigated population. RESULTS: Of the 47 studies found, 17 (36.1%) met the established inclusion criteria. The term QWL/QLW was conceptualized in eight articles (47.0%). Eleven papers (64.7%) pointed out the analyzed domains. The QWL/QLW concept was more related to professional satisfaction, while the most approached domain was payment. Seven instruments were found, and the Index of Professional Satisfaction was the most used (23.5%). CONCLUSION: Generally, there was no consensus among the researched authors regarding the QWL/QLW concept and the domains of the evaluated studies.
  • Irrigação da colostomia: revisão acerca de alguns aspectos técnicos Revision Articles

    Cesaretti, Isabel Umbelina Ribeiro; Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia; Schiftan, Sandra Soares; Vianna, Lucila Amaral Carneiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica sobre quatro aspectos técnicos relacionados à irrigação da colostomia: volume de água a ser infundido, momento do pós-operatório em que se deve iniciar o treinamento para uso do método, tempo de manutenção de 24 horas como intervalo entre as irrigações e tempo gasto na realização do procedimento, visando contribuir para a sistematização mais adequada do método. MÉTODOS: Feitas as buscas nas fontes planejadas, foram identificados 63 artigos. RESULTADOS: Observou-se a inexistência de um consenso entre os diversos autores consultados: o volume de água infundido variou de 500ml a 1500ml, embora, na prática, o volume médio infundido seja de 1000ml; o momento do pós-operatório para início do treinamento variou de cinco dias a seis meses; o tempo de manutenção do intervalo de 24 horas entre as irrigações variou de duas semanas a seis meses; o tempo dispendido na realização do procedimento variou de 20 a 90 minutos. CONCLUSÃO: O conhecimento desses resultados pode servir de estimulo aos enfermeiros, preferencialmente estomaterapeutas, para reavaliar a sua prática, a fim de padronizar os aspectos técnicos a esta relacionados, tendo como pano de fundo a assistência especializada.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Realizar una revisión bibliográfica sobre cuatro aspectos técnicos relacionados a la irrigación de la colostomía: volumen de agua a ser infundido, momento del post-operatorio en que se debe iniciar el entrenamiento para el uso del método, tiempo de manutención de 24 horas como intervalo entre las irrigaciones y tiempo gastado en la realización del procedimiento, visando contribuir en la sistematización más adecuada del método. MÉTODOS: Una vez realizadas las búsquedas en las fuentes planificadas, fueron identificados 63 artículos. RESULTADOS: Se observó la inexistencia de un consenso entre los diversos autores consultados: el volumen de agua infundido varió de 500ml a 1500ml, aunque, en la práctica, el volumen promedio infundido sea de 1000ml; el momento del post-operatorio para el inicio del entrenamiento varió de cinco días a seis meses; el tiempo de manutención del intervalo de 24 horas entre las irrigaciones varió de dos semanas a seis meses; el tiempo utilizado en la realización del procedimiento varió de 20 a 90 minutos. CONCLUSIÓN: El conocimiento de esos resultados puede servir de estímulo a los enfermeros, preferentemente estomaterapeutas, para reevaluar su práctica, a fin de patronizar los aspectos técnicos relacionados con ella, teniendo como cortina de fondo la asistencia especializada.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Performing a literature review about four technical aspects related to the colostomy irrigation: volume of water to be infused, postoperative moment to start the method's training sessions, maintenance of a 24-hour interval between the colostomy irrigations, and time spent for the execution of the procedure, aiming to contribute for the most adequate systematization of the method. METHODS: After searching in the designated sources, sixty-three articles were identified. RESULTS: It was observed that there is no consensus among the several authors: the volume of infused water varied from 500ml to 1500ml, although, in the clinical practice, the average infused volume is 1000ml; the postoperative moment to start the training sessions varied from five days to six months; the maintenance time of a 24-hour interval between the colostomy irrigations varied from two weeks to six months; time spent in the execution of the procedure varied from 20 to 90min. CONCLUSION: The knowledge of these results may be an encouragement to the nurses, especially stomatherapists, to reevaluate their practice, in order to standardize the technical aspects related to the procedure, having as basis the specialized assistance.
  • Mobilização e alta precoce em pacientes com infarto agudo do miocárdio: revisão de literatura Revision Articles

