Acessibilidade / Reportar erro

O CONFLITO SOCIOPOLÍTICO EM EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS* * O artigo é um dos vários resultados produzidos a partir do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento 'Avaliação dos resultados e proposição de modelo de elaboração de programas de remanejamento da população atingida por empreendimentos hidrelétricos' publicados em livros e periódicos qualificados. O projeto foi desenvolvido no período entre 2012 a 2014 pelo Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade Federal de Pelotas com apoio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Energética Barra Grande (BAESA) chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Resumo

A energia elétrica está na base do estilo de vida da sociedade contemporânea, cuja fonte principal no Brasil, é a hidrelétrica, que exige a construção de grandes obras de infraestrutura. Estes projetos impulsionam processos sociais e políticos contraditórios. Nestes processos, vislumbramos o conflito entre as Sociedades de Propósitos Específicos (SPE), proponentes das hidrelétricas, e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), representante de partes das populações locais deslocadas compulsoriamente em decorrência dessas obras. Tendo como locus a bacia do Uruguai, no sul do Brasil, este artigo discute o conflito através de uma "malha de análise" composta por hidrelétricas e reassentamentos. Desse modo, procuramos compreender a frequência e as motivações dos atingidos para participarem politicamente de mobilizações contra hidrelétricas posteriores ao seu remanejamento. Para tanto, utilizamos uma metodologia que articula instrumentos qualitativos e quantitativos baseados em pesquisa empírica. O estudo nos permite compreender que o principal motivador para a participação dos atingidos em mobilizações posteriores ao seu reassentamento é a solidariedade humana.

Palavras-chave:
Conflito Social; Hidrelétrica; Movimento dos Atingidos por Barragens; Reassentamentos; Sociedade de Propósito Específico

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com