    Lopes, Juliana de Lima; Santos, Juliana Turca dos; Lima, Sheila Cristina de; Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar os artigos que comparavam a mobilização precoce com a tardia, bem como aqueles que comparavam a alta precoce com a tardia em pacientes com infarto agudo do miocárdio. MÉTODOS: A revisão bibliográfica foi realizado nas Bases de Dados Lilacs e Medline, e foram analisados o tempo de repouso e de hospitalização e as complicações observadas nos estudos. RESULTADOS: Foram selecionados 18 artigos, divulgados entre 1996 e 2007, sendo que 11 comparavam a mobilização precoce com a tardia e 7 a alta precoce com a tardia. O período de repouso no leito para mobilização precoce variou de 2 a 10 dias e de 5 a 28 dias para mobilização tardia. Com relação ao tempo de hospitalização observou-se que o período de alta precoce variou de 3 a 14 dias e de 5 a 21 dias para alta tardia. CONCLUSÃO: Os estudos mostram que não há evidências de maiores complicações relacionadas a curtos períodos de repouso e de hospitalização.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Analizar los artículos que comparaban la movilización precoz con la tardía, así como aquellos que comparaban el alta precoz con la tardía en pacientes con infarto agudo del miocardio. MÉTODOS: La revisión bibliográfica fue realizada en las Bases de Datos Lilacs y Medline, y fueron analizados el tiempo de reposo y de hospitalización y las complicaciones observadas en los estudios. RESULTADOS: Fueron seleccionados 18 artículos, difundidos entre 1996 y 2007, de los cuales 11 comparaban la movilización precoz con la tardía y 7 el alta precoz con la tardía. El período de reposo en la cama para la movilización precoz varió de 2 a 10 días y de 5 a 28 días para la movilización tardía. Con relación al tiempo de hospitalización se observó que el período de alta precoz varió de 3 a 14 días y de 5 a 21 días para el alta tardía. CONCLUSIÓN: Los estudios muestran que no hay evidencias de mayores complicaciones relacionadas a los cortos períodos de reposo y de hospitalización.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: This study was a literature review with the purpose of analyzing articles comparing early and late mobilization and those comparing early and late discharge for patients with acute myocardial infarction. METHODS: The literature review was performed using the Lilacs and Medline databases (1966-2007), and the length of the resting period, the hospitalization and possible complications were analyzed. RESULTS: We selected 18 articles; 11 of them compared early and late mobilization and 7 compared early and late discharge. The length of the resting period in the early mobilization group varied from 2 to 10 days and 5 to 28 days for the longest resting period. The early discharge group stayed in the hospital from 3 to 14 days and the late discharge group stayed in the hospital from 5 to 21 days. CONCLUSION: The studies show that there is no evidence of complications related to short periods of bed rest and hospitalization.
  • A alta hospitalar na avaliação de pacientes e cuidadores: uma revisão integrativa da literatura Revision Articles

    Ganzella, Marcela; Zago, Márcia Maria Fontão

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a alta hospitalar entre pacientes e cuidadores. MÉTODOS: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura indexada nas bases de dados Pubmed, CINAHL e Lilacs de 2000 a 2005, focalizando a alta de pacientes adultos e idosos com problemas clínico-cirúrgicos, publicadas em língua inglesa ou portuguesa. RESULTADOS: A população consistiu de 54 publicações e a amostra foi de 23 artigos, que foram classificados em duas categorias temáticas: 13 focalizaram a efetividade e 10 a ineficácia do processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na visão dos sujeitos, a eficácia do planejamento da alta deve-se ao fornecimento de informações relacionadas à doença e tratamento, com conteúdos apropriados às suas características sócio-educacionais e necessidades, por meio de estratégias educacionais individuais, visuais e escritas, e comunicação adequada entre os profissionais, pacientes, cuidadores e serviços.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Evaluar el alta hospitalario entre pacientes y cuidadores. MÉTODOS: Se llevó a cabo una revisión integrada de la literatura indexada en las bases de datos Pubmed, CINAHL y Lilacs del 2000 al 2005, enfocando el alta de pacientes adultos y ancianos con problemas clínico-quirúrgicos, publicadas en lengua inglesa o portuguesa. RESULTADOS: La población estuvo constituída de 54 publicaciones y la muestra fue de 23 artículos, clasificados en dos categorías temáticas: 13 enfocaban la efectividad y 10 la ineficacia del proceso. CONSIDERACIONES FINALES: En la visión de los sujetos, la eficacia de la planificación del alta se debe al ofrecimiento de informaciones relacionadas a la enfermedad y tratamiento, con contenidos apropiados a sus características socio-educativas y necesidades, por medio de estrategias educativas individuales, visuales y escritas, y comunicación adecuada entre los profesionales, pacientes, cuidadores y servicios.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To evaluate hospital discharge among patients and their caregivers. METHODS: A integrative literature review was performed in the database of Pubmed, CINAHL and Lilacs from 2000 and 2005, focusing on the adult patient discharge and elderly with clinical-surgical problems, published in the English or Portuguese language. RESULTS: The population was made up of 54 publications and the sample was made up of 23 papers, which were sorted into two theme categories: 13 focused on the effectiveness and 10 on the process inefficiency. CONCLUDING REMARKS: In the subjects standpoints, the effectiveness of the discharge planning stems to the provision of information related to the disease and its treatment, contents suitable to their socioeducational characteristics and needs, through individual educational strategies, visual and written, and suitable communication among professionals, patients, caregivers and services.
  • Instrumento de avaliação do aluno com base nas competências gerenciais do enfermeiro Experience Report

    Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Gonçalves, Vera Lucia Mira; Leite, Maria Madalena Januário; Melleiro, Marta Maria

    Resumo em Português:

    Ao concluir a disciplina Estágio Curricular em Administração em Enfermagem do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da USP (EE-USP), o aluno realiza uma auto-avaliação, atribuindo notas de zero a dez ao estágio e participa da avaliação conjunta, realizada pelo docente e enfermeiros das unidades, campos de prática. Nesse processo, empregava-se um instrumento com a finalidade de mensurar o desempenho do discente, a partir dos conteúdos de administração. Buscando acompanhar a formação do aluno com base no Projeto Político Pedagógico da EE-USP, visando uma aprendizagem significativa que minimize a dicotomia teoria/prática, elaborou-se um novo instrumento de avaliação pautado nas competências gerenciais do enfermeiro. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da construção de um instrumento de avaliação discente, considerando os seguintes prognosticadores: planejamento, tomada de decisão, supervisão, administração de recursos humanos, administração de recursos materiais, sistema de informação, relacionamento interpessoal, responsabilidade, envolvimento e estudo de caso.

    Resumo em Espanhol:

    Al concluir la disciplina Práctica Curricular de Administración en Enfermería del Departamento de Orientación Profesional de la Escuela de Enfermería de la USP (EE-USP), el alumno realiza una auto-evaluación atribuyendo notas de cero a diez a las prácticas y participa de la evaluación conjunta, realizada por el docente y enfermeros de las unidades, campos de práctica. En este proceso, era empleado un instrumento observando y midiendo el desempeño del alumno a partir de los contenidos de administración. Buscando acompañar la formación del alumno fundamentado en el Proyecto Político Pedagógico de la EE-USP, observando un aprendizaje significativo que minimice la dicotomía teoría/práctica fue elaborado un nuevo instrumento capaz de evaluar las competencias gerenciales del enfermero. Este trabajo tiene por objetivo relatar la experiencia de la construcción de un instrumento de evaluación del alumno considerando los siguientes pronosticadores: planificación, toma de decisión, supervisión, administración de recursos humanos, administración de recursos materiales, sistema de información, relacionamiento interpersonal, responsabilidad, desarrollo y estudio de caso.

    Resumo em Inglês:

    When the students conclude the Curricular Training on Nursing Management discipline from the Professional Guidance Department at USP School of Nursing (EE-USP), they answer a self-assessment which scores from zero to ten the trainee program and a also participates in a group assessment, carried out by the professor and nurses from the units, practice fields. In this process, it was applied an instrument aiming at measuring students performance concerning managerial contents. With the purpose of accompanying students' background development according to the Pedagogical-Political Project by EE-USP, aiming at a meaningful learning that minimizes the theory/practice dichotomy, a new instrument was developed to assess students having nursing managerial competences as baseline. This study aims at describing the experience of building up an instrument for students assessment related to the nursing managerial competences. This paper has the purpose of reporting the following prognosticators: planning, decision-taking, supervision, human resource management, material resource management, information system, interpersonal relationship, responsibility, commitment and case study.
  • Formação da enfermeira obstetra na Universidade de Pernambuco, Brasil: 35 anos de história Experience Report

    Costa, Arabela Antônia Nery de Melo; César, Kátia Rejane Vergueiro; Schirmer, Janine; Tavares, Márcia Maia Ferreira

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de apresentar os contextos social, profissional, legal e educacional que serviram de base para as reformas curriculares na habilitação e especialização em Enfermagem Obstétrica, relata-se a história de 35 anos de ensino, vivenciados na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, construída com base em análise documental. São apresentadas as grades curriculares de quatro reformulações procedidas na habilitação de Enfermagem Obstétrica e duas grades curriculares dos cursos de especialização na mesma área, explicitando-se a conjuntura norteadora dessas reformulações em direção a uma atenção humanizada ao parto e ao nascimento. A evolução histórica dessa experiência vem demonstrar como pode a Universidade formar no corpo docente a consciência social de seu papel na melhoria da qualidade de vida de gestantes e conceptos, resgatando-lhes o direito do exercício da cidadania neste aspecto.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de presentar los contextos social, profesional, legal y educativo que sirvieron de base para las reformas curriculares en la habilitación y especialización en Enfermería Obstétrica, se relata la historia de 35 años de enseñanza, vivenciados en la Facultad de Enfermería Nuestra Señora de las Gracias de la Universidad de Pernambuco, Recife, Pernambuco - Brasil, construída teniendo como base el análisis documental. Son presentados los planes curriculares de cuatro reformulaciones realizadas en la habilitación de la Enfermería Obstétrica y dos planes curriculares de los cursos de especialización en la misma área, explicándose la conyuntura que orientaron esas reformulaciones en dirección a una atención humanizada del parto y nacimiento. La evolución histórica de esa experiencia viene a demostrar cómo puede la Universidad formar en el cuerpo docente la conciencia social de su papel en la mejora de la calidad de vida de gestantes y conceptos, rescatándoles el derecho al ejercicio de la ciudadanía en ese aspecto.

    Resumo em Inglês:

    Aiming at presenting the social, professional, legal and educational contexts which have founded the curriculum reforms in the Obstetrical Nursing major and specialization, the 35-year teaching history, experienced in the Nossa Senhora das Graças Nursing School of the Universidade de Pernambuco, in the city of Recife, Brazil, built based on documental analysis. The syllabuses of four reformulations performed in the Obstetrical Nursing major and two syllabuses of specialization courses in the same area, with explanation of the guiding framework of the reformulations concerned with humanized attention towards labor and birth. The historical evolution of this experience demonstrates how the university can build the social awareness role in the faculty, which can improve life quality of puerperae and their children, awarding them the right to perform their citizenship.
  • Desnutrição como fator de risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão Updating Articles

    Serpa, Letícia Faria; Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia

    Resumo em Português:

    A desnutrição - como aspecto fundamental tanto na gênese como na cicatrização das úlceras por pressão - é objeto deste artigo de atualização. Inúmeros estudos salientam a desnutrição, alterações da função imune, hipoalbuminemia, níveis baixos de hemoglobina bem como a baixa aceitação dietética como responsáveis por aumentar o risco para o desenvolvimento dessas lesões. É, portanto, fundamental incluir a avaliação do estado nutricional - monitorização da ingestão calórico-protéica e das dificuldades para o aproveitamento dos nutrientes nos protocolos de prevenção e tratamento desse tipo de ferida crônica.

    Resumo em Espanhol:

    La desnutrición - como aspecto fundamental en la génesis y cicatrización de las úlceras por presión (UP) - es el tema de esta atualización. Muchos estudios destacan la desnutrición, los cambios del funcionamiento imunológico, la hipoalbuminemia, los bajos niveles de hemoglobina así como la baja aceptación alimentaria como los responsables del aumento del riesgo para el desarrollo de las UP. En conclusión, es fundamental incluir la evaluación del estado nutricional en los protocolos de prevención y tratamiento de las UP. Esa evaluación debe incluir medidas objetivas, seguimiento de la ingestión calórica y protéica y además de las dificultades para el aprovechamiento de los nutrientes.

    Resumo em Inglês:

    Malnutrition - as a fundamental aspect both in genesis as in healing of pressure ulcers - is the object of this update paper. Countless studies point out that malnutrition, immune function alterations, hypoalbuminemia, low hemoglobin levels, as well as low diet intake, as responsible for an increase in the risk of developing these lesions. Therefore, it is essential to include the assessment of the nutrition status - monitoring of the calorie-protein intake and the difficulties to use the nutrients - in the prevention and treatment protocols of this type of chronic wound.
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
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